KC-390 na FAP

• 4264 Respostas
  • 835387 Visualizações
*

tenente

• Investigador
  • 10716
  • Recebeu: 6270 vez(es)
  • Enviou: 4849 vez(es)
  • +8578/-2054
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4260 em: Junho 11, 2025, 06:17:24 pm »
O prometido é devido

Cá está o 01 no Hangar do AT1.
A aeronave foi reposicionada, pois dois DA50 e o 900 tiveram de sair para o 10JUN, e não só, estando agora apenas com a deriva de fora, pelos motivos óbvios.
Peço desculpa pela qualidade das fotos !

Abraços
« Última modificação: Junho 11, 2025, 06:32:57 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Charlie Jaguar, Lightning, sivispacem, MATRA, PTWolf, goncalobmartins, Pilotasso, Nighthawk

*

tenente

• Investigador
  • 10716
  • +8578/-2054
« Responder #4261 em: Junho 11, 2025, 06:32:05 pm »
"Danos ligeiros"  :bang:

Quanto mais olho para a foto mais me convenço que a secção da asa a substituir não é só a ponta. "just the tip" diz a FAP. Mete aí largas dezenas milhar de euros e meses à espera de orçamento.

Sem dúvida alguma, os estragos visíveis são " apenas ",  a ponta do iceberg.
O meu receio é a estrutura interna  do plano de asa esquerdo, possa ter sido afectada devido ao impacto na grua, que ainda por cima estava estava recolhida, logo com maior resistência aos movimentos externos, devido à  concentração da sua massa/peso.

Mesmo que os danos não visiveis, não sejam extensos, os custos desta reparação o serão.

Não teria sido mais prudente, e sensato ter aguardado, após cruzar o twy Charlie, pelo guiamento ??
Claro que sim,  mas às vezes a nossa autoconfiança consegue exceder as normas, e procedimentos em vigor, NOTAM, e até o bonsenso.

Que a reparação seja breve, o que eu duvido.

Abraço

O 02 deu " meia " entrada no Hangar do AT1, de modo a proteger, e não só, a zona de asa danificada.
Amanhã coloco aqui uma(s) foto(s).

Abraços

O que está danificado não era o 01?

Sim, é o 01... Penso que acima terá sido um lapso  ;)

Afirmativo, é o 01, erro meu !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: wyldething, Pilotasso

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6848
  • Recebeu: 7571 vez(es)
  • Enviou: 5136 vez(es)
  • +10193/-2930
« Responder #4262 em: Junho 11, 2025, 07:24:54 pm »
O prometido é devido

A aeronave foi reposicionada, pois dois DA50 e o 900 tiveram de sair para o 10JUN, e não só, estando agora apenas com a deriva de fora, pelos motivos óbvios.

Meu amigo, e possuis mais algum dado sobre o estado concreto em que se encontra a aeronave? É que corre o rumor de que na inspeção inicial ficou claro que a estrutura da asa esquerda do "01" sofreu de facto um violento safanão com o embate, mas que ao que tudo indica estará intacta.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Subsea7, goncalobmartins

*

tenente

• Investigador
  • 10716
  • +8578/-2054
« Responder #4263 em: Junho 12, 2025, 09:49:52 am »
O prometido é devido

Meu amigo, e possuis mais algum dado sobre o estado concreto em que se encontra a aeronave? É que corre o rumor de que na inspeção inicial ficou claro que a estrutura da asa esquerda do "01" sofreu de facto um violento safanão com o embate, mas que ao que tudo indica estará intacta.

Amigo CG, o pouco que sei é que as verificações e inspecções à asa esquerda, zona danificada e secções seguintes até à união asa/fuselagem continuam a ser efectuadas fora da vista dos pax curiosos e staff que opera na plataforma 80 e H6.

Em conversa com pessoal da MNT PGA/EMB toda a extensão externa e interna da asa deverá ser minuciosamente inspeccionada de forma a poderem detectar, Deus queira que não, fissuras, torções ou empenos nas estruturas, devido ao embate na grua.

De acordo com os MMA, a substituição da zona danificada da asa per si, não é muito complicada, o que é moroso é a inspecção a toda a asa e a respectiva zona de contacto com a fuselagem para a aeronave deixar de estar AOG.

Esperemos que o 01 fique operacional o mais breve possível.

Grande abraço

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, sivispacem, wyldething, goncalobmartins, Pilotasso

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23258
  • Recebeu: 4225 vez(es)
  • Enviou: 2989 vez(es)
  • +3048/-4550
« Responder #4264 em: Junho 12, 2025, 05:45:42 pm »
É de partir o coração...
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...