Ofender brasileiros? Mas quem é que fez isso? Se alguém o fez, estamos a falar de quantas pessoas? 1 ou 2? Para quê generalizar se for esse o caso? E o que tem isso a ver com os simuladores dos KC-390?
Você está falando inverdades
1- o Kc 390 escolhido por todos os os lugares na Europa vão fazer simuladores em Porugal
2- Ganham 10 milhões de euros por aeronave
3 - Ganham nos simuladores
Nada do que escreveste invalida a afirmação de que os simuladores foram caros. Um simulador que custa perto de 100M não é caro, mas depois um caça 5G a custar um valor idêntico, ou até inferior, já é? Make it make sense.
Já sabe o preço do simulador? Continuo a só encontrar valores dentro dos dois digito de M€.
O preço exacto não sabemos, mas o Ministro da Defesa deu a entender que cada similador tem um custo idêntico ao de um avião. Neste ou no outro tópico coloquei os links tanto com o contrato, como a notícia onde o MDN menciona isso.
qual é a escala do "tão à pressa"? Isso é uma opinião pessoal ou tem alguma informação?
O tempo não é uma questão de opinião. O facto de ser tão à pressa, é o facto de já ter sido noticiada a compra do segundo simulador, quando neste momento essa não deveria ser a prioridade, havendo outros programas onde é urgente investir.
Não é uma questão de opiniao, é uma questão de lógica. O primeiro simulador certamente daria conta do recado pelos próximos anos, até um ponto em que o número de clientes começasse a exigir mais um simulador.
Um "suponhamos", portanto...
Não, na mesma notícia que mencionei, é dito que a formação de cada piloto, ronda os 700/800 mil euros. Eu arredondei para 1 milhão. A partir daí, é fácil perceber que se cada simulador tem um custo próximo ao de um avião, e cada avião tem um custo de 100M, então os 2 simuladores custarão à volta de 180-200M (somados), o que obriga a que sejam formados 180 pilotos para render. Depois claro vai depender de quando será cobrado, mas quanto mais cobrares, menos clientes terás.
Já que estamos no reino das opiniões sem factos, acha mesmo isso realista? Não acha mais provável podermos vender a formação numa aeronave com a qual nós temos envolvimento no desenho e na produção?
A nossa participação no programa é irrelevante. Quando queres criar uma escola internacional, o que importa é se existe ou não mercado para viabilizar essa escola.
A formação de pilotos de caça, é o mercado com mais potencial, havendo países como a Holanda e a Bélgica à procura de soluções. O caso do F-35 é um caso especial, em que todos ou quase todos os pilotos europeus desta aeronave, vão para os EUA. Conseguindo deslocalizar a formação para cá (algo que obviamente iria depender de diversos factores), seria um mercado gigantesco.
O que torna particularmente viável a formação de pilotos de KC-390 em Portugal, é o custo elevadíssimo do simulador, que se torna difícil de justificar para países que vão operar poucas aeronaves.