A parceira com a HHI para R&D de um submarino para a MdG é uma notícia que me deixa extremamente satisfeito. É uma parceira que tem potencial para ir MUITO além deste projeto agora anunciado, assim haja vontade.
Espero é que a ideia de ter submarinos costeiros não seja o objeto desta parceira.
Tal como disse acima, lendo o texto, sabendo quais a declarações públicas dos vários responsáveis da Marinha e ligando os pontos, parece-me que
a probabilidade é de esta parceria se destinar a produzir dois submarinos de cerca de 1000 Tons para a Marinha, baseados nos desenhos atuais dos vário KSS, os quais são, por sua vez, baseados nos U 209 e U 214 alemães.
Goste-se ou não, e cada um tem direito à sua opinião, acho que é óbvio que é isso que vai acontecer e desde já me arrisco a prever aqui que vai cair o Carmo e a Trindade e isto vai virar outra discussão como a dos KC e ST. Cá estarei para ver… pessoalmente, gostaria de mais dois submarinos da mesma classe dos U209P, mas se a escolha tiver que ser por razões financeiras, entre um desses ou dois mais pequenos (como foi referido recentemente pelo atual CEMA), prefiro os dois mais pequenos, mas isto sou eu...