ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

• 1247 Respostas
  • 309427 Visualizações
*

chaimites

• 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #555 em: Abril 09, 2012, 04:56:08 pm »
P44

Eu conviava-te  a veres aqui as carradas de Engenheiros  Venezuelenos que está a ter formação em asfalteiros ................
 So tinham que fazer o mesmo com os NPO´s!  até era simples.......desque  que pagassem!

*

afonsinho

• 53
  • +0/-0
« Responder #556 em: Abril 10, 2012, 03:03:00 pm »
agora olhando para o OPV da Colômbia, quem consegue operar "aquilo" também deve conseguir operar NPOs.

Opa realmente os olhos comem muito!!
Cahimites tens toda a razao no que disses t,
Quanto ao resto nem vou comentar
.
É triste ver pessoal a comentar coisas como este é melhor do que aquele so porque o barco em si tem um desenho mais moderno ou mais bonito... olhem é para as caracteristicas de casa navios (sim aquela coisa chata com letras pequenas)....
Se pegassem no Npo e o forrassem todo a aço de preferencia sem nenhuma janela e fizessem dakilo uma coisa tipo estufa, especialmente se tivesses muitas secçoes lisas e geometricas e lhe chamassem NPO 30000000 Stealth!! Uiiii ja era a melhor coisa do mundo!!!

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #557 em: Abril 10, 2012, 04:46:35 pm »
Não é isso, não é bem assim,
Temos de ser sérios a debater as coisas sérias se queremos ser levados a sério.
Sendo eu um leigo na matéria julgo todavia não precisar de nenhum curso de construção naval para sem grande margem de erro considerar o NPO arquitetonicamente obsoleto. Está à vista de quem quiser ver, não é? Comparando-o com outros do seu género de traça actual acho-o mesmo tosco e até feio.

Tenho, assim, toda a legitimidade para supor que a generalidade dos técnicos dos ENVC está ao nível dos seus colegas do desenho e arquitetura, ou seja, estão mais que desactualizados. Para mais li algures (talvez neste fórum) um professor universitário do único curso de construção naval que há em Portugal dizendo que há mais de uma década que esses estaleiros não dão emprego a nenhum dos seus licenciados. Também não me parece nem nunca constou que os recrutem no estrangeiro. Duvido da evolução sem "alma e sangue novo".
Se me querem fazer crer que exceptuando “o desenho exterior” todos os restantes domínios e componentes técnicos e tecnológicos do NPO são evoluidos não acompanhando o atraso que está á vista têm de ser mais convincentes e argumentativos, se quiserem. Até pode ser verdade, mas lá que é difícil de acreditar isso é.
Sou o primeiro a desejar estar enganado…
::..Trafaria..::

*

miguelbud

• Analista
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +44/-254
« Responder #558 em: Abril 10, 2012, 10:26:35 pm »
Mas o NPO nao foi desenhado pela marinha nos anos 90? pnsava que os ENVC apenas esticaram o navio para conseguirem enfiar os motores na estrutura. Se olharmos para o desenho das LCF essas estao muito mais actuais.

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
« Responder #559 em: Abril 11, 2012, 01:57:14 am »
Retratando-me: desconhecia que o projecto não era dos ENVC e retiro o que disse dos seus projectistas.

*

chaimites

• 1663
  • +10334/-0
« Responder #560 em: Abril 11, 2012, 03:43:00 am »
A Novela é  tão longa que o Trafaria esqueceu os primeiros episodios!  :N-icon-Axe:

As relaçoes entre ENVC eram azedas e as desconfianças mutuas.
2006, Nao havia projecto de promenor do  NPO2000  ( ninguem sabia ainda muito bem o que iria rechear aqueles cascos que ja estavam a flutuar) A direçao de projecto passa definitivamente para os ENVC e só  a partir dai e que se começou a rechear  os NPO´s ao gosto  do cliente,  

e assim foi nascendo o NRP Viana do Castelo,  

A apartir daqui ja te deves lembrar do resto do filme.................. :D

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
« Responder #561 em: Abril 11, 2012, 11:51:28 am »
Numa palavra: Obrigado!

*

chaimites

• 1663
  • +10334/-0
« Responder #562 em: Abril 11, 2012, 09:09:28 pm »
Os primeiros desenhos sao de 1995 e previam isto:

que belo preço 39 milhões :(

*

chaimites

• 1663
  • +10334/-0
« Responder #563 em: Abril 11, 2012, 10:55:45 pm »
Quanto a questões esteticas

Os dois navios seguintes são iguais no conteudo apenas diferindo nas formas

O aspecto mais moderno do primeiro faz dele um melhor navio que o segundo?

*

miguelbud

• Analista
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +44/-254
« Responder #564 em: Abril 12, 2012, 08:57:08 am »
Estas sim, estao muito bem conseguidas. Só é pena que já estarao desactualizadas quando/ se entrarem ao serviço. :twisted:

*

zawevo

• Perito
  • **
  • 402
  • Recebeu: 249 vez(es)
  • Enviou: 47 vez(es)
  • +116/-4082
« Responder #565 em: Abril 12, 2012, 10:53:10 am »
Olá,

Quanto aos desenhos não me vou pronunciar porque pouco sei. No entanto aqui vão algumas notas:

1. No blog http://lmcshipsandthesea.blogspot.pt/ foi publicado há algum tempo um post sobre as proas dos navios de desenho portugues. Acho que a conclusão é que há uma tradição em desenhar sempre da mesma maneira.

2. Os desenhos que o Caro Chaimites coloca foram feitos há alguns anos quando aqui se discutia calorosamente se o NPO devia levar hangar para um heli ou não. Então alguém propôs uma configuração mais "musculada" para os NPO. A Marinha nunca teve intensões de construir um tal tipo de navio segundo conversas que tive com pessoal da Marinha.

3. Não compreendo este tipo de gestão atabalhoada. Havendo um navio quase pronto porque é que não o acabam, injectando dinheiro nos estaleiros que tanto necessitam e possibilitando que a Marinha passe a utilizar um navio com um custo operacional baixo libertando as velhas corvetas e fragatas que têm custos operacionais muito mais elevados. Poupam uns milhares num sítio para gastarem umas centenas de milhares noutro sítio.

4. Se quizerem exportar navios também terão de cuidar do aspecto estético exterior apesar dos NPO segundo me disseram serem bons navios.

Cumprimentos,

z

*

JQT

• Membro
  • *
  • 265
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • +1/-0
« Responder #566 em: Abril 12, 2012, 11:00:17 pm »
Na sua primeira configuração, o então NPO 2000 tinha duas chaminés, colocadas nos bordos. E não tinha sequer plataforma para o heli. Tinha, contudo, um pórtico em A na pôpa, igual aos dos navios hidrográficos. Também não existia a "posição B", onde estão montados os canhões de água. Deslocava 1500 toneladas. Escusado será dizer que, para quem seguia estes assuntos e quando se esperava algo semelhante às MEKO A100 mas na configuração OPV (a escolha natural quando se tratava de substituir as corvetas), quando saiu o desenho com um arrastão com uma Bofors à proa, foi um tremendo e brutal balde de água fria. E um banho de realidade sobre o real estado da Marinha e da mentalidade das suas chefias. E estávamos em 1999, já na altura era mais que embaraçoso.

No programa inicial, tal como proposto pela Marinha, previa-se que o projecto seria da responsabilidade exclusiva do Arsenal do Alfeite, que construiria a primeira unidade e serviria de estaleiro-guia para os dois outros envolvidos, os ENVC e os EN do Mondego. Após a avaliação do primeiro navio e feitas as alterações ao projecto julgadas necessárias, os navios passariam a ser entregues à Marinha ao ritmo de um a cada seis meses, num total de 12 navios incluindo 1 balizador e 1 de combate à poluição. Este, na minha opinião, era o programa que devia ter sido seguido, excepto no que toca aos dois últimos navios. Entretanto, o governo PS/Guterres (já não me lembro bem quem foi o ministro) resolveu alterar o programa, atribuindo a construção e gestão exclusivamente aos ENVC (que passariam a ter também responsabilidades no projecto). Isto destinava-se a preparar a privatização dos ENVC, embora o vontade do ministro da economia desse governo, Pina Moura, fosse de pura e simplesmente fechar os estaleiros. Nesta altura, os ENVC ainda não dependiam da Empordef/Min Def.

Já agora, os sucessivos administradores dos ENVC anunciaram que as seguintes marinhas «mostraram interesse em adquirir» o NPO: Argélia, Marrocos, Tunísia, Moçambique, Angola, Argentina, Indonésia e mais recentemente Nigéria. Bonito, não é?

JQT

*

chaimites

• 1663
  • +10334/-0
« Responder #567 em: Abril 13, 2012, 12:15:05 am »
JQT

Obrigado pelos esclarecimentos

tens algum desenho ou esboço dessa primeira configuraçao do NPO proposto pela Marinha?

A verdade é  que todos pensaram que seria um arrastão com um canhão na proa,  ate os proprios ENVC quando  o começaram a construir, pensaram que seria apenas mais um navio, como muitos que ja construiram  A realidade mostrou-se bem diferente, e o Navio que ate pode ter um aspecto "rústico",  foi sendo equipado  com o que há de melhor a nivel de automação e navegabilidade.

O desenho a proa:

No blog http://lmcshipsandthesea.blogspot.pt/ foi publicado há algum tempo um post sobre as proas dos navios de desenho portugues. Acho que a conclusão é que há uma tradição em desenhar sempre da mesma maneira.

A elevaçao da proa acima da linha base do conves  destina-se a eliminar (diminuir)  o Spray  o afundamento da proa na agua  e assim melhorar as capacidades hidrodinamicas do navio mo mar picado do Atlantico, onde o navio se destina a navegar.
falando muito simples.
Diminiu o burrifo de agua que bate no conves e supreetrutura do navio em casos de mar picado , e o afundamento da proa  quando o navio   bate na onda.  melhorando a  velocidade e manobrabilidade,  imaginem a força  de  toneladas de agua a bater na superestrutura e coves  de um navio. max1x1

Excelente video mostranto efeito de spray na proa de navios sem a dita  elevaçao
ela ate pode ficar feia nos navios mas da  muito jeito.  

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
« Responder #568 em: Abril 13, 2012, 04:00:29 pm »
Citação de: "chaimites"
Os primeiros desenhos sao de 1995 e previam isto:

que belo preço 39 milhões :(

Acho que esse desenho, era apenas...precisamente um desenho, feito pelo Papatango no seu site <http://www.areamilitar.net/analise/analise.aspx?NrMateria=22&p=3>, levantado apenas uma hipótese e portanto sem qualquer carácter oficial ou oficioso por parte da Armada...mas é uma questão de o próprio Papatango se pronunciar...

*

chaimites

• 1663
  • +10334/-0
« Responder #569 em: Abril 16, 2012, 01:35:27 am »
Seria interessante ver esses primeiros desenhos planeados para o NPO,  eu oficialmente so conheço o que foi entregue para construção

Quanto á questão das traineiras ou do arrastão como tambem lhe chamam:

Sabiam que o Comandante do NRP Viana do Castelo consegue comandar mais 3 NPO´s   gemeos  a   X  milhas de distancia,  não precisando  nenhum desses 3 NPO´s adicionais ,   de nenhum homem na ponte de comando  para executar as manobras ordenadas pelo  comandante do 1º navio?
Que pena só  haver 1  

Chamar arrastão ou traineira ao NPO é um pouco injunto apesar a sua aparência.