A PA toma conta das Bases Aéreas cá em Portugal, a UPF (sub-unidade da PA), faz o mesmo mas lá fora.
Posso estar errado mas acho que também não é bem assim, pois quando a FAP teve o comando do KAIA a força de segurança deles chamava-se IMP (International Military Police) e era constituida por militares de diversas policias militares da NATO, até podia ter PAs e PEs por exemplo.
Mas quando o C-130 esteve em Cabul estava inserido num Destacamento conjunto com a Bélgica, e havia um grupo de Pára-Comandos Belgas que acompanhava sempre o nosso C-130 quando este ia em missões, penso que não eram eles os responsaveis pela segurança do perimetro do KAIA, foi isso que levou a FAP a transformar a RESCOM em UPF pois se uma missão CSAR é pouco provavel, uma missão de Protecção das Forças Expedicionárias Aéreas, no contexto actual, já o é.
Nesse tipo de missões a função da UPF é efectuar a segurança proxima à aeronave e tripulação quando aterram em zonas inseguras, por exemplo sei que não se falou nisso mas não me supreendia nada se tivesse ido uma equipa do UPF para o Chad com o C-130 pois este andou dum lado para o outro a levar refugiados, mantimentos, etc e concerteza aterrou em terrenos com pouca ou nenhuma segurança já no solo.