KC-390 na FAP

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4200 em: Maio 07, 2025, 04:01:35 am »
Não deixa de ser um simulador caro.
Não deixa de ser absurda a compra "tão à pressa" do segundo simulador (num país que não há meio de comprar simuladores VR para MANPADS).
Não deixa de ser verdade que poderá demorar décadas para que a formação de pilotos estrangeiros acabe por pagar os 2 simuladores, algo que vai depender de quanto será cobrado, e quantos pilotos cada país quererá formar.
Não deixa de ser verdade que a criação de escola internacional graças a simuladores podia aplicar-se a diversos outros meios, com o exemplo mais notório a ser o F-35, onde o volume de pilotos a formar é muito maior que o de C--390.
 

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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4201 em: Maio 07, 2025, 04:18:14 am »
Não deixa de ser um simulador caro.
Não deixa de ser absurda a compra "tão à pressa" do segundo simulador (num país que não há meio de comprar simuladores VR para MANPADS).
Não deixa de ser verdade que poderá demorar décadas para que a formação de pilotos estrangeiros acabe por pagar os 2 simuladores, algo que vai depender de quanto será cobrado, e quantos pilotos cada país quererá formar.
Não deixa de ser verdade que a criação de escola internacional graças a simuladores podia aplicar-se a diversos outros meios, com o exemplo mais notório a ser o F-35, onde o volume de pilotos a formar é muito maior que o de C--390.


Você está falando inverdades

1- o Kc 390 escolhido por todos os os lugares na Europa vão fazer simuladores em Porugal
2- Ganham 10 milhões de euros por aeronave
3 - Ganham nos simuladores
 

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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4202 em: Maio 07, 2025, 04:21:01 am »
Não deixa de ser um simulador caro.
Não deixa de ser absurda a compra "tão à pressa" do segundo simulador (num país que não há meio de comprar simuladores VR para MANPADS).
Não deixa de ser verdade que poderá demorar décadas para que a formação de pilotos estrangeiros acabe por pagar os 2 simuladores, algo que vai depender de quanto será cobrado, e quantos pilotos cada país quererá formar.
Não deixa de ser verdade que a criação de escola internacional graças a simuladores podia aplicar-se a diversos outros meios, com o exemplo mais notório a ser o F-35, onde o volume de pilotos a formar é muito maior que o de C--390.

Você da Guiana Brasileira esta em crise. Procure um hospital ao lado

 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4203 em: Maio 07, 2025, 09:27:13 am »
Você da Guiana Brasileira esta em crise. Procure um hospital ao lado

Pronto, voltou o provocador ordinário.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4204 em: Maio 07, 2025, 09:30:05 am »
Não deixa de ser um simulador caro.
Não deixa de ser absurda a compra "tão à pressa" do segundo simulador (num país que não há meio de comprar simuladores VR para MANPADS).
Não deixa de ser verdade que poderá demorar décadas para que a formação de pilotos estrangeiros acabe por pagar os 2 simuladores, algo que vai depender de quanto será cobrado, e quantos pilotos cada país quererá formar.
Não deixa de ser verdade que a criação de escola internacional graças a simuladores podia aplicar-se a diversos outros meios, com o exemplo mais notório a ser o F-35, onde o volume de pilotos a formar é muito maior que o de C--390.


Você está falando inverdades

1- o Kc 390 escolhido por todos os os lugares na Europa vão fazer simuladores em Porugal
2- Ganham 10 milhões de euros por aeronave
3 - Ganham nos simuladores

Os Holandeses que vão adquirir dois simuladores vêm fazer formação a Portugal?  :mrgreen:

Ganham 10 milhões e uma linha de montagem de ST N.  :mrgreen:

Os Simuladores que vêm à borla para Portugal. Já o Brasil e a Embraer não ganham nada.  :mrgreen:

Saudações

Não deixa de ser um simulador caro.
Não deixa de ser absurda a compra "tão à pressa" do segundo simulador (num país que não há meio de comprar simuladores VR para MANPADS).
Não deixa de ser verdade que poderá demorar décadas para que a formação de pilotos estrangeiros acabe por pagar os 2 simuladores, algo que vai depender de quanto será cobrado, e quantos pilotos cada país quererá formar.
Não deixa de ser verdade que a criação de escola internacional graças a simuladores podia aplicar-se a diversos outros meios, com o exemplo mais notório a ser o F-35, onde o volume de pilotos a formar é muito maior que o de C--390.

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Fala o vendedor de banha da cobra, do Burkina Faso da America Latina.  :mrgreen:
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4205 em: Maio 07, 2025, 10:10:20 am »
O saabGripen está a detectar uma oscilação perigosa no nível de inteligência do Forum.

Existe um perigo eminente de um apagão total.

 :bang:

Por isso, vou injetar a seguinte informação na grid.
Mantenham-se calmos.


Rheinmetall Simulator for KC-390:


Full Flight and Mission Simulator (FFMS)

Level D qualification

Cargo Handling Station Trainer (CHST)


Level D
Full motion capability: Six degrees of freedom, replicating the aircraft's movements.

High-fidelity visual systems: Wide-angle, high-resolution displays for realistic visuals.

Exact cockpit replicas: Detailed and accurate representations of the aircraft's cockpit.

Comprehensive training scenarios: Simulations of normal operations, emergencies, and various flight conditions

Initial Pilot Training:
New pilots use Level D simulators to learn the basics of flying an aircraft. The simulators provide a safe environment to practice takeoffs, landings, and other fundamental maneuvers.

Type Rating:
Pilots transitioning to a new aircraft type undergo type rating training in Level D simulators. This training includes familiarization with the new aircraft's systems, handling characteristics, and emergency procedures.

Recurrent Training:
Experienced pilots regularly use Level D simulators for recurrent training to maintain their skills and certifications. This includes practicing emergency procedures, handling unusual situations, and staying updated with any changes in regulations or aircraft systems.

Scenario-Based Training:
Pilots train for specific scenarios such as adverse weather conditions, system failures, and other emergency situations. The high realism of Level D simulators allows pilots to experience and respond to these scenarios as they would in real life

Crew Resource Management (CRM): Simulators are used to train pilots and other crew members in effective communication, teamwork, and decision-making skills. This is crucial for ensuring safety and efficiency during flight operations.


Yá?




« Última modificação: Maio 07, 2025, 10:13:04 am por saabGripen »
 

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Bubas

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4206 em: Maio 07, 2025, 10:36:30 am »
Não deixa de ser um simulador caro.
Já sabe o preço do simulador? Continuo a só encontrar valores dentro dos dois digito de M€.
Não deixa de ser absurda a compra "tão à pressa" do segundo simulador (num país que não há meio de comprar simuladores VR para MANPADS).
qual é a escala do "tão à pressa"? Isso é uma opinião pessoal ou tem alguma informação?
Não deixa de ser verdade que poderá demorar décadas para que a formação de pilotos estrangeiros acabe por pagar os 2 simuladores, algo que vai depender de quanto será cobrado, e quantos pilotos cada país quererá formar.
Um "suponhamos", portanto...
Não deixa de ser verdade que a criação de escola internacional graças a simuladores podia aplicar-se a diversos outros meios, com o exemplo mais notório a ser o F-35, onde o volume de pilotos a formar é muito maior que o de C--390.
Já que estamos no reino das opiniões sem factos, acha mesmo isso realista? Não acha mais provável podermos vender a formação numa aeronave com a qual nós temos envolvimento no desenho e na produção?
 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4207 em: Maio 07, 2025, 11:07:49 am »
Os Holandeses que vão adquirir dois simuladores vêm fazer formação a Portugal?  :mrgreen:

Não percebes nada: os neerlandeses vêm cá utilizar os nossos simuladores por causa do bom tempo, calor, praias, bom vinho, etc.

Ah... espera! Estamos a falar de simuladores, e eles também têm lá 2 nos Países Baixos, não é?  :mrgreen:
« Última modificação: Maio 07, 2025, 11:48:13 am por Charlie Jaguar »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4208 em: Maio 07, 2025, 11:08:16 am »
Não deixa de ser um simulador caro.
Não deixa de ser absurda a compra "tão à pressa" do segundo simulador (num país que não há meio de comprar simuladores VR para MANPADS).
Não deixa de ser verdade que poderá demorar décadas para que a formação de pilotos estrangeiros acabe por pagar os 2 simuladores, algo que vai depender de quanto será cobrado, e quantos pilotos cada país quererá formar.
Não deixa de ser verdade que a criação de escola internacional graças a simuladores podia aplicar-se a diversos outros meios, com o exemplo mais notório a ser o F-35, onde o volume de pilotos a formar é muito maior que o de C--390.

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Vá ver as posiçóes do Índice de Desenvolvimento Humano da ONU de Portugal e da ex-colónia da América do Sul e depois falamos.

Tá?????
Cumprimentos,
 
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Tiamate

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4209 em: Maio 07, 2025, 11:08:56 am »
Você da Guiana Brasileira esta em crise. Procure um hospital ao lado

Pronto, voltou o provocador ordinário.  ::)

 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4210 em: Maio 07, 2025, 11:20:06 am »
Tiamate responder trolice com trolice nunca levou a nada.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4211 em: Maio 07, 2025, 11:22:21 am »
Tiamate responder trolice com trolice nunca levou a nada.

Exatamente. Lá por existirem provocadores ordinários, não temos de nos rebaixar ao nível deles.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4212 em: Maio 07, 2025, 02:29:33 pm »
Não deixa de ser um simulador caro.
Não deixa de ser absurda a compra "tão à pressa" do segundo simulador (num país que não há meio de comprar simuladores VR para MANPADS).
Não deixa de ser verdade que poderá demorar décadas para que a formação de pilotos estrangeiros acabe por pagar os 2 simuladores, algo que vai depender de quanto será cobrado, e quantos pilotos cada país quererá formar.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4213 em: Maio 08, 2025, 12:12:51 am »
Contra fatos não há argumentos. Ninguém respondem aos fatos que eu escrevi, porem uma provocação já dá uma elevada nos ânimos.  Vocês ofendendo os Brasileiros por inúmeras páginas não conta, verdade? Que bom que existe a colonização reversa.
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4214 em: Maio 08, 2025, 01:10:41 am »
Ofender brasileiros? Mas quem é que fez isso? Se alguém o fez, estamos a falar de quantas pessoas? 1 ou 2? Para quê generalizar se for esse o caso? E o que tem isso a ver com os simuladores dos KC-390?

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3 - Ganham nos simuladores

Nada do que escreveste invalida a afirmação de que os simuladores foram caros. Um simulador que custa perto de 100M não é caro, mas depois um caça 5G a custar um valor idêntico, ou até inferior, já é? Make it make sense.

Já sabe o preço do simulador? Continuo a só encontrar valores dentro dos dois digito de M€.

O preço exacto não sabemos, mas o Ministro da Defesa deu a entender que cada similador tem um custo idêntico ao de um avião. Neste ou no outro tópico coloquei os links tanto com o contrato, como a notícia onde o MDN menciona isso.

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qual é a escala do "tão à pressa"? Isso é uma opinião pessoal ou tem alguma informação?

O tempo não é uma questão de opinião. O facto de ser tão à pressa, é o facto de já ter sido noticiada a compra do segundo simulador, quando neste momento essa não deveria ser a prioridade, havendo outros programas onde é urgente investir.

Não é uma questão de opiniao, é uma questão de lógica. O primeiro simulador certamente daria conta do recado pelos próximos anos, até um ponto em que o número de clientes começasse a exigir mais um simulador.

Citar
Um "suponhamos", portanto...

Não, na mesma notícia que mencionei, é dito que a formação de cada piloto, ronda os 700/800 mil euros. Eu arredondei para 1 milhão. A partir daí, é fácil perceber que se cada simulador tem um custo próximo ao de um avião, e cada avião tem um custo de 100M, então os 2 simuladores custarão à volta de 180-200M (somados), o que obriga a que sejam formados 180 pilotos para render. Depois claro vai depender de quando será cobrado, mas quanto mais cobrares, menos clientes terás.

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Já que estamos no reino das opiniões sem factos, acha mesmo isso realista? Não acha mais provável podermos vender a formação numa aeronave com a qual nós temos envolvimento no desenho e na produção?

A nossa participação no programa é irrelevante. Quando queres criar uma escola internacional, o que importa é se existe ou não mercado para viabilizar essa escola.

A formação de pilotos de caça, é o mercado com mais potencial, havendo países como a Holanda e a Bélgica à procura de soluções. O caso do F-35 é um caso especial, em que todos ou quase todos os pilotos europeus desta aeronave, vão para os EUA. Conseguindo deslocalizar a formação para cá (algo que obviamente iria depender de diversos factores), seria um mercado gigantesco.

O que torna particularmente viável a formação de pilotos de KC-390 em Portugal, é o custo elevadíssimo do simulador, que se torna difícil de justificar para países que vão operar poucas aeronaves.