Responsabilidade de quem achou que duas unidades eram suficientes, obrigando a que a operacional (a segunda estará obrigatoriamente em revisão ou treino) tenha de ser levada para lá dos limites.
E responsabilidade de quem pensou que um Arsenal empresarial e sem mão de obra poderia ficar com o serviço dos submarinos.
Numa circunstância e noutra decisões políticas
A isso acresce que, enquanto o Tridente estava parado (e ainda está), o Arpão fez missões umas atrás das outras. Foi já em 2023, que foi passear pelo Atlântico Sul. Quantas missões teve o Arpão que cumprir, fruto do ego do ex-CEMA, e não por real necessidade? Se calhar quando só tens um submarino operacional, era de evitar abusar do dito, com missões supérfluas.
Também fica à vista o quão importante é resolver rapidamente os problemas do AA.
Também fica à vista de todos, que a ideia do ex-CEMA de comprar 2 submarinos "costeiros", acaba por fazer ainda menos sentido, sendo muito mais racional adquirir um terceiro U-214 (e modernizar os 2 originais para o mesmo padrão tecnológico), tentando uniformizar a frota.
Entretanto, eu acho difícil vendermos os 2 Tridente, por um valor acima dos 600M, e depois conseguirmos comprar 4 submarinos novos, ou mesmo 3. Era preciso uma mudança de mentalidade brutal, e um negócio em moldes extremamente favoráveis.
OUAs missões do EGO do Picas serviram para colocar os Submarinos "
dentro da mente" dos Portugueses e dos seus políticos.
E agora a Marinha pode vir dizer que estão parados porque só são dois e porque os recursos para manutenção são poucos.
Eu pergunto:
Se a marinha queria mais Subs, o que teria que ter feito?
Usar os dois que tem o menos possível e manter em segredo as poucas missões que fizessem?
E depois vinha dizer que Portugal precisava de mais?
O que foi feito não foi melhor e mais inteligente?
Eu sou um acólito do Picas.
Estou-me a marimbar para isto.
E este que falou antes de mim?
Ele é o exemplo a seguir segundo o CharlieJaguar?
O que ele faz aqui não é o que se faz há 20 anos? ------- bota-abaixo
Era com mais 20 dc que o Forum Defesa contribuia melhor para o rearmamento?
Agora que vai haver dinheiro?
Vai ser bota-abaixo antes de receber cada novo equipamento?
Quem se vai divertir aqui sou eu.