Mas entretanto o cenário mudou completamente
Excepto para Portugal claro
Ingénuo, talvez... mas tenho esperança que tenham percebido e na próxima revisão da LPM muito mude.
Mesmo que mude, dificilmente vais ter fragatas antes de 2034… fazer o concurso público e assinar contrato vai demorar pelo menos 2 a 3 anos, como eu já expliquei aqui noutro post (e não, não é incompetência portuguesa, são mesmo as regras europeias…). Depois, cada fragata demora 5-6 anos a construir e mais uma ano de provas de mar. Portanto, se se modificar a LPM e se lançar concurso ainda em 2026, dificilmente começas a construção antes de 2028-29, tornando quase impossível a entrada ao serviço antes de 2034, e certamente nunca antes de 2033.
Só vejo duas maneiras de antecipar a chegada de novas fragatas: a) comprar usado, por exemplo as Nansen vão estar disponíveis a partir de 2029-30; b) acordo governo-a-governo, que te permitiria assinar contrato e começar a construir provavelmente em 2027, trazendo a entrada ao serviço para 2032-33… por exemplo, se optássemos pelas F-110, o primeiro lote de 5 para a Espanha vai terminar de ser entregue em 2032, pelo que poderíamos entrar na fila e começar a receber em 2033…
Em qualquer dos casos, lamento discordar da maioria das opiniões aqui, mas concordo com uma extensão de vida das VdG, adaptando-lhes um sonar rebocado para as tornar efetivamente nas fragatas ASW para que sempre foram desenhados… é preciso mantê-las a navegar até meados da década de 30 e precisamos de fragatas ASW como de pão para a boca… é o que dá não se ter começado o concurso de substituição há 5 anos atrás…
Há sempre outra opção, ir buscar as 4 Nansen, para missões ASW, vender as VdG e KD....
Coisa que eu já ando aqui a defender há muito tempo, excepto a parte de vender as BD… se as vendermos e de sermos oficialmente para 4 fragatas, nunca mais vamos voltar a ter 5 ou 6, lol
Se fosse para descer para 4, só aceite se forem 4 Type 26 ou 4 Arleigh Burke novos.
Ficar limitado a 4 fragatas que por si só já são limitadas, é um tiro no pé.
Ficar com as 4 Nansen e modernizar (incluindo mais 8 células VLS), e manter as BD até 2035, é o que faz mais sentido. Depois nessa altura substituir as BD por uma classe com mais capacidade AAW. Quiçá uma especial de variante AAW das F110.
Caso contrário, temos sempre os sul coreanos, que conseguem produzir rápido, e ao contrário dos estaleiros europeus, ainda não estão à pinha. Com jeito, a primeira HDF-6000 ainda chegava antes de 2032.
O segundo navio da classe Chungnam, iniciou construção em Julho de 2023, e tem entrega planeada para Junho de 2026. Portanto 3 anos. Provavelmente uma HDF-6000 demoraria uns 4 anos, máximo 5 para o primeiro navio da classe.
Também podes fazer "concurso" sem fazer concurso formal. Como supostamente está a ser feito com a questão dos caças. Sem concurso activo, recebemos propostas, e depois fazemos um ajuste directo/negócio governo a governo da proposta que mais se adequa às nossas necessidades.