ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

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zawevo

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #720 em: Novembro 17, 2012, 09:29:26 pm »
Tem toda a razão Lightning.

Se tivessemos um primeiro ministro com eles no sítio, o que eu duvido, entregava à Marinha e punha o navio a fazer carreira inter-ilhas à revelia desses tipos que quizeram espatifar um estaleiro com obra feita.

Como era a Marinha a explorar nem necessitavam de autorizações nem licenças e os lucros revertiam para a manutenção da esquadra.

Sejam felizes

z
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #721 em: Novembro 17, 2012, 09:53:09 pm »
O Atlantida ate encostado ao cais pode ser lucrativo,  como hotel,  explorando os bares e restaurantes,  o casino podia ser explorado. etc .

Que tal a Marinha organizar ja no proximo dia 31 de Dezembro um luxuoso Reveillon uma  passagem de ano a bordo do Atlantida!!  
os mais endinheirados poderiam depois  ocupar  um dos 10  camarotes  extra  que foram mandados instalar  e que cuustaram 1 milhão de euros cada!
 :festa:  :festa:



desculpem eu colocar aqui outra vez o video


Falando mais serio agora:

Todas as semanas dois trabalhadores dos ENVc deslocam-se ao Alfeite para colocar o Atlantida a trabalhar e ver se esta tudo em ordem!
Nao haverá por lá ninguem que saiba por um navio a trabalhar???
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #722 em: Novembro 18, 2012, 02:40:53 pm »
O melhor para os ENVC seria uma aliança entre Russos e Brasileiros,  mas o braço de ferro continua
 

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JQT

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #723 em: Novembro 19, 2012, 12:00:48 am »
O único candidato que interessava, dos que apareceram, parece que era o norueguês. Os russos não inspiram confiança, nem se vê qual o interesse que possam ter em manter um estaleiro em Portugal. Prometer construir dez navios LPG é bonito, mas resta saber se a promessa irá ser cumprida. Os investidores dizem sempre o que é preciso nestas alturas. Quando os espanhóis da Rodman compraram a Conafi (depois de construírem as lanchas para a GNR) também prometeram grandes investimentos, e uma série de catamarãs de passageiros. É claro que não fizeram nada disso, e nunca mais ouvi falar da Conafi. Promessas leva-as o vento, e quando têm as costas quentes com o Kremlin, ninguém se sente obrigado a cumpri-las. Os brasileiros na minha opinião também não interessam: a estratégia brasileira sempre foi a de obter tecnologia para desenvolver a sua própria produção e assim substituir importações. Podem estar interessados nos recursos técnicos e nos projectos dos ENVC, mas não estou a ver qualquer vantagem deles em ter um estaleiro em Portugal. Como de costume, não lhes falta lábia, mas não têm mais nada além disso.

Nestas condições e com estes candidatos, o melhor para o Estado acaba por ser não privatizar, nomear gente que perceba do assunto para gerir o estaleiro, e pô-lo a funcionar ao serviço do país. Ter de gastar mais de 200 M€ para sanear as contas + o estaleiro + o contrato dos asfalteiros + os projectos dos navios que já construiu + o equipamento vindo da Alemanha como contrapartida dos submarinos, tudo isto em troca de 10 M€ é um disparate de todo o tamanho.

JQT
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #724 em: Novembro 19, 2012, 01:21:35 am »
JQT
tem razão!
Os russos sabem da mais valia dos tecnicos dos ENVC, Os mais de 30 navios construidos na decada de 80 para a Ex URSS ainda navegam como novos!!!
Nada que se compare  com as sucatas vindas de mercados como a a China ou a Coreia que ao fim de 10 anos estão prontos para ir para a sucata, mas os  armadores continua a ir comprar la, pois os navios custam metade do preço!

Os Brasileiros depois da barracada que foi o petroleiro Joao Candido que ainda hoje so  faz cabotagem na costa Brasileira  e so navega com 60% da carga sob risco de partir em dois,  querem aprender a construir navios.

Nenhum dos dois vai trazer qualquer inovação tecnológica para os ENVC.

Mas,......os ENVC para voltarem a construir navios precisam de investinento, isto esta tudo sucateado depois de quase 10 anos de abondono e desinvestimento, aqui ja quase nada funciona, ate as gruas estao a ficar paradas por falta de manutenção
nas oficinas de corte as maquinas de plasma nao veem um revisão ha nao sei quantos anos,  nao funcionam.......


O Estado abandonou os ENVC, e não quer investir na sua modernização
As contrapartidas dos Submarinos aproveitou-se uma nave para montagem de blocos  e duas gruas o resto é um monte de ferros amontuados que esta a aqui à espera de ser transformado em oficinas, não sei como, pois quem desmontou não trouxe projetos, nem desenhos de nada.

Neste momento fazemos milagres com o que ainda resta nas reparaçôes que ainda vão chegando!  
Por vezes sao mandados navios embora por nao haver materia prima nem maquinaria a trabalhar para os reparar..........

O dia da Morte dos ENVC foi  em 21 de Janeiro de 2005
 O Estaleiros Navais de Viana do Castelo,  foram integrados  nessa data na. Empordef - Empresa Portuguesa de Defesa , ...
O estado em vez de investir nos ENVC, que precisavam urgenteente de moderniozação,  tapou o sol com a peneira.........

Nestes 7 anos o único contrato efectuado foram os NPO´s que toda a gente sabe  no que deu   e os famosos Atlantida e Anticiclome.
colocaram aqui gestores políticos sem capacidade para gerir, um quiosque quanto mais um estaleiro naval!!!
os navios entregues desde essa data a  Armadores  eram todos de contratos anteriores a entrada dos ENVC na EMPORDEF
Nunca mais se assinou um contrato de cosntrução, fora a palhaçada dos Asfalteiros e os referidos acima.

Nós sabemos construir navios! e bem!
 
Ate 2005 os estaleiros navais de viana eram referencia mundial na construção de navios quimicos, reefers,  heavy lift´s  

quem o diz são os Armadores que levaram daqui os seus navios!!



http://www.intermarineusa.com/services/pdfs/Brochure-US-Ocean%2010.pdf

A partir de 2005 apareceram aqui uns iluminados que fizeram de nós todos  burros, estúpidos, uma cambada de ótarios que não sabiam por um navio a flutuar!!
Esta e a pura realidade que se vive aqui desde 2005!   deixamos  de receber premios internacionais  para passarmos a ser uma carrada de incompetentes!


Parece que no estrangeiro ainda reconhecem o nosso valor!

Venham de la os Russos, não confio nos Brasileiros!!


 O que ainda me  reconforta é receber  ver os navios que me passaram pelas mãos  brilhando por esse mundo fora!  
Se o seu irmão Ocean Atlas foi o primeiro navio Americano a atracar no iraque depois da operação "iraqui freedom" começar,  o seu irmão Ocean Crescent retirou de la o Último Veiculo!!


Citar
The Army's final vehicle from Iraq came back to the United States,
the vehicle was lifted off a military cargo vessel  Ocean Crescent     to the dock. at the Port of Beaumont. Dave Ryan/The Enterprise / BE



PS: US Army !  malucos usam navios made in ENVC!!  :mrgreen:  :mrgreen:
 

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Malagueta

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #725 em: Novembro 23, 2012, 10:32:57 am »
Empresa brasileira vai manter todos os postos de trabalho
Rio Nave quer investir 30 milhões nos Estaleiros de Viana


Portugal é um país atrativo para o investimento - disse Mauro Campos. Em entrevista à "Vida Económica" o presidente da Estai (Grupo Rio Nave) confirma a intenção de comprar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo. No concurso de privatização que está a decorrer, a Rio Nave pretende vencer os investidores russos da JSC River Sea Industrial Trading.
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Se for a vencedora do concurso de privatização, a Rio Nave prevê investir 30 milhões de euros na compra dos Estaleiros de Viana e na sua modernização. Os planos do grupo brasileiro contemplam manter a totalidade dos postos de trabalho, num total de cerca de 600 pessoas.
O interesse do grupo brasileiro pela compra dos Estaleiros de Viana do Castelo está relacionado com os investimentos na extração de petróleo. "Face ao atual volume de encomendas de navios por parte da Petrobras, a capacidade de produção dos estaleiros navais no Brasil está esgotada" - afirma Mauro Campos. Como exemplo, aponta um tipo de navio muito utilizado no apoio à atividade das plataformas petrolíferas, que tem um custo unitário de 80 milhões de dólares. A Petrobras pretende encomendar 300 navios deste tipo.
Mauro Campos admite que seis a oito unidades deste tipo de barco venham a ser fabricadas em Viana do Castelo, podendo gerar um volume de encomendas com um valor superior a 500 milhões de dólares e ocupando em pleno a atual capacidade de produção. Além dos postos de trabalho diretos, o relançamento da atividade dos Estaleiros de Viana irá gerar um elevado número de postos de trabalho indiretos, dinamizando a procura de trabalho qualificado.

Custos laborais são semelhantes em Portugal e Brasil

"Os custos de mão de obra no nosso setor de atividade são semelhantes em Portugal e Brasil" - disse Mauro Campos à "Vida Económica". "Inicialmente admitimos que os custos salariais seriam superiores em Portugal, mas verificamos que se encontram praticamente ao mesmo nível" - acrescentou.
Sobre a principal vantagem que Portugal oferece para uma empresa estrangeira, Mauro Campos aponta a qualificação dos trabalhadores portugueses.
Na visita efetuada aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, Mauro Campos analisou em detalhe as instalações e os equipamentos. "Só não vi os trabalhadores - afirma". Como a produção se encontra praticamente parada em Viana, os trabalhadores "picam" o ponto no início de cada manhã e vão-se embora.
O objetivo da Rio Nave é utilizar em pleno a capacidade produtiva, o que vai exigir investimento na modernização dos estaleiros de Viana.
 
Regras do concurso são equilibradas

Para Mauro Campos, as regras estabelecidas para a privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo têm sido equilibradas. Em termos de consulta da informação o processo tem respeitado a igualdade entre os concorrentes.
Nesta fase fácil do concurso já só estão dois concorrentes. O grupo português Atlantic Shipbuilding não chegou apresentar a proposta por ter ocorrido uma falha técnica. Os noruegueses da Volstad Maritime foram excluídos por terem entregue a proposta para lá do fim do prazo estabelecido. Ainda assim, os noruegueses afirmam que cumpriram o prazo e que houve erro informático, conforme pretendem demonstrar.
As regras do concurso de privatização estabelecem que a concessão da exploração da empresa vai durar pelo menos até 2031. A empresa vencedora não poderá vender os Estaleiros de Viana durante os próximos cinco anos.

Investimento em outros países não está contemplado

Para a instalação da sua primeira unidade de produção fora do Brasil, a Rio Nave apenas está a equacionar o investimento em Portugal.
Mauro Campos afirmou não ter em vista outras hipóteses alternativas, nomeadamente, em Vigo, onde a indústria de construção naval tem expressão e enfrenta as contrariedades da atual conjuntura.
"A construção naval é uma atividade considerada difícil, em particular na Europa" - admite Mauro Campos. Sofre a concorrência dos países asiáticos com mão de obra barata e está sujeita a incerteza no comércio mundial.
"Quando as trocas comerciais aumentam, a procura de navios é maior, o que tem efeitos diretos na construção naval. Mas se o comércio mundial estagna ou diminui, a procura de navios diminui de imediato" - afirma.
Uma das vantagens que Portugal apresenta é a cooperação possível com a Lisnave no domínio da reparação naval - salienta Mauro Campos. Dispondo de um estaleiro de grandes dimensões à escala internacional, tem boas condições para complementar a oferta de Viana do Castelo como "cluster" da indústria naval e satisfazer parte da procura sem precedentes devido aos investimentos na exploração do petróleo que estão em curso no Brasil.

Normas aduaneiras facilitam cooperação industrial

Apesar de o Brasil ter normas aduaneiras que dificultam as importações e encarecem os produtos comprados no estrangeiro, Mauro Campos afirma que não existem obstáculos à cooperação na produção industrial pelo menos no caso concreto da indústria naval. Pelo contrário, a estratégia da Rio Nave passa pela produção de partes dos mesmos navios no Brasil e em Portugal, o que é permitido pelas normas brasileiras. A produção repartida por mais que um estaleiro é vista pelo presidente da Rio Nave com um fator de flexibilidade e de eficácia.
Da mesma forma que a Airbus produz os aviões integrando as produções de um conjunto de fábricas integradas num consórcio e situadas em vários países europeus, Mauro Campos pretende fazer algo semelhante, mesmo tratando-se de navios de grandes dimensões. Se o avanço da aviação comercial tem tornado o mundo mais pequeno, a indústria naval também pode aproximar Portugal ao Brasil.

2012-11-23 08:55
João Luís de Sousa, Vida Económica .
 

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miguelbud

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #726 em: Novembro 23, 2012, 11:39:31 am »
Aqui fica a foto do futuro patrao do Chaimites.

 

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JQT

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #727 em: Novembro 23, 2012, 05:29:22 pm »
Uma coisa é certa: se os russos forem os escolhidos, acabaram-se as greves em Viana do Castelo. Passam a resolver as questões sindicais à maneira russa: uns gorilas ex-KGB, ex-Spetnaz à entrada e quem quiser ensaiar um piquete de greve vai passar umas boas semanas em ortopedia e a aprender a falar com 1/10 dos dentes. Na Rússia não há greves.

JQT
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #728 em: Novembro 23, 2012, 05:51:00 pm »
Citação de: "miguelbud"
Aqui fica a foto do futuro patrao do Chaimites.



Ui! agora arma-te em esperto, oh chamites!!!!  :mrgreen:  :lol:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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miguelbud

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #729 em: Novembro 23, 2012, 06:44:16 pm »
Citação de: "JQT"
Uma coisa é certa: se os russos forem os escolhidos, acabaram-se as greves em Viana do Castelo. Passam a resolver as questões sindicais à maneira russa: uns gorilas ex-KGB, ex-Spetnaz à entrada e quem quiser ensaiar um piquete de greve vai passar umas boas semanas em ortopedia e a aprender a falar com 1/10 dos dentes. Na Rússia não há greves.

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Começam é a aparecer misteriosamente corpos a boiar no rio Lima  :twisted:
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #730 em: Novembro 23, 2012, 08:16:20 pm »
Calma la,  que os Russos são boas pessoas :mrgreen:

Ambos os candidatos garantem gestão Portuguesa nos ENVC

Diferenças entre as propostas;

Brasileiros descartam o ferry Atlantida  para o Governo   e os Asfalteiros so os assumem com renegociação do contrato.


Russos: Querem o Atlantida e assumem a construção dos Asfalteiros dentro dos prasos actuais.
 

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miguelbud

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #731 em: Novembro 23, 2012, 10:03:15 pm »
Citação de: "chaimites"
Russos: Querem o Atlantida e assumem a construção dos Asfalteiros dentro dos prasos actuais.

E assumem 42 milhoes do passivo em troca?
 

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Cabecinhas

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #732 em: Novembro 24, 2012, 12:18:27 am »
Citação de: "JQT"
Uma coisa é certa: se os russos forem os escolhidos, acabaram-se as greves em Viana do Castelo. Passam a resolver as questões sindicais à maneira russa: uns gorilas ex-KGB, ex-Spetnaz à entrada e quem quiser ensaiar um piquete de greve vai passar umas boas semanas em ortopedia e a aprender a falar com 1/10 dos dentes. Na Rússia não há greves.

JQT

Não sei porquê... acho que não seria assim tão linear.
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #733 em: Novembro 24, 2012, 02:05:34 am »
Citação de: "P44"
Citação de: "miguelbud"
Aqui fica a foto do futuro patrao do Chaimites.



Ui! agora arma-te em esperto, oh chamites!!!!  :mrgreen:  :D  

Este senhor é um expert em construção naval!!
e  nesta foto ate tem cara de bonzinho  :)  

Estamos aqui a especular e na volta ganham os Brasileiros!
Eu so digo que apesar da minha preferencia pelos Russos e não conhecendo as propostas na sua globalidade

Que escolham o melhor para os ENVC!
 

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Cabecinhas

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #734 em: Novembro 25, 2012, 12:34:15 am »
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Processo do navio Atlântida sob suspeita

O ministro da Defesa Aguiar-Branco quer que sejam apuradas todas as responsabilidades que envolvem a recusa da açoriana Atlanticoline em receber o navio encomendado aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).
A empresa pública acabou por recusar o navio, com capacidade para 750 passageiros, entretanto construído, alegando que não cumpria o exigido no caderno de encargos, nomeadamente, a velocidade.

Através de tribunal arbitral, as duas partes, Atlanticoline e os ENVC, chegaram a acordo, em 2009, para o pagamento de uma indemnização à primeira parte no valor de 40 milhões de euros. O acordo cobria ainda a desistência de um segundo navio, o Anticiclone, cuja construção ainda estava numa fase inicial. Tudo isto foi tratado no momento em que os dois governos, o da República e dos Açores, eram socialistas, de um lado, José Sócrates, do outro, Carlos César.

Acontece que o ministro da Defesa tem dúvidas sobre a validade da recusa da empresa açoreana e sobre o acordo feito depois. Está a recolher todos os dados relativos a este caso e admite enviar o dossiê para a Procuradoria-Geral da República, soube o SOL.

A primeira tranche da indemnização a ser paga por este Governo nunca chegou, por isso, a seguir. São 7,9 milhões de euros reclamados pela Atlanticoline. Segundo fonte oficial do MDN, esse atraso deve-se a «constrangimentos financeiros da Empordef», que têm levado a que «a prioridade seja o pagamento de salários». Na prática, isto significa que tão cedo a empresa que detém os ENVC não darão mais um cêntimo aos Açores.

Processo ‘confuso’

No dossiê preparado na Defesa estará um parecer do Tribunal de Contas, que conclui que a diferença na velocidade (cerca de 2 nós) não justificava a devolução do navio. E ainda as declarações do ex-presidente dos ENVC, Carlos Veiga Anjos, que considerou que a empresa nunca devia ter acordado o pagamento de uma indemnização aos Açores e do ex-presidente da Empordef, Vicente Ferreira, que considerou «estranho» e «confuso» todo o processo.

Na audição sobre o Orçamento do Estado sobre Defesa, na semana passada, Aguiar-Branco concordou com as críticas feitas pelo PCP a este processo, questionando mesmo: «Como é possível que o Governo socialista tenha feito um acordo com outro Governo socialista para prejudicar os ENVC?».
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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