KC-390 na FAP

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wyldething

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4365 em: Junho 16, 2025, 05:37:58 pm »
Olá a todos,

Vejo aqui muitas criticas quando ainda se sabe muito pouco sobre os contornos do negócio. Também são muito poucos são aqueles que dão o beneficio da dúvida ao MdD.
Eu tenho uma interpretação diferente  da maioria, mas ta minha intrepretação tal como qualquer outra neste momento vale o que vale.

Ao colocar esta opção de compra de 10 KC390 Portugal está a possibilitar outros paises da NATO nomeadamente os Europeus a conseguir comprar estes aviões usado o programa ReArm Europe que prevê que as verbas gastas com a defesa não sejam consideradas para o calculo do defice e ao mesmo os paises possam beneficiar de empréstimos vantajosos para quem compre Europeu.
Ora este mecanismo garantidamente é apelativo para os pequenos paises mas deixa de fora o KC390. Numa altura em rearmar a Europa é essencial e dado que não existem alternativas Europeias para o KC390 (não conto aqui o  A400 que pertence a outra classe), haver uma forma de poder incluir a compra deste avião  atrvés do ReArm Europe  parece-me algo bastante relevante especialmente para as pequenas nações.

Alguns aqui dirão que Portugal agora é um concessionário da Embraer, mas no entanto Portugal também lucra com a venda de cada avião portanto é do seu interesse que se vendam o mais possivel. Para além do valor imediato que possa trazer trás valor acrescentado com os muitos empregos associados ao fabrico das estruturas que são feitas em Portugal. E como sabemos quando um pais escolhe o avião isto é um compromisso de longa duração o que trás beneficios para Portugal pois a probabilidade de comprar mais aparelhos do mesmo tipo aumenta uma vez que criar as cadeias logisticas e know how têm um custo pesado.

Alguns dirão que Portugal não precisava de tantos (6 neste momento) dado que ainda têm os Hercules. No entanto não me custa acreditar que por exemplo o KC390 numero 04 possa ser imediatamente vendido a terceiros e Portugal imediatamente aciona a clasula para compra de mais um aparelho e assim sucessivamente. Desta forma Portugal não têm que pagar de avanço qualquer avião e pode ainda atrasar a recepção da sua própria frota que eventualmente trará benecifios quanto tiver que fazer os MLUs mais fazeados. Se ainda por cima comprar ao preço de 2019 e vender ao preço actual melhor ainda. Se a instalação de todos os componentes para padrão NATO forem feitos em Portugal como parte do negócio melhor ainda.

Não vou discutir aqui se isto deveria ser parte das funções do MdD (porque simplesmente estou a especular) mas garantidamente facilitaria a compra destes aviões a alguns paises aliados e no momento em que estamos toda  a ajuda é bem vinda.

Mas existem clientes assegurados para as 10 aeronaves sequer? É que se não existem, Portugal está a correr um risco enorme, mais caro que os 2 submarinos, com base numa mera hipótese.

10 aeronaves é muito para isto ser para 1 ou 2 clientes, teriam que arranjar pelo menos 3.
Estes 10 dificilmente serão ao preço de 2019, pois estão fora do contrato original, o que deverá colocar o custo de cada aeronave em 130M como noticiado, que representaria um investimento de 1300M (sem contar com a sustentação desta frota "surplu"). Portugal não podia revender por mais dinheiro que isto, porque o preço ficaria demasiado próximo ao do A-400, e neste comparativo o KC perde, havendo inclusive unidades "surplus".

Depois, vai facilitar os países pequenos em quê? Os países pequenos não têm dinheiro para este avião, e têm dado prioridade às capacidades bélicas e outras prioridades na Defesa.

As 10 aeronaves são de opção, nas mesmas condições e preço do contrato original. Segundo o MDN o preço unitário aproximado é de 130M EUR.
Como em qualquer cláusula de opção, só será acionada se houver interesse, ie: se houver compradores
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4366 em: Junho 16, 2025, 05:38:32 pm »
Frota de KC-390 aumenta para seis aeronaves

Citar
Além da aquisição da sexta aeronave, o contrato de intenções assinado pelo governo português prevê também a inclusão de dez opções de compra adicionais, destinadas a facilitar futuras aquisições por outras nações europeias e da NATO, através do Estado Português, em negociações governo a governo.

https://emfa.pt/noticia-5166-Frota%20de%20KC-390%20aumenta%20para%20seis%20aeronaves

Excelente, estes senhores da tutela e afins, perdem o seu tempo, que é pago pelo contribuinte a inventar, construir estes artificios e artimanhas ao invés de investirem directamente em meios de Defesa, muito bom sim senhor !!

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4367 em: Junho 16, 2025, 06:18:41 pm »
As 10 aeronaves são de opção, nas mesmas condições e preço do contrato original. Segundo o MDN o preço unitário aproximado é de 130M EUR.
Como em qualquer cláusula de opção, só será acionada se houver interesse, ie: se houver compradores

Esses 130M têm de ser o preço da aeronave agora. Porque com base no contrato original, o preço dos KC não podia exceder os 120M, sendo que dos 827M, 606 estavam alocados a 5 aviões + 1 simulador. Como o simulador era dado como tendo um custo idêntico ao de um avião, cada avião custaria cerca de 100M, máximo 110.

Se Portugal pagar 130 pelo sexto, está a ser comido por parvo.  :mrgreen:

Frota de KC-390 aumenta para seis aeronaves

Citar
Além da aquisição da sexta aeronave, o contrato de intenções assinado pelo governo português prevê também a inclusão de dez opções de compra adicionais, destinadas a facilitar futuras aquisições por outras nações europeias e da NATO, através do Estado Português, em negociações governo a governo.

https://emfa.pt/noticia-5166-Frota%20de%20KC-390%20aumenta%20para%20seis%20aeronaves

Excelente, estes senhores da tutela e afins, perdem o seu tempo, que é pago pelo contribuinte a inventar, construir estes artificios e artimanhas ao invés de investirem directamente em meios de Defesa, muito bom sim senhor !!

Abraço

Eu chamaria a atenção era para os programas que têm sido recentemente aprovados, só nos últimos meses:

2⁰ simulador - aproximadamente 100M
6⁰ KC-390 - mais de 100M

Para os restantes programas, é preciso fazer uma proposta formal, e depois esta ser aprovada no Parlamento, pelos aliados, pela UE, pelo novo Papa, por Deus, pelo Pai Natal, ...

Até para avançar com os NPOs, foi preciso concurso para definir o estaleiro onde iam ser construídos, quando toda a gente sabia que ia ser em Viana.

Se ao menos houvesse o mesmo nível de celeridade para comprar mais VSHORAD, mais armamento para os F-16 e por aí fora...
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4368 em: Junho 16, 2025, 06:18:50 pm »
Parabéns! Agora que já perceberam o negócio e que as objecções iniciais eram um disparate pegado, descobriram mais um motivo para estar contra o negócio… tem sempre que haver um motivo, nunca se pode dizer bem, valha-nos Nossa Senhora. Como se quando a França e a Itália vendem fragatas ainda em construção e já pagas, ou os Estados Unidos atualizam material para revender, não usem exatamente o mesmo “truque” contabilístico… esses fazem-no para proteger a sua base industrial, mas no nosso caso é para alimentar os bolsos dos políticos corruptos… muito bem… gostei…

Como se diz aqui nos States, “take the W and move on”…
« Última modificação: Junho 16, 2025, 06:25:23 pm por JohnM »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4369 em: Junho 16, 2025, 06:30:04 pm »
As 10 aeronaves são de opção, nas mesmas condições e preço do contrato original. Segundo o MDN o preço unitário aproximado é de 130M EUR.
Como em qualquer cláusula de opção, só será acionada se houver interesse, ie: se houver compradores

Esses 130M têm de ser o preço da aeronave agora. Porque com base no contrato original, o preço dos KC não podia exceder os 120M, sendo que dos 827M, 606 estavam alocados a 5 aviões + 1 simulador. Como o simulador era dado como tendo um custo idêntico ao de um avião, cada avião custaria cerca de 100M, máximo 110.

Se Portugal pagar 130 pelo sexto, está a ser comido por parvo.  :mrgreen:

Frota de KC-390 aumenta para seis aeronaves

Citar
Além da aquisição da sexta aeronave, o contrato de intenções assinado pelo governo português prevê também a inclusão de dez opções de compra adicionais, destinadas a facilitar futuras aquisições por outras nações europeias e da NATO, através do Estado Português, em negociações governo a governo.

https://emfa.pt/noticia-5166-Frota%20de%20KC-390%20aumenta%20para%20seis%20aeronaves

Excelente, estes senhores da tutela e afins, perdem o seu tempo, que é pago pelo contribuinte a inventar, construir estes artificios e artimanhas ao invés de investirem directamente em meios de Defesa, muito bom sim senhor !!

Abraço

Eu chamaria a atenção era para os programas que têm sido recentemente aprovados, só nos últimos meses:

2⁰ simulador - aproximadamente 100M
6⁰ KC-390 - mais de 100M

Para os restantes programas, é preciso fazer uma proposta formal, e depois esta ser aprovada no Parlamento, pelos aliados, pela UE, pelo novo Papa, por Deus, pelo Pai Natal, ...

Até para avançar com os NPOs, foi preciso concurso para definir o estaleiro onde iam ser construídos, quando toda a gente sabia que ia ser em Viana.

Se ao menos houvesse o mesmo nível de celeridade para comprar mais VSHORAD, mais armamento para os F-16 e por aí fora...

Epá eu já nem vou por aí porque se for essa dualidade de critérios é reveladora de que algo não está a ser devidamente clarificado e necessita de escrutínio imparcial, o qual se existe para outras aquisições porque não existe para estas ?

É isto que eu não aprovo o obscurantismo que rodeia estas negociatas céleres, pois só pode estar relacionado com irregularidades!!

Veremos o que o futuro nos reserva, os próximos episódios serão fabulosos !!

Abraços
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4370 em: Junho 16, 2025, 06:56:28 pm »
Não me vou pronunciar muito sobre este negócio, por um lado por saber há já algum tempo que a opção pela 6ª célula era para ser ativada, e por outro porque não gosto do papel em que o nosso país se coloca agora, queira-se ou não muito semelhante a um mero concessionário/entreposto de vendas. Venham ou não daí de facto vantagens e mais valias para os cofres públicos. É a minha opinião pessoal, que isso fique aqui desde já bem claro.

Dito isto, há-que referir outros pontos: com o anúncio de hoje, e em 2 programas, o Estado Português entrega ao construtor aeronáutico Embraer um total a rondar os 1500 milhões de euros. Pois bem: não se quiseram gastar 500M€ em 2017/18 para a modernização Viper de 30 F-16 MLU; o Governo não está com muita vontade de pagar 300 a 350M€ pela modernização da frota EH-101 para AW101, e outros 250 a 300M€ para a modernização da frota C-295M (e ambos os sistemas de armas de construtores europeus). Porém, para a Embraer, nunca parecem haver hesitações ou problemas de liquidez. Prioridades, dirão alguns, e parece afinal que a paixão assolapada com o fabricante brasileiro não era um exclusivo do Partido Socialista, como tantos alvitravam. É, aparentemente, um desígnio nacional.

Reabastecedores de frota turcos, cargueiros táticos e aeronaves de apoio aéreo próximo/treino avançado brasileiras, e possivelmente até submarinos sul-coreanos... o ReArm Europe em Portugal vai servir para quê afinal?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4371 em: Junho 16, 2025, 07:01:18 pm »
Não me vou pronunciar muito sobre este negócio, por um lado por saber há já algum tempo que a opção pela 6ª célula era para ser ativada, e por outro porque não gosto do papel em que o nosso país se coloca agora, queira-se ou não muito semelhante a um mero concessionário/entreposto de vendas. Venham ou não daí de facto vantagens e mais valias para os cofres públicos. É a minha opinião pessoal, que isso fique aqui desde já bem claro.

Dito isto, há-que referir outros pontos: com o anúncio de hoje, e em 2 programas, o Estado Português entrega ao construtor aeronáutico Embraer um total a rondar os 1500 milhões de euros. Pois bem: não se quiseram gastar 500M€ em 2017/18 para a modernização Viper de 30 F-16 MLU; o Governo não está com muita vontade de pagar 300 a 350M€ pela modernização da frota EH-101 para AW101, e outros 250 a 300M€ para a modernização da frota C-295M (e ambos os sistemas de armas de construtores europeus). Porém, para a Embraer, nunca parecem haver hesitações ou problemas de liquidez. Prioridades, dirão alguns, e parece afinal que a paixão assolapada com o fabricante brasileiro não era um exclusivo do Partido Socialista, como tantos alvitravam. É, aparentemente, um desígnio nacional.

Reabastecedores de frota turcos, cargueiros táticos e aeronaves de apoio aéreo próximo/treino avançado brasileiras, e possivelmente até submarinos sul-coreanos... o ReArm Europe em Portugal vai servir para quê afinal?
Concordo, com a excepção do comentário dos 1500 milhões… o dinheiro dos até 10 KC só vai ser pago se estes entretanto já estiverem vendidos, e provavelmente a um preço superior ao que se vai entregar à Embraer.  O Estado Português não vai entregar um tostão a Embraer que não vá receber dos potenciais clientes. Quanto ao resto, plenamente de acordo, a FAP precisa de uma injeção urgente de 1000 milhões apenas para modernização dos EH-101 e C-295M, além de munições, radares AESA e novos motores (no mínimo) para manter os F-16 relevantes até chegar o sucessor.
« Última modificação: Junho 16, 2025, 07:22:19 pm por JohnM »
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4372 em: Junho 16, 2025, 07:47:26 pm »
Costuma saber umas coisas...
João Pereira
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4373 em: Junho 16, 2025, 08:12:39 pm »
A Embraer tem o centrão no bolso, por isso é que digo sempre que PS e PSD são as duas faces da mesma moeda

O interesse nacional que safoda falando mal e depressa. É preciso é untar bem os bolsos.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4374 em: Junho 16, 2025, 08:23:47 pm »
Agora estou baralhado!!!
Como é que servir de intermediário é contabilizado com investimento em Defesa?

Se eu compro aviões para revender, estes nunca vão fazer parte do meu inventário!
A não ser..... que os pague já adiantados antes de os vender!? Só percebo que seja essa a única explicação! E se é assim, não fazia sentido escolher o que o país vai mesmo comprar e negociar aí sim o pagamento adiantado de x€ para contabilizar já o investimento!!!!

Quem está a contabilizar o investimento em Defesa na NATO não percebe esta clara falcatrua?

Achas? Já são enganados há tantos anos e nunca refilaram

Há aqui tanta gente que não sabe saber contas, ora se aumentamos a % da despesa a comprar os aviões para serem revendidos, essa % baixa com a venda dos mesmos. E se a operação for feita em anos civis diferentes ainda pior pois se num ano funciona no outro ano é ao contrário

Faça de conta que eu não percebo nada de contabilidade. Explique-me lá como é que pode considerar um bem que já sabe que vai ser utilizado para revenda, como é que o pode considerar no imobilizado (bem do Estado português)?
Mais um bocado está a depreciar bens para revenda e a enganar o Fisco  :mrgreen:

Como é que pode considerar aviões que sabe que vão ser revendidos, como investimento nas suas FA?
E como é que alguém pode aceitar tal aldrabice como investimento nas FA!!!!

Julgo que ninguém está contra o facto de tentarmos fazer de comercial da Embraer e ganhar 11 milhões por unidade!
O que todos estão contra é usarmos esse expediente para atingirmos os 2% de investimento na Defesa e depois nem tem o dinheiro dos aviões nem o investimento feito!!!!

Já fui suficientemente claro?
 

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wyldething

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4375 em: Junho 16, 2025, 08:43:16 pm »
Dito isto, há-que referir outros pontos: com o anúncio de hoje, e em 2 programas, o Estado Português entrega ao construtor aeronáutico Embraer um total a rondar os 1500 milhões de euros. Pois bem: não se quiseram gastar 500M€ em 2017/18 para a modernização Viper de 30 F-16 MLU; o Governo não está com muita vontade de pagar 300 a 350M€ pela modernização da frota EH-101 para AW101, e outros 250 a 300M€ para a modernização da frota C-295M (e ambos os sistemas de armas de construtores europeus). Porém, para a Embraer, nunca parecem haver hesitações ou problemas de liquidez. Prioridades, dirão alguns, e parece afinal que a paixão assolapada com o fabricante brasileiro não era um exclusivo do Partido Socialista, como tantos alvitravam. É, aparentemente, um desígnio nacional.

O dinheiro despendido com a Embraer é tido como investimento do qual podem vir proveitos, enquanto os restantes programas são considerados dinheiro gasto por não ter retorno financeiro.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4376 em: Junho 16, 2025, 08:47:55 pm »
Dito isto, há-que referir outros pontos: com o anúncio de hoje, e em 2 programas, o Estado Português entrega ao construtor aeronáutico Embraer um total a rondar os 1500 milhões de euros. Pois bem: não se quiseram gastar 500M€ em 2017/18 para a modernização Viper de 30 F-16 MLU; o Governo não está com muita vontade de pagar 300 a 350M€ pela modernização da frota EH-101 para AW101, e outros 250 a 300M€ para a modernização da frota C-295M (e ambos os sistemas de armas de construtores europeus). Porém, para a Embraer, nunca parecem haver hesitações ou problemas de liquidez. Prioridades, dirão alguns, e parece afinal que a paixão assolapada com o fabricante brasileiro não era um exclusivo do Partido Socialista, como tantos alvitravam. É, aparentemente, um desígnio nacional.

O dinheiro despendido com a Embraer é tido como investimento do qual podem vir proveitos, enquanto os restantes programas são considerados dinheiro gasto por não ter retorno financeiro.

Humhum

Pena é que para os outros nunca há dinheiro...é preciso LPMs, concursos com adiamentos sucessivos, pedir autorização a deus e ao diabo

Já para a Embraer é o poço sem fundo, é só estalarem os dedos

Enfim, "critérios"
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4377 em: Junho 16, 2025, 09:02:13 pm »
Por curiosidade, que partido tem o interesse Nacional em conta para alem desses dois?

A Embraer tem o centrão no bolso, por isso é que digo sempre que PS e PSD são as duas faces da mesma moeda

O interesse nacional que safoda falando mal e depressa. É preciso é untar bem os bolsos.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4378 em: Junho 17, 2025, 11:03:05 am »


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✈ A #OGMA, marca presença no International Paris Air Show, um dos maiores eventos da indústria aeronáutica a nível mundial.

No primeiro dia do evento, o CEO da OGMA, Paulo Monginho, deu uma entrevista aos meios de comunicação presentes, onde teve oportunidade de reforçar o compromisso da OGMA no desenvolvimento da indústria aeronáutica portuguesa.

https://www.linkedin.com/posts/ogma-ind%C3%BAstria-aeron%C3%A1utica-de-portugal-sa_ogma-ogmanews-parisairshow-activity-7340426579849719808-XTyX?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAAAV543EBo_4vw0VQHuYvoHo_gIYlhdsOlgM
 

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Red Baron

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4379 em: Junho 17, 2025, 12:03:17 pm »
A Embraer tem o centrão no bolso, por isso é que digo sempre que PS e PSD são as duas faces da mesma moeda

O interesse nacional que safoda falando mal e depressa. É preciso é untar bem os bolsos.

Depende do que vejas como interesse nacional. Do ponto de vista económico é bom manter a participação de Portugal no projecto KC-390.
Do ponto de vista operacional é um desastre, mas a componente militar já é posta para segundo plano a muito tempo na republica.