U209PN

• 3546 Respostas
  • 991618 Visualizações
*

saabGripen

• Investigador
  • 1854
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1069/-1843
Re: U209PN
« Responder #3495 em: Março 09, 2025, 01:20:56 pm »
Vamos ver se devido a estas situações, Marrocos recebe os 2 U-214 por 700 a 800 ME, e com essa ajuda, a Marinha compra 4 submarinos novos da mesma classe, Scórpene II por exemplo.
Cps,

E hipoteticamente falando - já que tudo indica que, para já, se trata ainda de um cenário hipotético -, se vendermos os U-209PN, na melhor das hipóteses quando tempo mediaria até chegar o primeiro Scorpène?

No mínimo 4 anos.

E na FAP a regra não é?:

Para voarem 6, compram-se 12.

Lá estás tu a ser idiota de forma gratuita. Esta situação é infelizmente transversal a todos os ramos.

4 anos se forem feitos no Brasil.
Porque os estaleiros Franceses devem estar "ocupados".

Agora esta ideia de que vamos perder a capacidade é um pânico histérico do Forum, liderado pelo CharlieJaguar e o Subsea7.
Daqui a pouco temos foristas a saltar de janelas.

Portugal devia pensar em grande - tipo a ponte transparente de Arouca.

Se Portugal tivesse submarinos nucleares (BRASIL!!!!!!!!!) a patrulhar o atlântico, ninguém nos podia acusar de "not pulling our weight".
Para isso, tinhamos que começar hoje a formar Engenheiros Nucleares.

Não há milagres.

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6742
  • Recebeu: 7405 vez(es)
  • Enviou: 5019 vez(es)
  • +10180/-2920
« Responder #3496 em: Março 09, 2025, 01:31:43 pm »
CG, dá-lhes ideias dá, começam pelos meios navais, a seguir passam para os meios aéreos..... sabes onde vai parar ??

Eu sei !!!

Abraço

Não seria propriamente nada de novo, meu bom amigo. Como achas que se patrulharam as nossas águas entre a despedida do P2V-5 Neptune e a IOC do P-3P?

Até os Avro Vulcan da RAF, na pouco conhecida variante B.2 MRR (Maritime Radar Reconnaissance), chegaram a operar várias vezes do Montijo entre o final da década de 70 e o princípio da de 1980, fora P-3C da USN e Países Baixos, Atlantic franceses e alemães, os nossos próprios recém-chegados C-130H, etc.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

saabGripen

• Investigador
  • 1854
  • +1069/-1843
« Responder #3497 em: Março 09, 2025, 01:42:15 pm »

Conhecem a expressão?:

They are eating our lunch.

E se a Marinha, perante a perspectiva de novas verbas e a luta para a sua distribuição, está a noticiar tudo o que é problemas de manutenção - pequenos, médios, grandes - com o objectivo de, mais uma vez, comer o lanche á FAP?

Mis amigos, aqui hay cabrones.

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6742
  • +10180/-2920
« Responder #3498 em: Março 09, 2025, 01:47:15 pm »

Agora esta ideia de que vamos perder a capacidade é um pânico histérico do Forum, liderado pelo CharlieJaguar e o Subsea7.

Se Portugal tivesse submarinos nucleares (BRASIL!!!!!!!!!) a patrulhar o atlântico, ninguém nos podia acusar de "not pulling our weight".

Não há milagres.

Tenho reparado num padrão muito curioso em ti, Gripas (para além da contínua falta de educação): tu, pessoalmente, não te podias estar mais a marimbar se as coisas vão de mal a pior, já que isso pode ser sempre uma oportunidade para novamente avançares com a tua agenda, que invariavelmente acaba no Brasil. Tu, de facto, não te interessas pelas Forças Armadas ou pelo país, nem mesmo pela Marinha, mas sim por quem te paga as avenças. És um verdadeiro patriota, com gente como tu ninguém precisa dos russos e chineses.

De certa forma fazes lembrar o Montenegro, que em vez de dar explicações sobre os seus negócios, fazer um mea culpa e pedir eventualmente desculpa, prefere arrastar o país para eleições legislativas só porque tem medo do que possa ainda a vir a ser descoberto. Ou seja, tem 0 interesse no bem-estar, estabilidade e perceção do nosso país lá fora, muito à semelhança da tua atitude aqui neste fórum.
« Última modificação: Março 09, 2025, 02:35:48 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, sivispacem

*

P44

• Investigador
  • 21366
  • Recebeu: 6897 vez(es)
  • Enviou: 7921 vez(es)
  • +8070/-12629
« Responder #3499 em: Março 09, 2025, 01:48:44 pm »
Gratuita não.
Eu recebo.
€€€€€€€€€

Tu é que és inteligente de forma gratuita.

Olha, não queres perguntar ao teu crush, ao "homem providencial" que abandonou a chefia da Armada nem há 2 meses, a sua opinião sobre mais este caso?

O homem tá a colar cartazes, deixá-li-o

Mas o outro vassalo onde anda?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

saabGripen

• Investigador
  • 1854
  • +1069/-1843
« Responder #3500 em: Março 09, 2025, 03:04:23 pm »

Não há milagres.

Tenho reparado num padrão muito curioso em ti, Gripas (para além da contínua falta de educação): tu, pessoalmente, não te podias estar mais a marimbar se as coisas vão de mal a pior, já que isso pode ser sempre uma oportunidade para novamente avançares com a tua agenda, que invariavelmente acaba no Brasil. Tu, de facto, não te interessas pelas Forças Armadas ou pelo país, nem mesmo pela Marinha, mas sim por quem te paga as avenças. És um verdadeiro patriota, com gente como tu ninguém precisa dos russos e chineses.

De certa forma fazes lembrar o Montenegro, que em vez de dar explicações sobre os seus negócios, fazer um mea culpa e pedir eventualmente desculpa, prefere arrastar o país para eleições legislativas só porque tem medo do que possa ainda a vir a ser descoberto. Ou seja, tem 0 interesse no bem-estar, estabilidade e perceção do nosso país lá fora, muito à semelhança da tua atitude aqui neste fórum.

CJ,

Não és tu que estás aqui há mais que 20 anos?

Como é que o problema pode ser o saabGripen estar-se a marimbar?

Eu penso é que há toda uma geração de Portugueses a quem Salazar e Comunas tiraram a alma.

Não vou especular quanto a quem aqui no forum nela se pode incluir.

*

Ghidra

• Membro
  • *
  • 194
  • Recebeu: 68 vez(es)
  • Enviou: 56 vez(es)
  • +194/-76
  • 🙈🙉🙊
« Responder #3501 em: Março 09, 2025, 03:21:55 pm »
Esse negocio só era bom se fosse possivel entregar já um Scorpene... Quais os pedidos neste monento? e que países que não importavam ficar pra trás na fila?

*

tenente

• Investigador
  • 10761
  • Recebeu: 6224 vez(es)
  • Enviou: 4823 vez(es)
  • +8576/-2024
« Responder #3502 em: Março 09, 2025, 03:32:33 pm »
Esse negocio só era bom se fosse possivel entregar já um Scorpene... Quais os pedidos neste monento? e que países que não importavam ficar pra trás na fila?

Não convirá saber, antes de a concretizar-se esta treta de trocas de subs, qual a versão do Scórpene a adquirir ??

Pelo que vi existem quatro versões de subs mas para a nossa extensa zona marítima apenas uma, no máximo duas, interessam, por isso ou se fazia um bom negócio para nós ou mais vale esquecer.

Eu não acredito que o custo das versões Oceânicas sejam inferiores aos atuais 214.

« Última modificação: Março 09, 2025, 03:34:00 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Charlie Jaguar

*

P44

• Investigador
  • 21366
  • Recebeu: 6897 vez(es)
  • Enviou: 7921 vez(es)
  • +8070/-12629
« Responder #3503 em: Março 09, 2025, 04:11:13 pm »
Vender os Tridente ainda acredito

Agora adquirir 4 Scorpene? Tá bem abelha

Imaginem a guincharia do Berloque e do Berloque 2 (PS)

Nenhum governo se vai atrever a tal

Pelo contrário alienar os Tridente é capaz de valer uns votitos  ::)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente, PTWolf

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
« Responder #3504 em: Março 09, 2025, 04:12:43 pm »
Responsabilidade de quem achou que duas unidades eram suficientes, obrigando a que a operacional (a segunda estará obrigatoriamente em revisão ou treino) tenha de ser levada para lá dos limites.
E responsabilidade de quem pensou que um Arsenal empresarial e sem mão de obra poderia ficar com o serviço dos submarinos.
Numa circunstância e noutra decisões políticas
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

tenente

• Investigador
  • 10761
  • Recebeu: 6224 vez(es)
  • Enviou: 4823 vez(es)
  • +8576/-2024
« Responder #3505 em: Março 09, 2025, 04:14:29 pm »
Vender os Tridente ainda acredito

Agora adquirir 4 Scorpene? Tá bem abelha

Imaginem a guincharia do Berloque e do Berloque 2 (PS)

Nenhum governo se vai atrever a tal

Pelo contrário alienar os Tridente é capaz de valer uns votitos  ::)

X2 !!

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

dc

• Investigador
  • 9781
  • Recebeu: 4992 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5350/-1050
« Responder #3506 em: Março 09, 2025, 06:00:50 pm »
Responsabilidade de quem achou que duas unidades eram suficientes, obrigando a que a operacional (a segunda estará obrigatoriamente em revisão ou treino) tenha de ser levada para lá dos limites.
E responsabilidade de quem pensou que um Arsenal empresarial e sem mão de obra poderia ficar com o serviço dos submarinos.

A isso acresce que, enquanto o Tridente estava parado (e ainda está), o Arpão fez missões umas atrás das outras. Foi já em 2023, que foi passear pelo Atlântico Sul. Quantas missões teve o Arpão que cumprir, fruto do ego do ex-CEMA, e não por real necessidade? Se calhar quando só tens um submarino operacional, era de evitar abusar do dito, com missões supérfluas.

Também fica à vista o quão importante é resolver rapidamente os problemas do AA.

Também fica à vista de todos, que a ideia do ex-CEMA de comprar 2 submarinos "costeiros", acaba por fazer ainda menos sentido, sendo muito mais racional adquirir um terceiro U-214 (e modernizar os 2 originais para o mesmo padrão tecnológico), tentando uniformizar a frota.

Entretanto, eu acho difícil vendermos os 2 Tridente, por um valor acima dos 600M, e depois conseguirmos comprar 4 submarinos novos, ou mesmo 3. Era preciso uma mudança de mentalidade brutal, e um negócio em moldes extremamente favoráveis.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

saabGripen

• Investigador
  • 1854
  • +1069/-1843
« Responder #3507 em: Março 09, 2025, 06:35:43 pm »

A isso acresce que, enquanto o Tridente estava parado (e ainda está), o Arpão fez missões umas atrás das outras. Foi já em 2023, que foi passear pelo Atlântico Sul. Quantas missões teve o Arpão que cumprir, fruto do ego do ex-CEMA, e não por real necessidade? Se calhar quando só tens um submarino operacional, era de evitar abusar do dito, com missões supérfluas.

Também fica à vista o quão importante é resolver rapidamente os problemas do AA.

Também fica à vista de todos, que a ideia do ex-CEMA de comprar 2 submarinos "costeiros", acaba por fazer ainda menos sentido, sendo muito mais racional adquirir um terceiro U-214 (e modernizar os 2 originais para o mesmo padrão tecnológico), tentando uniformizar a frota.

Entretanto, eu acho difícil vendermos os 2 Tridente, por um valor acima dos 600M, e depois conseguirmos comprar 4 submarinos novos, ou mesmo 3. Era preciso uma mudança de mentalidade brutal, e um negócio em moldes extremamente favoráveis.

OU

As missões do EGO do Picas serviram para colocar os Submarinos "dentro da mente" dos Portugueses e dos seus políticos.

E agora a Marinha pode vir dizer que estão parados porque só são dois e porque os recursos para manutenção são poucos.

Eu pergunto:
Se a marinha queria mais Subs, o que teria que ter feito?
Usar os dois que tem o menos possível  e manter em segredo as poucas missões que fizessem?
E depois vinha dizer que Portugal precisava de mais?
O que foi feito não foi melhor e mais inteligente?

Eu sou um acólito do Picas.
Estou-me a marimbar para isto.

E este que falou antes de mim?
Ele é o exemplo a seguir segundo o CharlieJaguar?
O que ele faz aqui não é o que se faz há 20 anos?  -------   bota-abaixo
Era com mais 20 dc que o Forum Defesa contribuia melhor para o rearmamento?
Agora que vai haver dinheiro?
Vai ser bota-abaixo antes de receber cada novo equipamento?

Quem se vai divertir aqui sou eu.

*

miguelbud

• Analista
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +43/-254
« Responder #3508 em: Março 09, 2025, 06:38:11 pm »
Numa semana a reputaçao do Almirante vai por água abaixo: um navio afundado e ficamos sem submarinos.

O problema do arpao nao se resolverá com uma vacina?

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6742
  • +10180/-2920
« Responder #3509 em: Março 09, 2025, 06:44:15 pm »
OU

As missões do EGO do Picas serviram para colocar os Submarinos "dentro da mente" dos Portugueses e dos seus políticos.

E agora a Marinha pode vir dizer que estão parados porque só são dois e porque os recursos para manutenção são poucos.

Eu pergunto:
Se a marinha queria mais Subs, o que teria que ter feito?
Usar os dois que tem o menos possível  e manter em segredo as poucas missões que fizessem?
E depois vinha dizer que Portugal precisava de mais?
O que foi feito não foi melhor e mais inteligente?

Eu sou um acólito do Picas.
Estou-me a marimbar para isto.

E este que falou antes de mim?
Ele é o exemplo a seguir segundo o CharlieJaguar?
O que ele faz aqui não é o que se faz há 20 anos?  -------   bota-abaixo
Era com mais 20 dc que o Forum Defesa contribuia melhor para o rearmamento?
Agora que vai haver dinheiro?
Vai ser bota-abaixo antes de receber cada novo equipamento?

Quem se vai divertir aqui sou eu.

Sim, sim, até porque tu nunca mandas ninguém abaixo (e no teu caso é de forma gratuita), e costumas acertar imenso em tudo aquilo que as vozes na tua cabeça te dizem para aqui escreveres.

Recorda-me lá quantos Rafale é que foram encomendados durante a visita do Macron, se não te importas.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem