É uma reparação a ser feita nas OGMA (sem ter que trazer ferramentas e/ou técnicos da EMBRAER)? O aparelho voa até Alverca?
Epá as duas perguntas deverão ter respostas bem fundamentadas, pelos especialistas da EMB neste fórum.
Mas vou-te dar uma dicas.
Há uns anos, cerca de 30 um 722 da DHL, na aterragem, na 21, na altura claro, rebentou os quatro pneus do trem principal.
Graças à pericia do Sr Cmdt Abrantes. Ex PilAv Cmdt de 130 na 501, tal rebentamento, avaria muito grave durante uma aterragem, obrigou a aeronave arrastar-se durante cerca de 600/700m, mas nunca saindo da pista, imobilizando-se após a intersecção das pistas, mas suficientemente perto para impossibilitar as operações no ALS.
Neste incidente o motivo prendeu-se com overload, em cerca de 4 tons, erro em MAD.....mas continuando, à data a TAP ainda operava frota Boeing e estando eu de serviço nas Operações de Voo, solicitei, melhor, pedi à TAP MNT, se podiam ser substituídas as unidades de travão da aeronave, desgastadas pelo arrastamento, colocadas novas mas com apenas dois pneus, pois não havia mais, afim de remover a aeronave do local e permitir que as operações fossem retomadas ASAP.
Depois de descarregada e rebocada, informei o flightwatch de serviço em Bruxelas,sobre o incidente mas o mesmo solicitou que a aeronave efectuasse o voo de regresso nessa tarde ao que retorqui, por escrito, claro, apenas isto,
primeiro a tripulação terá que ser entrevistada pela autoridade de segurança Nacional,
depois de certeza que mesmo que o acft estivesse ok, nunca poderia fazer o voo de regresso por questões de segurança e Human Factors associados,
mas, mais grave, depois do embate no solo a aeronave teria que ser avaliada e radiografada em especial nos trens e seus apoios para avaliar se existem danos não perceptíveis ao olho Humano, que colocassem em risco a segurança do voo de regresso......
Com esta lengalenga quero dizer que no incidente do AT1, terão que ser efectuadas avaliações muito exaustivas aos estragos visíveis e não só, contactar o fabricante, solicitar que especialistas na matéria se desloquem para ver a aeronave, e, se estiver em estado de voar, arrisco-me a afirmar que seriam os pilotos de testes de EMB que a levariam para Alverca.
Se as reparações tiverem de ser efectuadas em LIS, o 390, de certeza que irá para o H6, onde os trabalhos decorrerão com maior apoio e melhores condições de segurança!!
Espero ter ajudado.
Os srs da EMB que se manifestem, e já agora me digam quando se realizará o primeiro AAR a Helis, pois estou farto de estar sentado, há mais de quatro anos, à espera dessa missao, mais uma do KC390, mas que s versão KCdo Velhinho 130 fez e continua a fazer, quem diria !!
Não levem a mal, mas gostava de ver esse AAR.
Abraço