Errado, a comparação mais realista seria:
Tenho um BMW, não tenho dinheiro para comprar outro então vou comprar um VW.
A se confirmar que os submarinos terão apenas 800t de deslocamente, nessa analogia não estás a passar para um VW, estás a passar um Smart ForTwo, que pelo preço, davas um pouco mais e compravas um Clio.
Não são apenas 2 submarinos pequenos com esta colaboração no futuro quando a marinha conseguir um maior orçamento pode levar a venda da classe tridente e a compa de submarinos para "blue waters" Coreanos para eficiência de custos de manutenção e maior capacidades... É tudo uma questão de dinheiro... Não podemos dizer que está tudo mal quando neste momento a Marinha Portuguesa até tem dificuldades de ser uma guarda costeira...
Com menos de 25 anos apenas tem os 4 OPVs. Pelo menos em 2030 já pode garantir que teremos capacidades de guardar e patrulhar a costa, falta como é obvio poder de fogo mas o actual CEMA já veio dizer mais que uma vez quer executar o plano do anterior e deixar as bases para a futura Marinha de Guerra. Eu tb gostava fosse mais rápido mas é o temos, esperando com aumento do investimento possa dar frutos
Isso já é inventar realidades alternativas. Até porque uma venda dos 2 Tridente, vai obrigar a aumento do orçamento (que não conseguem para estes 2 submarinos pequenos, mas iriam conseguir para 2 submarinos novos topo de gama? Boa sorte com isso). Como se isso não bastasse, mesmo que se comprassem outros 2 submarinos equivalentes ou maiores que os Tridente para os substituir ao mesmo estaleiro, muito provavelmente o grosso dos sistemas seria diferente, dada a diferença de tamanho, capacidades e funções 2 dois tipos de navio.
Quanto ao plano do actual CEMA ser seguir o do anterior... isso não é propriamente positivo. 2 submarinos pigmeus não mudam a realidade da obsolescência generalizada da Marinha, em parcitular dos combatentes de superfície.
Avançar com pequenos programas, de fácil aceitação política, como os NPOs e NPCs, não é criar bases nenhumas, é despachar a parte fácil, enquanto a difícil é indefinidamente adiada.