Do espada e escudo
Navio porta-contentores Odysseus com elementos estranhos a bordo desencadeia acção de forças especiais portuguesas ao largo de Lagos | Lagos, Algarve, Portugal | 4 de Setembro de 2025
Navio mercante, porta-contentores, Odysseus (IMO: 9315824), de 222 metros de comprimento e 30 metros de boca, de 39 mil toneladas, de pavilhão liberiano, alvo de acção de visita, abordagem, busca e captura de meios navais por forças especiais da Polícia Marítima e Marinha Portuguesa, na manhã de 4 de Setembro de 2025, a 6 milhas náuticas a Sul de Lagos, após alerta e pedido de apoio da tripulação face à presença de elementos estranhos a bordo.
Proveniente de uma viagem à América do Sul, com localizações referenciadas em Caucedo, República Dominicana (30 de Julho), Cartagena, Colômbia (2 de Agosto), passagem Canal do Panamá, Atlântico (4 de Agosto), Peña Blanca, Panamá (5 de Agosto), Buenaventura, Colômbia (8 de Agosto), Paita, Peru (11 de Agosto), Posorja, Equador (12 de Agosto), Guayaquil, Equador (13 de Agosto), passagem no Canal do Panamá, Pacífico (16 de Agosto), Colón, Panamá (17 de Agosto), Moín, Costa Rica (19 de Agosto), Cartagena, Colômbia (21 de Agosto), Cartagena, Colômbia (22 de Agosto), o Odysseus alcançaria Vigo, Galiza, Espanha a 1 de Setembro de 2025. cerca das 22:50 UTC.
Largaria de Vigo pelas 02:00 UTC de 3 de Setembro de 2025, com destino a Málaga, no Sul de Espanha. Cruzaria ao largo da costa portuguesa, fora de águas territoriais, a uma velocidade na ordem dos 17 nós e a uma distância na ordem das 30 a 40 milhas náuticas da costa. Pelas 22:00 UTC de 3 de Setembro de 2025, quando navegava a 18 nós, rumo Sul-Sudeste, a cerca de 30 milhas náuticas a Oeste de Sagres, a tripulação do Odysseus reporta, via rádio, a presença a bordo de elementos estranhos à tripulação e solicita a assistência das autoridades portuguesas.
O contacto, processado pelo Centro do Controlo do Tráfego Marítimo (CCTM), foi escalado para o Centro de Operações Marítimas (COMAR) e, já com o navio mudando de rumo e encaminhado para águas territoriais portuguesas, levou o Capitão do Porto de Portimão, Comandante Luís Pousadas Godinho, a accionar os meios da Autoridade Marítima Nacional, designadamente da Polícia Marítima, com o apoio da Marinha, sendo desencadeada na manhã de 4 de Setembro de 2025 uma acção de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS) com envolvimento de um helicóptero Super Lynx Mk95 (19205), que descolou do Montijo pelas 09:28 UTC, com passagem pelo Ponto de Apoio Naval de Portimão, bem como de uma embarcação semi-rígida.
Terão aqui estado envolvidos operacionais do Grupo de Acções Tácticas (GAT) da Polícia Marítima (Autoridade Marítima Nacional, AMN) e do Destacamento de Abordagem (DABORD) da Unidade de Operações Especiais da Marinha Portuguesa. Consumada esta acção de VBSS, e sob protecção a bordo das forças portuguesas, o navio alterou o seu rumo para Norte, seguido a costa, tendo entrado no Porto de Sines, na costa Alentejana de Portugal Continental, pelas 23:19 UTC de 4 de Setembro de 2025 (e atracado pelas 01:20 UTC de 5 de Setembro de 2025) - e onde permanece actualmente atracado, pelas 11:14 UTC de 5 de Setembro de 2025.
O Odysseus foi construído em 2006 nos estaleiros sul-coreanos da Hyundai Mipo Dockyard Co., Ltd., sendo detido actualmente pela Ursa Major Ships Corp., com sede em Piraeus na Grécia, e gerido e operado pela Cosmoship Management S.A., com sede no mesmo local.
Foto via Marinha Portuguesa; Acompanhamento navio via Vessel Finder, seleccionado e editado por "Espada & Escudo"; Acompanhamento helicóptero via ADS-B Exchange, seleccionado e editado por "Espada & Escudo"