Mais KC-390, ou porventura um possível substituto para o Falcon 50?
Portuguese 🇵🇹 Minister of @defesa_pt Nuno Melo will announce tomorrow a "highly important agreement for national defense, industry & Air Force" with @embraer over his visit to @salondubourget 🇫🇷 in the presence of @fap_pt Chief Gen. Cartaxo Alves & @idDPortugal CEO R. Alves
https://x.com/ironbirdphotos/status/1934252826948964609
Como sempre, só daqui a uns anos se saberá, como foi desencadeada por quem e aceite por quem em Portugal esta recente pressão e influência da Embraer sobre o Estado Português.
Todas as aeronaves desta empresa são adquiridas com uma rapidez de decisão, e de um modo, que levantam muitas suspeitas !
As inúmeras necessidades que a FAP tem em termos de orçamento para as " simples" acções de MNT, para a recuperação de AOG's, para os MLU de frotas essenciais como a 101 e a 295, e a cereja no topo o bolo a F16, sendo que também para este SA, as necessidades de mais e melhor armamentos também continuam por adquirir, deixaram de ser prioritarias a favor de aquisições, de aeronaves à Embraer uma delas completamente inoportuna e desnecessária, e outra em número completamente desnecessário.
As verbas alocadas a estas compras, vão continuando a prejudicar o desempenho da FAP noutras áreas operacionais de Defesa Nacional e Assistência Humanitária, mas segundo parece os IrResponsaveis Politicos/Militares parecem entender-se nesta questão e limitações crescentes.
Para adquirir 16 Helis, nove deles com mais de trinta e cinco anos, foi o filme que foi para apenas serem investidos +/- 95M,
mas para cinco cargueiros tácticos e uma dúzia de monomotor turbo hélice, à mas é verdade são aeronaves " triplemultifunções " foram gastos +/- 1027 Milhões, sendo a verba desencantada, completamente sem espinhas.
Algo de estranho se passa com a aplicação de dinheiros Públicos na compra de aeronaves para a FAP, em anos de conflito, estoiram-se centenas de milhões em aeronaves de transporte e noutras faz tudo, deixando as Frotas de Combate para trás

Mad que raio de prioridades existem na Defesa Nacional?
Pelo que parece a FAP gosta de copiar a Marinha, o mesmo modus operandi....mas que coincidência, porque será???
Quando do incidente escrevi:
"Danos ligeiros" 
Quanto mais olho para a foto mais me convenço que a secção da asa a substituir não é só a ponta. "just the tip" diz a FAP. Mete aí largas dezenas milhar de euros e meses à espera de orçamento.
Sobretudo porque é fundamental verificar se - e de que forma - a estrutura da asa esquerda possa eventualmente ter vindo a ficar danificada. Um belo serviço, sem dúvida.
Este incidente veio "ajudar", e muito, a accionar a opção de aquisição do sexto C390.
Abraço
Grande abraço