Pandur II

• 3065 Respostas
  • 963160 Visualizações
*

nelson38899

• Investigador
  • 5594
  • Recebeu: 915 vez(es)
  • Enviou: 874 vez(es)
  • +731/-2707
(sem assunto)
« Responder #600 em: Dezembro 18, 2007, 11:40:33 am »
boas

sim, pode ir ver na edição online do diário de noticias

Cump.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

P44

• Investigador
  • 20735
  • Recebeu: 6948 vez(es)
  • Enviou: 7968 vez(es)
  • +8110/-12830
(sem assunto)
« Responder #601 em: Dezembro 21, 2007, 08:17:09 am »
Portugal  

2007-12-21 - 00:00:00

Forças armadas: Ensaios em Santa Margarida
Pandur já disparam

Os responsáveis de uma empresa de armamento belga terminaram ontem, no Campo Militar de Santa Margarida, os testes de tiro com a peça de artilharia que pode equipar alguns dos blindados Pandur II, comprados pelo Governo português.

A demonstração visou dar a conhecer as capacidades e características técnicas do equipamento, mas o Exército demarcou-se da actividade. Isto porque os militares estão a analisar outra arma de características semelhantes, mas de fabrico italiano e preço mais baixo.

O Sistema de Armamento (SA) CT-CV testado em Santa Margarida, de calibre 105 mm, consiste numa torre giratória da família Cockerill, que oferece “elevada precisão de tiro e características únicas como ângulo alto de elevação”, assegura Paul Thonon, presidente da CMI Defence.

Ontem, foram disparados sete projécteis com a viatura imobilizada e em andamento. Todos atingiram os alvos estáticos e móveis.

Segundo a CMI Defence, o SA está equipado “com um sistema estável de observação diurna e nocturna que permite disparos em andamento, assim com contra alvos em movimento”.

A torre está preparada para dois militares, foi desenhada com o recurso aos modelos de arquitectura digitalizada da última geração e equipada com tecnologia Canbus, o que “oferece uma performance de alto nível, flexibilidade, modularidade e possíveis upgrades”, adiantam os técnicos da empresa belga.

No final da sessão de tiro, o protótipo da Pandur II 8x8 fez uma demonstração das capacidades de mobilidade. Ultrapassou um muro com 60 cm de altura, na vertical, uma vala com dois metros de largura, uma barreira com 60 por cento de inclinação e uma lagoa.

O objectivo foi demonstrar a versatilidade do veículo, adquirido pelo Estado para substituir os velhos Chaimite.

Das 260 unidades encomendadas, sete já foram entregues ao Exército. Como apresentavam deficiências técnicas, “continuam em testes” e não há ainda uma data definida para a recepção oficial, disse ao CM um porta-voz do Ministério da Defesa. Os Sistemas de Armamento, que também estão a ser testados, podem vir a equipar 33 blindados.  
Francisco Pedro

http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... idCanal=10
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23138
  • Recebeu: 4198 vez(es)
  • Enviou: 2948 vez(es)
  • +2906/-4528
(sem assunto)
« Responder #602 em: Dezembro 21, 2007, 11:03:12 am »
Steyer garante que entregou sete Pandur

Os novos blindados que vão equipar o Exército estão a ser testados no Campo Militar de Santa Margarida.

O fabricante austríaco garante que entregou sete blindados, mas o porta-voz do Exército disse à RTP que "oficialmente" o ramo ainda não recebeu nenhuma.

video: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?he ... 13&tema=27
 :?
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

*

Pedro Monteiro

• Analista
  • 893
  • Recebeu: 152 vez(es)
  • Enviou: 19 vez(es)
  • +26/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #603 em: Dezembro 21, 2007, 11:35:08 am »
Todos atingiram os alvos estáticos e móveis.

No vídeo da RTP julgo que há um tiro que falha...  :?

Cumprimentos,
Pedro Monteiro

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23138
  • Recebeu: 4198 vez(es)
  • Enviou: 2948 vez(es)
  • +2906/-4528
(sem assunto)
« Responder #604 em: Dezembro 21, 2007, 12:30:42 pm »
Não, ele acerta em cheio, simplesmente passa de um lado ao outro o alvo. :wink:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

*

Adamastor

• Membro
  • *
  • 38
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #605 em: Dezembro 21, 2007, 02:51:11 pm »
Defesa: Exército vai receber primeiros nove Pandur 8x8 no "princípio do ano" de 2008

- Os primeiros nove blindados Pandur 8x8, que vão substituir as "Chaimite", serão entregues "no princípio do ano" às Forças Armadas, anunciou hoje o ministro da Defesa num debate no Parlamento.

Nuno Severiano Teixeira garantiu hoje na Assembleia que as primeiras nove viaturas blindadas fabricadas pela Steyer na Áustria e em Portugal serão "entregues no princípio do ano".

A cerimónia de entrega ao Exército dos blindados chegou a estar marcada para o início de Outubro, mas foi adiada devido a falhas técnicas nas viaturas, que foram devolvidas à fábrica.

Desde então, a marca reparou as falhas e fez, nas últimas semanas, testes às Pandur, tendo já anunciado a entrega das primeiras sete viaturas ao Exército.

Hoje, na Assembleia, o ministro limitou-se a dizer que "estão a ser feitos testes" às viaturas e que, no final, serão recebidas pelas Forças Armadas.

No total, e de forma faseada, até 2010, vão ser entregues 260 blindados, dos quais 218 produzidos em Portugal, na Fabrequipa, no Barreiro, e os restantes na fábrica austríaca.

Grande parte dos blindados, 240, destina-se ao Exército e os restantes 20, de tipo anfíbio, aos Fuzileiros, da Marinha.

Até final do ano estava planeada a entrega às Forças Armadas portuguesas 24 viaturas blindadas, segundo disse à Lusa fonte da empresa.

A compra dos blindados Pandur foi acordada no início de 2005, ainda no tempo do ministro da Defesa do governo PSD/CDS-PP, Paulo Portas.

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/atA ... uISKg.html

*

zecouves

• Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #606 em: Dezembro 21, 2007, 04:29:06 pm »
Relativamento aos "tiros" o "teste" foi somente  uma apresentação das capacidades da peça 105 mm. Quanto à viatura que tinha a peça 105 mm instalada, tenho sérias duvidas que fosse a que o Exército vá receber para o GAM.

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
CT CV
« Responder #607 em: Dezembro 21, 2007, 06:14:36 pm »
A PANDUR equipada com uma torre CT CV testada na BrigMec é uma PANDUR 8x8 utilizada como demonstrador pela Steyr GmbH. No entanto as outras 3 PANDUR 2 ICV que estão na BrigMec são as viaturas destinadas ao EP.

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
(sem assunto)
« Responder #608 em: Dezembro 21, 2007, 06:32:06 pm »
Não em Sta. Margarida mas em testes anteriores em Allensteig, Áustria.

"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5357
  • Recebeu: 536 vez(es)
  • Enviou: 108 vez(es)
  • +610/-9414
Re: CT CV
« Responder #609 em: Dezembro 21, 2007, 09:04:20 pm »
Citação de: "tsahal"
A PANDUR equipada com uma torre CT CV testada na BrigMec é uma PANDUR 8x8 utilizada como demonstrador pela Steyr GmbH. No entanto as outras 3 PANDUR 2 ICV que estão na BrigMec são as viaturas destinadas ao EP.

:idea:

E fartam-se de dizer mal do Homem  :arrow:

Existirá/ia alguma possibilidade de transferir os Pandur já fabricados (para os Checos) para Portugal?
Potius mori quam foedari

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6520/-1401
(sem assunto)
« Responder #610 em: Dezembro 21, 2007, 09:31:12 pm »
As especificações dos veículos checos são diferentes das dos portugueses.

Assim de memória, lembro-me de que os veículos checos creio que são todos anfíbios, o que não acontece com os portugueses, onde só são anfíbios os veículos da marinha.

Estou a falar de memória, posso estar errado.

Eu acho que o pessoal checo deve é ter entendido que comprar uma grande quantidade de Pandures caríssimos, numa altura em que os americanos estão a comprar veículos que custam entre 500.000 e 800.000 Euros e a aplicar-lhes blindagens que são tão boas ou melhores que as do Pandur.

Além disto, a tecnologia é de menor importância em ambientes de guerra assimétrica.

No entanto, com a recente saída da Russia do tratado CFE, eu não sei realmente se o desarmamento europeu não vai encontrar problemas no futuro.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5357
  • Recebeu: 536 vez(es)
  • Enviou: 108 vez(es)
  • +610/-9414
(sem assunto)
« Responder #611 em: Dezembro 21, 2007, 09:54:02 pm »
Acho que eu é que coloquei mal a questão  :oops:

O que eu queria dizer, era, qual a possibilidade de virem os Pandur já produzidos (mesmo tendo em consideração o que o papatango já disse (especificações diferentes)), em vez de se estar á espera da produção do mesmo nrº de unidades para Portugal?
Potius mori quam foedari

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6520/-1401
(sem assunto)
« Responder #612 em: Dezembro 21, 2007, 09:58:00 pm »
Relativamente aos testes do Pandur-II com a torre de 105mm, não dá a impressão de que o veículo está submotorizado ?
Fico com a impressão de que é muita torre para tão pouco carro.

Os disparos que vemos, pelo menos aqueles em que vemos o alvo, poderão ser de munição perfurante, mas não dá para ver se são todos.
A posição do veículo no último disparo também é curiosa, além de estranha...

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
(sem assunto)
« Responder #613 em: Dezembro 21, 2007, 10:10:24 pm »
O motor será o de 450 cv. que equipa os Pandur portugueses. Se não me engano a velocidade máxima é de cerca de 70 km/h. A velocidade máxima para disparo de munição APFSDS-T vai até aos 35 km/h (se não me engano novamente).

Não disponho de comparativos com outros veículos.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

*

Daniel

• Investigador
  • 3032
  • Recebeu: 432 vez(es)
  • Enviou: 225 vez(es)
  • +722/-9364
(sem assunto)
« Responder #614 em: Dezembro 22, 2007, 11:07:44 am »
papatango
Eu acho que o pessoal checo deve é ter entendido que comprar uma grande quantidade de Pandures caríssimos, numa altura em que os americanos estão a comprar veículos que custam entre 500.000 e 800.000 Euros e a aplicar-lhes blindagens que são tão boas ou melhores que as do Pandur.

Já agora, caro papatango, poderia dizer que viaturas são essas  :?: