ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

• 1247 Respostas
  • 309447 Visualizações
*

JQT

• Membro
  • *
  • 265
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • +1/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #645 em: Setembro 14, 2012, 08:32:06 pm »
Vejamos a notícia por inteiro:

Estado revoga contrato com Estaleiros de Viana do Castelo para construção de navios
13 Setembro 2012 | 16:35

Estando o processo de privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) a decorrer, o Estado optou por revogar a encomenda à empresa para a construção de vários navios.

O Conselho de Ministros revogou esta quinta-feira, 13 de Setembro, uma resolução de 2004 que encomendava a construção de seis Navios Patrulha Oceânica (NPO) e cinco Lanchas de Fiscalização Costeira (LFC) aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Fonte governamental explicou à agência Lusa que esta revogação "pretende salvaguardar o interesse do Estado" no processo de reprivatização dos ENVC, tendo em conta tratar-se de um compromisso que implicaria pagamentos na ordem dos 57 milhões de euros em 2013 e 38 milhões de euros no ano seguinte.

Além disso, o projecto destes navios "permanecerá na propriedade do Estado", explicou a mesma fonte, numa altura em que o Governo admite concluir o processo de reprivatização dos ENVC até final do ano.

A encomenda destes navios aos ENVC foi decidida em 2004, quando Paulo Portas liderava o Ministério da Defesa Nacional, no âmbito do programa de reequipamento da Marinha para substituição de corvetas com 40 anos de serviço.

Cada NPO tem um custo que ronda os 50 milhões de euros, num modelo de navio (83 metros) totalmente desenvolvido nos ENVC, enquanto que as cinco LFC (de 59,9 metros) custariam cerca de 100 milhões de euros para substituir os actuais quatro patrulhas da classe "Cacine", construídos entre 1969 e 1973.

Segundo fonte Governamental, com esta revogação será apenas concluída a construção do segundo patrulha, o NRP Figueira da Foz, e do primeiro, o NRP Viana do Castelo, já entregue à Marinha em 2011 mas ainda em período de garantia.

Também em Conselho de Ministros foi aprovada a aquisição aos ENVC, por um valor máximo de 25,5 milhões de euros, do projecto técnico do Navio Polivalente Logístico (NavPol), entregue à empresa em 2009 pelos alemães da HDW como contrapartida dos dois submarinos.

O NavPol deveria ser construído em Viana do Castelo por cerca de 230 milhões de euros, conforme contrato-base assinado em 2005 entre os ENVC.

O Ministério da Defesa chegou a assinar com os estaleiros um contrato-base para a construção do NavPol, mas a adjudicação nunca se concretizou.

Com 162 metros e uma tripulação de 150 homens, o NavPol terá capacidade para embarcar uma força de 650 fuzileiros para ser utilizado em operações de apoio à paz e de assistência a catástrofes humanitárias.

Prevê uma infra-estrutura hospitalar completa, com 400 metros quadrados e permite o transporte de seis helicópteros Lynx e 22 viaturas ligeiras, podendo deslocar até 12.500 toneladas a uma velocidade máxima de 19 nós.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=578433

JQT

*

chaimites

• 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
« Responder #646 em: Setembro 14, 2012, 08:50:56 pm »
Avisem o Ministro da Defesa que e melhor  rebocar dos ENVC  o NRP Viana do Castelo mais o Figueira da Foz,   junto com as MAF`S e o vogal do conselho de adinistração Almirante Baguinho!
 ja não fazem cá nada!
e duvido que alguem tenha vontade de trabalhar mais nesses navios.

Ja estou a ver o filme!!! vão todos recusar-se trabalhar nos NPO´s!

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3650 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #647 em: Setembro 20, 2012, 05:46:29 pm »
Quatro grupos interessados nos Estaleiros

Os quatro grupos interessados na reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo podem apresentar, até 12 de Outubro, propostas vinculativas de compra do capital social da empresa.

18 Setembro 2012

Segundo um despacho conjunto dos ministérios das Finanças e da Defesa, publicado esta terça-feira em Diário da República, esta segunda fase do processo de reprivatização dos ENVC arrancou a 7 de Setembro, depois de seleccionados quatro grupos finalistas, e prolonga-se até às 17h00 de 12 de Outubro, num processo conduzido pela Empordef.

O Governo definiu quatro potenciais compradores da empresa e rejeitou dois, após apresentação de propostas não vinculativas.

O grupo Atlantic Shipbuilding Portugal é um dos quatro convidados a apresentar propostas formais de compra e assumiu, já este mês, a gestão dos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz.

Além do grupo português, foram convidadas mais três empresas - do Brasil, da Rússia e da Noruega - a avançarem com propostas concretas de aquisição.

A Volstad Maritime (Noruega), constituída em 1952, é uma das que integra a última fase da reprivatização, sendo especializada na construção de navios tecnologicamente avançados, nomeadamente de apoio às actividades "offshore", como prospecção de petróleo.

Responsável por operações marítimas no Brasil e na Argentina, a Rionave Serviços Navais, com sede no Rio de Janeiro, representa vários interesses dentro da área, desde armadores a construtores navais e também está na corrida.

O grupo JSC River Sea Industrial Trading, de origem russa, mas desconhecido no sector, fecha o lote de quatro empresas que reúnem condições para, segundo o Governo, prosseguirem para a última fase do processo de reprivatização dos ENVC.

Segundo uma resolução do Conselho de Ministros publicada a 29 de agosto, o "preço vinculativo apresentado para a aquisição das ações representativas do capital social" dos ENVC é um dos critérios de selecção da venda de 95 por cento do capital social, que será alvo de "venda direta de referência".

O capital social dos estaleiros é composto por 5,950 milhões de acções, detidas totalmente pela Empordef, com um valor nominal, cada, de cinco euros, o que perfaz um total de 29,9 milhões de euros.

Além disso, quase 300 mil ações (5 por cento do total) serão disponibilizadas - conforme previsto no caderno de encargos, aprovado a 23 de Agosto - aos trabalhadores dos ENVC, através de uma oferta pública de venda.

A "salvaguarda dos interesses patrimoniais do Estado", nomeadamente no que respeita aos "fluxos financeiros" decorrentes do processo de venda e a "idoneidade, capacidade financeira, técnica e de execução" dos proponentes são também condições de seleção neste processo.

A apresentação de um "adequado projecto estratégico", tendo em vista o "desenvolvimento das suas actividades nos mercados nacional e internacional", que "maximize a manutenção dos actuais recursos humanos" e contribua para a "manutenção da identidade empresarial e do actual património da empresa e para a sustentabilidade económico-financeira" dos ENVC são também condições estabelecidas no caderno de encargos.

O Governo estima concluir a alienação total dos ENVC até ao final do ano, sendo a decisão sobre a proposta vencedora tomada em Conselho de Ministros e depois ratificada em assembleia-geral daquela empresa.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... estaleiros

Nem o Correio da Manhã sabe quem são os Russos :mrgreen:

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3650 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #648 em: Setembro 21, 2012, 09:07:23 pm »
Qual a melhor empresa para comprar os ENVC?

Tem que ser a melhor oferta, claro, mas espero que a viablidade futura da empresa e a manutenção dos postos de trabalho também sejam factores importantes a considerar...

Como esses factores são desconhecidos do publico em geral, vou só dar a minha opinião.

O grupo Atlantic Shipbuilding Portugal (...) assumiu, já este mês, a gestão dos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz.

Esta hipotese parece boa, tem como vantagens ser um grupo português, e já está inserido no negócio.

A Volstad Maritime (Noruega), constituída em 1952, é uma das que integra a última fase da reprivatização, sendo especializada na construção de navios tecnologicamente avançados, nomeadamente de apoio às actividades "offshore", como prospecção de petróleo.

Pessoalmente é a minha favorita, se pensarmos que actualmente estamos numa fase da expansão da plataforma continental para as 350mn, acho muito interessante que tenhamos um Estaleiro que tenha acesso a tecnologias "de apoio às actividades offshore" com vista à exploração dos recursos ai existentes, petróleo, gás, minérios preciosos, etc. Além de que a Noruega como pais, é parecido com Portugal, é um pais maritimo e sem pretensões a super potência, tem uma posição semelhante à nossa em relação aos EUA, NATO, Europa.

Responsável por operações marítimas no Brasil e na Argentina, a Rionave Serviços Navais, com sede no Rio de Janeiro, representa vários interesses dentro da área, desde armadores a construtores navais e também está na corrida.

O Brasil também me parece boa solução, é um pais amigo, pertencem à CPLP, temos importantes laços culturais com eles, vejo como "preocupante" o facto de empresas Brasileiras ficarem cada vez mais no dominio de importantes empresas da aviação e neste caso maritimas, sendo o Brasil um pais com pretensões a grande potência mundial, não sabemos o que isso pode resultar no futuro a nivel de alianças entre nações com a Europa, com os EUA, etc , é a história de colocar os ovos todos no mesmo cesto...

O grupo JSC River Sea Industrial Trading, de origem russa, mas desconhecido no sector

Eu destes acho que é fugir a sete pés :mrgreen: , primeiro que tudo são Russos, não é racismo, mas acho que toda a gente sabe a má fama que goza a construção naval Russa, lembro-me do caso do Porta-Aviões para a India por exemplo,também acho que os ENVC não devem ter nada a aprender com os Russos, e por fim acho muito estranho a empresa em si ser desconhecida, isso mostra que foi criada de proposito para este concurso, não se sabe o historial e se possui experiencia na área.

*

chaimites

• 1663
  • +10334/-0
« Responder #649 em: Setembro 22, 2012, 07:18:52 am »
O grupo Atlantic Shipbuilding Portugal (...) assumiu, já este mês, a gestão dos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz.

Esta hipotese parece boa, tem como vantagens ser um grupo português, e já está inserido no negócio

Começo a não dormir descançado se forem estes a ganhar o processo de reprivatização

ora vamos la esmuiçar isto!

Atlanticeagle Shipbuilding Lda.

Forma Jurídica
Sociedade por Quotas
Capital Social: € 1.200.000,00  

Data de Constituição 6/6/2012 (não foram so os Russos que criaram uma empresa para concorrer á compra de estaleiros navais)
Morada

Rua Castilho, N. 5 - Edifício Castilho - Sala 16, Lisboa
1250-066 Lisboa.

socios (aqui as coisas começam a ficar ainda mais  duvidosas)
 reparem neste calddinho

FLYFORGEST  SGPS  52%  (negocios ligados ao imobiliaio entre outros detem a empesa gestora  do Gaiart's Plaza Centrum" em vila nova de Gaia)

Carlos Manuel Lopes da Costa  24% Socio Gerente   (Ultimo administrador dos Estaleiros de S Jacinto antes da conturbada falencia)

Joaquim Manuel Gouveia de Carvalho de Castro Peres 24%  Socio Gerente  (gestor de insolvencia  de  dezenas  empesas nos ultimos anos)

Paulo Nuno Ferreira Cabral de Albuquerque  (ligado a empresas de investimento imobiliario)  

Assumem o Mondego como concorrentes únicos aqueles estaleiros, aparecem na reprivatização dos ENVC e de repente são um grande grupo Portugues interessado na constrção naval

fica a informação para vossa analise
Eu nem quero pensar muito nisto que fico doente
Como é que estes tipos passaram a 2º fase :?

PS: Por mim negócio bem feito seria Russos Noruegueses e Brasileiros entrarem com 30% cada! mas duvido que haja entendimente e vontade para tal.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23152
  • Recebeu: 4097 vez(es)
  • Enviou: 2870 vez(es)
  • +2683/-4483
« Responder #650 em: Setembro 22, 2012, 03:20:53 pm »
Eu também não confio muito nos Russos, é que por detrás deles podem estar pessoas do género destas. Eu preferia a bem dos ENVC e da construção naval em Portugal, os Brasileiros ou os Noruegueses.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

Luso

• Investigador
  • 8827
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10441
« Responder #651 em: Setembro 22, 2012, 10:55:23 pm »
Mais outro postal do Chaimites que arruma com as ingénuas pretensões dos "peritos" (mesmo que bem intencionadas).

Tem uma vista razoável, a zona dos estaleiros...

Vejam o contexto, meninos, o contexto.
O contexto responde a tudo.

Chaimites, no tema da construção naval tu é que mandas.
Os outros arrotam.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

chaimites

• 1663
  • +10334/-0
« Responder #652 em: Setembro 25, 2012, 12:30:14 pm »
Continua a batalha entre PS e PSD
atiram pedras uns aos outos e escondem  a mão.

Soube-se agora que o PS atravez do antigo secretário de estado da defesa "armadilhou" o contrato com a Marinha 11 dias depois de ter perdido as ultimas eleições,  com uma clausula em que previa que todos os pagamentos da Marinha aos ENVC referentes as contruções dos Patrulhas seriam feitos  diretamente ás finanaças de forma a pagar a dívida  dos ENVC.
Resumindo: os ENVC não iam ver um centimo enquanto não regulariza-se as suas dívidas.
Mas, como é que se construiam os navios sem dinheiro?

*

chaimites

• 1663
  • +10334/-0
« Responder #653 em: Setembro 25, 2012, 07:50:19 pm »
Qual a melhor empresa para comprar os ENVC?

Tem que ser a melhor oferta, claro, mas espero que a viablidade futura da empresa e a manutenção dos postos de trabalho também sejam factores importantes a considerar...

Como esses factores são desconhecidos do publico em geral, vou só dar a minha opinião.

caderno de encargos reprivatização dos ENVC no artigo 5º estão os criterios  de seleção (se e que eles valem de alguma coisa)
mais la para o fim do  documento o estado apenas garante os seus interesses face ao não pagamento das ações.

https://dre.pt/pdf1sdip/2012/08/16700/0483804845.pdf

*

chaimites

• 1663
  • +10334/-0
« Responder #654 em: Setembro 26, 2012, 04:31:41 am »
Citação de: "chaimites"

A actual administração ja lançou o "boato" que, o amigo Ditador do "engenheiro" socrates (a letra pequena e propositada) avisou , que sem socrates no poder não ha acordos para ninguem....... nem Atlantida nem Asfalteiros

Esta gente e mesmo porca!!!!!
o meu voto nao levam com ou sem navios

Sitando-me a mim proprio fui repescar este post escrito  por mim,  pouco antes das últimas eleições legislativas, para dizer que falta pouco para se consumar

No primeiro caso o Brooker Sul Africano  que estava a negociar o navio para a Venezuela, desapareceu  depois das eleições e nunca mais atendeu o telefone.

No segundo caso há  um contrato que foi feito e é impossível de cumprir emquanto formos empresa Pública........

*

chaimites

• 1663
  • +10334/-0
« Responder #655 em: Outubro 02, 2012, 01:44:05 pm »
Continua o "engana meninos"

Um dia depois da manifestaçao, aparece a noticia do acordo de construçao dos asfalteiros para a Venezuela

Entretanto ha clientes que são mandados embora do estaleiro porque nao ha material para fazer as reparações , nem dinheiro para comprar

As licenças dos programas  de  desenho estão caducadas,

Não deixam ninguem trabalhar!
Um navio foi mandado embora!  não aceitaram fazer a reparação!

Esperemos que nao seja mais uma manobra de diversão
para concluir os asfalteiros serão precisos mais 1000 trabalhadores diretos e indirectos

http://www.tvi24.iol.pt/videos.html?mul_id=13709944

*

TNeves

• Membro
  • *
  • 22
  • +0/-0
« Responder #656 em: Outubro 03, 2012, 08:49:44 pm »
Não sei onde esta trama toda vai parar. Tenho uma grande admiração por estes estaleiros, muito por causa da sua ligação à pesca do fiel amigo, e por serem os únicos ainda capazes de construir navios de pesca em Portugal como deve de ser. Não sei o que vai ser da nossa industria naval se estes fecharem. É que apesar das cabeças pensantes continuarem cá, não se conseguem construir navios em banheiras...

Já agora, parabéns Chaimites pelas informações! Tenho andado sempre a acompanhar esta telenovela.

*

miguelbud

• Analista
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +44/-254
« Responder #657 em: Outubro 08, 2012, 01:26:36 pm »
O prazo para entrega de propostas foi alargado até 25/10.

*

P44

• Investigador
  • 21370
  • Recebeu: 6898 vez(es)
  • Enviou: 7926 vez(es)
  • +8072/-12639
« Responder #658 em: Outubro 12, 2012, 03:12:19 pm »
Francisco van Zeller lidera comissão para Estaleiros de Viana
O ex-líder da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) vai liderar a comissão para a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).
10:28 Sexta feira, 12 de outubro de 2012

Francisco van Zeller vai presidir à comissão de acompanhamento da reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), segundo despacho publicado hoje em Diário da República.

Além do ex-presidente da CIP, instituição que liderou entre 2002 e 2010, este despacho, do gabinete do primeiro-ministro, nomeia ainda para esta comissão especial José Ventura de Sousa, secretário-geral da Associação das Indústrias Navais desde 2003, e José Poças Esteves, presidente da Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco (SaerR).

À comissão que será liderada por van Zeller, define o despacho, caberá a missão de "apoiar tecnicamente o processo de reprivatização e garantir a plena observância dos princípios da transparência, do rigor, da isenção, da imparcialidade e da melhor defesa do interesse público".
"Adoção das melhores práticas"

A nomeação destes três elementos foi feita sob proposta dos ministérios das Finanças e da Defesa Nacional e, acrescenta o despacho hoje publicado, "tem em vista contribuir para o sucesso" da operação de reprivatização, através da "adoção das melhores práticas".

O Governo decidiu alargar até 25 de outubro o prazo para apresentação de propostas vinculativas de compra do capital social dos ENVC, levando em conta o "volume de informação a analisar pelos potenciais investidores de referência".

O prazo anterior terminaria hoje e este alargamento foi ainda justificado pelos ministérios das Finanças e da Defesa Nacional com o pedido apresentado pelos quatro grupos convidados para apresentarem propostas de aquisição para realizarem "diligências informativas", necessitando para tal de mais tempo.

O novo prazo limite de entrega de intenções de compra à Empordef - holding pública para as indústrias de Defesa -, está agora fixado no dia 25 de outubro, às 11h.

Para a última fase do processo de reprivatização dos ENVC foram convidados quatro grupos de investidores, de Portugal, Noruega, Brasil e Rússia.
Venda de 95% do capital social

Segundo uma resolução do Conselho de Ministros publicada a 29 de agosto, o "preço vinculativo apresentado para a aquisição das ações representativas do capital social" dos ENVC é um dos critérios de seleção da venda de 95% do capital social, que será alvo de "venda direta de referência".

O capital social dos estaleiros é composto por 5,950 milhões de ações, detidas totalmente pela Empordef, com um valor nominal, cada, de cinco euros, o que perfaz um total de 29,9 milhões de euros.

A "salvaguarda dos interesses patrimoniais do Estado", nomeadamente no que respeita aos "fluxos financeiros" decorrentes do processo de venda e a "idoneidade, capacidade financeira, técnica e de execução" dos proponentes são também condições de seleção neste processo.

A apresentação de um "adequado projeto estratégico", tendo em vista o "desenvolvimento das suas atividades nos mercados nacional e internacional", que "maximize a manutenção dos atuais recursos humanos" e contribua para a "manutenção da identidade empresarial e do atual património da empresa e para a sustentabilidade económico-financeira" dos ENVC são também condições estabelecidas no caderno de encargos.
Lusa

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/francisco-van-z ... z295vNxvPS
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

chaimites

• 1663
  • +10334/-0
« Responder #659 em: Outubro 15, 2012, 12:05:56 am »
Cada vez duvido mais!!
Mas a musica que acompanha o video não poderia ser mais apropriada a quem mantem a fé de ver reerguer esta empresa.

http://www.youtube.com/watch?v=09SEgYmZh4E&feature=youtu.be