KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4245 em: Maio 29, 2025, 02:03:07 pm »
É uma reparação a ser feita nas OGMA (sem ter que trazer ferramentas e/ou técnicos da EMBRAER)? O aparelho voa até Alverca?

Epá as duas perguntas deverão ter respostas bem fundamentadas, pelos especialistas da EMB neste fórum.

Mas vou-te dar uma dicas.
Há uns anos, cerca de 30 um 722 da DHL, na aterragem, na 21, na altura claro, rebentou os quatro pneus do trem principal.
Graças à pericia do Sr Cmdt Abrantes. Ex PilAv Cmdt de 130 na 501, tal rebentamento, avaria muito grave durante uma aterragem, obrigou a aeronave arrastar-se durante cerca de 600/700m, mas nunca saindo da pista, imobilizando-se após a intersecção das pistas, mas suficientemente perto para impossibilitar as operações no ALS.
Neste incidente o motivo prendeu-se com overload, em cerca de 4 tons, erro em MAD.....mas continuando, à data a TAP ainda operava frota Boeing e estando eu de serviço nas Operações de Voo, solicitei, melhor, pedi à TAP MNT, se podiam ser substituídas as unidades de travão da aeronave, desgastadas pelo arrastamento, colocadas novas mas com apenas dois pneus, pois não havia mais, afim de remover a aeronave do local e permitir que as operações fossem retomadas ASAP.
Depois de descarregada e rebocada, informei o flightwatch de serviço em Bruxelas,sobre o incidente mas o mesmo solicitou que a aeronave efectuasse o voo de regresso nessa tarde ao que retorqui, por escrito, claro, apenas isto,
primeiro a tripulação terá que ser entrevistada pela autoridade de segurança Nacional,
depois de certeza que mesmo que o acft estivesse ok, nunca poderia fazer o voo de regresso por questões de segurança e Human Factors associados,
mas, mais grave, depois do embate no solo a aeronave teria que ser avaliada e radiografada em especial nos trens e seus apoios para avaliar se existem danos não perceptíveis ao olho Humano, que colocassem em risco a segurança do voo de regresso......

Com esta lengalenga quero dizer que no incidente do AT1, terão que ser efectuadas avaliações muito exaustivas aos estragos visíveis e não só, contactar o fabricante, solicitar que especialistas na matéria se desloquem para ver a aeronave, e, se estiver em estado de voar, arrisco-me a afirmar que seriam os pilotos de testes de EMB que a levariam para  Alverca.
Se as reparações tiverem de ser efectuadas em LIS, o 390, de certeza que irá para o H6, onde os trabalhos decorrerão com maior apoio e melhores condições de segurança!!

Espero ter ajudado.

Os srs da EMB que se manifestem, e já agora me digam quando se realizará o primeiro AAR a Helis, pois estou farto de estar sentado, há mais de quatro anos, à espera dessa missao, mais uma do KC390, mas que s versão KCdo Velhinho 130 fez e continua a fazer, quem diria !!
Não levem a mal, mas gostava de ver esse AAR.

Abraço
« Última modificação: Maio 29, 2025, 02:19:42 pm por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4246 em: Maio 29, 2025, 02:15:07 pm »
As últimas notícias que li indicavam que a qualificação para REVO em helicópteros seria feita só após a campanha de qualificação dos F-39.

https://www.aereo.jor.br/2024/06/05/campanha-de-revo-do-gripen-com-kc-390-esta-prevista-para-2025-26/

Sds
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4247 em: Maio 29, 2025, 02:22:06 pm »
As últimas notícias que li indicavam que a qualificação para REVO em helicópteros seria feita só após a campanha de qualificação dos F-39.

https://www.aereo.jor.br/2024/06/05/campanha-de-revo-do-gripen-com-kc-390-esta-prevista-para-2025-26/

Sds

MMaria, você pensa que esta a falar com os especialistas da EMB aqui do FD ?
Olhe que não está.
Se tem essa informação com menção à operação REVO para a frota heli divulgue-a aqui sff, ou é, convenientemente, só verbal ???
Sabe-me dizer porque quando efectuaram os REVO aos F5M e ao AMX, porque nao o fizeram com os Caracal e os UH-60??

A sua resposta foi registada, e eu continuo sentado !

Cumprimentos
« Última modificação: Maio 29, 2025, 02:43:45 pm por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4248 em: Maio 30, 2025, 01:27:27 am »
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« Última modificação: Maio 30, 2025, 03:40:07 am por goncalobmartins »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4250 em: Maio 30, 2025, 05:03:00 pm »
É uma reparação a ser feita nas OGMA (sem ter que trazer ferramentas e/ou técnicos da EMBRAER)? O aparelho voa até Alverca?


É um avião novo sem qualquer historico de outras ocorrências deste tipo portanto não deve existir reparação estrutural prevista nas publicações técnicas do fabricante.
Duvido que possa voar até Alverca, as superficies de controlo imediatemente adjacentes ao dano devem estar inoperacionais (aileron/Flap). O mais provavel é que venham especialistas da EMB para avaliar o dano primeiro no local onde está (desmontagens adicionais com ensaios não destrutivos na estrutura da asa, ensaios de pressão e fugas no tanques de combustivel etc), e eventualmente definir procedimento de reparação e quais a peças a substituir, tudo isto bem documentado e com borucracia à mistura.

Este avião vai ficar parado um bom bocado.
« Última modificação: Maio 30, 2025, 05:08:34 pm por Pilotasso »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4251 em: Maio 31, 2025, 03:36:05 pm »
Força Aérea Portuguesa compartilha conhecimento sobre o avião KC-390 da Embraer com a Suécia



A Força Aérea Portuguesa (FAP) informou nessa semana que recebeu, nos dias 5 e 6 de maio, a visita de uma delegação da Suécia, composta pela Embaixadora da Suécia em Portugal e por representantes do Ministério da Defesa e da Força Aérea Sueca.

O primeiro dia decorreu no Estado-Maior da Força Aérea (EMFA), em Alfragide, onde foi apresentado o Programa KC-390 português, com foco na experiência de entrada em serviço do modelo na frota da FAP e nas potenciais áreas de colaboração entre as partes, tendo em conta que a Suécia será um futuro operador.

No segundo dia, a comitiva deslocou-se à Base Aérea N.º 11, em Beja, onde teve oportunidade de conhecer a estrutura orgânica da Esquadra 506 – “Rinocerontes” e a Manutenção do Sistema de Armas KC-390, bem como um resumo operacional da atividade operacional desde que entrou em serviço na Força Aérea. A visita incluiu ainda uma visita às instalações da Esquadra, com destaque ao simulador de voo, e ao hangar da Manutenção.

Este encontro, considerado proveitoso entre as partes, representa mais um passo na colaboração da Força Aérea com os Aliados OTAN, bem como na consolidação do Programa KC-390 no espaço europeu, reforçando a Força Aérea como operador europeu e OTAN mais experiente na operação da aeronave.

Informações da Força Aérea Portuguesa

https://aeroin.net/forca-aerea-portuguesa-compartilha-conhecimento-sobre-o-aviao-kc-390-da-embraer-com-a-suecia/

 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4252 em: Junho 01, 2025, 11:07:05 pm »
C-390 MPA Studies To Wrap In 2026 As Embraer Courts Global Markets
...
In April Portugal joined the Brazilian-led program, which aims to design a roll-on/roll-off MPA capability for the C-390.

While the studies are still underway, Bosco da Costa Junior, Embraer's Defense and Security president and CEO, forecasts that the first variant could fly in as soon as 12-18 months after the concept is firmed up.

...
https://aviationweek.com/defense/multi-mission-aircraft/c-390-mpa-studies-wrap-2026-embraer-courts-global-markets

Sds
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4253 em: Junho 04, 2025, 12:47:46 pm »

Sds

Penso que tenha sido este:

https://www.flightradar24.com/2025-05-29/18:19/20x/ENSAIO56/3a8e967b




Primeiro voo do 02: 07/06/2024
Entrega do 02 à FAP: 26/06/2024

Primeiro voo do 03: 30/05/2025
Entrega do 03 à FAP: .../06/2025 a tempo do 73º Aniversário?
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4254 em: Junho 07, 2025, 09:11:39 pm »
O futuro "26903" fotografado durante a descolagem para o seu voo inaugural.

(Foto: Embraer Defense)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4255 em: Junho 09, 2025, 05:21:38 pm »
"Danos ligeiros"  :bang:

Quanto mais olho para a foto mais me convenço que a secção da asa a substituir não é só a ponta. "just the tip" diz a FAP. Mete aí largas dezenas milhar de euros e meses à espera de orçamento.

Sem dúvida alguma, os estragos visíveis são " apenas ",  a ponta do iceberg.
O meu receio é a estrutura interna  do plano de asa esquerdo, possa ter sido afectada devido ao impacto na grua, que ainda por cima estava estava recolhida, logo com maior resistência aos movimentos externos, devido à  concentração da sua massa/peso.

Mesmo que os danos não visiveis, não sejam extensos, os custos desta reparação o serão.

Não teria sido mais prudente, e sensato ter aguardado, após cruzar o twy Charlie, pelo guiamento ??
Claro que sim,  mas às vezes a nossa autoconfiança consegue exceder as normas, e procedimentos em vigor, NOTAM, e até o bonsenso.

Que a reparação seja breve, o que eu duvido.

Abraço

O 02 deu " meia " entrada no Hangar do AT1, de modo a proteger, e não só, a zona de asa danificada.
Amanhã coloco aqui uma(s) foto(s).

Abraços
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4256 em: Junho 10, 2025, 11:23:35 pm »
O futuro "26903" fotografado durante a descolagem para o seu voo inaugural.

(Foto: Embraer Defense)


Sem querer ser desmancha-prazeres, mas creio que essa foto já é antiga e era genérica a acompanhar o artigo. Esse é o 01.
Abraços
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4257 em: Junho 10, 2025, 11:26:08 pm »
"Danos ligeiros"  :bang:

Quanto mais olho para a foto mais me convenço que a secção da asa a substituir não é só a ponta. "just the tip" diz a FAP. Mete aí largas dezenas milhar de euros e meses à espera de orçamento.

Sem dúvida alguma, os estragos visíveis são " apenas ",  a ponta do iceberg.
O meu receio é a estrutura interna  do plano de asa esquerdo, possa ter sido afectada devido ao impacto na grua, que ainda por cima estava estava recolhida, logo com maior resistência aos movimentos externos, devido à  concentração da sua massa/peso.

Mesmo que os danos não visiveis, não sejam extensos, os custos desta reparação o serão.

Não teria sido mais prudente, e sensato ter aguardado, após cruzar o twy Charlie, pelo guiamento ??
Claro que sim,  mas às vezes a nossa autoconfiança consegue exceder as normas, e procedimentos em vigor, NOTAM, e até o bonsenso.

Que a reparação seja breve, o que eu duvido.

Abraço

O 02 deu " meia " entrada no Hangar do AT1, de modo a proteger, e não só, a zona de asa danificada.
Amanhã coloco aqui uma(s) foto(s).

Abraços

O que está danificado não era o 01?
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4258 em: Junho 10, 2025, 11:33:56 pm »
"Danos ligeiros"  :bang:

Quanto mais olho para a foto mais me convenço que a secção da asa a substituir não é só a ponta. "just the tip" diz a FAP. Mete aí largas dezenas milhar de euros e meses à espera de orçamento.

Sem dúvida alguma, os estragos visíveis são " apenas ",  a ponta do iceberg.
O meu receio é a estrutura interna  do plano de asa esquerdo, possa ter sido afectada devido ao impacto na grua, que ainda por cima estava estava recolhida, logo com maior resistência aos movimentos externos, devido à  concentração da sua massa/peso.

Mesmo que os danos não visiveis, não sejam extensos, os custos desta reparação o serão.

Não teria sido mais prudente, e sensato ter aguardado, após cruzar o twy Charlie, pelo guiamento ??
Claro que sim,  mas às vezes a nossa autoconfiança consegue exceder as normas, e procedimentos em vigor, NOTAM, e até o bonsenso.

Que a reparação seja breve, o que eu duvido.

Abraço

O 02 deu " meia " entrada no Hangar do AT1, de modo a proteger, e não só, a zona de asa danificada.
Amanhã coloco aqui uma(s) foto(s).

Abraços

O que está danificado não era o 01?

Sim, é o 01... Penso que acima terá sido um lapso  ;)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4259 em: Junho 11, 2025, 09:12:13 am »
O futuro "26903" fotografado durante a descolagem para o seu voo inaugural.

(Foto: Embraer Defense)


Sem querer ser desmancha-prazeres, mas creio que essa foto já é antiga e era genérica a acompanhar o artigo. Esse é o 01.
Abraços

Tens razão, é o "01". No entanto, como a imagem foi retirada de um site da Embraer com a legenda de que se tratava do "03", assumi como sendo verídica. My bad.
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