Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
16 (66.7%)

Votos totais: 24

Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

O Super Tucano em Portugal

  • 310 Respostas
  • 32405 Visualizações
*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2933
  • Recebeu: 605 vez(es)
  • Enviou: 369 vez(es)
  • +179/-478
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #300 em: Junho 17, 2025, 05:09:20 pm »
Um avião a hélice não substitui horas de voo de treino nos caças. São etapas completamente diferentes. Os pilotos terão que fazer as mesmas horas de voo nos F-16 Bilugar. Nem ficaria surpreendido se, dado o salto de uma aeronave a hélice para uma a jacto, fosse necessário fazer ainda mais horas no caça bilugar para compensar a ausência de um treinador a jacto.

Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.

Nem no Brasil isso existe.

Não sabia que os PC-21 que o Canada comprou "19 PC-21s for jet-powered and fixed-wing advanced flight training" eram da Embraer... Ou então o que voce queria mesmo dizer é que tem um bias contra os ST porque sim.
O costume por estas bandas.
Aquilo que tenho discutido refere-se a aviões a hélice e às suas diversas aplicações nomeadamente à preparação e trino de pilotos para jatos. Creio que não disse ainda que todo o treino para jatos seria em aviões a hélice, conforme já por aqui alguém disse Portugal estaria a pensar enviar os pilotos para treino especializado para o estrangeiro, aliás como propõe tb o Canada.

O ser ST apenas se prende com a escolha de dois governos de partidos diferentes o que faz disso política, o que não tenho discutido neste tema.

Citar
Through this contract, Canada will acquire over 70 training aircraft in total, split into 5 fleets.
Os PC-21 não vão ser os únicos.
 

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 945
  • Recebeu: 454 vez(es)
  • Enviou: 605 vez(es)
  • +69/-7
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #301 em: Junho 17, 2025, 08:14:38 pm »
Rohde & Schwarz SOVERON AR to enhance Portuguese Air Force A-29N Super Tucano capabilities

Citar
The turboprop aircraft will be equipped with cutting-edge SOVERON AR airborne software defined radios (SDR) from Rohde & Schwarz, developed to provide reliable and secure radio communications links in challenging environments.

https://fragoutmag.com/rohde-schwarz-soveron-ar-portuguese-air-force-a29n-super-tucano/

Não disparem no mensageiro  ::)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, wyldething, Bubas

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 65 vez(es)
  • Enviou: 351 vez(es)
  • +106/-56
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #302 em: Junho 17, 2025, 11:41:04 pm »


Citar
Through this contract, Canada will acquire over 70 training aircraft in total, split into 5 fleets.
Os PC-21 não vão ser os únicos.

Pois não.
Mas... no Canadá... "19 PC-21s for jet-powered and fixed-wing advanced flight training", se calhar, lá tb existem fanboys...

Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.
« Última modificação: Junho 17, 2025, 11:45:21 pm por Bubas »
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2933
  • Recebeu: 605 vez(es)
  • Enviou: 369 vez(es)
  • +179/-478
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #303 em: Junho 18, 2025, 12:57:42 am »


Citar
Through this contract, Canada will acquire over 70 training aircraft in total, split into 5 fleets.
Os PC-21 não vão ser os únicos.

Pois não.
Mas... no Canadá... "19 PC-21s for jet-powered and fixed-wing advanced flight training", se calhar, lá tb existem fanboys...

Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.

A CAE na IFTS(Italia) também usa os PC-21, mas a "phase 4 "Lead-In to Fighter Training - LIFT" é dada em M-346.

Os PC-21 eram excelentes para substituir os Sucata.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9914
  • Recebeu: 5081 vez(es)
  • Enviou: 847 vez(es)
  • +5369/-1132
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #304 em: Junho 20, 2025, 04:16:41 pm »
O Bubas continua a ignorar a realidade, até no caso espanhol, sabendo que têm F-5 para treino, e que os vão substituir pelo Hurjet, insinua que Espanha vai fazer todas as etapas de treino com PC-21. Canadá vai ser idêntico ao que parece. Mas continua a bater na mesma tecla.

Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.

Nem no Brasil isso existe.

Era o expectável, caso não houvesse dinheiro para um modelo a jacto.

Nesse contexto, o avião ideal seria sem dúvida o PC-21, por ser mais barato de adquirir e operar, e um avião de treino objectivamente melhor.

Enquanto LAA, devíamos ter UCAVs, porque isto de colocar alguns dos poucos pilotos que temos em risco, numa aeronave a hélice não faz sentido nenhum, ainda por cima obrigando a que todas as missões de combate/FND tenham um dispositivo CSAR.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 65 vez(es)
  • Enviou: 351 vez(es)
  • +106/-56
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #305 em: Junho 20, 2025, 08:31:32 pm »
Não me lembro de ter afirmado que toda a formação seria nos aviões a hélice (talvez lá bem no início da discussão). Já aqui foi dito, por alguns forista, que não se pode fazer o treino completo. Não contrario.
O que está afirmado em Espanha e Canadá é que vão ser usados aviões a hélice para treino avançado para jatos. Não para todas as fases, as fases finais, já aqui foi dito, ou são feitos em jatos de treino ou são contratados no estrangeiro.

O que não vejo em Espanha e Canada é ninguém, (com autoridade) a dizer "Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer."

Já o dc teima em não ver, ignorar, negar, fechar os olhos, etc... Os Super Tucanos chegam já este ano. Bata lá na tecla que quiser.

gastar 200M€ em ST está mal, mas comprar PC-21 que só treinam, UCAVs que não treinam e o diabo a 4, ai está-se bem porque das duas uma ou os bolsos são fundos e basta pedir, ou nunca teríamos nada... como tanto reclamam como sendo o modus operandi das FA.

Só mais uma vez, Os Super Tucanos chegam já este ano. Espero mesmo que sejam úteis e que ajudem a proteger Portugal.

O Bubas continua a ignorar a realidade, até no caso espanhol, sabendo que têm F-5 para treino, e que os vão substituir pelo Hurjet, insinua que Espanha vai fazer todas as etapas de treino com PC-21. Canadá vai ser idêntico ao que parece. Mas continua a bater na mesma tecla.

Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.

Nem no Brasil isso existe.

Era o expectável, caso não houvesse dinheiro para um modelo a jacto.

Nesse contexto, o avião ideal seria sem dúvida o PC-21, por ser mais barato de adquirir e operar, e um avião de treino objectivamente melhor.

Enquanto LAA, devíamos ter UCAVs, porque isto de colocar alguns dos poucos pilotos que temos em risco, numa aeronave a hélice não faz sentido nenhum, ainda por cima obrigando a que todas as missões de combate/FND tenham um dispositivo CSAR.
 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 65 vez(es)
  • Enviou: 351 vez(es)
  • +106/-56
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #306 em: Junho 20, 2025, 08:38:30 pm »
O Bubas continua a ignorar a realidade, até no caso espanhol, sabendo que têm F-5 para treino, e que os vão substituir pelo Hurjet,

Olha uma ideia. Eu que preferia saltar para os de 6 geração, se andarmos na Maionese, entravamos num consorcio Europeu de 6 geração, saltavamos os F35 e compravamos jatos de treino xpto como o que aqui referem em baixo.



P.S. 2 - Para ficar com um caça ligeiro novo tinha ido para o T50 ou 346, além de que faz treino avançado.


 

*

mayo

  • Analista
  • ***
  • 675
  • Recebeu: 81 vez(es)
  • Enviou: 1209 vez(es)
  • +277/-1764
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #307 em: Junho 20, 2025, 11:50:57 pm »
Em França o treino dos pilotos de caça vai ser PC-7X e PC-21, só hélices !
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 65 vez(es)
  • Enviou: 351 vez(es)
  • +106/-56
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #308 em: Junho 21, 2025, 01:53:12 am »
Em França o treino dos pilotos de caça vai ser PC-7X e PC-21, só hélices !

Impossível, então o dc e o Red Baron garantem que isso de usar hélices para treinar jatos é estupidez própria de fanboys... e como é obvio eles devem estar certos.

PS. Espanha, Canadá e agora França. Só fanboys...
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2933
  • Recebeu: 605 vez(es)
  • Enviou: 369 vez(es)
  • +179/-478
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #309 em: Junho 21, 2025, 03:52:08 am »
Em França o treino dos pilotos de caça vai ser PC-7X e PC-21, só hélices !

Impossível, então o dc e o Red Baron garantem que isso de usar hélices para treinar jatos é estupidez própria de fanboys... e como é obvio eles devem estar certos.

PS. Espanha, Canadá e agora França. Só fanboys...

“Os burros são tremendamente inteligentes”
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/21/internacional/1574333617_961582.html
 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 65 vez(es)
  • Enviou: 351 vez(es)
  • +106/-56
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #310 em: Hoje às 01:58:15 am »
Neste assunto não poderia concordar mais consigo. 100% de acordo. Animais lindos.

“Os burros são tremendamente inteligentes”
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/21/internacional/1574333617_961582.html