Não me lembro de ter afirmado que toda a formação seria nos aviões a hélice (talvez lá bem no início da discussão). Já aqui foi dito, por alguns forista, que não se pode fazer o treino completo. Não contrario.
O que está afirmado em Espanha e Canadá é que vão ser usados aviões a hélice para treino avançado para jatos. Não para todas as fases, as fases finais, já aqui foi dito, ou são feitos em jatos de treino ou são contratados no estrangeiro.
O que não vejo em Espanha e Canada é ninguém, (com autoridade) a dizer "Isso de turboprop servir para treinar pilotos de caça é coisa da cabeça dos fanboy da Embraer."
Já o dc teima em não ver, ignorar, negar, fechar os olhos, etc... Os Super Tucanos chegam já este ano. Bata lá na tecla que quiser.
gastar 200M€ em ST está mal, mas comprar PC-21 que só treinam, UCAVs que não treinam e o diabo a 4, ai está-se bem porque das duas uma ou os bolsos são fundos e basta pedir, ou nunca teríamos nada... como tanto reclamam como sendo o modus operandi das FA.
Só mais uma vez, Os Super Tucanos chegam já este ano. Espero mesmo que sejam úteis e que ajudem a proteger Portugal.
Rapaz, existe uma diferença entre fazer formação apenas numa aeronave a hélice, e fazer a formação em vários tipos de aeronaves, em que algumas delas são a hélice.
No caso espanhol é simples, eles não vão usar apenas o PC-21. Porque este não serve como única aeronave de treino para pilotos de caça.
E uma aeronave de treino a hélice, não serve
por si só para todas as etapas do treino.
Se é a semântica que te está a causar dificuldades, não é culpa de ninguém aqui.
Em Espanha vão fazer as etapas todas, com recurso a aeronaves adequadas a a todas elas. Em Portugal querem pegar no ST e fazer tudo e mais alguma coisa com o dito.
Em Espanha pagaram 200 e poucos milhões por 24 PC-21. Em Portugal vamos pagar 200M por 12 STs.
Em Espanha usam MQ-9 e vão adquirir EuroDrone para ISR, ataque, etc. Em Portugal pretende-se colocar pilotos em risco a pilotar avionetas COIN naquele tipo de missões.
É normal que em Espanha não se queixem, e em Portugal haja queixas.
Em França o treino dos pilotos de caça vai ser PC-7X e PC-21, só hélices !
Impossível, então o dc e o Red Baron garantem que isso de usar hélices para treinar jatos é estupidez própria de fanboys... e como é obvio eles devem estar certos.
PS. Espanha, Canadá e agora França. Só fanboys...
Continuas com as tuas demonstrações de défice cognitivo.
Os pilotos franceses não vão passar de um PC-21 para um Rafale ou Mirage 2000 monolugar. A conversão operacional será feita nas variantes bilugar. Quem opera ou vai operar F-35, não tem esse luxo.
Mas a minha questão é, vais continuar a ser burro a bater na mesma tecla, a insinuar que as pessoas aqui dizem que "uma aeronave a hélice não serve para treino", ou vais deixar de ser atrasado mental e começar a ser honesto contigo mesmo, e compreender que não é nada disso que as pessoas estão a dizer?