os asfalteiros vao ser feitos na china, pq lá trabalha-se mais que 8 horas diarias e podem-se assim cumprir prazos,
E normal pensares assim! nos ultimos tempos os exemplos nao tem sido os melhores
Se não nos boicotarem o trabalho os dois alfalteiros sao prefeitamen construidos dentro dos prazos em Viana, estao previstos para daqui a 6 meses cerca de 1500 trabalhadores nos ENVC entre internos e sub-contratados.
Recordo-te que entre os longinquos anos de 2000 e 2002 construimos navios da Classe Century de transporte de cargas militares e civis.
para os Estados Unidos
4 navios dessa classe serem o Departamento de Defesa dos EUA, nos programas MARAD Department of Defense's sealift readiness: Oceam Atlas, OceanTitan, Ocean charger, Ocean Crescent.
Chaimites apenas disse isso, porque há uns tempos disseste que com numero de trabalhadores que saíram ou se reformaram já nao teriam a capacidade para construir os asfalteiros.
Mas já agora esclarece-me uma coisa, se os asfalteiros tivessem sido começados em Setembro (como estava previsto), teria havido necessidade para subcontratar tanta gente? É que isto vai ecair na margem bruta, podendo por em risco a rentabilidade do projecto.
O calendário de construção dos asfalteiros estava integrado com outras encomendas que entretanto desapareceram. como o caso dos navios da marinha. com os ENVC a laborar a 100% e normal esse numero de trabalhadores, e vai ser preciso trabalhar a 110%, para agora construir os 2 asfalteiros ate março de 2014
Sim reformou-se e saiu bastante gente que serão compensados com recurso a Outsourcing e subcontrataçao de diversos serviços.
A subcontrataçao e a mão de obra tem um peso relativo no custo final do navio
O segredo do sucesso de uma construção está mais na habilidade das negociações com os fornecedores de motores, maquinaria e demais componentes de bordo. talvez a maior lacuna que se verificava na gestão dos ENVC era o pouco cuidado nessa procura e negociaçao por melhores preços, nao custa nada assinar o cheque quando o dinheiro não é nosso! ja para não falar em comissões........isso é outra história.
No caso dos asfalteiros, conseguiram-se propostas dos Habituais fornecedores com reduções de custo na ordem dos 25% relativamente a outros navios construidos ha poucos anos atraz,
Seguem negociaçoes.....
Carlos cesar presidente da RAA:
"não é um negócio com uma empresazinha dos Açores que afetaram o funcionamento dos estaleiros" de Viana,
Para este Sr. 70 milhões de euros ....não são nada.
PS: O custo de mão de obra dos 2 asfalteiros esta orçamentada em 35 milhões.
Queria lembrar que apesar da crise, nao fosse o negocio ruinoso do Atlantia e Anticiclone , e o dinheiro gasto nas contrapartidas dos submarinos os anos de 2009. 2010,e 2011 teriam sido anos com balanço positivo para os ENVC.
Esse é outro aspecto que ninguem esclarece : os ENVC pagaram a desmantelagem dos estaleiros Alemães Flenders, pagaram o armazenamento de tudo na Alemanha pagaram depois o transporte para Portugal e depois a montagem do que se conseguiu aproveitar. As contrapartidas os Submarinos somam muitos milhões do passivo dos ENVC.