ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

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miguelbud

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #510 em: Março 21, 2012, 10:03:13 pm »
Citação de: "FoxTroop"
E põe. Isto é que me custa, ver que eles até têm razão. Apesar de não ser da cor, o "clubismo" é coisa que não me entra aquando de questões destas. O Estado Português geriu criminosamente sectores-chave da industria nacional, mas privatizem que é a solução. Sempre é mais fácil que exigir a punição criminal dos responsáveis por este estado de coisas. Olhem bem para os outros exemplos. Ainda se fossem uma EDP ou PT...... agora um estaleiro naval.....

Talvez eu tenha de rever o meu conceito de soberania, mas como é que a privatizaçao poe isso em causa? Os ENVC nao sao um monopolio, e nunca foram um simbolo de Portugal.
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #511 em: Março 21, 2012, 11:39:06 pm »
Quero corregir uma informaçao que dei a respeito da data de entrega dos Asfalteiros

o Contrato foi renegociado e o prazo de entrga que previa a entrega do primeiro navio em Dezembro de 2013 passou a ser: os dois navios em Março  de 2014

começa-se a cortar chapa em meados de junho
com mais 3 meses de prazo saem dois navios em vez de um!
Ja parecemos chineses a trabalhar!
 

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P44

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #512 em: Março 22, 2012, 10:05:02 am »
Citação de: "chaimites"
Quero corregir uma informaçao que dei a respeito da data de entrega dos Asfalteiros

o Contrato foi renegociado e o prazo de entrga que previa a entrega do primeiro navio em Dezembro de 2013 passou a ser: os dois navios em Março  de 2014

começa-se a cortar chapa em meados de junho
com mais 3 meses de prazo saem dois navios em vez de um!
Ja parecemos chineses a trabalhar!


E quando começarem a receber salários chineses então é que o grande sonho dos patrões será concretizado. Já faltou mais.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Vicente de Lisboa

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #513 em: Março 22, 2012, 02:30:29 pm »
Não digas asneiras P44! Os salários Chineses estão a aumentar a uns 7% ao ano. Daqui a uns dias já ganham mais que aqui o Tuga. O sonho do Patrão Luso é mais a escravatura. ;)
 

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P44

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #514 em: Março 22, 2012, 02:43:50 pm »
Citação de: "Vicente de Lisboa"
Não digas asneiras P44! Os salários Chineses estão a aumentar a uns 7% ao ano. Daqui a uns dias já ganham mais que aqui o Tuga. O sonho do Patrão Luso é mais a escravatura. :roll:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #515 em: Março 22, 2012, 09:39:21 pm »
Caro vicente de lisboa

Se acha que esta ser escravizado pelo seu patão esta a espera de que?
Crie o seu proprio negócio e pague a si proprio o que acha que merece!

O sonho de 98% dos empresarios lusos e ter dinheiro para poder pagar ordenados no final do mes.
Ou acha que as centenas de empresas que estao a fechar todos os dias é por puro prazer de quem as gere?

conheço os dois lados da barricada e posso lhe dizer que conheço  dezenas pequenos empresarios a perder dinheiro para poder manter as empresas abertas á espera que melhores dias apareçam.
Quando esses começarem a nao aguentar mais  a situaçao, vai  ver disparar o desemprego para niveis nunca antes vistos.  Ja nao falta muito
 

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Trafaria

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #516 em: Março 22, 2012, 11:06:58 pm »
Bem dito!
::..Trafaria..::
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #517 em: Março 23, 2012, 12:56:47 am »
Citar
os asfalteiros vao ser feitos na china, pq lá trabalha-se mais que 8 horas diarias e podem-se assim cumprir prazos,

E normal pensares assim! nos ultimos tempos os exemplos nao tem sido os melhores
Se não nos boicotarem o trabalho os dois alfalteiros sao perfeitamente construidos  dentro dos  prazos em Viana, estao previstos para daqui a 6 meses cerca de 1500 trabalhadores nos ENVC entre internos e sub-contratados.
Recordo-te  que entre os  longinquos anos de 2000 e 2002  construimos 7 navios da Classe Century de  transporte de cargas militares e civis.
para os Estados Unidos
4 navios dessa classe foram para o Departamento de Defesa dos EUA, nos programas  MARAD   Department of Defense's sealift readiness:  Oceam Atlas, OceanTitan,  Ocean charger, Ocean Crescent.


tranportando um navio patrulha para o Iraque


transportando carros de combate para o iraque




transportando 4 patrulhas da guarda costeira americana para o golfo persico


O navio Ocean Atlas tem um Historia curiosa na sua viagem inaugural:

 
Citar
On its maiden voyage, the Industrial Ocean Atlas was positioned to Houston where the vessel completed the movement of four Coast Guard cutters to the Persian Gulf in support of operation Iraqi Freedom, and became the first US flagged  vessel to call Iraq since Desert Storm.

While on its return voyage from Iraq, the Department of State requested that the vessel be quietly diverted to Libya, where under special security cover, the vessel was loaded in its entirety with equipment from Libya's nuclear and other WMD programs arsenal. They included specialized centrifuges used in the processing of uranium to weapons grade, equipment from a uranium conversion facility, and Libya's five SCUD-C longerrange missiles. The cargo was discharged at an undisclosed U.S. East Coast port. . "The ship had just cleared Gibraltar and was headed to Portugal to load other cargo when we got a request from the Department of State," related Paul Wilson, "It quickly became apparent that this was a mission that simply had to be done..now. We made alternative arrangements for the Portuguese cargo and sent the ship back into the Mediterranean headed for Libya." There, the Ocean Atlas became the first U.S. flagged vessel to call a Libyan port since the U.S. bombed Tripoli almost twenty years ago.


Desculpem as minhas Historias, deixei-me levar pelo saudosismo

Deixem-nos trabalhar!!
 

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Vicente de Lisboa

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #518 em: Março 23, 2012, 10:14:35 am »
Citação de: "chaimites"
Caro vicente de lisboa

Se acha que esta ser escravizado pelo seu patão esta a espera de que?
Crie o seu proprio negócio e pague a si proprio o que acha que merece!
Eu não disse a 1ª nem vejo que relevância tenha a 2ª para o caso. Resposta Chapa 5 mas falhou o alvo amigo chaimites.

Citar
O sonho de 98% dos empresarios lusos e ter dinheiro para poder pagar ordenados no final do mes.
Ou acha que as centenas de empresas que estao a fechar todos os dias é por puro prazer de as gere?
O sonho é ter dinheiro para poder pagar, mas deixar atrasar 5 meses a render no banco enquanto diz que não há €.  :mrgreen:

Obviamente que estou a generalizar, mas não há volta a dar ao simples facto do empresário tuga não conhecer outra variável económica que não sejam os salários e o preço da gasolina. E como a 2ª não mexe, tenta-se resolver tudo pelo custo do trabalho. Aumentar o valor acrescentado pelo design, agregação de respostas, serviços conexos? Coisas esotéricas para o Businessman Luso. É preciso é forçar o pessoal a trabalhar mais por menos.

Citar
conheço os dois lados da barricada e posso lhe dizer que conheço  dezenas pequenos empresarios a perder dinheiro para poder manter as empresas abertas á espera que melhores dias apareçam.
Quando esses comçarem a nao aguemtar mais  a situaçao.  vai  ver disparar o desemprego para niveis nunca antes vistos  ja nao falta muito
Pois há e pois não, respectivamente. E?
 

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Malagueta

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #519 em: Março 23, 2012, 02:52:29 pm »
Caro Chaimites,

Principalmente como Português, desejo todo o sucesso aos ENVC, que continuem a trabalhar por muitos anos, e cada vez mais, os ENVC, são o ultimo grande estaleiro naval Português, e para mim custa-me até pela nossa historia que um dia deixemos de contruir Navios de grande porte, entre outros.

Boa sorte, e que os tempos de contruir 7 navios em dois anos, voltem depressa e até ultapassem essas marcas.
 

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miguelbud

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #520 em: Março 23, 2012, 09:45:38 pm »
Citação de: "chaimites"
Citar
os asfalteiros vao ser feitos na china, pq lá trabalha-se mais que 8 horas diarias e podem-se assim cumprir prazos,

E normal pensares assim! nos ultimos tempos os exemplos nao tem sido os melhores
Se não nos boicotarem o trabalho os dois alfalteiros sao prefeitamente construidos  dentro dos  prazos em Viana, estao previstos para daqui a 6 meses cerca de 1500 trabalhadores nos ENVC entre internos e sub-contratados.
Recordo-te  que entre os  longinquos anos de 2000 e 2002  construimos navios da Classe Century de  transporte de cargas militares e civis.
para os Estados Unidos
4 navios dessa classe foram para o Departamento de Defesa dos EUA, nos programas  MARAD   Department of Defense's sealift readiness:  Oceam Atlas, OceanTitan,  Ocean charger, Ocean Crescent.
Chaimites apenas disse isso, porque há uns tempos disseste que com numero de trabalhadores que saíram ou se reformaram já nao teriam a capacidade para construir os asfalteiros.
Mas já agora esclarece-me uma coisa, se os asfalteiros tivessem sido começados em Setembro (como estava previsto), teria havido necessidade para subcontratar tanta gente? É que isto vai ecair na margem bruta, podendo por em risco a rentabilidade do projecto.
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #521 em: Março 24, 2012, 02:03:17 pm »
Citação de: "miguelbud"
Citação de: "chaimites"
Citar
os asfalteiros vao ser feitos na china, pq lá trabalha-se mais que 8 horas diarias e podem-se assim cumprir prazos,

E normal pensares assim! nos ultimos tempos os exemplos nao tem sido os melhores
Se não nos boicotarem o trabalho os dois alfalteiros sao prefeitamen construidos dentro dos prazos em Viana, estao previstos para daqui a 6 meses cerca de 1500 trabalhadores nos ENVC entre internos e sub-contratados.
Recordo-te que entre os longinquos anos de 2000 e 2002 construimos navios da Classe Century de transporte de cargas militares e civis.
para os Estados Unidos
4 navios dessa classe serem o Departamento de Defesa dos EUA, nos programas MARAD Department of Defense's sealift readiness: Oceam Atlas, OceanTitan, Ocean charger, Ocean Crescent.
Chaimites apenas disse isso, porque há uns tempos disseste que com numero de trabalhadores que saíram ou se reformaram já nao teriam a capacidade para construir os asfalteiros.
Mas já agora esclarece-me uma coisa, se os asfalteiros tivessem sido começados em Setembro (como estava previsto), teria havido necessidade para subcontratar tanta gente? É que isto vai ecair na margem bruta, podendo por em risco a rentabilidade do projecto.


O calendário de construção  dos asfalteiros estava integrado com outras encomendas que entretanto desapareceram. como o caso dos navios da marinha. com os ENVC a laborar a 100%   e normal esse numero de trabalhadores,  e vai ser preciso trabalhar a 110%,  para agora construir os 2 asfalteiros ate março de 2014

Sim reformou-se e saiu bastante gente  que serão compensados com recurso a  Outsourcing e subcontrataçao de diversos serviços.
A subcontrataçao e a mão de obra tem um peso relativo no custo final do navio
O segredo do sucesso de uma construção está mais  na habilidade das negociações com os fornecedores de  motores,  maquinaria e demais componentes de bordo.  talvez a maior lacuna que se verificava na gestão dos ENVC era o pouco cuidado nessa procura e negociaçao por melhores preços, nao custa nada assinar o cheque quando o dinheiro não é nosso!   ja para não falar em comissões........isso é outra história.    

No caso dos asfalteiros, conseguiram-se propostas dos Habituais fornecedores com reduções de custo na ordem dos 25% relativamente a outros navios construidos ha poucos anos atraz,  
Seguem negociaçoes.....


Carlos cesar presidente da RAA:
Citar
"não é um negócio com uma empresazinha dos Açores que afetaram o funcionamento dos estaleiros" de Viana,

Para este Sr. 70 milhões de euros ....não são nada.

 PS: O custo de mão de obra dos 2 asfalteiros esta orçamentada em 35 milhões.
Queria lembrar que apesar da crise, nao fosse o negocio ruinoso do Atlantia e Anticiclone , e o dinheiro gasto nas contrapartidas dos submarinos os anos de 2009. 2010,e 2011  teriam sido anos com balanço positivo  para os  ENVC.

Esse é outro aspecto que ninguem esclarece : os ENVC pagaram a desmantelagem dos estaleiros Alemães Flenders, pagaram o armazenamento de tudo na Alemanha pagaram depois o transporte para Portugal e depois a montagem do que se conseguiu aproveitar.   As contrapartidas os Submarinos somam muitos milhões do passivo dos ENVC.
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #522 em: Março 24, 2012, 03:45:24 pm »
Ele identifica Todos os problemas dos ENVC so nao entendo por que raio lutam para que eles se mantenham na posse do Estado!!

 
 

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Luso

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #523 em: Março 24, 2012, 11:38:11 pm »
Não percebe, Chaimites?
Simples: para os senhores políticos, tudo o se enquadre dentro do conceito de "serviço público" serve de apenas de argumento para negociata.
Já o disse aqui várias vezes.
Essa gente pura e simplesmente está-se cagando para o serviço público. O que querem é um "enquadramento justificativo" para as suas actividades de roubo do erário público.

Isso vê-se em todo o lado: na justiça, na saúde, na educação, nas obras públicas, na defesa, etc.

Eles vêem os diversos serviços publicos como fontes de mentiras, de esquemas, não só para protagonismo e reforço e manutenção de poder, mas sobretudo para roubar.
Auxiliados pelas sumidades, luminárias e professores universitários escolhidos que criam novas modas ou novas ideias para roubar. Esses raramente são mencionados e nunca responsabilizados. São cúmplices, porém.

Não é fácil mudar de paradigma e passar a encarar a cena politica desta maneira.

Mas é o que é e eu sei do que falo porque vivo com isto todos os dias.

O vídeo é excelente - e revolta-me para caraças.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Luso

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #524 em: Março 24, 2012, 11:58:07 pm »
Outro "unir os pontos"...

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/ger ... -5238.html

Martifer: não faz sentido Estado ser dono de estaleiros
Grupo faz parte de um consórcio que concorre com Estaleiros de Viana

PorRedacção 2012-03-09  
O presidente da Martifer, Carlos Martins, afirmou esta sexta-feira não acreditar que faça sentido que o Estado seja proprietário de um estaleiro, numa referência à situação dos equipamentos de Viana do Castelo.
Um consórcio liderado pela Martifer vai construir dois navios-hotel da Douro Azul até 2013 na NavalRia, em conjunto com a empresa VianaDecoN.
Apesar de ressalvar não conhecer bem a situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), Carlos Martins, que falava aos jornalistas à margem do anúncio da construção dos navios, disse ser da opinião de que «não faz sentido, no século XXI, o Estado português ser dono de um estaleiro».
A empresa Douro Azul anunciou esta semana, oficialmente, que os ENVC estavam de fora do negócio para a construção dos dois primeiros navios-hotel daquela empresa, num negócio global de 50 milhões de euros.
No entanto, fonte da empresa turística não quis adiantar pormenores sobre esta exclusão, que acontece poucos dias depois da demissão do administrador da Empordef, Luís Miguel Novais, denunciando «inércia» na tomada de decisões sobre os ENVC e apontando o negócio com a Douro Azul como exemplo.
Os estaleiros de Viana apresentaram à Douro Azul, a 29 de fevereiro, uma proposta para a construção de quatro navios-hotel, negócio que seria «muito importante» para a empresa, descreveu na altura fonte oficial dos ENVC.

A administração da Empordef, holding do Estado para as indústrias da Defesa, é liderada por Vicente Ferreira, empossado no cargo em agosto de 2011 e conta agora com apenas um administrador executivo, António Mendonça, e outro não executivo, Jorge Camões. Este último lidera diretamente os ENVC, participados a 100 por cento pela Empordef.


e este:

http://www1.ionline.pt/conteudo/145186- ... da-empresa

Mais de 400 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) viajam na próxima semana para Lisboa para reclamarem, à porta da Empordef, a viabilização daquela empresa pública.
Os números foram hoje avançados à Agência Lusa pelo porta voz da Comissão de Trabalhadores (CT) da empresa, António Barbosa, que espera para o dia 02 de setembro uma "forte demonstração" do "interesse geral" na manutenção da empresa e dos postos de trabalho.

"Temos já 400 trabalhadores inscritos para a viagem a Lisboa, além de familiares. Vamos transmitir o nosso ponto de vista, defender uma reestruturação, mas feita de forma mais humana e que torne este ramo estratégico para o país", explicou António Barbosa.

A empresa encontra-se com atividade limitada até 05 de setembro, por ser período de férias, mas para garantir a presença do "maior número possível de trabalhadores" em Lisboa, já foi apresentado um pré-aviso de greve para o dia 02.
Esta ação de protesto, que prevê a partida de Viana do Castelo às 07:30, vai decorrer durante a assembleia-geral da Empordef, 'holding' do Estado para as indústrias de Defesa, na qual será apresentada a solução para o futuro do maior construtor naval português.

"Também apresentámos um pedido de reunião à administração da Empordef para sermos recebidos nesse dia e assim podermos transmitir as nossas preocupações e opiniões", acrescentou António Barbosa.

O plano de viabilização anterior, aprovado dias antes das últimas eleições legislativas, previa a saída até final deste ano de 380 dos 720 trabalhadores, como forma de reduzir os custos fixos da empresa.

"Se isso acontecesse seria perder saber, perder conhecimento, de forma irremediável. A empresa tem excelentes técnicos mas precisa de reorganizar a estrutura, porque está numa área de alta tecnologia e percebemos que precisamos de nos modernizar", admite o porta-voz da CT.

Os ENVC apresentam um passivo de 240 milhões de euros e fecharam as contas de 2010 com prejuízos superiores a 40 milhões.
Por outro lado, a carteira de encomendas para a Marinha, além de dois navios asfalteiros para a Venezuela, representam cerca de 500 milhões de euros.

"Temos todas as condições para produzir muitos e bons navios. Só precisamos é que nos arranjem trabalho, que é o que não tem acontecido", aponta António Barbosa.

Jorge Camões é o novo presidente do Conselho de Administração dos ENVC, nomeado já pelo atual Governo, depois do pedido de demissão apresentado por Carlos Veiga Anjos, em junho.
"Nos últimos seis anos, praticamente não tivemos administração. Os atuais, por exemplo, há um ano que estão em funções e não arranjaram um único contrato, mas depois a culpa é dos trabalhadores", desabafou ainda António Barbosa.



Ou seja, estar-se-á numa situação de uma empresa artificialmente quebrada para ser despachada a um custo reduzido para uma qualquer empresa, uma das quais é a empresa protegida do resposável pelo nossos descalabro, o mesmo dos "últimos seis anos".

Independentemente disso, vejo demasiado silêncio e desfaçatez da parte do CDS e do PSD, que agora procuram o argumento mais fácil e popular de privatizar algo que chegou onde chegou também pelo seu silêncio e inépcia.
Porque, na realidade, eles não querem saber.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...