KC-390 na FAP

  • 4252 Respostas
  • 811956 Visualizações
*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 908
  • Recebeu: 423 vez(es)
  • Enviou: 576 vez(es)
  • +65/-7
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4230 em: Maio 20, 2025, 11:58:36 am »
Citar
esquadra506 🇵🇹🛫 2.º Aniversário da Esquadra 506 – “Rinocerontes” 🛫🇵🇹

Hoje celebramos dois anos de missão, determinação e excelência!

A Esquadra 506, criada em maio de 2023, assinala o seu 2.º aniversário ao serviço da Força Aérea Portuguesa e de Portugal. Operando a aeronave KC-390 Millennium, esta jovem esquadra já deixou uma marca de profissionalismo, dedicação e espírito de missão nas operações nacionais e internacionais totalizando 1805 horas de voo

Ao longo destes dois anos, temos sido sinónimo de força, resiliência e versatilidade – à imagem do nosso símbolo, o rinoceronte, que representa a robustez e o poder com que enfrentamos cada desafio.

A todos os militares que fazem parte desta jornada, atuais e passados, o nosso profundo agradecimento. Este é apenas o início de uma história que continuará a ser escrita com honra, coragem e compromisso.

Voamos juntos. Crescemos juntos. Somos Rinocerontes.

#Esquadra506 #Rinocerontes #KC390 #ForçaAéreaPortuguesa #2AnosDeMissão

https://www.instagram.com/p/DJ33dBAMTgq/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

Hawk20

  • Membro
  • *
  • 26
  • Recebeu: 35 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +7/-1
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4231 em: Maio 24, 2025, 11:55:41 am »
Anteontem o "01"  embateu num camião que estava estacionado na placa do AT1 por causa das obras, já são danos consideráveis.




 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Cabeça de Martelo, HSMW, goncalobmartins

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1160
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 523 vez(es)
  • +314/-1837
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4232 em: Maio 24, 2025, 11:00:27 pm »
O tipo de incidente que me faz confusão.
Enfim...
João Pereira
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6810
  • Recebeu: 7516 vez(es)
  • Enviou: 5097 vez(es)
  • +10188/-2930
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4233 em: Maio 25, 2025, 10:28:12 am »
Anteontem o "01"  embateu num camião que estava estacionado na placa do AT1 por causa das obras, já são danos consideráveis.






@Hawk20, por acaso as fotos são da sua autoria? É que elas já circulam por essa internet fora e redes sociais sem que haja menção ao autor, referindo apenas como sendo provenientes do hashtag #tudosobredefesaoficial

https://www.defesaaereanaval.com.br/incidentes-aereos/incidente-com-o-kc-390-portugues-em-lisboa

https://x.com/Defesaaerea2012/status/1926397501487149261?s=19
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Hawk20

  • Membro
  • *
  • 26
  • Recebeu: 35 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +7/-1
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4234 em: Maio 25, 2025, 03:35:11 pm »
@Hawk20, por acaso as fotos são da sua autoria? É que elas já circulam por essa internet fora e redes sociais sem que haja menção ao autor, referindo apenas como sendo provenientes do hashtag #tudosobredefesaoficial

https://www.defesaaereanaval.com.br/incidentes-aereos/incidente-com-o-kc-390-portugues-em-lisboa

https://x.com/Defesaaerea2012/status/1926397501487149261?s=19
[/quote]
Não são minhas, enviaram-me, quem tirou foi alguém do AT1, nem sei quem as tirou...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 908
  • Recebeu: 423 vez(es)
  • Enviou: 576 vez(es)
  • +65/-7
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4235 em: Maio 26, 2025, 07:41:42 pm »
O tipo de incidente que me faz confusão.
Enfim...

Faz-me lembrar isto...
 

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1160
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 523 vez(es)
  • +314/-1837
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4236 em: Maio 27, 2025, 02:52:20 pm »
Sendo (aparentemente) a FAP a vítima desta vez, tendo em conta os procedimentos e normas de segurança existentes à volta de tudo o que está relacionado com a aviação, e dando o desconto que obviamente acidentes acontecem... e que resultam sempre de um conjunto de factores,  a quantidade de coisas deste género que tem acontecido ultimamente faz-me pensar que alguma coisa está mal.
Desde camiões grua, carrinhas da manutenção,  viaturas de apoio, escadas... têm sido recorrentes os casos de danos em aeronaves em aeroportos portugueses ( e não só).
Parece-me que anda tudo com a cabeça no ar, ou então andamos a baixar o nível de exigência sobre o pessoal.
Há pouco tempo, por aqui, uma viatura daquelas que limpam os WC dos aviões danificou várias secções de uma aeronave. Não "tocou", mas sim arrastou-se por debaixo do avião (novo) durante alguns metros. Como se explica?
João Pereira
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10704
  • Recebeu: 6247 vez(es)
  • Enviou: 4839 vez(es)
  • +8577/-2047
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4237 em: Maio 27, 2025, 10:31:05 pm »
Sendo (aparentemente) a FAP a vítima desta vez, tendo em conta os procedimentos e normas de segurança existentes à volta de tudo o que está relacionado com a aviação, e dando o desconto que obviamente acidentes acontecem... e que resultam sempre de um conjunto de factores,  a quantidade de coisas deste género que tem acontecido ultimamente faz-me pensar que alguma coisa está mal.
Desde camiões grua, carrinhas da manutenção,  viaturas de apoio, escadas... têm sido recorrentes os casos de danos em aeronaves em aeroportos portugueses ( e não só).
Parece-me que anda tudo com a cabeça no ar, ou então andamos a baixar o nível de exigência sobre o pessoal.
Há pouco tempo, por aqui, uma viatura daquelas que limpam os WC dos aviões danificou várias secções de uma aeronave. Não "tocou", mas sim arrastou-se por debaixo do avião (novo) durante alguns metros. Como se explica?

Caro Lampuka, lamento informá-lo mas, neste incidente a responsabilidade deverá ser imputada, senão na totalidade, pelo menos, maioritariamente à FAP.

A viatura imobilizada estava devidamente assinalada e estacionada para lá da delimitação do TWY.

Estando a Placa do AT1, em obras afim de poder receber três/quatro pos de estacionamento para aeronaves comerciais, o guiamento das aeronaves militares deveria ser efectuado por pessoal da FAP, cumprindo desse modo as condições de segurança durante o taxi e nas manobras de estacionamento.
Esse procedimento foi executado ??

Deveria ter sido uma vez que essa plataforma escapa da alçada das operações aeroportuárias do AHD, sendo a sua gestão da exclusiva responsabilidade da FAP, logo....

Para complementar a informação, foi emitido um NOTAM que clarifica os procedimentos a serem efectuados e por que entidades nessa plataforma e o incidente que ocorreu, logo por azar, vai de encontro a uma situação, descrita, que poderia ocorrer, e que deveria, e poderia ter sido evitada.

Quanto aos incidentes com diversas viat na area de manobra e nos stands posso adiantar que ainda a procissão não saiu do adro, tal o número de situações que ocorrem diariamente e com tendência para aumentar substancialmente em número e gravidade, e cujos motivos se prendem com Formação e qualidade do Staff envolvido.

PS: se a aeronave fosse um C, este incidente não teria ocorrido.

Cumprimentos
« Última modificação: Maio 27, 2025, 10:50:39 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lampuka, sivispacem, miguelbud, Nighthawk

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1160
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 523 vez(es)
  • +314/-1837
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4238 em: Maio 28, 2025, 05:06:23 pm »
Ainda mais grave... nem a desculpa do número de movimentos têm.
Se fosse um C passava..., mas não era um C.
Alguém não fez o seu trabalho,  simples...
João Pereira
 

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 908
  • Recebeu: 423 vez(es)
  • Enviou: 576 vez(es)
  • +65/-7
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4239 em: Maio 28, 2025, 08:14:17 pm »
Avião da Força Aérea sofre danos num embate com camião em Lisboa

Citar
O Gabinete de Relações Públicas da FAP confirmou ao JN, que no passado dia 22, pelas 9.12 horas, uma aeronave KC-390 “sofreu um acidente no Aeroporto de Lisboa, mais concretamente um embate numa viatura civil, que resultou em danos ligeiros na blindagem da ponta de uma das asas, estando em curso a sua reparação por forma a retomar o mais breve possível o serviço".

https://www.jn.pt/6416855753/aviao-da-forca-aerea-sofre-danos-num-embate-com-camiao-em-lisboa/
 

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 119
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +48/-11
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4240 em: Maio 28, 2025, 09:52:22 pm »
"Danos ligeiros"  :bang:

Quanto mais olho para a foto mais me convenço que a secção da asa a substituir não é só a ponta. "just the tip" diz a FAP. Mete aí largas dezenas milhar de euros e meses à espera de orçamento.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6810
  • Recebeu: 7516 vez(es)
  • Enviou: 5097 vez(es)
  • +10188/-2930
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4241 em: Maio 29, 2025, 02:59:39 am »
"Danos ligeiros"  :bang:

Quanto mais olho para a foto mais me convenço que a secção da asa a substituir não é só a ponta. "just the tip" diz a FAP. Mete aí largas dezenas milhar de euros e meses à espera de orçamento.

Sobretudo porque é fundamental verificar se - e de que forma - a estrutura da asa esquerda possa eventualmente ter vindo a ficar danificada. Um belo serviço, sem dúvida.
« Última modificação: Maio 29, 2025, 03:38:30 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10704
  • Recebeu: 6247 vez(es)
  • Enviou: 4839 vez(es)
  • +8577/-2047
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4242 em: Maio 29, 2025, 05:52:38 am »
"Danos ligeiros"  :bang:

Quanto mais olho para a foto mais me convenço que a secção da asa a substituir não é só a ponta. "just the tip" diz a FAP. Mete aí largas dezenas milhar de euros e meses à espera de orçamento.

Sem dúvida alguma, os estragos visíveis são " apenas ",  a ponta do iceberg.
O meu receio é a estrutura interna  do plano de asa esquerdo, possa ter sido afectada devido ao impacto na grua, que ainda por cima estava estava recolhida, logo com maior resistência aos movimentos externos, devido à  concentração da sua massa/peso.

Mesmo que os danos não visiveis, não sejam extensos, os custos desta reparação o serão.

Não teria sido mais prudente, e sensato ter aguardado, após cruzar o twy Charlie, pelo guiamento ??
Claro que sim,  mas às vezes a nossa autoconfiança consegue exceder as normas, e procedimentos em vigor, NOTAM, e até o bonsenso.

Que a reparação seja breve, o que eu duvido.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10704
  • Recebeu: 6247 vez(es)
  • Enviou: 4839 vez(es)
  • +8577/-2047
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4243 em: Maio 29, 2025, 05:58:22 am »
"Danos ligeiros"  :bang:

Quanto mais olho para a foto mais me convenço que a secção da asa a substituir não é só a ponta. "just the tip" diz a FAP. Mete aí largas dezenas milhar de euros e meses à espera de orçamento.

Sobretudo porque é fundamental verificar se - e de que forma - a estrutura da asa esquerda possa eventualmente ter vindo a ficar danificada. Um belo serviço, sem dúvida.

Este incidente veio "ajudar", e muito, a accionar a opção de aquisição do sexto C390.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3149
  • Recebeu: 1425 vez(es)
  • Enviou: 4130 vez(es)
  • +2088/-117
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4244 em: Maio 29, 2025, 10:11:34 am »
É uma reparação a ser feita nas OGMA (sem ter que trazer ferramentas e/ou técnicos da EMBRAER)? O aparelho voa até Alverca?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur