Não me lembro de ter afirmado que toda a formação seria nos aviões a hélice (talvez lá bem no início da discussão). Já aqui foi dito, por alguns forista, que não se pode fazer o treino completo. Não contrario.
O que está afirmado em Espanha e Canadá é que vão ser usados aviões a hélice para treino avançado para jatos. Não para todas as fases, as fases finais, já aqui foi dito, ou são feitos em jatos de treino ou são contratados no estrangeiro.
O que não vejo em Espanha e Canada é ninguém, (com autoridade) a dizer "Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer."
Já o dc teima em não ver, ignorar, negar, fechar os olhos, etc... Os Super Tucanos chegam já este ano. Bata lá na tecla que quiser.
gastar 200M€ em ST está mal, mas comprar PC-21 que só treinam, UCAVs que não treinam e o diabo a 4, ai está-se bem porque das duas uma ou os bolsos são fundos e basta pedir, ou nunca teríamos nada... como tanto reclamam como sendo o modus operandi das FA.
Só mais uma vez, Os Super Tucanos chegam já este ano. Espero mesmo que sejam úteis e que ajudem a proteger Portugal.
O Bubas continua a ignorar a realidade, até no caso espanhol, sabendo que têm F-5 para treino, e que os vão substituir pelo Hurjet, insinua que Espanha vai fazer todas as etapas de treino com PC-21. Canadá vai ser idêntico ao que parece. Mas continua a bater na mesma tecla.
Nos planos da FAP esta o aluguer de horas de voo em avião a jacto para a possível formação de pilotos. Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer.
Nem no Brasil isso existe.
Era o expectável, caso não houvesse dinheiro para um modelo a jacto.
Nesse contexto, o avião ideal seria sem dúvida o PC-21, por ser mais barato de adquirir e operar, e um avião de treino objectivamente melhor.
Enquanto LAA, devíamos ter UCAVs, porque isto de colocar alguns dos poucos pilotos que temos em risco, numa aeronave a hélice não faz sentido nenhum, ainda por cima obrigando a que todas as missões de combate/FND tenham um dispositivo CSAR.