Pandur II

• 3075 Respostas
  • 969477 Visualizações
*

HSMW

• Moderador Global
  • 12938
  • Recebeu: 3315 vez(es)
  • Enviou: 7941 vez(es)
  • +1184/-1956
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #855 em: Maio 31, 2008, 03:15:16 pm »
Citação de: "Pedro Monteiro"
Sobre a EPC em Abrantes, sugiro a leitura deste breve trabalho na minha página, acompanhado de algumas fotografias:
http://pedromonteiro-photography.blogsp ... laria.html

Em Fevereiro, quando visitei Abrantes para algumas pesquisas, estavam lá duas Pandur II na versão ICV (Infantry Carrying Vehicle) para efeitos de instrução. Uma delas consta, aliás, da reportagem fotográfica do trabalho.

Sobre as instalações, eu, pelas visitas aos mesmos, diria que Abrantes tem vantagens comparativamente a Santarém. Por exemplo, não se situa no centro da cidade (a EPC tinha alguns terrenos fora do quartel, mas muito limitados), mas sim à saída de Abrantes o que torna mais fácil (até para as populações) o movimento de colunas de viaturas. Depois, a proximidade de Santa Margarida com vantagens para a instrução dos militares da EPC nos seus terrenos, embora sejam também usados outros terrenos que pertenciam ao antigo regimento. Finalmente, a disponibilização do aquartelamento de Santarém que deixou de ser terreno militar o que traz vantagens de exploração urbanística, mesmo que sem (repito, sem) construção dentro do aquartelamento. O que para o desenvolvimento de Santarém é uma mais-valia. A localização no centro da cidade não favorecia a actividade operacional da EPC, nem a vida quotidiana das populações. Tinha um valor simbólico. Eventualmente, num país com mais recursos, faria sentido construir um novo quartel fora do centro de Santarém, mas com o quartel de Abrantes livre...

O aquartelamento de Abrantes possui, obviamente, algumas limitações. No fim de contas, não foi originalmente construído para os meios blindados da Cavalaria. Por exemplo, as garagens não têm portões pouco largos e pouco espaço interno. Contudo, são questões que poderão ser resolvidas e, no geral, a nova localização parece ser uma boa opção - com a excepção do arquivo estar ainda por organizar . :)

Cumprimentos,
Pedro Monteiro

Em Santarém era assim
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

Pedro Monteiro

• Analista
  • 893
  • Recebeu: 152 vez(es)
  • Enviou: 19 vez(es)
  • +26/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #856 em: Junho 02, 2008, 10:49:20 pm »
Umas fotografias de uma das duas Pandur II ICV em exposição, até ao final da semana, em Coimbra. Ambas pertencem ao RI13 de Vila Real.  :)

Cumprimentos,
Pedro Monteiro

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #857 em: Junho 03, 2008, 11:34:25 am »
Bom dia, algum dos caros camaradas me sabe responder quantos Pandur II ja se encontram ao serviço do nosso Exército e quais as unidades que ja o possuem? :lol: obrigado
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

ruben lopes

• Membro
  • *
  • 132
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #858 em: Junho 03, 2008, 02:57:23 pm »
caro INSTRUTOR, já foram recebidos 15 veículos de transporte pessoal e acho que dois pandur do tipo de combate de infantaria foram recebidos para instrução.
ruben lopes

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11447
  • Recebeu: 2564 vez(es)
  • Enviou: 3678 vez(es)
  • +955/-1091
(sem assunto)
« Responder #859 em: Junho 03, 2008, 04:39:50 pm »
Sei que existem vários veiculos de lagartas adaptados para anti-aérea ou que possuem essa versão.

Pergunto, é possivel fazer algo assim num veiculos blindado de rodas como o Pandur? Há interesse nisso?

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #860 em: Junho 03, 2008, 04:57:01 pm »
De momento não conheço nenhum Veículo de Rodas capaz de transportar um sistema anti - aéreo com misseis curto médio alcance, o que existe são veículos de fabrico russos tipo S400/SA21A e o S300 PMU1 e 2 capazes de disparar misseis de medio e longo alcance mas nada parecido com o Pandur II, agora o que se podia fazer era adaptar ao Pandur II um sistema de de defesa anti-aerea de 20mm tipo Vulcan M61, permitindo a defesa do Veículo e tripulação de ataques provindos de helis.
Se algum camarada conhecer algum sistema de defesa anti-aerea instalado num veúculo sobre rodas, agradecia.
« Última modificação: Junho 03, 2008, 04:59:59 pm por Instrutor »
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

ruben lopes

• Membro
  • *
  • 132
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #861 em: Junho 03, 2008, 04:58:49 pm »
o veículo pizarro acho que tem.
ruben lopes

*

tyr

• Analista
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #862 em: Junho 03, 2008, 05:04:06 pm »
Existe um sistema semelhante ao GEPARD alemão que foi testado em viaturas de rodas (com sucesso, mais precisamente num chassi adaptado do Transporpanzer 1) mas para o qual não houve compradores (era na altura da guerra fria e o que se cria era blindagem pesada ao maximo).
A morte só é terrivel para quem a teme!!

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #863 em: Junho 03, 2008, 05:08:42 pm »
caro ruben lopes o Pizarro de facto tem um sistema lança misseis terra-ar SAM numa versão, mas é de lagartas, o que queria saber é se existe angum veículo de rodas capaz de lançar misseis anti aéreos ou adaptar alguns Pandur para defesa aérea, mas na minha prespectica acho que não é viável, preferia ver os pandur armados com o sistema de defesa aérea tipo de 20mm tipo Vulcan M61 de tiro rápido, para fazer face a ameaças do tipo helis.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8071
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5288/-243
(sem assunto)
« Responder #864 em: Junho 03, 2008, 05:16:54 pm »
O LAV-25/Piranha tem...

:roll:

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #865 em: Junho 03, 2008, 05:26:15 pm »
È o que eu acho Pereira Marques, mas como esse Piranha penso que é algo semelhante a  uma metralhadora Vulcan, isto sim acho que poderia ser adaptada aos Pandur II

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #866 em: Junho 03, 2008, 05:32:57 pm »
Caro Pereira Marques pode-me explicar melhor como ira funcionar esse sitema avenger?? Sei que são instalados em cima de viaturas de rodas quais??? tem fotos de como será??

*

nelson38899

• Investigador
  • 5600
  • Recebeu: 919 vez(es)
  • Enviou: 877 vez(es)
  • +733/-2708
(sem assunto)
« Responder #867 em: Junho 03, 2008, 05:35:58 pm »

avenger
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11447
  • Recebeu: 2564 vez(es)
  • Enviou: 3678 vez(es)
  • +955/-1091
(sem assunto)
« Responder #868 em: Junho 03, 2008, 06:51:11 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Já agora pergunto uma coisa, porque é que o Exército Português quer ir "perder tempo e dinheiro" com o desenvolvimento de uma versão de Defesa-Aérea do Pandur, se já foi "decidido" (e a manter-se essa intenção) que os novos meios SHORAD do EP serão os Avenger e, eventualmente, mais Stinger. :roll:

Eu perguntei isso, porque pensei que se podia fazer o que se esta a fazer actualmente com a torre de 105mm, numa possivel torre de defesa aérea que se pudesse adaptar num Pandur, como por exemplo nesse LAV III que você postou.

*

major-alvega

• 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #869 em: Junho 03, 2008, 07:08:51 pm »
e o sistema avenger irá ser adquirido quando, e quantas unidades???

ps: e a que preço???