O Reapetrechamento da Marinha

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Subsea7

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2610 em: Setembro 17, 2025, 10:17:10 pm »

Submarinos?
1ª fragata só 2034   :-X

Isto é o cronograma que já tinha sido mostrado à uns tempos atrás. Em relação às imagens dos futuros NPC, tb já se conhecia do pdf da Ordem dos Engenheiros.

Só rir...o LPD é um programa que devia ter começado em 2001 !
As fragatas serão 6, ou 5+1.

Cps
 

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Duarte

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2611 em: Setembro 17, 2025, 11:46:02 pm »

Só rir...o LPD é um programa que devia ter começado em 2001 !
As fragatas serão 6, ou 5+1.

Cps

A compra de fragatas nova geração não será antecipada com o financiamento SAFE? Ou vislumbra-se mais nove anos com fragatas da velha geração com taxa INOP de 60% ?
слава Україна!
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JohnM

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2612 em: Setembro 17, 2025, 11:51:02 pm »

Submarinos?
1ª fragata só 2034   :-X

Isto é o cronograma que já tinha sido mostrado à uns tempos atrás. Em relação às imagens dos futuros NPC, tb já se conhecia do pdf da Ordem dos Engenheiros.

Só rir...o LPD é um programa que devia ter começado em 2001 !
As fragatas serão 6, ou 5+1.

Cps
5+1?
 

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Subsea7

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2613 em: Setembro 18, 2025, 12:05:06 am »
Sim
5 e um a de opção, como foi com o KC.
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2614 em: Setembro 18, 2025, 12:30:22 am »
O LPD é um "fantasma" que não desaparece... e 10 anos para fragatas substitutas das existentes?  :o
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2615 em: Setembro 18, 2025, 08:36:32 am »
Não estou a perceber porque é que se tem que vender dois NPO para se comprar dois Crossover. São meios com custos e missões radicalmente diferentes.

Para isso que se vendam as 2 Meko
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Drecas

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2616 em: Setembro 18, 2025, 08:42:58 am »
As fragatas sempre foi planeado só para essa altura, por duas razões:

Marinha em 2020 sobre a LPM aprovada na altura:

"O projeto de construção das fragatas de nova geração, com  expressão na LPM a partir de 2028, de modo a substituir as atuais  fragatas"

Revista da Armada, Nº547

E segundo, como sabemos o MLU das atuais é para estender a vida das mesmas até pelo menos 2035


 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2617 em: Setembro 18, 2025, 12:02:49 pm »
Mas entretanto o cenário mudou completamente

Excepto para Portugal claro
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LM

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2618 em: Setembro 18, 2025, 12:12:12 pm »
Mas entretanto o cenário mudou completamente

Excepto para Portugal claro

Ingénuo, talvez... mas tenho esperança que tenham percebido e na próxima revisão da LPM muito mude.
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JohnM

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2619 em: Setembro 18, 2025, 12:30:24 pm »
Mas entretanto o cenário mudou completamente

Excepto para Portugal claro

Ingénuo, talvez... mas tenho esperança que tenham percebido e na próxima revisão da LPM muito mude.
Mesmo que mude, dificilmente vais ter fragatas antes de 2034… fazer o concurso público e assinar contrato vai demorar pelo menos 2 a 3 anos, como eu já expliquei aqui noutro post (e não, não é incompetência portuguesa, são mesmo as regras europeias…). Depois, cada fragata demora 5-6 anos a construir e mais uma ano de provas de mar. Portanto, se se modificar a LPM e se lançar concurso ainda em 2026, dificilmente começas a construção antes de 2028-29, tornando quase impossível a entrada ao serviço antes de 2034, e certamente nunca antes de 2033.

Só vejo duas maneiras de antecipar a chegada de novas fragatas: a) comprar usado, por exemplo as Nansen vão estar disponíveis a partir de 2029-30; b) acordo governo-a-governo, que te permitiria assinar contrato e começar a construir provavelmente em 2027, trazendo a entrada ao serviço para 2032-33…  por exemplo, se optássemos pelas F-110, o primeiro lote de 5 para a Espanha vai terminar de ser entregue em 2032, pelo que poderíamos entrar na fila e começar a receber em 2033…

Em qualquer dos casos, lamento discordar da maioria das opiniões aqui, mas concordo com uma extensão de vida das VdG, adaptando-lhes um sonar rebocado para as tornar efetivamente nas fragatas ASW para que sempre foram desenhados… é preciso mantê-las a navegar até meados da década de 30 e precisamos de fragatas ASW como de pão para a boca… é o que dá não se ter começado o concurso de substituição há 5 anos atrás…
« Última modificação: Setembro 18, 2025, 12:37:48 pm por JohnM »
 

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LM

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2620 em: Setembro 18, 2025, 12:40:50 pm »
Só vejo duas maneiras de antecipar a chegada de novas fragatas: a) comprar usado, por exemplo as Nansen vão estar disponíveis a partir de 2029-30; b) acordo governo-a-governo, que te permitiria assinar contrato e começar a construir provavelmente em 2027, trazendo a entrada ao serviço para 2032-33…  por exemplo, se optássemos pelas F-110, o primeiro lote de 5 para a Espanha vai terminar de ser entregue em 2032, pelo que poderíamos entrar na fila e começar a receber em 2033…

Na entrevista do CEMA ele refere que será acordo "Estado - Estado".
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2621 em: Setembro 18, 2025, 12:44:57 pm »
Mas entretanto o cenário mudou completamente

Excepto para Portugal claro

Ingénuo, talvez... mas tenho esperança que tenham percebido e na próxima revisão da LPM muito mude.
Mesmo que mude, dificilmente vais ter fragatas antes de 2034… fazer o concurso público e assinar contrato vai demorar pelo menos 2 a 3 anos, como eu já expliquei aqui noutro post (e não, não é incompetência portuguesa, são mesmo as regras europeias…). Depois, cada fragata demora 5-6 anos a construir e mais uma ano de provas de mar. Portanto, se se modificar a LPM e se lançar concurso ainda em 2026, dificilmente começas a construção antes de 2028-29, tornando quase impossível a entrada ao serviço antes de 2034, e certamente nunca antes de 2033.

Só vejo duas maneiras de antecipar a chegada de novas fragatas: a) comprar usado, por exemplo as Nansen vão estar disponíveis a partir de 2029-30; b) acordo governo-a-governo, que te permitiria assinar contrato e começar a construir provavelmente em 2027, trazendo a entrada ao serviço para 2032-33…  por exemplo, se optássemos pelas F-110, o primeiro lote de 5 para a Espanha vai terminar de ser entregue em 2032, pelo que poderíamos entrar na fila e começar a receber em 2033…

Em qualquer dos casos, lamento discordar da maioria das opiniões aqui, mas concordo com uma extensão de vida das VdG, adaptando-lhes um sonar rebocado para as tornar efetivamente nas fragatas ASW para que sempre foram desenhados… é preciso mantê-las a navegar até meados da década de 30 e precisamos de fragatas ASW como de pão para a boca… é o que dá não se ter começado o concurso de substituição há 5 anos atrás…

Há sempre outra opção, ir buscar as 4 Nansen, para missões ASW, vender as VdG e KD....
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2622 em: Setembro 18, 2025, 12:57:06 pm »
Era a melhor opção. Como está a coisa 2034 é muito tarde mesmo se antecipar e ser estado a estado muitos dos estaleiros já estão com encomendas.
« Última modificação: Setembro 18, 2025, 12:59:53 pm por Ghidra »
 

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JohnM

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2623 em: Setembro 18, 2025, 01:36:53 pm »
Mas entretanto o cenário mudou completamente

Excepto para Portugal claro

Ingénuo, talvez... mas tenho esperança que tenham percebido e na próxima revisão da LPM muito mude.
Mesmo que mude, dificilmente vais ter fragatas antes de 2034… fazer o concurso público e assinar contrato vai demorar pelo menos 2 a 3 anos, como eu já expliquei aqui noutro post (e não, não é incompetência portuguesa, são mesmo as regras europeias…). Depois, cada fragata demora 5-6 anos a construir e mais uma ano de provas de mar. Portanto, se se modificar a LPM e se lançar concurso ainda em 2026, dificilmente começas a construção antes de 2028-29, tornando quase impossível a entrada ao serviço antes de 2034, e certamente nunca antes de 2033.

Só vejo duas maneiras de antecipar a chegada de novas fragatas: a) comprar usado, por exemplo as Nansen vão estar disponíveis a partir de 2029-30; b) acordo governo-a-governo, que te permitiria assinar contrato e começar a construir provavelmente em 2027, trazendo a entrada ao serviço para 2032-33…  por exemplo, se optássemos pelas F-110, o primeiro lote de 5 para a Espanha vai terminar de ser entregue em 2032, pelo que poderíamos entrar na fila e começar a receber em 2033…

Em qualquer dos casos, lamento discordar da maioria das opiniões aqui, mas concordo com uma extensão de vida das VdG, adaptando-lhes um sonar rebocado para as tornar efetivamente nas fragatas ASW para que sempre foram desenhados… é preciso mantê-las a navegar até meados da década de 30 e precisamos de fragatas ASW como de pão para a boca… é o que dá não se ter começado o concurso de substituição há 5 anos atrás…

Há sempre outra opção, ir buscar as 4 Nansen, para missões ASW, vender as VdG e KD....
Coisa que eu já ando aqui a defender há muito tempo, excepto a parte de vender as BD… se as vendermos e de sermos oficialmente para 4 fragatas, nunca mais vamos voltar a ter 5 ou 6, lol
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2624 em: Setembro 18, 2025, 01:56:00 pm »
Neste momento temos 2, logo era uma duplicação das capacidades ::)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas