Quanto à Academia Militar, não sei as condições nem os cursos, mas assim que o site ficar on-line dou uma espreitadela.
Mais uma vez obrigado PereiraMarques pelo esclarecimento!
A minha referência à Academia Militar foi à parte do Ensino Superior
Politécnico (i.e. Licenciaturas "Pós-Bolonha") cujo acesso
apenas pode ser feito através da
Categoria de Sargentos, dos Quadros Permanentes, e que se destina a preencher os Quadros de Oficiais Técnicos. A parte do Ensino Superior
Universitário (i.e. Mestrados Integrados "Pós-Bolonha") é que é acessivel também a candidatos civis, há é a questão do limite de idade.
A minha intervenção foi no sentido, não de o aconselhar a desistir de terminar a Licenciatura, ou algo parecido, faz muito bem em acabar a Licenciatura, mas o de salientar e de salvaguardar que a posse de Licenciatura não constitui vantagem*, pelo menos por enquanto, na Categoria de Sargento, nem no possível futuro acesso à Categoria de Oficial do Quadro Permanente, nomeadamente através dos cursos do Ensino Politécnico da Academia Militar.
* No concurso para Sargentos do Regime de Contrato, a componente da Avaliação Curricular é vaga o suficiente para não se poder discernir se podem valorizar, ou não, o maior ou menor número de disciplinas feitas, a área científica dos cursos em análise, ou mesmo a média das classificações. No concurso para Sargentos dos Quadros Permanentes (da ESE) está claro nas normas de admissão que o que é valorizado é a média do Ensino Secundário.