ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

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Cabeça de Martelo

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #540 em: Março 30, 2012, 05:19:28 pm »
Primeiro vende-se aço, depois compra-se aço...mas anda tudo doido?! Mas que raio de gestão há nos ENVC?!

Raios partam mais aos boys!!!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #541 em: Março 30, 2012, 07:44:28 pm »
Cabeça de martelo:

O aço vendido nao podia ser utilizado nos asfalteiros,  nem em nenhuma construçao nova, os clientes nao andam a dormir e querem aço novo.
o aço vendido ja não teria homolgação.
Mesmo que estivese em otimas condições o aço utilizado neste tipo de navio é diferente  por exemplo do aço utilizado num porta-contentores, nos NPO´s ou num ferry,   devido as caracteristicas dos mesmos . transporte de asfalto a 200 cº

Ha N tipos diferentes de aço

   
aços de alto carbono , baixo cabono e   medio carbono

Aços de alta resistencia e baixa liga    que tem na sua composiçao elementos como o  titanio, Niquel, cobre, vanadio, niobio, nitrogeneo,  que lhe confere caracteristicas especiais (usado nos NPO´s)


dependendo da liga utilizada:

•Aços Patináveis - projetados para ter resistência à corrosão atmosférica elevada

•Aços de laminação controlada - laminados a quente para desenvolver uma estrutura austenítica altamente deformada que se transforma em uma estrutura ferrítica equiaxial de grãos finos no resfriamento. Nesta categoria estão A572, A735, A736 e A737 (os 73 para vasos de pressão)

•Aços com perlita reduzida - reforçados por uma estrutura de grão finos de ferrita e endurecimento por precipitação, porém com baixo teor de carbono e, portanto com pouca ou nenhuma perlita na microestrutura

•Aços Microligados – contém pequenas adições de elementos como nióbio, vanádio e/ou titânio para refinamento do tamanho de grão e/ou endurecimento por precipitação

•Aço com ferrita acicular – possuem teores muito baixos de carbono e endurecibilidade suficiente para gerar uma estrutura de ferrita acicular muito fina e resistente no resfriamento, no lugar da estrutura ferrítica poligonal usual

•Aços dual phase ou bifásicos– processados para microestrutura de ferrita contendo pequenas regiões de martensita de alto carbono uniformememnte distribuídas, resultando num produto com baixo limite de escoamento e alta taxa de encruamento, gerando um aço de alta resistência e conformabilidade superior

ainda faltam muitos........ mas nao é o local para isso
« Última modificação: Março 30, 2012, 10:44:07 pm por chaimites »
 

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JQT

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #542 em: Março 30, 2012, 08:31:48 pm »
A Nigéria, que tinha manifestado interesse em comprar NPOs, anunciou ontem a encomenda de dois OPVs à China, com o fabrico parcial do segundo navio. Naturalmente que estes são navios superiores aos NPO, com armamento standard neste tipo de navios e capacidade de embarcar um helicóptero.

http://www.nigeriannavy.gov.ng/index.ph ... erian-navy

Espero estar enganado, mas duvido que alguma vez o NPO venha a ser exportado. É daquelas situações de «o rei vai nú»: é um navio muito limitado pela ausência de armamento dissuasor e incapacidade de embarcar um helicóptero. É um navio de patrulha de pescas e de busca e salvamento, e isso é muito pouco para se patrulhar eficazmente e defender recursos económicos importantes, como campos de petróleo.

JQT
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #543 em: Março 30, 2012, 11:43:52 pm »
OPV Chines:
•Length Overall - 95m.
•Length on designed water level – 89m.
•Designed draft - 3.5m.
•Speed - 21 knots.
•Endurance - 20 days.
 •Main Engines - 2 x MTU 20V 4000M.
•Complement - 70 person


  NPO:  
  •Length on designed water level    83,1 m
  •Designed draft  3,69 m
  •Main Engines   2 motores diesel com 3 900 kW, 2 motores elétricos de 200 kW e 2 eixos de cinco pás
  •Speed 23 nós
  •Endurance   30 dias
  •Complement - 35

Posso concluir que o NPO é uma plataforma muito melhor.  
a propulsao diesel-eletrica e a automaçao  do NPO deve valer tanto com o  OPV    chines completo.
Eu sempre disse que para exportar para paises Africanos era melhor um navio mais simples e  com menos automação,  a economia nesses aspectos daria para colocar poder de fogo no navio. sem aumentar o preço global do navio,  para paises como a Nigeria um navio consumir pouco combustivel e ter uma Guarnição reduzida são factores com pouca importancia.

O Estaleiro quando apresenta o NPO a um possível cliente apresenta a plataforma, e as suas capacidades de projecto.
O armamento e o hangar são ao gosto do cliente,  o NPO da Marinha Portuguesa não tem, porque não quizeram....... ou porque nao tinham dinheiro.
 para os ENVC custa o mesmo colocar uma peça de 30mm com direçao de tiro, ou uma de  40 mm da segunda guerra mundial  ou uma de  76mm
Custa receber o cheque do cliente! mas,  o NPO esta preparado para as receber.

Envia um cheque (carecas nao vale) :mrgreen:  :D

PS: mas tu acreditaste nessas historias? não ves que era só para calar as bocas, quanto aos atrasos na entrega do primeiro NPO?  
 

         Por falar em NPO`S:
 O  Figueira da foz esta á espera de dinheiro para ser concluido...
 O Viana do Castelo deveria entrar em doca em Abril
Sera que vão ter dinheiro para fazer a entrega definitiva?   ainda falta pagar essa parte.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #544 em: Março 31, 2012, 11:20:44 am »
Chaimites acho que já todos perceber que o problema está nos € por parte do estado.

O aço dos NPO é bom? É o indicado para um navio de guerra?

A automatização dos NPO bem como de qualquer navio da Armada é essencial porque há cada vez menos militares na Armada. Um exemplo de como isso depende de marinha para marinha é o facto da marinha Brasileira querer comprar umas fragatas aos Franceses e uma das alterações que eles querem fazer é eliminar muita da automação (aumentando a tripulação). Eles preferem ter mais tripulação nos navios do que militares de apoio nos portos. Preferem ter navios facilmente reparáveis em missão (por terem muita tripulação e o próprio navio é mais simples de reparar) do que uns muito complexos que precisam de uma manutenção muito complexa e feita quase sempre nos portos.

Pelo menos foi essa a explicação que deram-me.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #545 em: Março 31, 2012, 06:44:56 pm »
O NPO tem o aço indicado para o efeito!  
 
Cabeça de martelo
Tens razão! , dai eu ter dito que para a Nigeria petróleo e tripulantes nao deve ser problema.   para Portugal é precisamente o contrário.

Eu tenho Pena é que as lanchas não avançarem, acho que estão, bem melhor  conseguidas  que os NPO´s.  e por metade do preço. essas sim poderiam ter mercado. mas , pronto estamos tesos!
A Marinha não é prioidade deste Governo,  dinheiro vai havendo para outras coisas, é uma questão de prioridades, apesar da crise.  

25 ou 50 milhões, para dotar a Marinha de uma lancha ou um NPO por ano, , ja nao pedia mais,  1 por ano bastava em tempo de crise.
1 navio por ano  deveria ter  um peso descomunal no orçamento de estado!! Ui  Ui! que fortuna!!

prioridades....
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #546 em: Abril 04, 2012, 09:48:32 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Chaimites acho que já todos perceber que o problema está nos € por parte do estado.

          A minha luta não tem tréguas, estes palhaços do  Jornal Madeira  Online

http://online.jornaldamadeira.pt/artigos/dispositivo-naval-de-portugal-abaixo-do-m%C3%ADnimo-mesmo-com-corvetas-de-40-anos-em-opera%C3%A7%C3%A3o  



Ainda hoje culpavamm os ENVC pelo facto da Marinha ter um dispositivo naval abaixo dos niveis minimos!


 Á boa moda do Minho;

p*** Que os Par**!!
 

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zawevo

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #547 em: Abril 05, 2012, 04:58:12 pm »
Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) lançaram hoje o concurso público para aquisição, por 10,5 milhões de euros, dos motores para os dois navios asfalteiros encomendados pela Venezuela.

Segundo o anúncio publicado hoje em Diário da República, a empresa prevê o fornecimento destes dois equipamentos de propulsão num prazo de 24 meses e a aquisição será adjudicada pelo critério do "mais baixo preço".

A empresa deverá ainda retomar o concurso público lançado em agosto, por 15,6 milhões de euros, para adquirir 11.000 toneladas de aço e assim começar a construir os dois navios.

Fonte da administração dos ENVC admitiu à agência Lusa que a "retoma" deste procedimento internacional "está em vias" de ser concretizado, o que acontecerá "assim que esteja desbloqueado o seu financiamento".

Em causa está um negócio para a construção de dois navios asfalteiros de 188 metros de comprimento para a empresa de petróleos da Venezuela (PDVSA), no valor de 128 milhões de euros e com entrega prevista para fevereiro de 2014.

A empresa pretende retomar um concurso público para a aquisição do aço destinado a estas construções (263 e 264), que foi lançado em 12 de agosto de 2011 e ao qual concorreram quatro grupos.

Tinha como preço base 15,6 milhões de euros, valor que entretanto poderá ser revisto em baixa, tendo em conta a cotação internacional do aço.

Aquele procedimento acabou por ficar suspenso até agora, sem qualquer decisão final, devido a problemas demonstrados pelas empresas que concorreram e também às dificuldades financeiras dos ENVC.

Entretanto, acrescentou outra fonte daquela empresa pública, está em curso uma redistribuição interna das áreas da empresa para libertar espaço e permitir o armazenamento dos blocos que começarão a ser construídos a partir de junho, dependendo dos prazos de entrega dos fornecedores.

Os ENVC já receberam a primeira fatia de 10 por cento (13 milhões de euros) do contrato com a Venezuela e desde julho que têm o projeto de construção concluído, pronto para avançar, o que ainda não aconteceu devido à falta de liquidez para a aquisição do material necessário.

A empresa prevê necessitar de cerca de oito milhões de euros para a aquisição do aço e uma garantia bancária de 16,44 milhões, para garantir a encomenda do restante material junto dos fornecedores.

Este contrato com a PDVSA, celebrado em outubro de 2010 com a presença em Viana do Castelo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é o único ainda ativo naquela empresa pública e representa cerca de 1,3 milhões de horas de trabalho durante três anos.

http://www.ionline.pt/dinheiro/estaleir ... -venezuela
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #548 em: Abril 06, 2012, 01:35:38 pm »
depois de ver estas imagens do novo OPV colombiano





até me assusto com os "inginheiros" deste país... :roll:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #549 em: Abril 06, 2012, 01:52:29 pm »
P44
tens que comparar com navios modernos,  :down:
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #550 em: Abril 06, 2012, 06:17:17 pm »
Citação de: "chaimites"
P44
tens que comparar com navios modernos,  :down:

15 anos para projectar uma traineira :N-icon-Axe:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #551 em: Abril 06, 2012, 08:49:11 pm »
Senhores,

Querendo, os projectos fazem-se bem e com rapidez.
O problema é o cliente.

Um abraço.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #552 em: Abril 09, 2012, 01:51:08 pm »
Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) chegaram a acordo com a administração para eliminar a habitual paragem no mês de agosto, devido ao início da construção dos asfalteiros para a Venezuela.

O porta-voz da Comissão de Trabalhadores explicou hoje à Agência Lusa que a habitual paragem de duas semanas, em agosto, será substituída por uma interrupção na primeira semana de junho e outra na semana do Natal.

"O que nos foi dito é que, na melhor das hipóteses, na última semana de junho estaremos em condições para descarregar aço e começar a cortar. Daí que não faça sentido, não seja vantajoso, logo a seguir, fechar a empresa, pelo que a proposta teve o nosso acordo", explicou António Barbosa.

Os dois períodos para a paragem total da empresa foram indicados pela Comissão de Trabalhadores, que aceitou ainda o pedido de "limitação" do gozo de férias, nos estaleiros, entre julho, agosto e setembro.

"Será um período de muito trabalho, com o início da construção e do corte de aço, pelo que o pedido da administração faz sentido", disse ainda Barbosa, recordando que a paragem da empresa em agosto acontece há mais de uma década.

Em causa está a construção de dois navios asfalteiros de 188 metros de comprimento para a empresa de petróleos da Venezuela (PDVSA), no valor de 128 milhões de euros e com entrega prevista para fevereiro de 2014.

A administração dos ENVC confirmou à Lusa que "já teve início" o processo de aquisição das 22.000 toneladas de aço para começar a construir os dois asfalteiros.

"O processo de aquisição das 22.000 toneladas de aço destinadas ao fabrico dos dois asfalteiros para a PDVSA Naval [empresa venezuelana] já teve início", garantiu fonte da administração.

A empresa retomou desta forma o concurso público para a aquisição do aço destinado a estas construções, que foi lançado em 12 de agosto de 2011 e ao qual concorreram quatro grupos.

Tinha como preço base 15,6 milhões de euros, valor que entretanto poderá ser revisto em baixa, tendo em conta a cotação internacional do aço.

Aquele procedimento acabou por ficar suspenso até agora, sem qualquer decisão final, devido a problemas demonstrados pelas empresas que concorreram e também às dificuldades financeiras dos ENVC.


http://www.dn.pt/inicio/economia/interi ... id=2409136
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #553 em: Abril 09, 2012, 03:16:52 pm »
P44:

NÃO TE ADMIRES SE OS ASFALTEIROS SAIREM PRIMEIRO QUE O P361.

Quanto ao resto nem vou comentar,  so te posso dizer que nem Nigéria nem Colombia tinham capacidade para operar as "Traineiras" como tu lhe chamas!
 

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P44

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #554 em: Abril 09, 2012, 04:00:35 pm »
Citação de: "chaimites"
P44:

NÃO TE ADMIRES SE OS ASFALTEIROS SAIREM PRIMEIRO QUE O P361.

Quanto ao resto nem vou comentar,  so te posso dizer que nem Nigéria nem Colombia tinham capacidade para operar as "Traineiras" como tu lhe chamas!


como se eu me admirasse com alguma coisa... :roll:

A Nigéria talvez, agora olhando para o OPV da Colômbia, quem consegue operar "aquilo" também deve conseguir operar NPOs.
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