ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #615 em: Agosto 29, 2012, 05:13:18 pm »
29.08.2012 14:10
Economia
Reprivatização dos Estaleiros de Viana será por venda direta e estará concluída até ao final do ano

O preço a pagar por cada uma das quase  seis milhões de ações dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) é  um dos critérios de seleção previstos no caderno de encargos da reprivatização  da empresa.



Segundo a resolução do Conselho de Ministros publicada hoje em Diário  da República, o "preço vinculativo apresentado para a aquisição das ações  representativas do capital social" dos ENVC é um dos critérios de seleção  da venda de 95 por cento do capital social, que será alvo de "venda direta  de referência".

O capital social dos estaleiros é composto por 5,950 milhões de ações,  detidas totalmente pela Empordef, com um valor nominal, cada, de cinco euros,  o que perfaz um total de 29,9 milhões de euros.

Além disso, quase 300 mil ações (5% do total) serão disponibilizadas  - conforme previsto no caderno de encargos, aprovado a 23 de agosto em Conselho  de Ministros e publicado hoje - aos trabalhadores dos ENVC, através de uma  oferta pública de venda.

A "salvaguarda dos interesses patrimoniais do Estado", nomeadamente  no que respeita aos "fluxos financeiros" decorrentes do processo de venda  e a "idoneidade, capacidade financeira, técnica e de execução" dos proponentes  são também condições de seleção neste processo.

A apresentação de um "adequado projeto estratégico", tendo em vista  o "desenvolvimento das suas atividades nos mercados nacional e internacional",  que "maximize a manutenção dos atuais recursos humanos" e contribua para  a "manutenção da identidade empresarial e do atual património da empresa  e para a sustentabilidade económico-financeira" dos ENVC são também condições  estabelecidas no caderno de encargos.

Recorde-se que a Empoderf entregou na segunda-feira ao Governo o relatório  de avaliação às propostas de compra dos ENVC e a decisão sobre as empresas  que cumprem estes requisitos, avançando para a última fase, será tomada  em Conselho de Ministros.

"O relatório representa uma avaliação das propostas, em termos de cumprimento  de requisitos. A decisão sobre quais as empresas que passam à próxima fase,  que serão convidadas a apresentar propostas de compra vinculativas, será  tomada em reunião do Conselho de Ministros", referiu fonte da Empordef.

Foram recebidas seis propostas de compra de dois grupos portugueses  e de empresas do Brasil, Rússia, Estados Unidos, Alemanha e Noruega.

Confirma-se o conhecido interesse de grupos portugueses, do Brasil e  da Rússia no maior construtor naval nacional, sendo a novidade o aparecimento  de empresas dos Estados Unidos da América e da Noruega, entre as seis que  formalizaram propostas.

Uma das duas propostas nacionais foi apresentada em consórcio com uma  empresa alemã.

A reprivatização, segundo um despacho conjunto dos ministérios das Finanças  e da Defesa, será feita por "venda direta a um investidor, nacional ou estrangeiro,  que venha a tornar-se acionista de referência" e com "perspetiva de investimento  estável e de longo prazo", com o Governo a definir como objetivo "a alienação  integral do capital social" da ENVC.

O Governo estima concluir a alienação total dos ENVC até ao final do  ano, sendo a decisão sobre a proposta vencedora tomada em Conselho de Ministros  e depois ratificada em assembleia-geral daquela empresa.

Lusa
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/201 ... nal-do-ano
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #616 em: Agosto 29, 2012, 07:18:06 pm »
Ponto ja saiu nos Jornais:

Citar
Alemães dos submarinos deixam buraco de 700 milhões e querem Estaleiros de Viana

O consórcio alemão cobrou os mil milhões do preço de aquisição dos submarinos, mas não cumpriu o contrato de contrapartidas para a economia portuguesa, que termina a 4 de outubro. A penalização prevista no contrato assinado por Paulo Portas cobre apenas 10% dos 700 milhões em falta. Condenada na Alemanha por pagamento de luvas a governantes portugueses e gregos, a empresa está de volta e quer comprar os Estaleiros de Viana do Castelo.

A Ferrostaal incorpora a Thyssenkrupp Marine Systems e os estaleiros HDW de kiel.

https://www.thyssenkrupp-marinesystems.com/

https://www.hdw.de/de/home.html

Segundo o mesmo jornal, os Alemães  formaram agora um consórcio com a Portuguesa  Amal, a metalomecânica detida a 30% pela Espírito Santo Capital

o mesmo Espirito Santo Investimento  está a fazer a assessoria financeira financeira da reprivatização dos ENVC :shock:


Russos e Brasileiros aparentam ir na frente da corrida    pelo elevado numero de encomendas que apresentam na proposta de reprivatização

A proposta russa é do grupo privado Russia Financial Corporation,  liderado por Andrei Nechaiev, dono de três estaleiros na Rússia, que já quis comprar seis estaleiros na Índia.

http://www.russfincor.nichost.ru/

A proposta brasileira é formalizada por uma empresa do grupo Petrobras, a Transpetro.

grupo brasileiro precisa urgentemente de entrar no capital de um estaleiro com capacidade imediata de construção naval para fornecer os navios que a Petrobras necessita. Atendendo ao elevado número de navios em causa — a médio prazo as necessidades podem envolver 200 navios, que, além de petroleiros, também incluem navios mercantes e unidades para a Marinha brasileira.

http://www.transpetro.com.br/TranspetroSite/appmanager/transpPortal/transpInternet?_nfpb=true&_nfls=false
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #617 em: Agosto 30, 2012, 01:09:02 pm »
Como os tempos são de nostalgia fui buscar uns "tesouros" ao arquivo para partilhar com voces

Entrega do escoltador oceanico Almirante Magalhães Correia 1968





O Escoltador Oceânico “Almirante Magalhães Correia” foi encomendado aos ENVC pelo Ministério da Marinha, em 21/12/62. A sua entrega verificou-se a 4/11/68. Tratava-se de um navio com 95,9 metros de comprimento e com capacidade para 1300 toneladas de carga leve. A sua conclusão, em pequenos pormenores, fez-se em Lisboa. Na imagem aguarda saída do antigo Porto Comercial, junto à porta da doca seca Eng. Duarte Pacheco, espaço que os ENVC exploraram durante várias décadas. O seu custo foi de 156.863 contos.



Entrega do patrulha  NRP Brava  1956
 

 

Os navios patrulha “Fogo” e “Brava” foram encomendados aos ENVC pela Marinha Portuguesa. O primeiro  (P 590) foi entregue em Dezembro de 1956. O segundo, também visível na doca nº2, entregou-se em Abril do ano seguinte. Tratava-se de navios de patrulha das águas portuguesas, com cerca de 60 metros de cumprimento e uma deslocação de 130 toneladas brutas.

Cada unidade custou 40.550 contos.


Entrega do navio S.Gabriel  1963



Tratava-se de um navio tanque, adjudicado aos ENVC pelo Ministério  da Marinha. Tinha 146,7 metros de cumprimento e uma capacidade de carga de 9564 m3. Foi entregue em Março de 1963. O custo do navio foi de 149.592 contos.


Abraço
 

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PereiraMarques

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #618 em: Agosto 30, 2012, 02:44:47 pm »
Citar
Os quatro investidores admitidos são a Atlanticeagle Shipbuilding, Lda., JSC River Sea Industrial Trading, Rio Nave Serviços Navais Ltda. e Volstad Maritime AS.

A mesma resolução determina, em conformidade com a análise constante do relatório apresentado pela Empordef, a exclusão de dois investidores, o Consórcio AMAL Construções Metálicas, S.A./Münchmeyer Petersen Marine GmbH e Tradequip Services & Marine Inc.

http://www.portugal.gov.pt/pt/os-minist ... icado.aspx
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #619 em: Setembro 01, 2012, 10:47:54 am »
JSC River Sea Industrial Trading

Quem são estes?
São completamente desconhecidos no sector. ninguem os conhece por este nome.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #620 em: Setembro 01, 2012, 11:20:56 am »
Eu pesquisei no google as várias empresas e realmente os Russos não aparecem em lado nenhum excepto nas noticias acerca dos ENVC.

Estranho...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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miguelbud

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #621 em: Setembro 01, 2012, 01:21:51 pm »
Citação de: "chaimites"
JSC River Sea Industrial Trading

Quem são estes?
São completamente desconhecidos no sector. ninguem os conhece por este nome.
Pode ter sido uma empresa recentemente criada por um grupo qualquer para concorrer á privatizaçao.  :wink:
 

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miguelbud

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #622 em: Setembro 01, 2012, 01:39:46 pm »
Se algém falar russo pode procura-la aqui http://egrul.nalog.ru

Em teoria todas as empresas registadas na rússia encontram-se nesse site. No entanto é sabio por todos que na Russia as coisas nao funcionam bem. E também existe a hipótese de ter sido criada num off-shore, o que se calhar até faz mais sentido. :twisted:
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #623 em: Setembro 01, 2012, 02:32:07 pm »
Citação de: "miguelbud"
Citação de: "chaimites"
JSC River Sea Industrial Trading

Quem são estes?
São completamente desconhecidos no sector. ninguem os conhece por este nome.
Pode ter sido uma empresa recentemente criada por um grupo qualquer para concorrer á privatizaçao. :wink:

Disso não tenho dúvidas. queria saber era se alguem sabia quem e que esta por traz desta empresa

 E a sua logica é a  mesma dos Noruegueses
 
"Para quê encomendar uns  navios aos ENVC ,  se com o mesmo dinheiro, posso comprar o estaleiro inteiro e construir la os navios que preciso!?"
 

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miguelbud

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #624 em: Setembro 01, 2012, 03:36:10 pm »
Acaba por ser um pouco como astrologia chaimites, uma vez que a empresa deve ter sido recentemente criada e pelo que eu vi nos meus sistemas todos XPTO, JSC na Rússia é está relacionaldo com a tipologia legal da empresa.
No entanto encontrei um grupo chamado JSC Sovcomflot que detém a empresa    Novorossiysk Ship-Repair Yard Joint Stock Company. Sovcomflot parece ser a maior empresa de transporte marítimo na Russia, especializada no transporte de gás e crude. Parece que tem uma frota com cerca de 170 navios. Aqui tens o site deles http://www.scf-group.ru/ .
Creio que é bastante plausível ser este.

PS - Facto bastante curioso, estamos em 2012 e os últimos relatórios de contas que eles tem disponível sao de 2007  :shock:  o que para mim nao abona nada a seu favor.
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #625 em: Setembro 02, 2012, 04:34:36 pm »
Citação de: "miguelbud"
Se algém falar russo pode procura-la aqui http://egrul.nalog.ru

Em teoria todas as empresas registadas na rússia encontram-se nesse site. No entanto é sabio por todos que na Russia as coisas nao funcionam bem. E também existe a hipótese de ter sido criada num off-shore, o que se calhar até faz mais sentido. :twisted:


Até parece uma coisa portuguesa.
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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #626 em: Setembro 03, 2012, 09:58:02 am »
P44:

Citar
Até parece uma coisa portuguesa

O que é verdadeiramente à Portuguesa, ou melhor, uma coisa verdadeiramente á empresa Pública Portuguesa, é assinar um contrato impossível de cumprir perante as normas que regem uma empresa Pública.

Lembram-se dos Asfalteiros?. e  do concurso Público  de aquisição de motores que falhou?  

O contrato assinado entre PDVSA e ENVC exige um motor especifico, algo impossível de contratar,  atravez das normas da contrataçao Pública a que os ENVC estão obrigados por lei.

Abriu-se um concurso Público para comprar motores., quando ja se sabia,  por contrato, qual o motor que tinha que ser colocado no navio.
Azar!!!!! ninguem concorreu a oferecer o dito motor!!! e pelos valores que custa não pode ser feito ajuste direto!!

È ninguem é responsabilizado.... em vez disso coloca-se uma equipa de pessoas a estudar  a forma de contornar a lei.....

Siga a palhaçada ou venha a privatização o mais rápido possível.

Abraço
 

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FoxTroop

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #627 em: Setembro 03, 2012, 11:17:35 pm »
Caro Chaimites, esse tipo de incompetência é propositada. Nada de nada, nas mãos do Estado, pode dar lucro. Está feito para ser assim e vai ser mesmo assim. Destruir, arrasar, quebrar tudo pela espinha, para depois vender aos "amigos" por preços de saldo e poder impor condições draconianas aos que sobreviverem ao corte, que inevitavelmente vai levar.

Vimos isso no sector energético, vamos ver isso na Saúde, na Justiça e até na Segurança Social. São demasiados milhares de milhões de € a passar ao lado de mãos avidas e gulosas. Não que os € sejam o objectivo, mas são, sem dúvida, o meio necessário ao que essa canalhada ambiciona. Controlo.
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #628 em: Setembro 04, 2012, 03:30:38 pm »
Eu com o contrato com a Venezuela ja so avcredito quando vir oas navios a sair do  cais do Bogio em direção á Venezuela e complatamente pagos:

Leiam este artigo de um site venezuelano no minimo intrigante:

Citar

  Caracas / Venezuela - Martes 04 de Septiembre de 2012    
 
     La flota petrolera fantasma de Pdvsa          
 
  Han pasado 7 años y sólo ha llegado al país la plataforma gasífera Aban Pearl que se hundió en las aguas del golfo de Paria y dos barquitos el Sandino y Petion, que fueron construidos en la República de Cuba.    
 
         
El Gobierno  habla desde el 2005 de una super flota petrolera de 58 nuevos buques y ha firmado acuerdos y memorandums de entendimiento con astilleros de Argentina, Brasil, Portugal, Irán, España, Japón, Rusia, Corea del Sur y hasta un astillero del Alba.

Una declaración de Asdrúbal Chávez, vicepresidente de Pdvsa, señalaba que la Corporación aspiraba tener una flota petrolera propia de 58 buques para inicios del 2012, con una capacidad de 4.1 millones de toneladas de peso muerto, para exportar 2.1 millones de barriles diarios de crudos y productos. Han pasado 7 años (en menos de 3 años los japoneses y surcoreanos pueden construir un supertanqueros) y sólo ha llegado al país la plataforma gasífera Aban Pearl que se hundió en las aguas del golfo de Paria y dos barquitos el Sandino y Petion, que fueron construidos en la República de Cuba.

Un resumen de la construcción de la flota petrolera se inicio con el encargo a los Astilleros Río Santiago (ARS) de 2 buques productores, de 47.000 TPM (toneladas de peso muerto) cada uno. Están retrasados varios años y las principales razones de la tardanza son varias. El primero es la baja productividad del astillero, no se ha culminado la ingeniería de diseño de la estructura y fue desviada la fuerza laboral de Pdvsa hacia otros proyectos. Con la fima brasileña Eisa, se anunció un contrato para construir dos buques tipo Panamax, de 70.000 toneladas de peso muerto cada uno, con opción a otros 6 adicionales del mismo tipo. Más tarde circularía en los medios, la adquisición de 40 buques que Pdvsa no desmintió, para redondear una transacción de 2.000 millones de dólares.

Con el gobierno de Irán se han firmado docenas de memorandum de entendimiento y uno de ellos para construir 4 buques Aframax de 113.000 toneladas de peso muerto cada uno. Parece que PDV Naval exigió actualización tecnológica de Iran Marine Industrial (Sadra), por su baja productividad. Como en anteriores ocasiones se produjo una demora de Pdvsa en los pagos.

 Con Portugal anunciaron un acuerdo para construir dos buques asfalteros de 27.000 toneladas de peso muerto cada uno. Fuentes confiables dijeron que por la falta de personal especializado de Pdvsa Naval y Pdvsa Marina, no se han podido aprobar los planos y los futuros pasos de revisión de la ingeniería, y la inspección de la construcción.

Los astilleros griegos y surcoreanos que están atentos a todo movimiento de construcción de buques, que puedan afectar un negocio tan competitivo, han asomado la posibilidad, de que el proyecto no arranca.

Sobre el proyecto de Astilleros del Alba, un informe oficial señalaba que la falta de pago del anticipo contractual que desde 2008 debió cancelarse, sólo llegó un aporte del 38%. Se han producido cambios en la relación a la ubicación de los terrenos, que a principios de 2009 serían en el municipio Cruz Salmerón Acosta.

El proyecto de Astillero Astinave, todavía está en el proceso de incertidumbre, debido a que no se encuentra la empresa internacional con la que se adelantará el proyecto de rehabilitación, ampliación y operación del astillero nacional.

 

Grande cliente sim SR!!!
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #629 em: Setembro 07, 2012, 12:13:58 pm »
Este fim de semana vai se falar de asfalteiros!!

A menos de um mes das eleições Paulo Portas vai ser "usado" por  Hugo Chavez na sua campanha eleitoral
 :rir: