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Continuado do tópico dos Leopard, por se tratar de um assunto relativo aos Pandur-2
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A utilização dos veículos blindados sobre rodas com canhões de 105mm ou de 120mm, é sempre um tema complicado e depende do que queremos obter com o veículo.
A questão do fogo directo e do fogo indirecto, que foi referida coloca-se.
Mas como já disse anteriormente, o apoio com fogo directo ou indirecto parece estar a convergir para os novos sistemas de morteiros instalados em torres, com capacidade para fazer tiro directo.
Deste ponto de vista, a compra dos morteiros SOLTAM, tornou esta questão meramente académica, porque a sua compra implicou que o exército pretende ter um veículo para fazer tiro de apoio directo com calibre 105mm.
A função dos Pandur-2 será basicamente idêntica à função dos carros C-150 que temos, equipados com canhão de 90mm, o qual dependendo da munição, tem também problemas de estabilidade.
Não só pelo peso reduzido do veículo, como também pelo facto de ser apenas um 4x4, e ter menos pontos de contacto com o chão. (não sei se se pode alterar a pressão dos pneus nos V-150).
O que podemos perguntar, é qual a função de mais do dobro de carros Pandur-2, quando em comparação com os V-150 equipados com canhão de 90mm.
O normal é substituir os V-150, mas o maior numero de carros Pandur-2 implica que o exército pode querer fazer alguma coisa mais com eles, o que de qualquer forma seria normal, ao contar com um veículo bastante mais potente.
Portanto, a questão continua a colocar-se.
Qual é a função do Pandur-2, para além da função «normal» de apoio ?
Se houver intenção de fazer deles mais qualquer coisa, então terão que ser analisados potênciais teatros onde a utilização do veículo faça sentido.
Existem já torres que mesmo com 105mm, mas com munição mais moderna, podem perfurar a blindagem de um tanque moderno.
A informação que consegui, e que não está confirmada é de que:
- A munição que se pode utilizar no caso acima, é de energia quimica e não de energia cinética.
- A munição de energia quimica além de mais cara, tem um periodo de armazenagem muito menor que a de energia cinética.
- Para utilizar munição de energia cinética volta-se ao mesmo problema, do carro não conseguir absorver o impacto do disparo, porque a munição de energia cinética tem uma velocidade muito maior e exige mais do canhão e da estrutura do veículo.
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Portanto, a decisão, as decisões e as opções não são exactamente fáceis, e quando nos tentamos colocar nos sapatos de quem tem que decidir, fica dificil tomar uma decisão.
Escolha-se o que se escolher, qualquer das opções terá sempre as suas desvantagens.
Cumprimentos