O Reapetrechamento da Marinha

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P44

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2625 em: Setembro 18, 2025, 05:04:55 pm »
Video do Nuno Melo em visita ao PPA e à FdA

Será que perguntou o preço aos italianos? 😬😁

https://www.facebook.com/reel/1472419157334661/
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-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2626 em: Setembro 19, 2025, 11:01:35 am »
 

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Charlie Jaguar

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2627 em: Setembro 19, 2025, 05:37:52 pm »


As LFC são as Tejo.

Sem comentários...

Considerar modernizar 3 Tejo consegue bater aos pontos a modernização das Vasco da Gama no capítulo de tesourinhos deprimentes.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2628 em: Setembro 19, 2025, 05:52:49 pm »
Supõe-se que este equipamento poderá ser transferido mais tarde para outros navios quando os Tejo forem retirados e vendidos?
« Última modificação: Setembro 19, 2025, 05:53:21 pm por Duarte »
слава Україна!
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2629 em: Setembro 19, 2025, 09:28:04 pm »
Supõe-se que este equipamento poderá ser transferido mais tarde para outros navios quando os Tejo forem retirados e vendidos?

Acho que é mesmo para lá ficarem! Deve fazer parte do pacote da modernização que o comprador exigiu.

No caso dos NPC, pelo menos um andará por cabo verde.
« Última modificação: Setembro 19, 2025, 09:29:10 pm por nelson38899 »
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2630 em: Setembro 20, 2025, 12:45:03 pm »
 

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dc

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2631 em: Setembro 20, 2025, 04:33:29 pm »
Mas entretanto o cenário mudou completamente

Excepto para Portugal claro

Ingénuo, talvez... mas tenho esperança que tenham percebido e na próxima revisão da LPM muito mude.
Mesmo que mude, dificilmente vais ter fragatas antes de 2034… fazer o concurso público e assinar contrato vai demorar pelo menos 2 a 3 anos, como eu já expliquei aqui noutro post (e não, não é incompetência portuguesa, são mesmo as regras europeias…). Depois, cada fragata demora 5-6 anos a construir e mais uma ano de provas de mar. Portanto, se se modificar a LPM e se lançar concurso ainda em 2026, dificilmente começas a construção antes de 2028-29, tornando quase impossível a entrada ao serviço antes de 2034, e certamente nunca antes de 2033.

Só vejo duas maneiras de antecipar a chegada de novas fragatas: a) comprar usado, por exemplo as Nansen vão estar disponíveis a partir de 2029-30; b) acordo governo-a-governo, que te permitiria assinar contrato e começar a construir provavelmente em 2027, trazendo a entrada ao serviço para 2032-33…  por exemplo, se optássemos pelas F-110, o primeiro lote de 5 para a Espanha vai terminar de ser entregue em 2032, pelo que poderíamos entrar na fila e começar a receber em 2033…

Em qualquer dos casos, lamento discordar da maioria das opiniões aqui, mas concordo com uma extensão de vida das VdG, adaptando-lhes um sonar rebocado para as tornar efetivamente nas fragatas ASW para que sempre foram desenhados… é preciso mantê-las a navegar até meados da década de 30 e precisamos de fragatas ASW como de pão para a boca… é o que dá não se ter começado o concurso de substituição há 5 anos atrás…

Há sempre outra opção, ir buscar as 4 Nansen, para missões ASW, vender as VdG e KD....
Coisa que eu já ando aqui a defender há muito tempo, excepto a parte de vender as BD… se as vendermos e de sermos oficialmente para 4 fragatas, nunca mais vamos voltar a ter 5 ou 6, lol

Se fosse para descer para 4, só aceite se forem 4 Type 26 ou 4 Arleigh Burke novos.

Ficar limitado a 4 fragatas que por si só já são limitadas, é um tiro no pé.

Ficar com as 4 Nansen e modernizar (incluindo mais 8 células VLS), e manter as BD até 2035, é o que faz mais sentido. Depois nessa altura substituir as BD por uma classe com mais capacidade AAW. Quiçá uma especial de variante AAW das F110.

Caso contrário, temos sempre os sul coreanos, que conseguem produzir rápido, e ao contrário dos estaleiros europeus, ainda não estão à pinha. Com jeito, a primeira HDF-6000 ainda chegava antes de 2032.

O segundo navio da classe Chungnam, iniciou construção em Julho de 2023, e tem entrega planeada para Junho de 2026. Portanto 3 anos. Provavelmente uma HDF-6000 demoraria uns 4 anos, máximo 5 para o primeiro navio da classe.

Também podes fazer "concurso" sem fazer concurso formal. Como supostamente está a ser feito com a questão dos caças. Sem concurso activo, recebemos propostas, e depois fazemos um ajuste directo/negócio governo a governo da proposta que mais se adequa às nossas necessidades.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2632 em: Setembro 20, 2025, 04:48:33 pm »
As Nansen só dispõem do sonar Captas 2 e do Spherion MRS 2000. Qualquer outra Fragata poderia ter mais capacidade antiaérea, mas também antissubmarina com um Captas 4 C ou algo equivalente (F110, Fremm, Constellation, etc)..

« Última modificação: Setembro 20, 2025, 05:00:06 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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LM

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2633 em: Setembro 20, 2025, 04:56:55 pm »
Segundo o CEMA as fragatas serão no programa SAFE da UE, "Estado - Estado" e, assim sendo, europeias... nem sei se as Nansen - uma interessante possibilidade - serão possíveis, as HDF-6000 não vejo como.
« Última modificação: Setembro 20, 2025, 04:57:39 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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dc

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2634 em: Setembro 20, 2025, 04:58:26 pm »
O LPD é um "fantasma" que não desaparece... e 10 anos para fragatas substitutas das existentes?  :o

Além dos prazos absursos para a compra de novas fragatas, algo que é urgente, o que mais me choca é a forma como o LPD continua lá.

Para as missões civis os 2 NRE+ e o PNM chegam perfeitamente, para missões militares, em particular desembarquea anfíbios, com aquele planeamento a MGP não terá escoltas para proteger o LPD, nem os Fuzos nem o EP têm capacidade de sobreviver depois de um desembarque num território hostil, nem tão pouco existem meios aéreos VTOL capazes de dar apoio aéreo a forças desembarcadas.

Como é que o NAVPOL continua a ser mais prioritário que as fragatas.

As Nansen só dispõem do sonar Captas 2 e do Spherion MRS 2000. Qualquer outra Fragata poderia que ter mais capacidade antiaérea, mas também antissubmarina com um Captas 4 C ou algo equivalente (F110, Fremm, Constellation, etc)..

Mas as Nansen, além de poderem ser modernizadas, são em segunda-mão. É claro que fragatas novas teriam sempre mais capacidade que as Nansen, mas também por um preço muito superior!

As Nansen servem como solução de "curto" prazo e barata, e permitiam aumentar o número de fragatas para 6. Não é a solução ideal, mas é a menos má.

Principalmente quando vemos que o SAFE só nos vai dar 6000M de empréstimos, e que esse dinheiro não vai dar nem para metade do que precisamos. Muito menos se andarem a inventar com a burrice da esquadra de Typhoons para airshows.
 

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dc

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2635 em: Setembro 20, 2025, 05:11:51 pm »
Segundo o CEMA as fragatas serão no programa SAFE da UE, "Estado - Estado" e, assim sendo, europeias... nem sei se as Nansen - uma interessante possibilidade - serão possíveis, as HDF-6000 não vejo como.

As HDF seriam fora do SAFE. No entanto, numa jogada de big brain, e tendo em conta que as fragatas sul coreanas seriam mais baratas de construir que as europeias, fazia mais sentido comprar as HDF-6000 fora do SAFE, mas incluir o equipamento europeu dos navios no SAFE.

Por exemplo, seria escolhido o NSM, e este estaria incluído no SAFE. Tal como o canhão principal italiano, RWS possivelmente da Kongsberg, radares Thales por exemplo, os helicópteros e UAVs VTOL. Só não estaria incluído o VLS (Mk-41), e boa parte dos mísseis por ele lançados.

De repente, em vez de gastares uns 80% do valor do SAFE apenas no programa de fragatas, gastava 20-30%, e o resto podia ir para outros programas, como defesas aéreas, substituição dos M-113, etc.
 
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Cabeça de Martelo

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2636 em: Setembro 20, 2025, 06:03:26 pm »
DC olha que as Nansen só começaram a estar disponíveis a partir de 2030.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2637 em: Setembro 20, 2025, 07:15:19 pm »
Antes de 5 anos - mesmo que houvesse pressa de quem manda, o que não parece - ia sempre ser complicado... só se for algo tipo as novas "FREMM ASW-enhanced", que os italianos gostam desses "negócios".
« Última modificação: Setembro 21, 2025, 03:31:30 am por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2638 em: Setembro 21, 2025, 02:13:11 pm »
Supõe-se que este equipamento poderá ser transferido mais tarde para outros navios quando os Tejo forem retirados e vendidos?

Acho que é mesmo para lá ficarem! Deve fazer parte do pacote da modernização que o comprador exigiu.

No caso dos NPC, pelo menos um andará por cabo verde.

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2639 em: Setembro 21, 2025, 03:35:14 pm »

Mas os Tejos já foram vendidos ou não?

O único indício de que seriam vendidos foram as palavras do presidente da República Dominicana e daí terem aparecido notícias na imprensa e canais de Youtube deles. Todos nós sabemos bem que os políticos nunca mentem e se uma notícia está na internet deve ser a verdade pura..  :mrgreen:

Em Portugal nunca vimos, até agora, qualquer notícia ou declaração a este respeito.
« Última modificação: Setembro 22, 2025, 06:20:59 pm por Duarte »
слава Україна!
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