Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
16 (66.7%)

Votos totais: 24

Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

O Super Tucano em Portugal

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MMaria

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #240 em: Maio 24, 2025, 12:57:25 pm »
Primeiros Embraer A-29N serão entregues para Portugal em dezembro
...
Fontes da FAP confirmaram ao AEROIN que as duas primeiras unidades devem ser entregues em dezembro.
A data poderá coincidir com a chegada de um novo KC-390 Millennium à Esquadra 501 – Rinocerontes, que já opera duas aeronaves do modelo multimissão fabricado pela Embraer.

...
https://aeroin.net/primeiros-embraer-a-29n-serao-entregues-para-portugal-em-dezembro/

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte, goncalobmartins

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dc

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #241 em: Maio 27, 2025, 03:57:36 pm »
Espere lá voce quer que eu pergunte aos espanhois porque é que eles compraram aviões a hélice para fazer treino de pilotos de caça???? Então mas já não estabeleceu que isso é ridiculo?
Vou perguntar a um pais que fez a escolha ridícula de comprar 40 aviões a hélice para um fim que você já determinou ser ridículo?
Bem pelo menos os espanhóis, tal como nós tem um estudo. estou certo que tb vai apresentar o seu que os chama a todos de ridículos... certo?

Os PC-21 espanhóis não vão treinar pilotos de caça, essa função ficará a cargo dos seus futuros Hurjet, confirmando precisamente o que eu disse, que aeronaves a hélice não servirão para treino avançado/conversão operacional para futuros caças 5G, sobretudo aqueles que tenham apenas versão monolugar.

O facto de tentares usar os espanhóis como argumento, indica que não pescas nada do assunto, e estás aqui só para ser do contra.

Citar
Já não vão comprar f-35 o nosso fiel aliado mudou-os para f-55... Pelo menos não se perde tudo, os equipamentos dos aviões a hélice talvez sejam adaptáveis ao F-55.

Isto é um "nothing burger".

Citar
Os espanhóis são mesmo burros, podiam ter comprado só os aviões de 40M€ a jato para treino mas foram comprar 40 a hélice para nada... Está a ver não se pode confiar nos estudos dos espanhóis que você está a falar lá em cima...

É que estás a ignorar por completo o pequeno detalhe que em Espanha, vai continuar a existir um avião de treino a jacto no patamar seguinte ao PC-21.
Ou seja, completamente diferente do que se vai passar aqui.

Citar
Parece a Nelma da SICN. "mas e se gastamos todo este dinheiro e depois não há guerra"
Espero mesmo que nunca façam CAS. Já agora pode colocar aqui a comparação de preço entre os dois avião vs avião, seria esclarecedor percebermos qual a diferença real entre os dois.

Se não fizerem CAS, vai-se comprar uma avioneta mais cara com base num falso pretexto.

No caso português, a prioridade devia ter sido primeiro que tudo garantir a operacionalidade das esquadras principais.
Estourar 200M em avionetas COIN, e depois não investir nada na frota F-16, é algo que não faz sentido nenhum.

Citar
Então você defende mesmo que a utilização dos ST pode ser tecnicamente bloqueada pelo Brasil, na mesma extensão que o F-35/55 podem ser bloqueados pelos EUA?
O Lula é péssimo mas em questão de relativização o tipo do F-55 ainda à dias dizia que o bombardeio russo de alvos civis tinha sido um simples engano... Será que vai haver uma versão do magnifico melhor de sempre F-55 mais suavezinho para "amigos"...

Mais um nothing burger. A realidade é que gostam de ter aqui dois pesos e duas medidas, em que o Trump é motivo suficiente para total corte de relações com os EUA, mas o Lula com uma visão geopolítica pró-russa, já não é.

Citar
Eu não aplaudo a compra dos ST, não tenho conhecimento para perceber as necessidades operacionais que os justificaram. Tem certamente muito de político. Mas são uma realidade que estará em Portugal já este ano, se correr bem...

Não sejas desonesto. Tu aplaudes tudo o que vá contra aquilo que por algum acaso a maior parte do Fórum se demonstre contra.

Se não tens conhecimento, como é que tens uma opinião tão formatada sobre o assunto? Porque é que ignoras a realidade nacional, os riscos desta aquisição? Porque é que não aceitas as explicações, baseadas em factos reais, e preferes cair na conversa do "hate"?

Citar
Onde eu discuto é o facto de referir que não são úteis para treino de jatos quando até os espanhois usam aviões de helice para o fazer. Escolheram outros, certamente tiveram as suas razões, por exemplo servem só para treino.
Os ST têm outras valências, por exemplo, você diz que seria melhor usar UCAVs... pode treinar pilotos de caça com UCAVs?
Se tivermos ST a patrulhar o nosso céu não contestado, isso não vai reduzir as horas de voo dos F-16 ou F35, ou F55? Não é mais barato patrulhar e fazer vigilância com ST?
Etc...

1- eu não disse que não são úteis para treino de jactos. Desenrascam para quem tem caças 4G e 4.5G, mas não servem para conversão operacional de caças 5G e 6G que não possuam variante bilugar. Além claro, de ter N outras limitações, nomeadamente não conferirem à FAP um segundo "caça" para treino dissimilar.

2- os espanhóis não vão usar os PC-21 isoladamente para treino de pilotos, vão usá-los em conjunto com os futuros Hurjet. Os pilotos espanhóis não vão saltar directamente de um PC-21 para um FCAS no futuro.

3- a compra de aeronaves de treino, não tem que estar associada a CAS/COIN. Para missões de combate, existem critérios que não podem (ou não devem) ser ignorados, como a sobrevivabilidade. Improvisar com uma avioneta COIN, em TOs imprevisíveis, é colocar em risco pilotos sem necessidade.

4- Portugal não tem condições financeiras e de pessoal para ter aeronaves de combate específicas a cada nicho de missões. Os STs só podem cumprir missões  de baixa intensidade, tornando-se um desperdício de dinheiro e de talento (pessoal), numa aeronave com limitações graves.
Em comparação, um UCAV tanto serve para baixa intensidade, como alta intensidade, cumprindo missões que a FAP nunca arriscaria com o ST.

4.1- Ao se comprar o ST em vez de UCAVs, a FAP vê-se obrigada a usar os F-16 para tudo o que é missão de alta intensidade, ao não ter UCAVs para desenrascar em certas missões.
É muito mais fácil substituir um UCAV abatido por outro igual, do que substituir um F-16 ou ST e o seu piloto.

5- O critério CAS veio da "prioridade africana", apresentada pelo PS. O mesmo PS que fez cativações ao orçamento de manutenção da Marinha, que obviamente vai afectar várias missões, incluindo em África, o tal TO prioritário.

É óbvio que a prioridade não foi o TO, a prioridade era arranjar pretexto para comprar os ST.
Se considerarmos África uma prioridade estratégica, tínhamos muito que resolver antes de chegar a aeronaves COIN dedicadas.

6- STs a patrulhar os nossos céus em que contexto? Em conflito ou em tempo de paz?

Em conflito, os ST terão como missão principalmente a formação de mais pilotos para caças, assumindo que teremos 12 ST e não se comprou até aí um treinador a jacto. A não ser que aumentem a frota de STs, o que por si só iria obrigar a um desvio de pilotos e pessoal de terra para esta frota, ao invés de serem alocados às esquadras de F-16 (onde fazem falta), o que seria contraprodutivo.

Em tempo de paz, para patrulha marítima os P-3, os C-295 VIMAR e UAVs cumprem a missão, o ST estaria só a encher chouriços. Para vigilância a fogos florestais idem.
Para vigiar o espaço aéreo, o ST não possui os sensores adequados. Os F-16 são o meio de "intervenção", ficando a faltar sim maior capacidade de detecção e seguimento. Esta capacidade seria idealmente com AWACS, mas na falta deles, era reforçar o investimento nos radares terrestres, por exemplo, comprar baterias VSHORAD e MRAD, e usar os seus radares para complementar as estações radar fixas.
E é uma questão de tempo até surgirem UAVs que funcionem como pequenos AWACS, algo que a Royal Navy já está a estudar.

Fiquei curioso, que parte do meu texto lhe levou a pensar que não tive em conta estes jatos?
Pensei ter deixado claro que sabia que os espanhóis iriam comprar esses jatos, mas, depois de terem já comprado 40 a hélice. O que segundo a opinião do DC terá sido um desperdício gigantesco de dinheiro pois parecem não ter nenhum uso util, para a única função que têm, que é o treino para caças...

Tu não tiveste em conta o Hurjet. Nem tiveste em conta os C-101 nem os F-5BM que eles usam para conversão operacional.

Achares que os PC-21 espanhóis são o único avião de treino da Força Aérea Espanhola até à chegada do Hurjet, revela que, mais uma vez, não percebes nada disto, nem te dá ao trabalho de pesquisar sobre o assunto.

Citar
A aquisição dos PC-21 não vai mudar a posição do dc, até porque eles agora vão adquirir estes aviões turcos para as últimas fases da formação dos seus Pilotos.

Já a FAP acha que não há necessidade de ter algo semelhante porque o ST consegue simular tudo o que estes turcos conseguem, tais como radar, lançamento de misseis, etc. Na verdade segundo li algures, como o ST em principio vem com uma  tela central tal como os Gripen E e os F-35, eles poderão configurar a mesma para ficar o mais semelhante ao próximo caça da FAP. Desta forma o Piloto quando for fazer a transição para o mesmo, terá muito mais facilidade porque será o que já está habituado.

O ST não serve para conversão operacional para o F-35. Estamos a falar de uma avioneta a hélice, para passar directamente para um caça a jacto bem mais pesado que o próprio F-16, que ainda por cima não tem variante bilugar. Passar dos simuladores para F-35 não é suficiente.

A FAP não "considerou suficiente", foi obrigada a adquirir o ST, mantendo o interesse/sonho num modelo a jacto.

Não presta, é feio e os Pilotos que forem formados nesses aviões vão converter-se ao islão e casar com as primas.

O mesmo aconteceria se adquirir-mos o KAAN bloco 20 ou o KF21 bloco 2.

Tenho dito.

Se calhar o problema do material turco não é a qualidade, mas a política externa daquele país?

Já foi dito várias vezes. Uma coisa é uma compra pontual, outra é começar a entrar em total dependência de um país como a Turquia, que a qualquer momento pode resolver entrar em conflito com a Grécia ou algo do género, criando graves problemas às nossas FA.
 

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Bubas

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #242 em: Maio 28, 2025, 01:42:20 am »
Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Vou considerar os micro insultos, só mesmo isso. Afinal desta vez tive direito a explicações em vez de chavões...
Quanto aos Turcos concordo consigo 100%
Quanto ao PS, bem isso é de veras estranho. Das criticas que aqui faço são exatamente contra os governos e as suas escolhas que no meu entender são muito piores do que as escolhas dos militares e suas chefias que estão de mãos atadas por gente incompetente que só pensa na caça aos votos. Pela esquerda, não tenho nenhuma simpatia. Mas quando defendo que os governos e quem os elege tem mais responsabilidade pelo que se passa nas forças armadas, viro "fan boy" deste ou daquele, que não conheço nem tenho qualquer dever para com.

Quanto ao ST, parece que chega já em dezembro, vamos ver o que vai a força aérea fazer com eles.

Tento não ser desonesto, esforço-me bastante. posso ser sarcástico, isso confesso.
Não gosto nada do que se passa no Brasil, mas são relações e decisões antigas. Preferiria não ter de confiar num pais tão volátil que no meu entender é pouco confiável. mas lá está são relações antigas.
Comparar as limitações de operar um ST com as limitações de operar um F35 parece-me das duas uma, ou desonestidade ou um exagero gigantesco só justificado pelo necessidade de rebater um argumento. Comparar um investimento em 12 aviões por 200M€ num fornecedor pouco recomendável com um investimento de ~5 MM€ noutro que se mostra igualmente pouco recomendável não me parece uma comparação muito válida.

Já afirmei várias vezes que uma das razões que tenho em estar por aqui é aprender, isso não me impede de ter pensamento crítico e lógico. Neste forum muitas das discussões tem pouco a ver com pormenores técnicos e muito a ver teimosias e preferencias quase religiosas.

Concordo com algumas posições que apresentou (números), mas considero outras pouco lógicas. E vou continuar a contestar coisas com pouca lógica.
Já concordei e agradeci várias das suas intervenções, principalmente quando incluem explicações e não bocas de reação.






Espere lá voce quer que eu pergunte aos espanhois porque é que eles compraram aviões a hélice para fazer treino de pilotos de caça???? Então mas já não estabeleceu que isso é ridiculo?
Vou perguntar a um pais que fez a escolha ridícula de comprar 40 aviões a hélice para um fim que você já determinou ser ridículo?
Bem pelo menos os espanhóis, tal como nós tem um estudo. estou certo que tb vai apresentar o seu que os chama a todos de ridículos... certo?

Os PC-21 espanhóis não vão treinar pilotos de caça, essa função ficará a cargo dos seus futuros Hurjet, confirmando precisamente o que eu disse, que aeronaves a hélice não servirão para treino avançado/conversão operacional para futuros caças 5G, sobretudo aqueles que tenham apenas versão monolugar.

O facto de tentares usar os espanhóis como argumento, indica que não pescas nada do assunto, e estás aqui só para ser do contra.

Citar
Já não vão comprar f-35 o nosso fiel aliado mudou-os para f-55... Pelo menos não se perde tudo, os equipamentos dos aviões a hélice talvez sejam adaptáveis ao F-55.

Isto é um "nothing burger".

Citar
Os espanhóis são mesmo burros, podiam ter comprado só os aviões de 40M€ a jato para treino mas foram comprar 40 a hélice para nada... Está a ver não se pode confiar nos estudos dos espanhóis que você está a falar lá em cima...

É que estás a ignorar por completo o pequeno detalhe que em Espanha, vai continuar a existir um avião de treino a jacto no patamar seguinte ao PC-21.
Ou seja, completamente diferente do que se vai passar aqui.

Citar
Parece a Nelma da SICN. "mas e se gastamos todo este dinheiro e depois não há guerra"
Espero mesmo que nunca façam CAS. Já agora pode colocar aqui a comparação de preço entre os dois avião vs avião, seria esclarecedor percebermos qual a diferença real entre os dois.

Se não fizerem CAS, vai-se comprar uma avioneta mais cara com base num falso pretexto.

No caso português, a prioridade devia ter sido primeiro que tudo garantir a operacionalidade das esquadras principais.
Estourar 200M em avionetas COIN, e depois não investir nada na frota F-16, é algo que não faz sentido nenhum.

Citar
Então você defende mesmo que a utilização dos ST pode ser tecnicamente bloqueada pelo Brasil, na mesma extensão que o F-35/55 podem ser bloqueados pelos EUA?
O Lula é péssimo mas em questão de relativização o tipo do F-55 ainda à dias dizia que o bombardeio russo de alvos civis tinha sido um simples engano... Será que vai haver uma versão do magnifico melhor de sempre F-55 mais suavezinho para "amigos"...

Mais um nothing burger. A realidade é que gostam de ter aqui dois pesos e duas medidas, em que o Trump é motivo suficiente para total corte de relações com os EUA, mas o Lula com uma visão geopolítica pró-russa, já não é.

Citar
Eu não aplaudo a compra dos ST, não tenho conhecimento para perceber as necessidades operacionais que os justificaram. Tem certamente muito de político. Mas são uma realidade que estará em Portugal já este ano, se correr bem...

Não sejas desonesto. Tu aplaudes tudo o que vá contra aquilo que por algum acaso a maior parte do Fórum se demonstre contra.

Se não tens conhecimento, como é que tens uma opinião tão formatada sobre o assunto? Porque é que ignoras a realidade nacional, os riscos desta aquisição? Porque é que não aceitas as explicações, baseadas em factos reais, e preferes cair na conversa do "hate"?

Citar
Onde eu discuto é o facto de referir que não são úteis para treino de jatos quando até os espanhois usam aviões de helice para o fazer. Escolheram outros, certamente tiveram as suas razões, por exemplo servem só para treino.
Os ST têm outras valências, por exemplo, você diz que seria melhor usar UCAVs... pode treinar pilotos de caça com UCAVs?
Se tivermos ST a patrulhar o nosso céu não contestado, isso não vai reduzir as horas de voo dos F-16 ou F35, ou F55? Não é mais barato patrulhar e fazer vigilância com ST?
Etc...

1- eu não disse que não são úteis para treino de jactos. Desenrascam para quem tem caças 4G e 4.5G, mas não servem para conversão operacional de caças 5G e 6G que não possuam variante bilugar. Além claro, de ter N outras limitações, nomeadamente não conferirem à FAP um segundo "caça" para treino dissimilar.

2- os espanhóis não vão usar os PC-21 isoladamente para treino de pilotos, vão usá-los em conjunto com os futuros Hurjet. Os pilotos espanhóis não vão saltar directamente de um PC-21 para um FCAS no futuro.

3- a compra de aeronaves de treino, não tem que estar associada a CAS/COIN. Para missões de combate, existem critérios que não podem (ou não devem) ser ignorados, como a sobrevivabilidade. Improvisar com uma avioneta COIN, em TOs imprevisíveis, é colocar em risco pilotos sem necessidade.

4- Portugal não tem condições financeiras e de pessoal para ter aeronaves de combate específicas a cada nicho de missões. Os STs só podem cumprir missões  de baixa intensidade, tornando-se um desperdício de dinheiro e de talento (pessoal), numa aeronave com limitações graves.
Em comparação, um UCAV tanto serve para baixa intensidade, como alta intensidade, cumprindo missões que a FAP nunca arriscaria com o ST.

4.1- Ao se comprar o ST em vez de UCAVs, a FAP vê-se obrigada a usar os F-16 para tudo o que é missão de alta intensidade, ao não ter UCAVs para desenrascar em certas missões.
É muito mais fácil substituir um UCAV abatido por outro igual, do que substituir um F-16 ou ST e o seu piloto.

5- O critério CAS veio da "prioridade africana", apresentada pelo PS. O mesmo PS que fez cativações ao orçamento de manutenção da Marinha, que obviamente vai afectar várias missões, incluindo em África, o tal TO prioritário.

É óbvio que a prioridade não foi o TO, a prioridade era arranjar pretexto para comprar os ST.
Se considerarmos África uma prioridade estratégica, tínhamos muito que resolver antes de chegar a aeronaves COIN dedicadas.

6- STs a patrulhar os nossos céus em que contexto? Em conflito ou em tempo de paz?

Em conflito, os ST terão como missão principalmente a formação de mais pilotos para caças, assumindo que teremos 12 ST e não se comprou até aí um treinador a jacto. A não ser que aumentem a frota de STs, o que por si só iria obrigar a um desvio de pilotos e pessoal de terra para esta frota, ao invés de serem alocados às esquadras de F-16 (onde fazem falta), o que seria contraprodutivo.

Em tempo de paz, para patrulha marítima os P-3, os C-295 VIMAR e UAVs cumprem a missão, o ST estaria só a encher chouriços. Para vigilância a fogos florestais idem.
Para vigiar o espaço aéreo, o ST não possui os sensores adequados. Os F-16 são o meio de "intervenção", ficando a faltar sim maior capacidade de detecção e seguimento. Esta capacidade seria idealmente com AWACS, mas na falta deles, era reforçar o investimento nos radares terrestres, por exemplo, comprar baterias VSHORAD e MRAD, e usar os seus radares para complementar as estações radar fixas.
E é uma questão de tempo até surgirem UAVs que funcionem como pequenos AWACS, algo que a Royal Navy já está a estudar.

Fiquei curioso, que parte do meu texto lhe levou a pensar que não tive em conta estes jatos?
Pensei ter deixado claro que sabia que os espanhóis iriam comprar esses jatos, mas, depois de terem já comprado 40 a hélice. O que segundo a opinião do DC terá sido um desperdício gigantesco de dinheiro pois parecem não ter nenhum uso util, para a única função que têm, que é o treino para caças...

Tu não tiveste em conta o Hurjet. Nem tiveste em conta os C-101 nem os F-5BM que eles usam para conversão operacional.

Achares que os PC-21 espanhóis são o único avião de treino da Força Aérea Espanhola até à chegada do Hurjet, revela que, mais uma vez, não percebes nada disto, nem te dá ao trabalho de pesquisar sobre o assunto.

Citar
A aquisição dos PC-21 não vai mudar a posição do dc, até porque eles agora vão adquirir estes aviões turcos para as últimas fases da formação dos seus Pilotos.

Já a FAP acha que não há necessidade de ter algo semelhante porque o ST consegue simular tudo o que estes turcos conseguem, tais como radar, lançamento de misseis, etc. Na verdade segundo li algures, como o ST em principio vem com uma  tela central tal como os Gripen E e os F-35, eles poderão configurar a mesma para ficar o mais semelhante ao próximo caça da FAP. Desta forma o Piloto quando for fazer a transição para o mesmo, terá muito mais facilidade porque será o que já está habituado.

O ST não serve para conversão operacional para o F-35. Estamos a falar de uma avioneta a hélice, para passar directamente para um caça a jacto bem mais pesado que o próprio F-16, que ainda por cima não tem variante bilugar. Passar dos simuladores para F-35 não é suficiente.

A FAP não "considerou suficiente", foi obrigada a adquirir o ST, mantendo o interesse/sonho num modelo a jacto.

Não presta, é feio e os Pilotos que forem formados nesses aviões vão converter-se ao islão e casar com as primas.

O mesmo aconteceria se adquirir-mos o KAAN bloco 20 ou o KF21 bloco 2.

Tenho dito.

Se calhar o problema do material turco não é a qualidade, mas a política externa daquele país?

Já foi dito várias vezes. Uma coisa é uma compra pontual, outra é começar a entrar em total dependência de um país como a Turquia, que a qualquer momento pode resolver entrar em conflito com a Grécia ou algo do género, criando graves problemas às nossas FA.
 

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #243 em: Maio 28, 2025, 03:32:42 pm »
Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Vou considerar os micro insultos, só mesmo isso. Afinal desta vez tive direito a explicações em vez de chavões...
Quanto aos Turcos concordo consigo 100%
Quanto ao PS, bem isso é de veras estranho. Das criticas que aqui faço são exatamente contra os governos e as suas escolhas que no meu entender são muito piores do que as escolhas dos militares e suas chefias que estão de mãos atadas por gente incompetente que só pensa na caça aos votos. Pela esquerda, não tenho nenhuma simpatia. Mas quando defendo que os governos e quem os elege tem mais responsabilidade pelo que se passa nas forças armadas, viro "fan boy" deste ou daquele, que não conheço nem tenho qualquer dever para com.

Quanto ao ST, parece que chega já em dezembro, vamos ver o que vai a força aérea fazer com eles.

Tento não ser desonesto, esforço-me bastante. posso ser sarcástico, isso confesso.
Não gosto nada do que se passa no Brasil, mas são relações e decisões antigas. Preferiria não ter de confiar num pais tão volátil que no meu entender é pouco confiável. mas lá está são relações antigas.
Comparar as limitações de operar um ST com as limitações de operar um F35 parece-me das duas uma, ou desonestidade ou um exagero gigantesco só justificado pelo necessidade de rebater um argumento. Comparar um investimento em 12 aviões por 200M€ num fornecedor pouco recomendável com um investimento de ~5 MM€ noutro que se mostra igualmente pouco recomendável não me parece uma comparação muito válida.

Já afirmei várias vezes que uma das razões que tenho em estar por aqui é aprender, isso não me impede de ter pensamento crítico e lógico. Neste forum muitas das discussões tem pouco a ver com pormenores técnicos e muito a ver teimosias e preferencias quase religiosas.

Concordo com algumas posições que apresentou (números), mas considero outras pouco lógicas. E vou continuar a contestar coisas com pouca lógica.
Já concordei e agradeci várias das suas intervenções, principalmente quando incluem explicações e não bocas de reação.

Eu explico sempre tudo o que digo. Não vou é repetir 20 vezes o mesmo argumento, senão começam a chorar.

Eu não disse que o Bubas concorda com ou defende o PS. Eu disse que a ideia de África ser uma prioridade, veio desse governo, e que esse mesmo governo resolve fazer cortes na manutenção da Marinha, ao mesmo tempo que resolve esbanjar dinheiro nos ST.

As prioridades generalizadas da Defesa Nacional, são a defesa do nosso triângulo estratégico, defesa da Europa (NATO/UE) e África, por esta ordem.
Fazer uma revisão da LPM, e ignorar as duas primeiras, e investir apenas para a terceira, não faz sentido nenhum.

A compra dos ST seria aceitável, se as FA estivessem bem equipadas e preparadas. Mas isto não poderia estar mais longe da realidade. No contexto real das FA, não faz qualquer sentido esta aquisição. Isto é uma questão lógica.

Vão argumentar que "a FAP precisava de uma aeronave de treino avançado com urgência", e a resposta é não, os 200M pagavam uns 20 ou 30 anos de formação de pilotos de caça, tal é o número reduzido de pilotos que se forma por ano. Novamente a lógica dizia para continuar a pagar a uma escola internacional, e dar prioridade a outros programas.

Treino avançado em Portugal só faz sentido em dois contextos: escola internacional, ou com uma mentalidade mais séria na Defesa, em que formamos mais pilotos e que tenhamos um modelo a jacto armado que funcione como caça leve e aggressor.

As relações antigas com o Brasil valem zero. Também temos relações antigas com o RU e com Espanha, e se algum destes países se demonstrasse alinhado com o "Eixo do mal", não faltariam críticas a qualquer compra militar a qualquer um deles.

Eu não comparei o F-35 com o ST, comparei os dois pesos e duas medidas que certas pessoas têm relativamente à administração americana e brasileira, e a forma como para os EUA defendem um corte absoluto de relações, e para o Brasil já podemos dar o **.

Sejam consistentes. Se têm medo de ser impedidos de usar os produtos americanos contra os russos, também têm que aplicar o mesmo raciocínio relativamente a produtos brasileiros.

Muitas discussões aqui têm a ver com pormenores técnicos e doutrinárias e de eficácia, segurança, etc. Mas vocês escolhem ignorar a grande maioria deles para continuar com a tese dos ST.

Para muitos de vós, o custo de aquisição e operação, ou o pseudo-envolvimento da indústria nacional, são critérios prioritários acima da capacidade de sobrevivência do pessoal que vai operar os meios.

Quando tens no mercado UCAVs como opção de muito menor risco, comprar uma aeronave tripulada para Armed ISR em TOs estrangeiros deixa de fazer sentido para um país como Portugal.

Para perceber isto, basta visualizar uma missão ISR sobre o território controlado pelo adversário, e que a aeronave em missão é abatida.
-Caso esta aeronave seja um ST, lá vais ter que lançar um dispositivo CSAR com helicópteros para tentar resgatar o piloto, colocando em risco muitos mais aparelhos e tripulações.
-Caso seja um UCAV, só perdes o dito, o único prejuízo é teres que comprar outro.

No fim, a FAP continuará a precisar de um modelo a jacto nos próximos 5/10 anos (ou continuar a pagar a uma escola internacional), para conseguir fazer conversão operacional para os hipotéticos F-35.

A formação dos pilotos de caça, costuma ser:
-aeronave a hélice - aeronave de treino a jacto - versão bilugar do caça - caça operacional.
Com ST, e com uma possível compra de F-35/FCAS/GCAP, vamos passar a isto:
-aeronave a hélice (ST) - caça operacional (sem versão bilugar).

Essencialmente são comidas 2 etapas essenciais, o que obviamente não pode ser, e vai ser necessário adquirir um modelo a jacto.

Conclusão, a escolha do ST foi uma escolha de vista curta, em que nem sequer se pensou nas necessidades a médio prazo.

No meio disto, as FA continuam a precisar de UCAVs, para todo o leque de missões para as quais os F-16/F-35 não seriam tão adequados/necessários e onde seria demasiado arriscado usar o ST.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #244 em: Maio 28, 2025, 04:16:50 pm »
Enquanto isso no Canadá:



Sim, e depois irão directamente para os F-35.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 
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JohnM

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #245 em: Maio 28, 2025, 04:38:47 pm »
Enquanto isso no Canadá:



Sim, e depois irão directamente para os F-35.
Estou chocado… Chocado, digo… Chocadíssimo…  pode não ser o melhor vetor para qualquer um dos três requisitos separadamente, mas ainda não consegui que alguém me dissesse que aeronave seria melhor  para fazer simultaneamente treino avançado (prioritário), CAS (secundário) e que incorpore produção nacional. Uma aeronave que cumpra os três critérios, é essa a premissa…
 

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mayo

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #246 em: Maio 28, 2025, 05:22:03 pm »
Onde vão ser baseados os A-29s ?

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Drecas

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #247 em: Maio 28, 2025, 06:39:06 pm »
Enquanto isso no Canadá:



Sim, e depois irão directamente para os F-35.
Estou chocado… Chocado, digo… Chocadíssimo…  pode não ser o melhor vetor para qualquer um dos três requisitos separadamente, mas ainda não consegui que alguém me dissesse que aeronave seria melhor  para fazer simultaneamente treino avançado (prioritário), CAS (secundário) e que incorpore produção nacional. Uma aeronave que cumpra os três critérios, é essa a premissa…

Honestamente poria CAS como prioritário, é claramente essa a principal razão de compra, pela retórica usada e até pelo simples nome do programa na LPM....

Agora depois na realidade vamos ver
 

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Red Baron

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #248 em: Maio 28, 2025, 07:10:29 pm »
 

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JohnM

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #249 em: Maio 28, 2025, 07:17:11 pm »

Num cenário em que fosse uma aquisição simples, sem comparticipação industrial portuguesa, esse seria provavelmente a minha opção favorita… Num cenário em que fosse uma aquisição simples, sem comparticipação industrial portuguesa, esse seria provavelmente a minha opção favorita…
 

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mayo

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #250 em: Maio 28, 2025, 08:55:46 pm »
Onde vão ser baseados os A-29s ?

Bis Repetita

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Cabeça de Martelo

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #251 em: Maio 28, 2025, 09:32:55 pm »
Onde vão ser baseados os A-29s ?

Bis Repetita

Os Alpha Jet estavam em Beja, talvez volte a ser a BA para o treino avançado.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 

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sivispacem

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #252 em: Maio 28, 2025, 10:31:30 pm »
Onde vão ser baseados os A-29s ?

Bis Repetita

Dado serem umas avionetas 'todo-o-terreno' ao que parece, irão ficar naseadas no aeródromo da Covilhã...  :mrgreen:

Os Alpha Jet estavam em Beja, talvez volte a ser a BA para o treino avançado.
Cumprimentos,
 

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mayo

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #254 em: Maio 29, 2025, 04:20:42 pm »
A-29 Super Tucano é reconhecido pela OTAN e ganha código de catalogação internacional

https://www.aereo.jor.br/2025/05/28/a-29-super-tucano-e-reconhecido-pela-otan-e-ganha-codigo-de-catalogacao-internacional/

Sds
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