Pandur II

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Menacho

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« Responder #660 em: Fevereiro 01, 2008, 04:52:34 pm »
Enhorabuena, es una boa maquina......... :wink:

!!FelicitaÇoes!!
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #661 em: Fevereiro 01, 2008, 04:54:55 pm »
Menacho e vocês? Há novidades?
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 

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typhonman

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« Responder #662 em: Fevereiro 04, 2008, 05:36:31 pm »
Hoje li a Revista do RC-6 (Regimento de Cavalaria nº6) aonde vem um artigo sobre o "Centauro" 8*8 105 mm, neste artigo o autor exprime a hipótese de este ser um concorrente para a aquisição de 33 viaturas com torre de 105mm caso não se opte por colocar as mesmas ao PANDUR.
 

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tsahal

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PANDUR 2.
« Responder #663 em: Fevereiro 04, 2008, 06:52:59 pm »
O sistema HITFACT 105/52 da Oto Melara SpA é com a CT CV da CMI Defence, o outro concorrente para a opção de 33 MGS.
 

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André

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« Responder #664 em: Fevereiro 08, 2008, 09:29:21 pm »
Relatório prova que blindados metem água...[/color]

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Os blindados Pandur II que Portugal comprou têm graves problemas técnicos. Metem água pelos periscópios, pelos faróis e pela rampa traseira. O SOL noticiou o facto na última edição, mas o ministro da Defesa desmentiu. Sucede que a notícia era rigorosamente verdadeira, como prova um relatório militar de 29 de Janeiro, que hoje reproduzimos.

Dois dias antes de o ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, apresentar as novas viaturas blindadas de rodas 8x8 (VBR Pandur II), na semana passada, o Ministério da Defesa Nacional (MDN) foi informado pelo Estado-Maior do Exército da existência de um relatório, elaborado durante a fase de instrução na Escola Prática de Cavalaria, que denunciava o facto de os novos «blindados meterem água». Assinado pelo coronel Viriato Amaral, comandante da Escola Prática de Cavalaria, o relatório de cinco páginas foi distribuído pelo Comando de Instrução, Comando da Logística e Estado-Maior do Exército (EME).

O SOL teve acesso ao documento. E sabe que a informação foi comunicada à Direcção Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa, do MDN, a 29 de Janeiro.

Relatório da verdade

A 2 de Fevereiro o SOL publicou que as Pandur II – protótipo cuja aquisição à empresa austríaca Steyr custará 364,211 milhões de euros – têm problemas técnicos e que os «blindados metem água». No mesmo dia, o MDN «desmente categoricamente essa afirmação». O coronel Amaral não desmentiu ao SOL a existência do relatório, mas remeteu para o EME qualquer comentário. O documento explica: «Entra água pelos periscópios» e «entra água pela rampa traseira» das VBR. Quando são abertos os bujons de drenagem, «sai água em quantidade abundante», além de que «entra água no compartimento do motor», e «nos faróis». O computador de diagnóstico de anomalias dá «sinal de que as baterias não estão a carregar». O «sistema central de insuflação de pneus está avariado». Os «pneus desgastam-se com facilidade». Em «duas viaturas encontraram-se problemas nos guinchos». Em outra, a «rampa traseira embateu violentamente no chão», quando deveria permanecer suspensa acima do solo. A «pintura das viaturas sai facilmente». Como o SOL noticiou, duas viaturas atascaram e, após recurso aos guinchos, rebentaram o tubo hidráulico – danificando a direcção e imobilizando os veículos.

SOL

 

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ricardonunes

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« Responder #665 em: Fevereiro 08, 2008, 09:36:25 pm »
Isto a ser mesmo assim.............




Alguém está a precisar de levar com o porrete pelo lombo abaixo :evil:
Potius mori quam foedari
 

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Francisco Ferreira

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Pandur II
« Responder #666 em: Fevereiro 08, 2008, 10:15:34 pm »
Espanto!!! Como é possível??? :roll:  :(

Então e as Comissões de Acompanhamento, o que andaram a fazer??
E a recepção técnicas das viaturas??!!

Isto só num pais de 4º mundo!
Incompetências, falta de profissionalismo?...

Por favor mandem o contrato dos Pandur às urtigas! Cá para mim o Ministro Severiano Teixeira ainda vai condecorar os fabricantes destes Abortos!
Lembrem-se do que se passou com a encomenda de Pandur´s para os Checos.
Mais valia termos comprado VBR Patria.

Cumprimentos

Francisco Ferreira
 

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Lancero

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« Responder #667 em: Fevereiro 08, 2008, 10:17:42 pm »
A reacção do MDN à 1.ª notícia

Citar
Nota à Comunicação Social sobre notícia publicada no Sol, em 2 de Fevereiro
Face à notícia publicada no dia 2 de Fevereiro, na página 12 do semanário Sol, com o título "Blindados metem água", importa esclarecer o seguinte:

1. Em relação ao título, “Blindados metem água”, o Ministério da Defesa Nacional (MDN) desmente categoricamente essa afirmação. As Viaturas Blindadas de Rodas 8x8 Pandur II foram sujeitas a um conjunto variado de testes, para garantir que as viaturas se encontravam em perfeitas condições de serem entregues, de acordo com os requisitos contratualmente acordados entre as partes. A estanquicidade faz, naturalmente, parte desses requisitos. A assinatura do protocolo de aceitação dos referidos equipamentos só foi realizada após se ter a garantia de que as viaturas cumpriam todos esses requisitos.

Sobre esta matéria, portanto, também é falso que o Ministro da Defesa tenha “mudado de ideias”. A razão que levou o MDN a cancelar a entrega em Outubro é a mesma que o levou a aceitá-las neste momento: o cumprimento rigoroso de todos os requisitos previstos no contrato, que só agora se verifica.

2. Também se desmente categoricamente a informação de que “Portugal fica com viaturas militares que a República Checa recusa”. Tratam-se de dois programas perfeitamente distintos e as viaturas contratualizadas por Portugal e pela República Checa têm requisitos e tipologias diferentes, não fazendo sentido a afirmação publicada pelo Sol.

3. Sobre a notícia de que “Atrasos não motivam penalidades”, esclarece-se que houve, de facto, ajustes no calendário de entrega das viaturas, nem sempre imputadas a apenas uma das partes, mas que os referidos ajustes salvaguardam o respeito da data de término do projecto. A aplicação de penalidades é um direito contratual do qual o MDN não abdica e que aplicará, nos termos contratuais, quando considerar estarem reunidas todas as condições legais para o fazer.

4. Informa-se ainda que não é verdade que Portugal seja o único País (além da República Checa) a assinar o contrato de aquisição destas viaturas. Este fabricante tem vindo a produzir esta viatura, em modelos e tipologias semelhantes, que estão ao serviço em vários países aliados, como é o caso da Bélgica ou da Áustria.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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lurker

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« Responder #668 em: Fevereiro 08, 2008, 10:20:59 pm »
Isto poder ser só optimismo meu mas cada vez tenho mais a impressão que linha editorial do SOL é a de um tablóide.
 

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ricardonunes

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« Responder #669 em: Fevereiro 08, 2008, 10:27:30 pm »
Na ultima vez que o SOL se "meteu" com a história dos relatórios internos (Estradas de Portugal) eles foram publicados, a ver vamos se vai ser o caso :roll:
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Lancero

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« Responder #670 em: Fevereiro 08, 2008, 10:29:47 pm »
Citação de: "lurker"
Isto poder ser só optimismo meu mas cada vez tenho mais a impressão que linha editorial do SOL é a de um tablóide.


Tem um novo patrão, tem que fazer dinheiro. O arquitecto que disse que nunca teria marketing de circulação (as cenas oferecidas: DVD...) já oferece uns livros dos Clássicos para crianças.

MAS, e acredito mesmo que o relatório será publicado, fica algo que é urgente o MDN esclarecer.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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tsahal

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PANDUR.
« Responder #671 em: Fevereiro 08, 2008, 10:33:58 pm »
Deu-se inicio novamente a novela, é um jogo que começou no independente e continua agora no SOL. Para a semana, temos o comentario do MDN no site e de seguida mais um artigo no jornal. Ta bonito, ta.

No artigo existem muitos dados errados. Por exemplo, a Republica Checa não desistiu ainda do PANDUR, alias deu a Steyr até Março para ceder ou seja não entregar 199 viaturas mas sim 100. A CMI não é uma empresa Francesa mas sim Belga.

Parece que para alem de agora n quererem tantos PANDURs, apenas detectaram um problema no sistema A/C e outro relacionado com a pintura das viaturas, ou seja nada que n tenha resolução no que respeita aos problemas tecnicos obviamente.

Apesar de preferir ver aqui o PIRANHA 3 ou até o AMV, acho que qualquer viatura feita a medida de um cliente, tem sempre problemas no inicio. Para resolver qualquer problema tecnico ou contractual, existe um processo chamado de negociações. Isto deve ser tomado sempre em conta. Questões ou gostos particulares devem ser postos de lado. Acho que a nossa PANDUR n está nada mal como producto final.

No seio de um caderno de encargos, são tão meticulosos (e bem) que torna-se difficil qualquer empresa  cumprir exactamente tudo. Todas as viaturas tiveram problemas nos testes, se o MDN e os tecnicos competentes acharam que a PANDUR 2 era a melhor solução para cumprir as necessidades objectivadas ao abrigo dos diversos parametros (valor, contrapartidas e capacidade tecnica do modelo), devemos respeitar e apoiar visto que está em questão a modernização do nosso Exército.
 

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tsahal

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jornal.
« Responder #672 em: Fevereiro 08, 2008, 10:37:23 pm »
E parece que o valor subiu de 2 para 2.50!
 

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ricardonunes

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« Responder #673 em: Fevereiro 08, 2008, 10:37:38 pm »
Citação de: "Lancero"
MAS, e acredito mesmo que o relatório será publicado, fica algo que é urgente o MDN esclarecer.


E essa parte é que era desnecessária, se dessem atenção aos relatórios de quem percebe da poda :idea:
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lurker

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« Responder #674 em: Fevereiro 08, 2008, 10:51:13 pm »
Citação de: "ricardonunes"
Na ultima vez que o SOL se "meteu" com a história dos relatórios internos (Estradas de Portugal) eles foram publicados, a ver vamos se vai ser o caso :roll:


Mas nessa altura a conclusão não foi exactamente que o SOL tinha publicado valores que não tinham nada a ver?