U209PN

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miguelbud

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Re: U209PN
« Responder #3570 em: Junho 04, 2025, 05:34:38 pm »
O que ganhou foi o que defende a aproximaçao á China.

Foreign policy is another arena where Lee will chart a distinct course. He has pledged to maintain South Korea’s core alliances, but his record suggests a cooler posture toward Washington and Tokyo and a pivot toward Beijing and Pyongyang. Lee has criticized his predecessor’s overtures to Japan as overly “subservient” and is skeptical of deeper trilateral security cooperation that binds South Korea more closely to the U.S.-Japan alliance. A friendlier approach to China—which Beijing is all too happy to encourage—would further strain ties with Washington.
 
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Re: U209PN
« Responder #3571 em: Junho 05, 2025, 04:02:17 pm »
Necessidade, contexto e justificação fácil.
Escolha: a mais fraca 
Enfim não vale a pena
Ao menos alinhavam com o 212 NFS italiano

O exemplo disto é
Tenho um BMW, vendo e compro o Peugeot 308, vendo e compra um Fiat Panda, vendo e compro uma acelera
 
 
 

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Re: U209PN
« Responder #3572 em: Junho 05, 2025, 04:07:34 pm »
Necessidade, contexto e justificação fácil.
Escolha: a mais fraca 
Enfim não vale a pena
Ao menos alinhavam com o 212 NFS italiano

O exemplo disto é
Tenho um BMW, vendo e compro o Peugeot 308, vendo e compra um Fiat Panda, vendo e compro uma acelera

Errado, a comparação mais realista seria:

Tenho um BMW, não tenho dinheiro para comprar outro então vou comprar um VW.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 

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Re: U209PN
« Responder #3573 em: Junho 05, 2025, 04:12:01 pm »
Necessidade, contexto e justificação fácil.
Escolha: a mais fraca 
Enfim não vale a pena
Ao menos alinhavam com o 212 NFS italiano

O exemplo disto é
Tenho um BMW, vendo e compro o Peugeot 308, vendo e compra um Fiat Panda, vendo e compro uma acelera

Errado, a comparação mais realista seria:

Tenho um BMW, não tenho dinheiro para comprar outro então vou comprar um VW.

Não tem dinheiro para nada apesar da conversa de necessidade. Só há dinheiro para esbanjar em tretas e orientar tachos
Não é o VW, vão mesmo para o Fiat
 

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Re: U209PN
« Responder #3574 em: Junho 05, 2025, 04:21:26 pm »
Apelidas de Fiat sem saberes a tonelagem, armamento, equipamento, se vai ter ou não AIP, que tipo de bateria é que vai ter, ou seja, não sabes nada de nada, apenas que vai ser mais pequeno do que os nossos U209P (U214).
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JohnM

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Re: U209PN
« Responder #3575 em: Junho 05, 2025, 04:38:53 pm »
Apelidas de Fiat sem saberes a tonelagem, armamento, equipamento, se vai ter ou não AIP, que tipo de bateria é que vai ter, ou seja, não sabes nada de nada, apenas que vai ser mais pequeno do que os nossos U209P (U214).
Esquece, não vale a pena argumentar… e o Fiat ainda não está cheio de brasucas a fazer turismo a sul… mas não deve faltar muito…

E, já agora, muitas vezes o Fiat chega para a tarefa, não é preciso um BMW para ir ao supermercado. O meu primeiro carro foi um Fiat 128 e que saudades tenho dele…
« Última modificação: Junho 06, 2025, 04:00:06 am por JohnM »
 
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Re: U209PN
« Responder #3576 em: Junho 06, 2025, 03:06:51 am »
Não são apenas 2 submarinos pequenos com esta colaboração no futuro quando a marinha conseguir um maior orçamento pode levar a venda da classe tridente e a compa de submarinos para "blue waters"  Coreanos para eficiência de custos de manutenção e maior capacidades...  É tudo uma questão de dinheiro... Não podemos dizer que está tudo mal quando neste momento a Marinha Portuguesa até tem dificuldades de ser uma guarda costeira...
Com menos de 25 anos apenas tem os 4 OPVs. Pelo menos em 2030 já pode garantir que teremos capacidades de guardar e patrulhar a costa, falta como é obvio poder de fogo mas o actual CEMA já veio dizer mais que uma vez quer executar o plano do anterior e deixar as bases para a futura Marinha de Guerra. Eu tb gostava fosse mais rápido mas é o temos, esperando com aumento do investimento possa dar frutos
 
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Re: U209PN
« Responder #3577 em: Junho 06, 2025, 10:34:11 am »
Por mim seguia um caminho deferente. Ou mais dois 209PN ou dois novos submarinos, seja desenvolvido pelos Coreanos com a nossa parceria, mas que um dia mais tarde se transformem nos 4 que são o ideal para Portugal. Faz-me sentido submarinos oceânicos e não costeiros.

https://en.wikipedia.org/wiki/KSS-III_submarine



Saudações

P.S. Como qualquer programa, o do "Sr, President"  :mrgreen: também deve ser alvo de correções. Continuo a dizer que tinha mais lógica as lanchas de patrulha costeira evoluírem para NPO e possíveis substitutos  da Viana do Castelo, construindo patrulhas para a costa mais simples, como o 3007 da Damen.


"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: U209PN
« Responder #3578 em: Junho 06, 2025, 01:09:21 pm »
Errado, a comparação mais realista seria:

Tenho um BMW, não tenho dinheiro para comprar outro então vou comprar um VW.

A se confirmar que os submarinos terão apenas 800t de deslocamente, nessa analogia não estás a passar para um VW, estás a passar um Smart ForTwo, que pelo preço, davas um pouco mais e compravas um Clio.

Não são apenas 2 submarinos pequenos com esta colaboração no futuro quando a marinha conseguir um maior orçamento pode levar a venda da classe tridente e a compa de submarinos para "blue waters"  Coreanos para eficiência de custos de manutenção e maior capacidades...  É tudo uma questão de dinheiro... Não podemos dizer que está tudo mal quando neste momento a Marinha Portuguesa até tem dificuldades de ser uma guarda costeira...
Com menos de 25 anos apenas tem os 4 OPVs. Pelo menos em 2030 já pode garantir que teremos capacidades de guardar e patrulhar a costa, falta como é obvio poder de fogo mas o actual CEMA já veio dizer mais que uma vez quer executar o plano do anterior e deixar as bases para a futura Marinha de Guerra. Eu tb gostava fosse mais rápido mas é o temos, esperando com aumento do investimento possa dar frutos

Isso já é inventar realidades alternativas. Até porque uma venda dos 2 Tridente, vai obrigar a aumento do orçamento (que não conseguem para estes 2 submarinos pequenos, mas iriam conseguir para 2 submarinos novos topo de gama? Boa sorte com isso). Como se isso não bastasse, mesmo que se comprassem outros 2 submarinos equivalentes ou maiores que os Tridente para os substituir ao mesmo estaleiro, muito provavelmente o grosso dos sistemas seria diferente, dada a diferença de tamanho, capacidades e funções 2 dois tipos de navio.

Quanto ao plano do actual CEMA ser seguir o do anterior... isso não é propriamente positivo. 2 submarinos pigmeus não mudam a realidade da obsolescência generalizada da Marinha, em parcitular dos combatentes de superfície.

Avançar com pequenos programas, de fácil aceitação política, como os NPOs e NPCs, não é criar bases nenhumas, é despachar a parte fácil, enquanto a difícil é indefinidamente adiada.
 
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Re: U209PN
« Responder #3579 em: Junho 06, 2025, 01:43:00 pm »
Apelidas de Fiat sem saberes a tonelagem, armamento, equipamento, se vai ter ou não AIP, que tipo de bateria é que vai ter, ou seja, não sabes nada de nada, apenas que vai ser mais pequeno do que os nossos U209P (U214).

Como assim. Não estão a referir-se ao de 1000 toneladas?
Pelo que foi escrito é a esse.  E tendo em conta o modelo 800 é isso e o resto está lá descrito. Não foi a toa que o disse, mas há quem goste é de atirar areia e desfazer o que se diz sem perceber o que foi dito.
Se é para dizer que se tem, força nisso. É a nova dialética da Marinha. Patrulhas? temos pois, podem nem ter equipamentos. mas existem. Fragatas, claro que temos, são 5. Agora se navegam ou são relevantes não vem ao caso.
Submarinos há muitos. Podemos até vender os "U214" ou como lhes chamam 209PN e comprar mais dúzia de 500 ton.
Vendam as fragatas e comprem patrulhas glorificados. Serve


Mas também servia beberem vinho corrente de caixas e whiskie novo. Para a Marinha que é cerveja e água estava bom
« Última modificação: Junho 06, 2025, 01:51:59 pm por Pescador »
 

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Re: U209PN
« Responder #3580 em: Junho 06, 2025, 01:58:27 pm »
Para o pessoal que já sabe o modelo e as características do mesmo... metam aí o comprimento, a tonelagem, que armamento vai ter, sensores, velocidade e autonomia. Também se vai ter ou não AIP, se vai ter ou não baterias a lítio e se vai ser construído em Portugal ou na Coreia do Sul.

Obrigado.
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Re: U209PN
« Responder #3581 em: Junho 06, 2025, 02:17:14 pm »
A especulação com base na maqueta apresentada, é de se tratar do HDS-800. Em termos de armamento, serão torpedos, e no máximo Harpoon, eventualmente minas. Ninguém está a imaginar que os nossos Tridente estejam limitados a Harpoon, mas os mini-submarinos passariam a ter mísseis de cruzeiro.

Se for o HDS-800, segundo o fabricante terá uma velocidade máxima de 15 nós. O alcance dificilmente será equiparável ao dos Tridente.

É praticamente um dado adquirido que não vão ser construídos em Portugal. Anos a dizer que não tínhamos know-how para construir fragatas, mas de repente temos para construir submarinos?
 

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Re: U209PN
« Responder #3582 em: Junho 06, 2025, 03:43:54 pm »
O pretendido deve estar no "segredo dos Deuses"... talvez seja uma técnica de marketing da Marinha, chamar de costeiros e baratos para convencer o contribuinte - a palavra submarino queima. No entanto:

Citar
(...)
Admiral Fernando Pires, head of the Portuguese Navy’s logistics command, signed the MOU with HD HHI’s special ship division head, Ju Won-ho. The agreement does not specify a final design but refers to the joint development of a small submarine model based on mutual trust and strategic cooperation. HD HHI is currently developing three export-oriented submarine models: the HDS-2300, HDS-1500, and HDS-800. All three models were displayed at MADEX 2025. The HDS-2300 is the largest, intended for blue-water operations, and has received Approval in Principle (AIP) from DNV. The HDS-1500, developed in partnership with Peru’s SIMA, is 65 meters long, 6.5 meters wide, features lithium-ion battery propulsion, requires a crew of 25, and has also received DNV’s AIP certification. The HDS-800, the smallest variant, is intended for coastal operations. It is expected to offer a compact and lower-cost option for navies with littoral security requirements.

Although Portugal has not officially confirmed a specific model, the Portuguese Navy may consider leveraging ongoing work on the HDS-1500, particularly given the displacement, propulsion configuration, and crew size align with the needs expressed in recent public statements. The HDS-1500's open-architecture design enables the integration of country-specific combat systems, sensors, and weapons, offering a potentially adaptable solution. The agreement signed at MADEX reflects not only Portugal’s intention to strengthen its submarine fleet but also HD HHI’s strategy to promote its submarine designs in the global market through cooperative development and export-oriented customization. Portugal’s current Tridente-class submarines, the NRP Tridente and NRP Arpão, displace over 2,000 tons submerged, with a maximum test depth exceeding 300 meters, and endurance of up to 60 days. However, maintenance challenges have limited their availability for sustained deployments. (...)

=>  https://armyrecognition.com/news/navy-news/2025/portuguese-navy-eyes-new-submarines-from-south-korea-to-modernize-coastal-patrol-capabilities
« Última modificação: Junho 06, 2025, 03:44:23 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: U209PN
« Responder #3583 em: Junho 06, 2025, 04:08:08 pm »
O pretendido deve estar no "segredo dos Deuses"... talvez seja uma técnica de marketing da Marinha, chamar de costeiros e baratos para convencer o contribuinte - a palavra submarino queima. No entanto:

Citar
(...)
Admiral Fernando Pires, head of the Portuguese Navy’s logistics command, signed the MOU with HD HHI’s special ship division head, Ju Won-ho. The agreement does not specify a final design but refers to the joint development of a small submarine model based on mutual trust and strategic cooperation. HD HHI is currently developing three export-oriented submarine models: the HDS-2300, HDS-1500, and HDS-800. All three models were displayed at MADEX 2025. The HDS-2300 is the largest, intended for blue-water operations, and has received Approval in Principle (AIP) from DNV. The HDS-1500, developed in partnership with Peru’s SIMA, is 65 meters long, 6.5 meters wide, features lithium-ion battery propulsion, requires a crew of 25, and has also received DNV’s AIP certification. The HDS-800, the smallest variant, is intended for coastal operations. It is expected to offer a compact and lower-cost option for navies with littoral security requirements.

Although Portugal has not officially confirmed a specific model, the Portuguese Navy may consider leveraging ongoing work on the HDS-1500, particularly given the displacement, propulsion configuration, and crew size align with the needs expressed in recent public statements. The HDS-1500's open-architecture design enables the integration of country-specific combat systems, sensors, and weapons, offering a potentially adaptable solution. The agreement signed at MADEX reflects not only Portugal’s intention to strengthen its submarine fleet but also HD HHI’s strategy to promote its submarine designs in the global market through cooperative development and export-oriented customization. Portugal’s current Tridente-class submarines, the NRP Tridente and NRP Arpão, displace over 2,000 tons submerged, with a maximum test depth exceeding 300 meters, and endurance of up to 60 days. However, maintenance challenges have limited their availability for sustained deployments. (...)

=>  https://armyrecognition.com/news/navy-news/2025/portuguese-navy-eyes-new-submarines-from-south-korea-to-modernize-coastal-patrol-capabilities
Muito interessante! Talvez  a maquete seja só para propósitos ilustrativos. Um submarino de 1500 tons já faz outro sentido… é basicamente do tamanho dos U209 NG, portanto pode muito bem ser um submarino oceânico e continua a ser menor que os U209PN e mais barato, por ser construído na Coreia…
 

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mafets

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Re: U209PN
« Responder #3584 em: Junho 06, 2025, 04:39:45 pm »
O Tridente tem no máximo 2020 toneladas. Será que um submarino de menos 500 toneladas é mais barato de construir e operar? Os primeiros Scorpene tinham 1500t e os últimos 1900 tons (os Brasileiros).

https://en.wikipedia.org/wiki/Scorp%C3%A8ne-class_submarine

Citar
Displacement   
1,565 t (1,540 long tons) (CM-2000)
1,870 t (1,840 long tons) (AM-2000)
1,900 t (1,900 long tons) (S-BR)



Os KS III Coreanos é que têm no mínimo 3400 toneladas que vai às 3800 submerso. Aliás, os KS II são a versão Coreana dos 214.



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