Será?
HD Hyundai Heavy Industries partners with Portuguese Navy for submarine development
https://biz.chosun.com/en/en-industry/2025/05/30/NOMWVFD5DZG2NFKZLSSRP5W4RU/
Já ouviste a expressão "blue balls"? Ou a Marinha chegasse à frente ou eu vou ficar para lá de frustrado.
O "modus operandi" da Marinha nos últimos projectos tem sido falar com um ou dois Estaleiros, desenvolver projectos à medida da Marinha e não algo retirado do catálogo da empresa e obter exactamente o que quer. Foi assim com o NRP D. João II e os dois NRE+.
HD Hyundai Heavy Industries partners with Portuguese Navy for submarine development
By
Lee In-ah
Published 2025.05.30. 14:10
HD Hyundai Heavy Industries announced on the 30th that it has signed a memorandum of understanding for a strategic partnership with the Portuguese Navy at the Marine Defense Exhibition 2025 (MADEX).
HD Hyundai Heavy Industries and the Portuguese Navy plan to continue their cooperative relationship as strategic partners not only in shipbuilding but also in various areas including maintenance, repair, and overhaul (MRO).

On the 30th, Ju Won-ho, the Head of Special Ship Business at HD Hyundai Heavy Industries, and Fernando Pires, the Chief of the Portuguese Navy Logistics Command, are taking a commemorative photo at the International Maritime Defense Industry Exhibition (MADEX) 2025 held at BEXCO in Busan. /Courtesy of HD Hyundai.
The expected area of cooperation between the two parties is related to small submarines. HD Hyundai Heavy Industries and the Portuguese Navy are set to jointly develop small submarine models in the future. HD Hyundai Heavy Industries unveiled three types of export models for submarines: 2,300 tons, 1,500 tons, and 800 tons at the MADEX exhibition.
...
Eu interpreto o texto como dizendo “a Marinha Coreana já tem estas ofertas de submarinos para exportação e agora vai desenvolver outros mais pequenos com Portugal, já que é isso que eles querem”. Concordo que esse tem sido o modus operando da Marinha recentemente e não posso dizer que desgoste… parece que a Marinha vai mesmo para a opção 2 U209PN+2 sub-1000 ton SSK…
Se qual for a versão, o interessante é a parceira em si e não com um dos estaleiros europeus, dado a possibilidade de pagar com fundos SAFE. Aparentemente o que se poupa na Coreia compensa, especialmente porque os submarinos coreanos são baseados nos alemães e devem ter um a série de equipamentos iguais ou compatíveis, o que embaratece e facilita a manutenção, além de facilitar a transição de tripulantes entre modelos… amadores discutem tática, profissionais discutem logística…