KC-390 na FAP

  • 4424 Respostas
  • 857623 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10736
  • Recebeu: 6282 vez(es)
  • Enviou: 4871 vez(es)
  • +8578/-2063
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4260 em: Junho 11, 2025, 06:17:24 pm »
O prometido é devido

Cá está o 01 no Hangar do AT1.
A aeronave foi reposicionada, pois dois DA50 e o 900 tiveram de sair para o 10JUN, e não só, estando agora apenas com a deriva de fora, pelos motivos óbvios.
Peço desculpa pela qualidade das fotos !






Abraços
« Última modificação: Junho 11, 2025, 06:32:57 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Charlie Jaguar, Lightning, sivispacem, MATRA, PTWolf, goncalobmartins, Pilotasso, Nighthawk

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10736
  • Recebeu: 6282 vez(es)
  • Enviou: 4871 vez(es)
  • +8578/-2063
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4261 em: Junho 11, 2025, 06:32:05 pm »
"Danos ligeiros"  :bang:

Quanto mais olho para a foto mais me convenço que a secção da asa a substituir não é só a ponta. "just the tip" diz a FAP. Mete aí largas dezenas milhar de euros e meses à espera de orçamento.

Sem dúvida alguma, os estragos visíveis são " apenas ",  a ponta do iceberg.
O meu receio é a estrutura interna  do plano de asa esquerdo, possa ter sido afectada devido ao impacto na grua, que ainda por cima estava estava recolhida, logo com maior resistência aos movimentos externos, devido à  concentração da sua massa/peso.

Mesmo que os danos não visiveis, não sejam extensos, os custos desta reparação o serão.

Não teria sido mais prudente, e sensato ter aguardado, após cruzar o twy Charlie, pelo guiamento ??
Claro que sim,  mas às vezes a nossa autoconfiança consegue exceder as normas, e procedimentos em vigor, NOTAM, e até o bonsenso.

Que a reparação seja breve, o que eu duvido.

Abraço

O 02 deu " meia " entrada no Hangar do AT1, de modo a proteger, e não só, a zona de asa danificada.
Amanhã coloco aqui uma(s) foto(s).

Abraços

O que está danificado não era o 01?

Sim, é o 01... Penso que acima terá sido um lapso  ;)

Afirmativo, é o 01, erro meu !!





Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: wyldething, Pilotasso

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6861
  • Recebeu: 7600 vez(es)
  • Enviou: 5166 vez(es)
  • +10194/-2932
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4262 em: Junho 11, 2025, 07:24:54 pm »
O prometido é devido

Cá está o 01 no Hangar do AT1.
A aeronave foi reposicionada, pois dois DA50 e o 900 tiveram de sair para o 10JUN, e não só, estando agora apenas com a deriva de fora, pelos motivos óbvios.

Meu amigo, e possuis mais algum dado sobre o estado concreto em que se encontra a aeronave? É que corre o rumor de que na inspeção inicial ficou claro que a estrutura da asa esquerda do "01" sofreu de facto um violento safanão com o embate, mas que ao que tudo indica estará intacta.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Subsea7, goncalobmartins

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10736
  • Recebeu: 6282 vez(es)
  • Enviou: 4871 vez(es)
  • +8578/-2063
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4263 em: Junho 12, 2025, 09:49:52 am »
O prometido é devido

Cá está o 01 no Hangar do AT1.
A aeronave foi reposicionada, pois dois DA50 e o 900 tiveram de sair para o 10JUN, e não só, estando agora apenas com a deriva de fora, pelos motivos óbvios.

Meu amigo, e possuis mais algum dado sobre o estado concreto em que se encontra a aeronave? É que corre o rumor de que na inspeção inicial ficou claro que a estrutura da asa esquerda do "01" sofreu de facto um violento safanão com o embate, mas que ao que tudo indica estará intacta.


Amigo CG, o pouco que sei é que as verificações e inspecções à asa esquerda, zona danificada e secções seguintes até à união asa/fuselagem continuam a ser efectuadas fora da vista dos pax curiosos e staff que opera na plataforma 80 e H6.

Em conversa com pessoal da MNT PGA/EMB toda a extensão externa e interna da asa deverá ser minuciosamente inspeccionada de forma a poderem detectar, Deus queira que não, fissuras, torções ou empenos nas estruturas, devido ao embate na grua.

De acordo com os MMA, a substituição da zona danificada da asa per si, não é muito complicada, o que é moroso é a inspecção a toda a asa e a respectiva zona de contacto com a fuselagem para a aeronave deixar de estar AOG.

Esperemos que o 01 fique operacional o mais breve possível.

Grande abraço



 
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, sivispacem, wyldething, goncalobmartins, Pilotasso

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23293
  • Recebeu: 4239 vez(es)
  • Enviou: 2999 vez(es)
  • +3095/-4564
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4264 em: Junho 12, 2025, 05:45:42 pm »
É de partir o coração...
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6861
  • Recebeu: 7600 vez(es)
  • Enviou: 5166 vez(es)
  • +10194/-2932
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4265 em: Junho 15, 2025, 04:54:15 pm »
Mais KC-390, ou porventura um possível substituto para o Falcon 50?

Citar
Portuguese 🇵🇹 Minister of @defesa_pt Nuno Melo will announce tomorrow a "highly important agreement for national defense, industry & Air Force" with @embraer over his visit to @salondubourget 🇫🇷 in the presence of @fap_pt Chief Gen. Cartaxo Alves & @idDPortugal CEO R. Alves

https://x.com/ironbirdphotos/status/1934252826948964609
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, goncalobmartins

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 138
  • Recebeu: 64 vez(es)
  • Enviou: 42 vez(es)
  • +51/-12
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4266 em: Junho 15, 2025, 05:16:36 pm »
Podia ser a transferencia do A330 MRT da FAB para a FAP  ::)
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 3447
  • Recebeu: 471 vez(es)
  • Enviou: 1749 vez(es)
  • +2691/-1199
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4267 em: Junho 15, 2025, 05:24:50 pm »
Citar
Mais KC-390, ou porventura um possível substituto para o Falcon 50?

mais Tucanitos?  ::)
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1477
  • Recebeu: 827 vez(es)
  • Enviou: 859 vez(es)
  • +460/-539
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4268 em: Junho 15, 2025, 05:25:03 pm »
Mais KC-390, ou porventura um possível substituto para o Falcon 50?

Citar
Portuguese 🇵🇹 Minister of @defesa_pt Nuno Melo will announce tomorrow a "highly important agreement for national defense, industry & Air Force" with @embraer over his visit to @salondubourget 🇫🇷 in the presence of @fap_pt Chief Gen. Cartaxo Alves & @idDPortugal CEO R. Alves

https://x.com/ironbirdphotos/status/1934252826948964609

Desde que não meta Gripens pelo meio....... ou mais KC...
Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Pneucareca

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3240
  • Recebeu: 1493 vez(es)
  • Enviou: 4191 vez(es)
  • +2175/-122
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4269 em: Junho 15, 2025, 05:33:51 pm »
Não havia um KC-390 de opção? Apesar de mais 1 KC-390 muito dificilmente ser "highly important agreement for national defense, industry & Air Force"!
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11456
  • Recebeu: 2565 vez(es)
  • Enviou: 3701 vez(es)
  • +967/-1098
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4270 em: Junho 15, 2025, 05:36:50 pm »
Podia ser a transferencia do A330 MRT da FAB para a FAP  ::)

FAB????
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10736
  • Recebeu: 6282 vez(es)
  • Enviou: 4871 vez(es)
  • +8578/-2063
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4271 em: Junho 15, 2025, 05:45:11 pm »
Mais KC-390, ou porventura um possível substituto para o Falcon 50?

Citar
Portuguese 🇵🇹 Minister of @defesa_pt Nuno Melo will announce tomorrow a "highly important agreement for national defense, industry & Air Force" with @embraer over his visit to @salondubourget 🇫🇷 in the presence of @fap_pt Chief Gen. Cartaxo Alves & @idDPortugal CEO R. Alves

https://x.com/ironbirdphotos/status/1934252826948964609

Como sempre, só daqui a uns anos se saberá, como foi desencadeada por quem e aceite por quem em Portugal esta recente pressão e influência da Embraer sobre o Estado Português.
Todas as aeronaves desta empresa são adquiridas com uma rapidez de decisão, e de um modo, que levantam muitas suspeitas !

As inúmeras necessidades  que a FAP tem em termos de orçamento para as " simples" acções de MNT, para a recuperação de AOG's, para os MLU de frotas essenciais como a 101 e a 295, e a cereja no topo o bolo a F16, sendo que também  para este SA, as necessidades de mais e melhor armamentos também  continuam por adquirir, deixaram de ser prioritarias a favor de aquisições, de aeronaves à Embraer uma delas  completamente inoportuna e desnecessária, e outra em número completamente desnecessário.

As verbas alocadas a estas compras, vão continuando a prejudicar o desempenho da FAP noutras áreas operacionais de Defesa Nacional e Assistência Humanitária, mas segundo parece os IrResponsaveis Politicos/Militares parecem entender-se nesta questão e limitações crescentes.

Para adquirir 16 Helis, nove deles com mais de trinta e cinco anos, foi o filme que foi para apenas serem investidos +/- 95M,
mas para cinco cargueiros tácticos e uma dúzia de monomotor turbo hélice, à mas é verdade são aeronaves " triplemultifunções " foram gastos +/- 1027 Milhões,  sendo a verba desencantada, completamente sem espinhas.

Algo de estranho se passa com a  aplicação de dinheiros Públicos na compra de aeronaves para a FAP, em anos de conflito, estoiram-se centenas de milhões em aeronaves de transporte e noutras faz tudo, deixando as Frotas de Combate para trás ???
Mad que raio de prioridades existem na Defesa Nacional?

Pelo que parece a FAP gosta de copiar a Marinha, o mesmo modus operandi....mas que coincidência, porque será???


Quando do incidente escrevi:

"Danos ligeiros"  :bang:

Quanto mais olho para a foto mais me convenço que a secção da asa a substituir não é só a ponta. "just the tip" diz a FAP. Mete aí largas dezenas milhar de euros e meses à espera de orçamento.

Sobretudo porque é fundamental verificar se - e de que forma - a estrutura da asa esquerda possa eventualmente ter vindo a ficar danificada. Um belo serviço, sem dúvida.

Este incidente veio "ajudar", e muito, a accionar a opção de aquisição do sexto C390.

Abraço

Grande abraço
« Última modificação: Junho 15, 2025, 06:27:55 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, goncalobmartins, Nighthawk

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 138
  • Recebeu: 64 vez(es)
  • Enviou: 42 vez(es)
  • +51/-12
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4272 em: Junho 15, 2025, 07:16:50 pm »
Podia ser a transferencia do A330 MRT da FAB para a FAP  ::)

FAB????
A força aerea Brasileira tem 1
« Última modificação: Junho 15, 2025, 07:17:16 pm por Pilotasso »
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1477
  • Recebeu: 827 vez(es)
  • Enviou: 859 vez(es)
  • +460/-539
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4273 em: Junho 15, 2025, 07:55:35 pm »
Podia ser a transferencia do A330 MRT da FAB para a FAP  ::)

FAB????
A força aerea Brasileira tem 1

Por acaso tem dois, se a memória não me falha. Mas são A330, ainda não foi feita a conversão para MRTT...
Cumprimentos,
 

*

miguelbud

  • Especialista
  • ****
  • 927
  • Recebeu: 123 vez(es)
  • Enviou: 54 vez(es)
  • +60/-280
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4274 em: Junho 15, 2025, 08:34:21 pm »
Nao poderá ser o desenvolvimento da versao patrulha maritima do KC390?