Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.1%)
F-35
55 (42.3%)
Rafale
21 (16.2%)
Gripen
34 (26.2%)
Eurofighter Typhoon
16 (12.3%)

Votos totais: 130

Substituiçao dos F-16's

• 4798 Respostas
  • 1063481 Visualizações
*

mayo

• Perito
  • **
  • 461
  • Recebeu: 58 vez(es)
  • Enviou: 1087 vez(es)
  • +188/-1171
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4500 em: Março 27, 2025, 10:08:30 pm »
A França é em África, certo?

Ou será na Ásia?

Queres comparar o meu QI com o teu ? 149 e sou Branco ! Fiz parte da elite da juventude francesa ! Por isso , sei do que estou a falar  o que não o caso de muita gente aqui !
149? Confessa lá… meteste um 1 na frente do valor real, não foi? Malandrote…

Tens razão deve ter -me enganado. Por isso é que eu pilotei jactos de combate na marinha, certamente um erro dos médicos e intructores militares . ::)

*

Apone

• Membro
  • *
  • 220
  • Recebeu: 72 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +2791/-522
  • A day in the Corps is like a day on the farm
« Responder #4501 em: Março 27, 2025, 10:14:24 pm »

Ou será na Ásia?

Queres comparar o meu QI com o teu ? 149 e sou Branco ! Fiz parte da elite da juventude francesa ! Por isso , sei do que estou a falar  o que não o caso de muita gente aqui !

Absolutamente.  Basta ler um dos teus posts para constatar o teu QI.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Sintra, Fmfg

*

JohnM

• Investigador
  • 1320
  • Recebeu: 871 vez(es)
  • Enviou: 421 vez(es)
  • +194/-46
« Responder #4502 em: Março 27, 2025, 10:16:29 pm »

Ou será na Ásia?

149? Confessa lá… meteste um 1 na frente do valor real, não foi? Malandrote…

Tens razão deve ter -me enganado. Por isso é que eu pilotei jactos de combate na marinha, certamente um erro dos médicos e intructores militares . ::)
E modesto... também és modesto...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Cabeça de Martelo, Sintra

*

mayo

• Perito
  • **
  • 461
  • +188/-1171
« Responder #4503 em: Março 27, 2025, 10:21:04 pm »

Ou será na Ásia?

Absolutamente.  Basta ler um dos teus posts para constatar o teu QI.
Está a anos luz do teu !

De todos os pilotos de Etendard IVM , P ( PM ),alguns eram filhos de boa família ( aristocracia ), fui o único filho de estrangeiros.

A meritocracia existia no meu tempo, hoje, e ver o que leio aqui, já é historia do passado !

*

Apone

• Membro
  • *
  • 220
  • Recebeu: 72 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +2791/-522
  • A day in the Corps is like a day on the farm
« Responder #4504 em: Março 27, 2025, 10:22:48 pm »
[Absolutamente.  Basta ler um dos teus posts para constatar o teu QI.
Está a anos luz do teu !

Acredito.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sintra

*

Duarte

• Investigador
  • 3264
  • Recebeu: 433 vez(es)
  • Enviou: 1637 vez(es)
  • +2509/-1080
« Responder #4505 em: Março 27, 2025, 10:54:52 pm »
Mais um membro da raça mestre!

:mrgreen:

слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

*

Duarte

• Investigador
  • 3264
  • Recebeu: 433 vez(es)
  • Enviou: 1637 vez(es)
  • +2509/-1080
« Responder #4506 em: Março 27, 2025, 11:09:25 pm »

Piloto? Aposto que pilotaste um esfregão para limpar as casas de banho num navio francês..
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

*

mayo

• Perito
  • **
  • 461
  • +188/-1171
« Responder #4507 em: Março 27, 2025, 11:33:45 pm »

Piloto? Aposto que pilotaste um esfregão para limpar as casas de banho num navio francês..

Estou a ver que não vale a pena debater com idiotas !

*

saabGripen

• Investigador
  • 1858
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1072/-1852
« Responder #4508 em: Março 27, 2025, 11:35:41 pm »

Sugiro irem dormir.

E arrependerem-se amanhã.

*

saabGripen

• Investigador
  • 1858
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1072/-1852
« Responder #4509 em: Março 27, 2025, 11:40:20 pm »
O JohnM está na América e tem que se por a pé cedo para estar aqui ás 9:00 GMT.
« Última modificação: Março 27, 2025, 11:41:05 pm por saabGripen »

*

JohnM

• Investigador
  • 1320
  • Recebeu: 871 vez(es)
  • Enviou: 421 vez(es)
  • +194/-46
« Responder #4510 em: Março 28, 2025, 12:53:51 am »
O JohnM está na América e tem que se por a pé cedo para estar aqui ás 9:00 GMT.
Ainda por cima acabei de chegar a Phoenix, estou 8 horas atrás de vocês. 9 GMT é capaz de ser complicado…

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6750
  • Recebeu: 7414 vez(es)
  • Enviou: 5023 vez(es)
  • +10181/-2921
« Responder #4511 em: Março 28, 2025, 03:23:36 pm »
F-35, other ‘options’ on table during Portugal’s F-16 replacement analysis: Air Force General

https://breakingdefense.com/2025/03/f-35-other-options-on-table-during-portugals-f-16-replacement-analysis-air-force-general/

Portugal May Not Buy the F-35 Stealth Fighter After All

https://nationalinterest.org/blog/buzz/portugal-may-not-buy-the-f-35-stealth-fighter-after-all
« Última modificação: Março 28, 2025, 03:26:08 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

dc

• Investigador
  • 9795
  • Recebeu: 5001 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5351/-1054
« Responder #4512 em: Março 28, 2025, 10:51:39 pm »
Seria uma boa opção se:
-estivessemos em tempos de paz (não temos o suficiente nem para estas circunstancias)
-Não houvesse mesmo possibilidade nem dinheiro para comprar um novo caça.

A realidade, no entanto é outra demonstrada por:
- Há dinheiro para lobies e certos fabricantes, não há é vontade e coragem para comprar caças por parte dos decisores (ir)responsáveis em Portugal.
- Em tempo de guerra, precisamos claramente de ter um caça melhor que aquele em tempos de paz.
- O tempo ao sol do F-16 acabou, já todos os paises com alguma respossabilidade e capacidade planeamento a longo prazo já o substituiram.
- Por falar nisso, as vantagens de pertencer à EPAF no que concerne a logistica e redução de custos para o F-16 são cada vez menos relevantes com o passar do tempo.
- Todas as potenciais ameaças são em maior quantidade e capacidade que os nossos F-16 (SU-30, SU-35 e agora ao que parece também vamos ter 1 operador de SU-57 aqui perto).
-O padrão viper permitiria atingir paridade nalguns sectores, no entanto para portugal que compra poucos e sem margem para perdas, claramente a unica opção viável de defesa é ter um caça acima da paridade para que cada um dos (poucos) tiros contem.
- Nos tempos que correm e para os proximos anos, Portugal não pode contar em ser defendido por qualquer outro país. Neste momento todos na Europa têm necessidade de ser independentes e ao mesmo tempo capacidade de ajudar aliados, se algum se folgar, a capacidade de dissuasão global não será credivel.

O unico caça que nesta altura poderia satisfazer estes critérios seria um de 5ª geração (seja ele americano ou europeu), com Rafale/Typhoon interinamente até lá (nenhuma arma principal A-A/A-G abaixo de meteor/taurus).

Atenção que, havendo dinheiro, e não havendo a variável "Trump", a opção óbvia seria o F-35.

Havendo dinheiro, e havendo a variável Trump, corremos o risco que se escolha o caça errado para substituir os F-16, e ficamos empastelados com um caça 4.5G durante décadas.

Neste caso, é preferível modernizar os F-16, e adiar a sua substituição por mais uns anos, e investir o resto do dinheiro noutras vertentes da Defesa, do que estourar o orçamento noutro avião 4.5G, prejudicando a FAP, e impedindo o avanço de outros programas devido ao seu custo.
Era bom que a FAP se mentalizasse disto, antes que lhe saia o tiro pela culatra.

Os F-16V conseguem lidar com Su-30 e Su-35. Obviamente não com a mesma eficácia de um F-35, mas desde que tenham armamento moderno (quiçá integração do Meteor), e estejam bem "kitados" (Have Glass V, EW actualizada, etc), não terão problemas. Como solução para aguentar até 2040/45, "serve", tendo custos muito inferiores à compra de outro 4.5G novo ou usado.

Neste momento, esta é a solução mais favorável, e que até dará mais margem financeira para substituir fragatas, baterias AA, munições para os próprios F-16 e P-3, etc.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, PTWolf

*

dc

• Investigador
  • 9795
  • Recebeu: 5001 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5351/-1054
« Responder #4513 em: Março 28, 2025, 10:53:11 pm »
A aquisição de material de guerra ao estrangeiro é sempre, mas sempre politica. Se não fosse politica a FAP tinha enviado RFI´s á Sukhoi e á Chengdu, algo que não o fez por razões (politicas) que são obvias.
A questão (politica) relativa á possivel modernização do F-16 e/ou possivel aquisição do F-35A é "podemos confiar na atual e nas futuras administrações Norte Americanas"?
Opinião pessoal, a atual administração Norte Americana é composta por um conjunto de f####s de uma enormissima P###a, Jamais, mas jamais iria comprometer as próximas quatro décadas da FAP a material de guerra Norte Americano enquanto esta cambada de anormais (ou outros semelhantes) lá estiver... Eu se fosse Ministro da Defesa empurrava qualquer decisão relativa a isto uns dois ou três anos.
Se entretanto vier dinheiro da UE para defesa, compre-se na UE, se não vier e as Administrações Norte Americanas pararem com os disparates relativamente ao Canadá, Gronelândia, Panamá, UE, etc, então o F-35A é o obvio front runner, se continuarem com os disparates então existem alternativas numa data de sitios.

Existem questões políticas que afectam aquisições militares, e depois existem compras inteiramente políticas. Quando fazes um concurso, sim, a questão política/geopolítica limita-te até certo ponto, mas continuas a ter acesso a várias opções. Quando a compra é inteiramente política, não existem sequer "opções".

O problema que nós temos, é que se por um lado podemos estar comprometidos durante 4 décadas ao escolher o F-35, também ficaremos comprometidos durante as mesmas décadas, ao escolher um caça 4.5G.
Um 4.5G já não conseguirá lidar com as ameaças da década de 40 para a frente, numa FA que não possua um meio de 5ª ou 6ª geração de primeira linha.

A questão aqui é:
-compras F-35, e existe uma chance, de haver contrariedades à sua utilização num determinado TO;
-ou compras um caça 4.5G novo, e tens a garantia de que a FAP está militarmente comprometida com um avião em grande parte dos TOs.

Ou seja, destas opções, a do F-35 ainda é a que representa menos riscos. Mas se nós, enquanto país, não estamos dispostos ainda assim a correr esse risco, então o que temos que fazer, é modernizar e aguentar os F-16, e procurar algum tipo de participação no FCAS, e assim os riscos das duas opções acima, deixam de existir.

De resto, como não existe prazo nenhum para a escolha de um caça, apenas wishful thinking da FAP, e nenhuma demonstração de interesse político em investir tão depressa em caças, não existe um prazo no qual podemos "adicionar 2 ou 3 anos". É um dado quase adquirido que a decisão só seria tomada a partir de 2030, e ao modernizar os F-16, sempre podemos empurrar a decisão mais para a frente por alguns anos.

Entretanto, no mercado, não existem muitas opções. Existe o F-35 hoje, opções "fora da caixa" como o KAAN e o KF-21, ou opções 6G em desenvolvimento, mas que vão demorar anos e terão custos superiores. 4.5G novos não fazem sentido.

*

Subsea7

• Investigador
  • 2217
  • Recebeu: 2470 vez(es)
  • Enviou: 3239 vez(es)
  • +5625/-3373
« Responder #4514 em: Março 30, 2025, 09:38:53 am »
A aquisição de material de guerra ao estrangeiro é sempre, mas sempre politica. Se não fosse politica a FAP tinha enviado RFI´s á Sukhoi e á Chengdu, algo que não o fez por razões (politicas) que são obvias.
A questão (politica) relativa á possivel modernização do F-16 e/ou possivel aquisição do F-35A é "podemos confiar na atual e nas futuras administrações Norte Americanas"?
Opinião pessoal, a atual administração Norte Americana é composta por um conjunto de f####s de uma enormissima P###a, Jamais, mas jamais iria comprometer as próximas quatro décadas da FAP a material de guerra Norte Americano enquanto esta cambada de anormais (ou outros semelhantes) lá estiver... Eu se fosse Ministro da Defesa empurrava qualquer decisão relativa a isto uns dois ou três anos.
Se entretanto vier dinheiro da UE para defesa, compre-se na UE, se não vier e as Administrações Norte Americanas pararem com os disparates relativamente ao Canadá, Gronelândia, Panamá, UE, etc, então o F-35A é o obvio front runner, se continuarem com os disparates então existem alternativas numa data de sitios.

Existem questões políticas que afectam aquisições militares, e depois existem compras inteiramente políticas. Quando fazes um concurso, sim, a questão política/geopolítica limita-te até certo ponto, mas continuas a ter acesso a várias opções. Quando a compra é inteiramente política, não existem sequer "opções".

O problema que nós temos, é que se por um lado podemos estar comprometidos durante 4 décadas ao escolher o F-35, também ficaremos comprometidos durante as mesmas décadas, ao escolher um caça 4.5G.
Um 4.5G já não conseguirá lidar com as ameaças da década de 40 para a frente, numa FA que não possua um meio de 5ª ou 6ª geração de primeira linha.

A questão aqui é:
-compras F-35, e existe uma chance, de haver contrariedades à sua utilização num determinado TO;
-ou compras um caça 4.5G novo, e tens a garantia de que a FAP está militarmente comprometida com um avião em grande parte dos TOs.

Ou seja, destas opções, a do F-35 ainda é a que representa menos riscos. Mas se nós, enquanto país, não estamos dispostos ainda assim a correr esse risco, então o que temos que fazer, é modernizar e aguentar os F-16, e procurar algum tipo de participação no FCAS, e assim os riscos das duas opções acima, deixam de existir.

De resto, como não existe prazo nenhum para a escolha de um caça, apenas wishful thinking da FAP, e nenhuma demonstração de interesse político em investir tão depressa em caças, não existe um prazo no qual podemos "adicionar 2 ou 3 anos". É um dado quase adquirido que a decisão só seria tomada a partir de 2030, e ao modernizar os F-16, sempre podemos empurrar a decisão mais para a frente por alguns anos.

Entretanto, no mercado, não existem muitas opções. Existe o F-35 hoje, opções "fora da caixa" como o KAAN e o KF-21, ou opções 6G em desenvolvimento, mas que vão demorar anos e terão custos superiores. 4.5G novos não fazem sentido.

Neste momento, na FAP, o que corre é mesmo continuar com a opção de caça made in-USA (F-35A), e paralelamente a aquisição de um eurocanard, por via do RearmEurope, muito provavelmente o Typohoon II, Tranche4, devido sobretudo a comonalidade com as armas existentes nos F-16/F-35, nomeadamente AMRAAM, JDAM, GBU-12, Litening etc, sendo os F-16 cedidos a Ucrânia.
Acho díficil...Mas....

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Nighthawk