Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
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O Super Tucano em Portugal

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dc

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #255 em: Maio 30, 2025, 03:56:46 pm »
Num cenário em que fosse uma aquisição simples, sem comparticipação industrial portuguesa, esse seria provavelmente a minha opção favorita… Num cenário em que fosse uma aquisição simples, sem comparticipação industrial portuguesa, esse seria provavelmente a minha opção favorita…

E o TA-50? Os sul-coreanos estão abertos a negócios que envolvam a indústria do cliente. Com a vantagem que este avião tem muito mais potencial de clientes do ST.

Ah, mas não convém equacionar estas opções. Mais vale supor que mais nenhuma opção envolveria a indústria nacional.

Quanto à tua pergunta, a resposta é outra pergunta:
-Porque é que vamos sujeitar os nossos pilotos de uma esquadra de treino, a correr riscos em TOs estrangeiros, ao invés de se recorrer a um UCAV?

Enquanto isso no Canadá:



Sim, e depois irão directamente para os F-35.

Ignoras o facto do PC-21 ser uma aeronave superior ao ST em performance, e ignoras o facto do Canadá ser o primeiro e único país até agora a fazer isso. Todos os outros são burros? Ao ponto de optarem por uma aeronaves a jacto mais caras?

Fica agora a dúvida se os seus pilotos de F-35 vão realmente saltar do PC-21 directamente para o F-35, ou se primeiro vão fazer uma perninha nos T-7 americanos.

A excepção não faz a regra.
 

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JohnM

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #256 em: Maio 30, 2025, 04:06:27 pm »
Num cenário em que fosse uma aquisição simples, sem comparticipação industrial portuguesa, esse seria provavelmente a minha opção favorita… Num cenário em que fosse uma aquisição simples, sem comparticipação industrial portuguesa, esse seria provavelmente a minha opção favorita…

E o TA-50? Os sul-coreanos estão abertos a negócios que envolvam a indústria do cliente. Com a vantagem que este avião tem muito mais potencial de clientes do ST.

Ah, mas não convém equacionar estas opções. Mais vale supor que mais nenhuma opção envolveria a indústria nacional.

Quanto à tua pergunta, a resposta é outra pergunta:
-Porque é que vamos sujeitar os nossos pilotos de uma esquadra de treino, a correr riscos em TOs estrangeiros, ao invés de se recorrer a um UCAV?
Concordo que o TA-50 tb seria boa opção. Não sei até que ponto os Coreanos estariam dispostos a envolver a indústria portuguesa no projeto, mas dados os últimos desenvolvimentos na área dos submarinos, talvez estivessem…

Quanto à tua questão, a presença de um piloto a bordo em situações dinâmicas como CAS, fornece outra situational awareness e capacidade de reação em tempo real, i.e., segundos, que um drone não consegue (ainda). Um drone é bom para coordenar operações e efetuar ataques específicos, mas numa situação dinâmica, com infantaria e artilharia ligeira em constante fluxo, ter um piloto no cockpit capaz de tomar decisões instantâneas tem vantagens. Tanto que os próprios americanos, apear de terem milhares de drones, estão a comprar 75 aviões tripulados a hélice para CAS. São meios complementares.. Se só puder ter um à minha disposição, claro que escolho o único que me permite cobrir todo o espetro de operações CAS, ou seja, o meio tripulado. É mais perigoso para o piloto? É… mas se for para salvar um pelotão ou uma companhia, é um risco aceitável. Afinal estamos a falar de Forças Armadas, não da Securitas, e quem se alista sabe ao que vai…
« Última modificação: Maio 30, 2025, 04:38:18 pm por JohnM »
 
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Red Baron

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #257 em: Maio 30, 2025, 04:53:48 pm »
Com a compra do F-35 os únicos pilotos que os A-29 vão formar é o dos próprios A-29.
Os pilotos de F vão ser formados nos EUA.
 

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JohnM

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #258 em: Maio 30, 2025, 05:02:34 pm »
Com a compra do F-35 os únicos pilotos que os A-29 vão formar é o dos próprios A-29.
Os pilotos de F vão ser formados nos EUA.
Talvez em parte da fase de treino avançado e na conversão operacional, mas certamente não na formação inicial pós-básica e mesmo nos primeiros estágios da formação avançada. A ideia destes treinadores modernos tipo A-29 e PC-21 é exatamente replicar o máximo possível num avião mais barato e fácil de operar, antes da conversão final no jato. Continuamos a precisar de um ou dois aparelhos de treino para as fases iniciais e intermédia. A diferença é que os pilotos destinados ao F-35 irão para os Estados Unidos fazer o final do treino avançado, enquanto os destinados ao A-29 e eventualmente quaisquer outros jatos que existam (F-16, eurocanard, etc.) ficarão por Portugal.
 

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Pilotasso

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #259 em: Maio 30, 2025, 05:10:54 pm »
Com a compra do F-35 os únicos pilotos que os A-29 vão formar é o dos próprios A-29.
Os pilotos de F vão ser formados nos EUA.
penso que existe um centro em italia que forma os pilotos Europeus.
« Última modificação: Maio 30, 2025, 05:11:12 pm por Pilotasso »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #260 em: Maio 30, 2025, 05:13:05 pm »
Com a compra do F-35 os únicos pilotos que os A-29 vão formar é o dos próprios A-29.
Os pilotos de F vão ser formados nos EUA.

Se não há F-35 bilugares, então a formação especifica do dito caça será em simulador, certo? Se sim, não seria mais fácil comprar um simulador?
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 

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dc

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #261 em: Maio 30, 2025, 05:18:48 pm »
O TA-50 parece superior ao M-346. A versão armada e com pacote de sensores completo do M-346, é mais cara que o TA-50. O TA-50 é supersónico, oferece uma solução de treino de alta performance para quem quer levar a Defesa a sério, podendo usar esta aeronave como aggressor. O M-346FA tem a vantagem de poder receber a sonda de reabastecimento, podendo ser abastecido pelos KC, o que o tornaria o primeiro avião de combate da FAP com esta capacidade.

Eu vou colocar a segurança das tripulações sempre acima da vantagem contextual da consciência situacional. A média/elevada altitude, que é onde os UCAVs operam, e que é onde o ST teria que operar em TOs onde houvesse ameaça de MANPADS e AAA, o UCAV tem a vantagem por ter um pacote de sensores mais completo e capaz.

O problema em Portugal mantém-se. A FAP não precisava de um LAA para missões de baixa intensidade em África, a FAP precisa de uma aeronave de combate que complemente os F-16/futuro caça em todos os espectros.

Agora resta-nos ter esperança que com um hipotético aumento do orçamento, abram a pestana e comprem pelo menos UCAVs de jeito, e não cometam o erro de comprar mais STs.

A USAF escolheu o OA-1K por múltiplas razões. Uma delas substituir o U-28, e de certa forma o A-10. E mesmo assim, foi uma compra que sofreu (e ainda sofre) escrutínio. Mas lá está, no caso deles, a compra dos OA-1K (que foram reduzidos para 62, da última vez que fui ver), não vai afectar outros programas/unidades. No caso português, sabemos que esta compra se sucedeu numa altura em que as restantes esquadras continuam a contar cêntimos.
 

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dc

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #262 em: Maio 30, 2025, 05:32:59 pm »
Com a compra do F-35 os únicos pilotos que os A-29 vão formar é o dos próprios A-29.
Os pilotos de F vão ser formados nos EUA.

Se não há F-35 bilugares, então a formação especifica do dito caça será em simulador, certo? Se sim, não seria mais fácil comprar um simulador?

O processo de familiarização do F-35 sim, é com recurso aos simuladores. Mas antes do simulador os pilotos devem voar numa aeronave a jacto. Depois simulador, depois voam em F-35 estacionados nos EUA para treino. Se bastasse só o simulador, a Noruega, Holanda, Dinamarca, etc não tinham F-35 nos EUA destinados à formação de pilotos.

penso que existe um centro em italia que forma os pilotos Europeus.

O centro em Itália faz formação de pilotos de forma generalizada. A grande maioria (senão mesmo totalidade) dos pilotos de F-35 europeus, passa pelos EUA.

Os pilotos italianos de F-35 não sei. A certa altura também iam para os EUA, não sei se hoje já são auto-suficientes ou se continuam a enviar para lá.

Como solução intermediária, pré-envio de pilotos portugueses para os EUA, o ST é overkill, principalmente na versão e quantidades adquiridas (face ao número de pilotos que vamos realisticamente formar).
 

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Bubas

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #263 em: Maio 30, 2025, 05:47:00 pm »
Num cenário em que fosse uma aquisição simples, sem comparticipação industrial portuguesa, esse seria provavelmente a minha opção favorita… Num cenário em que fosse uma aquisição simples, sem comparticipação industrial portuguesa, esse seria provavelmente a minha opção favorita…

E o TA-50? Os sul-coreanos estão abertos a negócios que envolvam a indústria do cliente. Com a vantagem que este avião tem muito mais potencial de clientes do ST.

Ah, mas não convém equacionar estas opções. Mais vale supor que mais nenhuma opção envolveria a indústria nacional.

Quanto à tua pergunta, a resposta é outra pergunta:
-Porque é que vamos sujeitar os nossos pilotos de uma esquadra de treino, a correr riscos em TOs estrangeiros, ao invés de se recorrer a um UCAV?

Enquanto isso no Canadá:



Sim, e depois irão directamente para os F-35.

Ignoras o facto do PC-21 ser uma aeronave superior ao ST em performance, e ignoras o facto do Canadá ser o primeiro e único país até agora a fazer isso. Todos os outros são burros? Ao ponto de optarem por uma aeronaves a jacto mais caras?

Fica agora a dúvida se os seus pilotos de F-35 vão realmente saltar do PC-21 directamente para o F-35, ou se primeiro vão fazer uma perninha nos T-7 americanos.

A excepção não faz a regra.

Mas afinal os aviões a hélice podem servir de treino para saltar para o F-35???  já não é mau.
 

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Tikuna

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #264 em: Junho 01, 2025, 06:45:56 pm »
. Com a vantagem que este avião tem muito mais potencial de clientes do ST.

Forças Aéreas de países da América do Sul: Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Paraguai e outro a revelar
Forças Aéreas de países da África: Angola, Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Nigéria, e um cliente não revelado na África.
Forças Aéreas de países da Ásia: Filipinas, Indonésia, Afeganistão.
Forças Aéreas de países da Europa: Portugal e dois outros a revelar
Outras forças aéreas: Estados Unidos, Gana, Honduras, Líbano, República Dominicana, Panamá

Pouco potencial? Acho que não ....
 

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sivispacem

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #265 em: Junho 01, 2025, 07:42:26 pm »
. Com a vantagem que este avião tem muito mais potencial de clientes do ST.

Forças Aéreas de países da América do Sul: Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Paraguai e outro a revelar
Forças Aéreas de países da África: Angola, Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Nigéria, e um cliente não revelado na África.
Forças Aéreas de países da Ásia: Filipinas, Indonésia, Afeganistão.
Forças Aéreas de países da Europa: Portugal e dois outros a revelar
Outras forças aéreas: Estados Unidos, Gana, Honduras, Líbano, República Dominicana, Panamá

Pouco potencial? Acho que não ....

Tudo forças aéreas 'de ponta'....  :mrgreen:

E quando se menciona a USAF, bem, sejamos rigorosos: falamos de 3 ST que sobraram daqules que foram produzidos para o Afeganistão e que foram colocados na United States Air Force Test Pilot School. Aviões de teste, para o que eventualmente seja necessário ensaiar, enquanto durarem.

Quando aos tais 2 outros países europeus "a revelar":  esses países estarão com vergonha??  :D
« Última modificação: Junho 01, 2025, 07:43:36 pm por sivispacem »
Cumprimentos,