ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

  • 1247 Respostas
  • 309071 Visualizações
*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +43/-254
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #495 em: Março 19, 2012, 04:23:37 pm »
Estaleiros de Viana: Douro Azul e Martifer sem interesse na privatização

As empresas Douro Azul e Martifer garantiram esta segunda-feira que estão fora da corrida à privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) mas consideram que o problema da empresa poderia ter sido resolvido em agosto último.

«Apresentámos uma proposta para a concessão da empresa, mostrando que podia ser viável e garantindo os postos de trabalho e os restantes compromissos. Uma semana depois, o Ministério da Defesa chamou-nos e informou-nos de que não estava interessado porque tinha propostas melhores», explicou o presidente da Douro Azul.

A isto, Mário Ferreira acrescentou que «nesta altura» deixou de ter «qualquer interesse» na privatização total da empresa, a realizar por concurso público internacional, anunciado hoje pelo Governo.

«Espero que tenham muita sorte. Nós não temos qualquer interesse, até porque já passou muito tempo e dificilmente conseguem honrar os compromissos que os ENVC assumiram com os venezuelanos [construção de dois asfalteiros por 128 milhões de euros]», disse ainda o administrador da principal empresa de cruzeiros turísticos portuguesa, cita a Lusa.

Acrescenta que a proposta das duas empresas surgiu após um estudo comparativo entre os ENVC e outro estaleiro europeu, com a mesma dimensão e número de trabalhadores.

«No mesmo ano, deu mais de trinta milhões de euros de lucro, enquanto o de Viana apresentou prejuízos de 20 milhões de euros. Nesse estudo, explicávamos porque é que aquele teve sucesso e o nosso não, além da visão que devíamos ter no futuro para virar os ENVC», explicou.

Da mesma forma, a Martifer, que detém os estaleiros da NavalRia, em Aveiro, e que assumiu esta proposta conjunta com a Douro Azul, também se diz fora da corrida aos ENVC.
«Neste momento, em concreto, a Martifer tem outro tipo de prioridades e não está a olhar para os ENVC», disse fonte oficial daquela empresa.

O governo vai lançar, dentro de 45 dias, um concurso público internacional para a reprivatização dos ENVC, disse hoje à Agência Lusa fonte do Ministério da Defesa.

Esse processo, acrescentou a fonte, resulta de contactos e reuniões que se revelaram «suficientemente sólidos» com seis potenciais grupos interessados na compra dos ENVC.

«No âmbito deste concurso público estes grupos podem confirmar as propostas ou não. Como podem ainda aparecer outras», disse ainda a fonte, assumindo a existência de «garantias» dos interessados até ao momento.

Tratam-se de grupos económicos ligados à indústria naval chinesa e russa, mas também investidores nacionais.

«Haverá agora um período de cerca de mês e meio para o ministério das Finanças preparar o caderno de encargos desta reprivatização. Estimamos depois mais cerca de dois meses para a decisão sobre o vencedor do concurso», explicou a mesma fonte.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/emp ... -1728.html
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #496 em: Março 20, 2012, 12:39:10 am »
Há seis grupos interessados: um chinês, um russo e quatro nacionais , garantiu Aguiar Branco.
O processo passa agora para a tutela do Ministério das Finanças, que tem 45 dias para preparar o caderno de encargos
seguem-se 3 meses de avaliaçao das propostas.
e decisao pelo conselho e ministros
 

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 801
  • Recebeu: 260 vez(es)
  • Enviou: 314 vez(es)
  • +165/-127
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #497 em: Março 20, 2012, 02:13:47 pm »
Destruiram a indústria naval e queixam-se!
por PEDRO TADEU


"A decadência dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo poderá um dia vir a ser caso de polícia, não sei. Sei que é uma tremenda acusação sobre os Governos que têm esgotado, para desgraça do País, os meios financeiros do Estado em políticas claramente erradas de desenvolvimento.

Lembro-me de, em setembro de 2010, no dealbar de uma campanha eleitoral que o veio a reeleger, ouvir o Presidente Cavaco Silva dizer que o mar deveria ser uma prioridade da agenda política portuguesa.

A ironia é ter sido Cavaco Silva primeiro-ministro que assistiu ao desmantelamento da frota pesqueira nacional, num estranho e antipatriótico investimento na paragem de produção, subsidiada pela Europa.

Também é incrível ouvir essa frase de quem aceitou ou se conformou com a lenta fragilização do que foi um gigante da construção e reparação naval, o conjunto Lisnave/Setenave, reduzido hoje aos estaleiros da Mitrena, modernizados, é certo, mas sem a capacidade dos tempos em que os estadistas, do Estado Novo à República saída do 25 de Abril, lá iam cortar fitas e discursar sobre aquilo que designavam como orgulho nacional.

Destruiu-se esse polo industrial, no final dos anos 80, e atiraram-se para a fome, literalmente, milhares de famílias no distrito de Setúbal, que atravessaram uma crise que só começou a aliviar quando, a meio da década de 90, a Autoeuropa de capitais estrangeiros (subsidiados com isenções fiscais) começou a laborar e a empregar gente.


Não estou aqui numa batalha ideológica para defender os tempos dos estaleiros nacionalizados contra os tempos das privatizações. Seja qual for o tipo de gestão, parece-me evidente que um país da Europa ocidental, com acesso facilitado à melhor tecnologia de ponta do mundo, com larga história marítima e de construção naval, com localização geográfica única e com uma enorme zona económica exclusiva para administrar, deveria fazer tudo para ser um dos líderes mundiais do sector.

Portugal deveria ter investido de forma constante nesta área, fazendo da indústria naval um motor de atração de capital, de criação de empregos, de investigação tecnológica e, até, científica.

Aparentemente, qualquer idiota seria capaz de ver isto, mas quem nos governou, desde que entrámos na CEE, viu outro caminho para o futuro industrial do País... Aquele que nos sobra hoje.

Talvez os Estaleiros de Viana do Castelo venham a ser salvos, entregues a patrões estrangeiros. Antes assim do que mandar para o desemprego quem lá trabalha. Ficarão, assim, como monumento à incompetência destes Governos"
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +43/-254
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #498 em: Março 20, 2012, 02:54:08 pm »
Citação de: "chaimites"
Há seis grupos interessados: um chinês, um russo e quatro nacionais , garantiu Aguiar Branco. O processo passa agora para a tutela do Ministério das Finanças, que tem 45 dias para preparar o caderno de encargos seguem-se 3 meses de avaliaçao das propostas e decisao pelo conselho e ministros

Nao havia o mesmo numero de interessados no Verao? Lembro-me de em Dezembro um dos administradores dizer que já estava tudo alinhavado com um comprador para a parcial privatizaçao? É tudo treta, este ministro da defesa para mim perdeu a credibilidade que tinha.

Aposto que o que vai acontecer vai ser os chineses ganharem a privatizaçao (afinal de contas os dividendos que receberam da EDP chegam para isso), os asfalteiros vao ser feitos na china, pq lá trabalha-se mais que 8 horas diarias e podem-se assim cumprir prazos, os ENVC vao ficar a fazer reparaçoes.

O HSMW é que tinha razao quando disse que eramos os africanos da europa.
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #499 em: Março 20, 2012, 08:47:41 pm »
Nessa altura eram 8,  tens razao o Aguiar Branco é  um tretas !
tratando-se de uma reprivatizaçao o processo nunca poderia surgir de uma negociaçao direta, mas obrigatoriamente atravez de um concurso publico internacional

O processo agora passou para o Ministerio de Vitor Gaspar
Os ditos 6  interessados sao os grupos que manifestaram  interesse nos ENVC escontando a Fincatieri e a Martifer/ Douro Azul que se desinteressaram.

O caderno de encargos da reprivatização  so agora  está a ser feito pelo Ministerio de Vitor Gaspar, as propostas para compra dos ENVC  
 poderão  ser  uma duzia ou  nenhumas,  so depois de aberto concurso  publico internacional é que saberemos

MAS QUALQUER MERDA É MELHOR QUE CONTINUARMOS A SER EMPRESA PUBLICA apesar de muitos colegas de trabalho pensarem o contrario!

O Estado português, há muito está a braços com um problema insolúvel. Um poço sem fundo onde caem milhões de euros dos contribuintes.

 Um caso sem remédio, a que não podem valer nem encomendas, nem promessas. Pelo menos é este o discurso oficial que pinta os Estaleiros Navais de Viana do Castelo como um pesadelo de que os contribuintes portuguese se devem livrar a todo o custo, pese embora a inabalável motivação dos trabalhadores daquela grande empresa.

Agora, Aguiar Branco, essa espécie de senhor saído de um folheto da “Remax”... e que por estes dias faz de ministro da Defesa, vem dizer que os Estaleiros vão ser “reprivatizados” na totalidade. Garante ainda que há muitos interessados, nacionais e estrangeiros.

Vai uma aposta, que depois da negociata feita, desata a chover encomendas e lucros fantásticos?

Vai uma aposta, que o Estado ainda vai ter que entrar com algum, como faz no BPN, para os privados  fazerem o grande sacrifício de  ficar com aquilo?
 
Vai uma aposta, que o miserável sapo se vai transformar num príncipe, assim que receber o beijo do capital privado?
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +43/-254
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #500 em: Março 20, 2012, 10:05:33 pm »
Chaimites,

obviamente tens acesso a informaçao preveligiada. Eu apenas sei o que leio na comunicaçao social e o que tu escreves. E o que leio na comunicaçao social mostra uma empresa deplorável, onde o desgoverno é a palavra de ordem. Nao existe um departamento de comunicaçao, cada um diz o que lhe apetece e todos remam numa direçao diferente. O administrador que se demitiu falou em inércia, no entanto pelo que leio,parece-me que inépcia é a melhor palavra para caracterizar os ENVC. No Verao nao se falava em privatizaçao total, falava-se em 60% em caso de investidor puramente financeiro ou 35% em caso de outro estaleiro. O presidente da empordef disse em Dezembro que a situaçao final já estava alinhavada, entretato passaram-se 3 meses e volta-se ao mesmo ponto em que se estava no Verao??????????????? Perderam-se mais de 6 meses com isto????????? E agora o mesmo senhor diz que os interessados tem de ter carteira de encomendas. ??????????????????????????

Nao há simplesmente credibilidade, e a única coisa positiva, é que o PCP, perde mais um bastiao.
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #501 em: Março 21, 2012, 01:38:37 am »
Miguelbud:

Podes charmar-lhe todos esses nomes depreciativos que escreveste, a realidade dos ENVC É essa ha quase 10 anos
 A gestao EMPORDEF MINISTERIO DA DEFESA NACIONAL  É uma bandalheira TOTAL!  

Os ENVC estão na ruina por Obra e Graça desses Senhores.
Em Viana estamos de pes e mãos atados , nao podemos fazer nada!!! Os ENVC são geridos em Lisboa!

Ha um mes atraz chumbaram no parlamento a proposta do PCP para financiar os ENVC em 6 milhões de euros,  para comprar aço para os asfalteiros,  chegou a Viana a noticia do cancelamento do contrato.......................ontem ja havia dinheiro para aço e  motores,  com garantias bancarias desbloqueadas    e afinal a Venezuela cedeu e   vamos construir os Asfalteiros a partir de Junho.... mas com os mesmo prazos de entrega!!!!!
Sera que esta gente sabe o que representa  2 meses de atraso na construção de um navio?


O que o Dr Pedro Aguiar Branco fez foi andar a brincar,  nao resolveu nada  e agora estamos no mesmo ponto que estavamos no verão!  o homem demorou  7 meses a entender que se o Estado nao queria investir, tinha que privatizar!!!    7  meses de atraso!
 Basicamente  em 7 meses so mudou o dossie  de Ministerio!  passou da Defesa para as Finanaças!  

Privatizem isto e depressa se faz favor!!!

PS: perante esta bandalheira quem é que dos 6 que mostrou interesse  irá apresentar um proposta?  nâo sei .....
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21366
  • Recebeu: 6897 vez(es)
  • Enviou: 7921 vez(es)
  • +8070/-12631
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #502 em: Março 21, 2012, 11:42:04 am »
Não foi andar a brincar, foi levar os estaleiros a um ponto tal que agora vão ser vendidos ao preço de peanuts, a alguns amigalhaços, quanto vale uma aposta?

Primeiro destroi-se para depois se "vender" ao desbarato.

E muito bom esse artigo postado mais acima, para relembrar alguns "amnésicos selectivos" de que foi o sr. CAVACO SILVA  que destruiu muita da indústria da construção e reparação naval portuguesa!!!!!!!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1878
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 392 vez(es)
  • +372/-8342
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #503 em: Março 21, 2012, 07:57:48 pm »
Citação de: "P44"
Não foi andar a brincar, foi levar os estaleiros a um ponto tal que agora vão ser vendidos ao preço de peanuts, a alguns amigalhaços, quanto vale uma aposta?

Primeiro destroi-se para depois se "vender" ao desbarato.

E muito bom esse artigo postado mais acima, para relembrar alguns "amnésicos selectivos" de que foi o sr. CAVACO SILVA  que destruiu muita da indústria da construção e reparação naval portuguesa!!!!!!!

Cavaco Silva?!!! Atão não foram os comunas/beberrões/comedores de criancinhas/etc....?!!!!! Até mete dó aos cães  :evil:  :evil:
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #504 em: Março 21, 2012, 08:04:30 pm »
Calma!!

Os comunas so agora vão começar a trabalhar!!
 A comissao de trabalhadores (celula do PCP nos Estaleiros Navais de Viana) ja se manifestou completamente contra a reprivatização  e ja esta marcada greve geral!

Em comunicado afirmam  que vão fazer tudo o que estiver ao alcance deles, para travar o processo de reprivatização

Vergonha!!!
As vezes tenho vergonha de trabalhar nesta empresa!
« Última modificação: Março 21, 2012, 08:19:03 pm por chaimites »
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +43/-254
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #505 em: Março 21, 2012, 08:12:12 pm »
Citação de: "chaimites"
A comissao de trabalhadores (celulal do PCP nos Estaleiros Navais de Viana ja se manifestou completamente contra a reprivatização  e ja esta marcada greve geral!

Em comunicado afirmam  que vão fazer tudo o que estiver ao alcance deles, para travar o processo de reprivatização

Acho que foram esses que disseram q a privatizaçao punha a soberania nacional em risco.  :lol:
 

*

sergio21699

  • Especialista
  • ****
  • 973
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 57 vez(es)
  • +21/-22
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #506 em: Março 21, 2012, 08:16:33 pm »
É fodi** ver a mama prestes  a acabar e ter que começar a trabalhar como os outros  :snipersmile:
-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1878
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 392 vez(es)
  • +372/-8342
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #507 em: Março 21, 2012, 08:25:36 pm »
E põe. Isto é que me custa, ver que eles até têm razão. Apesar de não ser da cor, o "clubismo" é coisa que não me entra aquando de questões destas. O Estado Português geriu criminosamente sectores-chave da industria nacional, mas privatizem que é a solução. Sempre é mais fácil que exigir a punição criminal dos responsáveis por este estado de coisas. Olhem bem para os outros exemplos. Ainda se fossem uma EDP ou PT...... agora um estaleiro naval.....

Caro Sergio 21699, pelo que leio e conheço e pelo que o nosso caro Chaimites escreve, quer-me parecer que os trabalhadores do estaleiro nunca se negaram a trabalho, muito pelo contrário, por isso queira especificar, se fizer favor, o que quer dizer com o "trabalhar como os outros" e quem são esses "outros".
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5587
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 870 vez(es)
  • +720/-2701
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #508 em: Março 21, 2012, 08:44:51 pm »
Citar
O ministro da Defesa afirmou, esta quarta-feira, que vai tentar "salvaguardar o maior número possível de postos de trabalho" nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo no processo de privatização, assim como os projetos de construção já existentes.

O processo de privatização vai agora ter início com a elaboração do caderno de encargos e irá ter como objetivo salvaguardar o maior número possível de postos de trabalho, foi isso que sempre dissemos", disse o ministro Aguiar-Branco aos jornalistas.

O governante falava no final de uma audição de mais de três horas na comissão parlamentar de Defesa.

Durante a audição, requerida pelo PCP e pelo PS, o ministro da Defesa disse que o caderno de encargos que será feito entre a Parpública e a Empordef nas próximas oito semanas (para lançar o concurso público) irá procurar assegurar a execução de contratos já previstos, como o dos dois asfalteiros comprados pela Venezuela.

Ao longo das suas intervenções, José Pedro Aguiar-Branco declarou que este foi um processo de meses em que a sua equipa teve de ter "nervos de aço", frisando várias vezes ter "sacrificado" eventuais ganhos políticos de "pequenos fogachos", ou anúncios na comunicação social, e privilegiado "a seriedade".

José Pedro Aguiar-Branco referiu que dos vários meses de negociação conduzida pela Empordef e o pelo Governo foi possível apurar "seis interessados, com três propostas concretas" para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Em resposta a críticas feitas pelo deputado do PS Jorge Fão sobre o tempo já gasto neste processo, o ministro da Defesa alegou que "não havendo dinheiro de tesouraria, nem crédito, não há varinhas mágicas".

"Eu não faço construção de ilusões (...) se fossemos fazer o que o PS nos propôs estavam agora 450 trabalhadores na rua, não havia viabilização nenhuma, essa era a decisão rápida e imediata", disse.

O titular da pasta da Defesa Nacional adiantou que ao longo das negociações apareceram vários "patos bravos" com "propostas e intenções" pouco "sérias" e que foi preciso "um trabalho de filtragem".

"É verdade que houve várias propostas e intenções, houve quem dissesse mesmo e tenha feito indicações de que o Estado ficava com os trabalhadores a pagar e depois [essa entidade] ia lá buscá-los conforme quisesse" ou quem "tenha querido oferecer um euro porque o Estado ia liquidar" os ENVC, referiu.

jn.pt
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

sergio21699

  • Especialista
  • ****
  • 973
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 57 vez(es)
  • +21/-22
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #509 em: Março 21, 2012, 09:15:46 pm »
Citação de: "FoxTroop"
Caro Sergio 21699, pelo que leio e conheço e pelo que o nosso caro Chaimites escreve, quer-me parecer que os trabalhadores do estaleiro nunca se negaram a trabalho, muito pelo contrário, por isso queira especificar, se fizer favor, o que quer dizer com o "trabalhar como os outros" e quem são esses "outros".

Com "outros" referia-me exactamente a esses trabalhadores que nunca se negaram ao trabalho, a boca era para os senhores "que vão fazer tudo o que estiver ao alcance deles, para travar o processo de reprivatização", pelo que tenho lido do senhor Chaimites não parece haver outra alternativa que não a privatização.
-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!