Sendo (aparentemente) a FAP a vítima desta vez, tendo em conta os procedimentos e normas de segurança existentes à volta de tudo o que está relacionado com a aviação, e dando o desconto que obviamente acidentes acontecem... e que resultam sempre de um conjunto de factores, a quantidade de coisas deste género que tem acontecido ultimamente faz-me pensar que alguma coisa está mal.
Desde camiões grua, carrinhas da manutenção, viaturas de apoio, escadas... têm sido recorrentes os casos de danos em aeronaves em aeroportos portugueses ( e não só).
Parece-me que anda tudo com a cabeça no ar, ou então andamos a baixar o nível de exigência sobre o pessoal.
Há pouco tempo, por aqui, uma viatura daquelas que limpam os WC dos aviões danificou várias secções de uma aeronave. Não "tocou", mas sim arrastou-se por debaixo do avião (novo) durante alguns metros. Como se explica?
Caro Lampuka, lamento informá-lo mas, neste incidente a responsabilidade deverá ser imputada, senão na totalidade, pelo menos, maioritariamente à FAP.
A viatura imobilizada estava devidamente assinalada e estacionada para lá da delimitação do TWY.
Estando a Placa do AT1, em obras afim de poder receber três/quatro pos de estacionamento para aeronaves comerciais, o guiamento das aeronaves militares deveria ser efectuado por pessoal da FAP, cumprindo desse modo as condições de segurança durante o taxi e nas manobras de estacionamento.
Esse procedimento foi executado ??
Deveria ter sido uma vez que essa plataforma escapa da alçada das operações aeroportuárias do AHD, sendo a sua gestão da exclusiva responsabilidade da FAP, logo....
Para complementar a informação, foi emitido um NOTAM que clarifica os procedimentos a serem efectuados e por que entidades nessa plataforma e o incidente que ocorreu, logo por azar, vai de encontro a uma situação, descrita, que poderia ocorrer, e que deveria, e poderia ter sido evitada.
Quanto aos incidentes com diversas viat na area de manobra e nos stands posso adiantar que ainda a procissão não saiu do adro, tal o número de situações que ocorrem diariamente e com tendência para aumentar substancialmente em número e gravidade, e cujos motivos se prendem com Formação e qualidade do Staff envolvido.
PS: se a aeronave fosse um C, este incidente não teria ocorrido.
Cumprimentos