KC-390 na FAP

  • 4416 Respostas
  • 855520 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9911
  • Recebeu: 5073 vez(es)
  • Enviou: 847 vez(es)
  • +5368/-1129
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4410 em: Junho 20, 2025, 04:08:51 pm »
Tomando por ver as palavras do ministro, e para sermos justos, temos que deduzir a receita para o estado pela participação no projecto. Nesse caso, o Estado português já garantiu mais de 400 milhões de euros e se vender mais mais uns quantos, a aquisição fica quase de graça ou poderá até haver lucro.

Infelizmente, estão a anular esse retorno, ao encomendar mais 1 KC-390 e mais 1 simulador.

Se houvesse racionalidade, ficávamos com os 5 originais, e a partir daí aproveitávamos o retorno. Mas não, há que ser submisso à vontade da Embraer, e continuar a comprar mais, adiando por mais anos a possibilidade de ter saldo positivo entre o que gastámos no programa, e o que recebemos.

Será que dentre as dez opções portuguesas a repassar a terceiros já estariam os três que a Lituânia anunciou?

https://www.aerotime.aero/articles/lithuania-embraer-c-390-order

Sds

Faria sentido.

Só fará sentido, se a UE financiar a Lituânia de alguma maneira, ao comprar KC-390 "europeus" comprados por Portugal para revenda.
Caso contrário, a Lituânia deve fazer a compra directamente à Embraer, sem intermediários, porque deve ficar mais barato caso não haja ajudas UE.

Até agora não houve confirmação de que a UE considera os KC-390 que Portugal comprasse para revender,  como elegíveis para os benefícios do Rearm Europe.
 

*

yuwanko

  • Membro
  • *
  • 141
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • Enviou: 62 vez(es)
  • +22/-18
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4411 em: Junho 20, 2025, 04:34:52 pm »
Tomando por ver as palavras do ministro, e para sermos justos, temos que deduzir a receita para o estado pela participação no projecto. Nesse caso, o Estado português já garantiu mais de 400 milhões de euros e se vender mais mais uns quantos, a aquisição fica quase de graça ou poderá até haver lucro.

Infelizmente, estão a anular esse retorno, ao encomendar mais 1 KC-390 e mais 1 simulador.

Se houvesse racionalidade, ficávamos com os 5 originais, e a partir daí aproveitávamos o retorno. Mas não, há que ser submisso à vontade da Embraer, e continuar a comprar mais, adiando por mais anos a possibilidade de ter saldo positivo entre o que gastámos no programa, e o que recebemos.

Será que dentre as dez opções portuguesas a repassar a terceiros já estariam os três que a Lituânia anunciou?

https://www.aerotime.aero/articles/lithuania-embraer-c-390-order

Sds

Faria sentido.

Só fará sentido, se a UE financiar a Lituânia de alguma maneira, ao comprar KC-390 "europeus" comprados por Portugal para revenda.
Caso contrário, a Lituânia deve fazer a compra directamente à Embraer, sem intermediários, porque deve ficar mais barato caso não haja ajudas UE.

Até agora não houve confirmação de que a UE considera os KC-390 que Portugal comprasse para revender,  como elegíveis para os benefícios do Rearm Europe.

Não estão anular se forem feitas mais encomendas. Se muitos mais países comprarem, mais dinheiro se recebe. E ao comprar mais um dá-se a imagem que o avião é muito bom e vale a pena comprar, é uma forma de comunicação, é um rico que pode ou não compensar.
A verdade é que o equipamento está a ser um sucesso de vendas.
E estaria de acordo com o preço exagerado se não participassemos no projecto e não tivéssemos retorno. Se o valor dos 5 ou 6 equipamentos e do simulador ficasse acima dos 800M€ sem contrapartidas e os competidores fossem o mesmo preço ou ligeiramente inferior, o valor era criticável.
Agora, mesmo que no limite, ninguém mais compre nenhum e, com o retorno, o preço fique em 300M€ ou 400M€, já compensa, porque por esse valor não se conseguiria um aquisição sequer de 5 aeronaves novas.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9911
  • Recebeu: 5073 vez(es)
  • Enviou: 847 vez(es)
  • +5368/-1129
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4412 em: Junho 20, 2025, 05:22:45 pm »
Não é assim que o mundo funciona. Comprar o 6⁰ KC não vai fazer diferença nenhuma no sucesso se vendas do avião, é apenas despesa.

Uma coisa era Portugal comprar mais um porque precisa, outra é comprar "porque sim", e para inflacionar os gastos na Defesa. O programa KC-390 andaria sem problemas mesmo que não comprássemos o 6⁰ avião, e usássemos esse dinheiro para as prioridades.

Com 4 C-130 modernizados a caminho, mais 5 KC-390, comprar mais um KC não tem qualquer nexo.

Queres lucrar com o programa KC, para de adquririr KCs, simples. "Don't get high on your own supply".
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3238
  • Recebeu: 1491 vez(es)
  • Enviou: 4189 vez(es)
  • +2171/-122
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4413 em: Junho 20, 2025, 05:37:05 pm »
A ideia não será vender os C-130 modernizados (ou parte deles), sendo que - aparentemente - não são meios a mais (até se falando em ter em  A400M e/ou A330 MRTT)?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9911
  • Recebeu: 5073 vez(es)
  • Enviou: 847 vez(es)
  • +5368/-1129
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4414 em: Junho 20, 2025, 05:46:46 pm »
Se a ideia é vender os C-130, podemos esperar que eles tenham comprador para então investir em mais aeronaves de transporte. Até lá, ter 10 aeronaves de transporte táctico, é completamente descabido.

O risco, é que além dos 6 KCs, depois de se venderem os C-130, comprem ainda mais KCs desperdiçando novamente a possibilidade de ganhos de capacidade, como seria o caso com um par de MRTT.

O bom senso diz que 6 KCs já são mais que suficientes, e a ambição devia ser, tal como o Brasil, adquirir um avião mais capaz, e que que no nosso caso seja capaz de abastecer F-16/F-35.
Mas o bom senso tem sido atirado pela janela com bastante frequência recentemente.
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1471
  • Recebeu: 953 vez(es)
  • Enviou: 442 vez(es)
  • +232/-50
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4415 em: Junho 20, 2025, 05:52:57 pm »
Concordo com a parte do reabastecimento aéreo, como referi noutro tópico. Onde discordamos é na plataforma. Acho que se a Embraer desenvolver o kit de reabastecimento em vôo com lança rígida (e nós devíamos ajudar), e depois do kit ISR estar desenvolvido, comprávamos mais 4 KC-390, com 2 kits de avião-tanque e 2-3 kits ISR… talvez usando 4 das opções ao preço original que acabámos de assinar.

P.S. - Atenção que esta proposta não exclui a possibilidade de entrarmos num eventual consórcio MRTT sul-europeu. São bichos diferentes…
 

*

yuwanko

  • Membro
  • *
  • 141
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • Enviou: 62 vez(es)
  • +22/-18
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4416 em: Junho 20, 2025, 07:20:44 pm »
Não é assim que o mundo funciona. Comprar o 6⁰ KC não vai fazer diferença nenhuma no sucesso se vendas do avião, é apenas despesa.

Uma coisa era Portugal comprar mais um porque precisa, outra é comprar "porque sim", e para inflacionar os gastos na Defesa. O programa KC-390 andaria sem problemas mesmo que não comprássemos o 6⁰ avião, e usássemos esse dinheiro para as prioridades.

Com 4 C-130 modernizados a caminho, mais 5 KC-390, comprar mais um KC não tem qualquer nexo.

Queres lucrar com o programa KC, para de adquririr KCs, simples. "Don't get high on your own supply".

Consigo perceber a irritação com as negociatas com a Embraer, mas parece que já estamos num estágio em que mesmo que nos pagassem para ficar com os aparelhos alguns seriam contra.

No final do dia, acho que já se percebeu que vamos ficar com uns 7 ou 8 KC390, com a possibilidade de várias variantes.
Com sorte vendem-se suficientes no mercado internacional para o projecto ficar barato ou dar lucro.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf, Bubas