Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

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O Super Tucano em Portugal

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Red Baron

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #300 em: Junho 17, 2025, 05:09:20 pm »
Um avião a hélice não substitui horas de voo de treino nos caças. São etapas completamente diferentes. Os pilotos terão que fazer as mesmas horas de voo nos F-16 Bilugar. Nem ficaria surpreendido se, dado o salto de uma aeronave a hélice para uma a jacto, fosse necessário fazer ainda mais horas no caça bilugar para compensar a ausência de um treinador a jacto.

Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.

Nem no Brasil isso existe.

Não sabia que os PC-21 que o Canada comprou "19 PC-21s for jet-powered and fixed-wing advanced flight training" eram da Embraer... Ou então o que voce queria mesmo dizer é que tem um bias contra os ST porque sim.
O costume por estas bandas.
Aquilo que tenho discutido refere-se a aviões a hélice e às suas diversas aplicações nomeadamente à preparação e trino de pilotos para jatos. Creio que não disse ainda que todo o treino para jatos seria em aviões a hélice, conforme já por aqui alguém disse Portugal estaria a pensar enviar os pilotos para treino especializado para o estrangeiro, aliás como propõe tb o Canada.

O ser ST apenas se prende com a escolha de dois governos de partidos diferentes o que faz disso política, o que não tenho discutido neste tema.

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Through this contract, Canada will acquire over 70 training aircraft in total, split into 5 fleets.
Os PC-21 não vão ser os únicos.
 

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goncalobmartins

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #301 em: Junho 17, 2025, 08:14:38 pm »
Rohde & Schwarz SOVERON AR to enhance Portuguese Air Force A-29N Super Tucano capabilities

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The turboprop aircraft will be equipped with cutting-edge SOVERON AR airborne software defined radios (SDR) from Rohde & Schwarz, developed to provide reliable and secure radio communications links in challenging environments.

https://fragoutmag.com/rohde-schwarz-soveron-ar-portuguese-air-force-a29n-super-tucano/

Não disparem no mensageiro  ::)
 
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #302 em: Junho 17, 2025, 11:41:04 pm »


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Through this contract, Canada will acquire over 70 training aircraft in total, split into 5 fleets.
Os PC-21 não vão ser os únicos.

Pois não.
Mas... no Canadá... "19 PC-21s for jet-powered and fixed-wing advanced flight training", se calhar, lá tb existem fanboys...

Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.
« Última modificação: Junho 17, 2025, 11:45:21 pm por Bubas »
 

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Red Baron

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #303 em: Junho 18, 2025, 12:57:42 am »


Citar
Through this contract, Canada will acquire over 70 training aircraft in total, split into 5 fleets.
Os PC-21 não vão ser os únicos.

Pois não.
Mas... no Canadá... "19 PC-21s for jet-powered and fixed-wing advanced flight training", se calhar, lá tb existem fanboys...

Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.

A CAE na IFTS(Italia) também usa os PC-21, mas a "phase 4 "Lead-In to Fighter Training - LIFT" é dada em M-346.

Os PC-21 eram excelentes para substituir os Sucata.
 

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dc

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #304 em: Junho 20, 2025, 04:16:41 pm »
O Bubas continua a ignorar a realidade, até no caso espanhol, sabendo que têm F-5 para treino, e que os vão substituir pelo Hurjet, insinua que Espanha vai fazer todas as etapas de treino com PC-21. Canadá vai ser idêntico ao que parece. Mas continua a bater na mesma tecla.

Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.

Nem no Brasil isso existe.

Era o expectável, caso não houvesse dinheiro para um modelo a jacto.

Nesse contexto, o avião ideal seria sem dúvida o PC-21, por ser mais barato de adquirir e operar, e um avião de treino objectivamente melhor.

Enquanto LAA, devíamos ter UCAVs, porque isto de colocar alguns dos poucos pilotos que temos em risco, numa aeronave a hélice não faz sentido nenhum, ainda por cima obrigando a que todas as missões de combate/FND tenham um dispositivo CSAR.
 
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #305 em: Junho 20, 2025, 08:31:32 pm »
Não me lembro de ter afirmado que toda a formação seria nos aviões a hélice (talvez lá bem no início da discussão). Já aqui foi dito, por alguns forista, que não se pode fazer o treino completo. Não contrario.
O que está afirmado em Espanha e Canadá é que vão ser usados aviões a hélice para treino avançado para jatos. Não para todas as fases, as fases finais, já aqui foi dito, ou são feitos em jatos de treino ou são contratados no estrangeiro.

O que não vejo em Espanha e Canada é ninguém, (com autoridade) a dizer "Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer."

Já o dc teima em não ver, ignorar, negar, fechar os olhos, etc... Os Super Tucanos chegam já este ano. Bata lá na tecla que quiser.

gastar 200M€ em ST está mal, mas comprar PC-21 que só treinam, UCAVs que não treinam e o diabo a 4, ai está-se bem porque das duas uma ou os bolsos são fundos e basta pedir, ou nunca teríamos nada... como tanto reclamam como sendo o modus operandi das FA.

Só mais uma vez, Os Super Tucanos chegam já este ano. Espero mesmo que sejam úteis e que ajudem a proteger Portugal.

O Bubas continua a ignorar a realidade, até no caso espanhol, sabendo que têm F-5 para treino, e que os vão substituir pelo Hurjet, insinua que Espanha vai fazer todas as etapas de treino com PC-21. Canadá vai ser idêntico ao que parece. Mas continua a bater na mesma tecla.

Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.

Nem no Brasil isso existe.

Era o expectável, caso não houvesse dinheiro para um modelo a jacto.

Nesse contexto, o avião ideal seria sem dúvida o PC-21, por ser mais barato de adquirir e operar, e um avião de treino objectivamente melhor.

Enquanto LAA, devíamos ter UCAVs, porque isto de colocar alguns dos poucos pilotos que temos em risco, numa aeronave a hélice não faz sentido nenhum, ainda por cima obrigando a que todas as missões de combate/FND tenham um dispositivo CSAR.
 

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mayo

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #306 em: Junho 20, 2025, 11:50:57 pm »
Em França o treino dos pilotos de caça vai ser PC-7X e PC-21, só hélices !
 
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #307 em: Junho 21, 2025, 01:53:12 am »
Em França o treino dos pilotos de caça vai ser PC-7X e PC-21, só hélices !

Impossível, então o dc e o Red Baron garantem que isso de usar hélices para treinar jatos é estupidez própria de fanboys... e como é obvio eles devem estar certos.

PS. Espanha, Canadá e agora França. Só fanboys...
 

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Red Baron

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #308 em: Junho 21, 2025, 03:52:08 am »
Em França o treino dos pilotos de caça vai ser PC-7X e PC-21, só hélices !

Impossível, então o dc e o Red Baron garantem que isso de usar hélices para treinar jatos é estupidez própria de fanboys... e como é obvio eles devem estar certos.

PS. Espanha, Canadá e agora França. Só fanboys...

“Os burros são tremendamente inteligentes”
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/21/internacional/1574333617_961582.html
 

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #309 em: Junho 22, 2025, 01:58:15 am »
Neste assunto não poderia concordar mais consigo. 100% de acordo. Animais lindos.

“Os burros são tremendamente inteligentes”
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/21/internacional/1574333617_961582.html
 

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dc

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #310 em: Junho 22, 2025, 06:14:06 pm »
Não me lembro de ter afirmado que toda a formação seria nos aviões a hélice (talvez lá bem no início da discussão). Já aqui foi dito, por alguns forista, que não se pode fazer o treino completo. Não contrario.
O que está afirmado em Espanha e Canadá é que vão ser usados aviões a hélice para treino avançado para jatos. Não para todas as fases, as fases finais, já aqui foi dito, ou são feitos em jatos de treino ou são contratados no estrangeiro.

O que não vejo em Espanha e Canada é ninguém, (com autoridade) a dizer "Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer."

Já o dc teima em não ver, ignorar, negar, fechar os olhos, etc... Os Super Tucanos chegam já este ano. Bata lá na tecla que quiser.

gastar 200M€ em ST está mal, mas comprar PC-21 que só treinam, UCAVs que não treinam e o diabo a 4, ai está-se bem porque das duas uma ou os bolsos são fundos e basta pedir, ou nunca teríamos nada... como tanto reclamam como sendo o modus operandi das FA.

Só mais uma vez, Os Super Tucanos chegam já este ano. Espero mesmo que sejam úteis e que ajudem a proteger Portugal.

Rapaz, existe uma diferença entre fazer formação apenas numa aeronave a hélice, e fazer a formação em vários tipos de aeronaves, em que algumas delas são a hélice.

No caso espanhol é simples, eles não vão usar apenas o PC-21. Porque este não serve como única aeronave de treino para pilotos de caça.

E uma aeronave de treino a hélice, não serve por si só para todas as etapas do treino.

Se é a semântica que te está a causar dificuldades, não é culpa de ninguém aqui.

Em Espanha vão fazer as etapas todas, com recurso a aeronaves adequadas a a todas elas. Em Portugal querem pegar no ST e fazer tudo e mais alguma coisa com o dito.
Em Espanha pagaram 200 e poucos milhões por 24 PC-21. Em Portugal vamos pagar 200M por 12 STs.
Em Espanha usam MQ-9 e vão adquirir EuroDrone para ISR, ataque, etc. Em Portugal pretende-se colocar pilotos em risco a pilotar avionetas COIN naquele tipo de missões.

É normal que em Espanha não se queixem, e em Portugal haja queixas.

Em França o treino dos pilotos de caça vai ser PC-7X e PC-21, só hélices !

Impossível, então o dc e o Red Baron garantem que isso de usar hélices para treinar jatos é estupidez própria de fanboys... e como é obvio eles devem estar certos.

PS. Espanha, Canadá e agora França. Só fanboys...

Continuas com as tuas demonstrações de défice cognitivo.

Os pilotos franceses não vão passar de um PC-21 para um Rafale ou Mirage 2000 monolugar. A conversão operacional será feita nas variantes bilugar. Quem opera ou vai operar F-35, não tem esse luxo.

Mas a minha questão é, vais continuar a ser burro a bater na mesma tecla, a insinuar que as pessoas aqui dizem que "uma aeronave a hélice não serve para treino", ou vais deixar de ser atrasado mental e começar a ser honesto contigo mesmo, e compreender que não é nada disso que as pessoas estão a dizer?
 
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junglecoder

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #311 em: Julho 09, 2025, 04:26:55 pm »
 

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oi661114

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #312 em: Julho 11, 2025, 02:53:23 pm »
Super Tucano em Treinamento de Pilotos de Teste dos Estados Unidos
https://www.arnold.af.mil/News/Article-Display/Article/4236556/tucano-tales-a-29c-operations-formally-begin-at-the-usaf-test-pilot-school/

Isso deve ser falso, o avião não presta para nada, segundo as mentes daqui do tasco! ::)
 

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Red Baron

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #313 em: Julho 11, 2025, 06:11:18 pm »
Super Tucano em Treinamento de Pilotos de Teste dos Estados Unidos
https://www.arnold.af.mil/News/Article-Display/Article/4236556/tucano-tales-a-29c-operations-formally-begin-at-the-usaf-test-pilot-school/

Isso deve ser falso, o avião não presta para nada, segundo as mentes daqui do tasco! ::)

Comentário de quem nem se deu ao trabalho de ler o artigo.
 

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oi661114

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #314 em: Julho 12, 2025, 03:27:58 pm »
Super Tucano em Treinamento de Pilotos de Teste dos Estados Unidos
https://www.arnold.af.mil/News/Article-Display/Article/4236556/tucano-tales-a-29c-operations-formally-begin-at-the-usaf-test-pilot-school/

Isso deve ser falso, o avião não presta para nada, segundo as mentes daqui do tasco! ::)

Comentário de quem nem se deu ao trabalho de ler o artigo.

Claro, como não sou uma das mentes tive mais que fazer!

Só um excerto para não perderes muito tempo com leituras:

The A-29C is unique in many ways. Designed to be an affordable lightweight, multirole airframe, the aircraft was briefly evaluated by Air Force Special Operations Command before being temporarily stored at Davis-Monthan Air Force Base. Due to limited use, the A-29C is one of the few aircraft within the current U.S. Air Force inventory that lacks a formal training course and is not utilized operationally. This contrasts with the broader A-29 fleet, which is widely used across the globe by allied nations to provide counter insurgency and reconnaissance operations. The ability to fly multiple mission sets makes this aircraft the right choice for the school’s modernization efforts.


« Última modificação: Julho 12, 2025, 03:30:38 pm por oi661114 »