KC-390 na FAP

  • 4416 Respostas
  • 854428 Visualizações
*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1175
  • Recebeu: 424 vez(es)
  • Enviou: 529 vez(es)
  • +321/-1844
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4305 em: Junho 16, 2025, 12:25:08 pm »
Sinceramente esperava mais. Não é nada de novo apenas a confirmação da 6 unidade. O Resto nada é mais que uma compra conjunta como aconteceu entre os Países Baixos, Áustria e Suécia...  A não ser que alguns dos 10 vem para Portugal. Nada do  flying Boom e da patrulha marítima que era o mais interessante pra nós
Uma coisa ainda pode levar à outra...
João Pereira
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9944
  • Recebeu: 3925 vez(es)
  • Enviou: 1215 vez(es)
  • +4133/-7025
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4306 em: Junho 16, 2025, 12:59:29 pm »
Mas que enorme lucro? Compram a 100 e vendem a 200 milhões?



Saudações

P.S. Isto abre perspetiva para o A29N. Se depois de Portugal vierem mais encomendas, compramos mais 12 para irmos vender ao dobro do preço. O fundo de investimento da defesa no seu melhor. Isso se ninguém compra não é problema dos políticos. O dinheiro não é deles.  :mrgreen:

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c721ld096rvo

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

Patrao

  • Membro
  • *
  • 7
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4307 em: Junho 16, 2025, 01:09:03 pm »
Olá a todos,

Vejo aqui muitas criticas quando ainda se sabe muito pouco sobre os contornos do negócio. Também são muito poucos são aqueles que dão o beneficio da dúvida ao MdD.
Eu tenho uma interpretação diferente  da maioria, mas ta minha intrepretação tal como qualquer outra neste momento vale o que vale.

Ao colocar esta opção de compra de 10 KC390 Portugal está a possibilitar outros paises da NATO nomeadamente os Europeus a conseguir comprar estes aviões usado o programa ReArm Europe que prevê que as verbas gastas com a defesa não sejam consideradas para o calculo do defice e ao mesmo os paises possam beneficiar de empréstimos vantajosos para quem compre Europeu.
Ora este mecanismo garantidamente é apelativo para os pequenos paises mas deixa de fora o KC390. Numa altura em rearmar a Europa é essencial e dado que não existem alternativas Europeias para o KC390 (não conto aqui o  A400 que pertence a outra classe), haver uma forma de poder incluir a compra deste avião  atrvés do ReArm Europe  parece-me algo bastante relevante especialmente para as pequenas nações.

Alguns aqui dirão que Portugal agora é um concessionário da Embraer, mas no entanto Portugal também lucra com a venda de cada avião portanto é do seu interesse que se vendam o mais possivel. Para além do valor imediato que possa trazer trás valor acrescentado com os muitos empregos associados ao fabrico das estruturas que são feitas em Portugal. E como sabemos quando um pais escolhe o avião isto é um compromisso de longa duração o que trás beneficios para Portugal pois a probabilidade de comprar mais aparelhos do mesmo tipo aumenta uma vez que criar as cadeias logisticas e know how têm um custo pesado.

Alguns dirão que Portugal não precisava de tantos (6 neste momento) dado que ainda têm os Hercules. No entanto não me custa acreditar que por exemplo o KC390 numero 04 possa ser imediatamente vendido a terceiros e Portugal imediatamente aciona a clasula para compra de mais um aparelho e assim sucessivamente. Desta forma Portugal não têm que pagar de avanço qualquer avião e pode ainda atrasar a recepção da sua própria frota que eventualmente trará benecifios quanto tiver que fazer os MLUs mais fazeados. Se ainda por cima comprar ao preço de 2019 e vender ao preço actual melhor ainda. Se a instalação de todos os componentes para padrão NATO forem feitos em Portugal como parte do negócio melhor ainda.

Não vou discutir aqui se isto deveria ser parte das funções do MdD (porque simplesmente estou a especular) mas garantidamente facilitaria a compra destes aviões a alguns paises aliados e no momento em que estamos toda  a ajuda é bem vinda.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: legionario, JohnM, Fil53, os_pero

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9909
  • Recebeu: 5071 vez(es)
  • Enviou: 847 vez(es)
  • +5368/-1128
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4308 em: Junho 16, 2025, 01:13:55 pm »
1- mais uma negociata, mais verba que devia ir para programas prioritários, e que vai acabar por ser gasto em meios supérfluos.

2- a minha primeira interpretação, era que os "10 adicionais" fossem vendidos a clientes NATO. Se não for isto, e for Portugal a comprar para revender ou alguma coisa parecida, é talvez o negócio mais estúpido de sempre das FA.

3- flying boom? Essa versão nem sequer existe, e não se sabe nada acerca do seu desenvolvimento desde que foi anunciado fim da parceria com a L3Harris.
Versão MPA também não existe, está em desenvolvimento uma versão ISR, que é na prática um MPA improvisado, com menores capacidades que o P-3 e muito menos que um P-8.

4- já tinha deixado o aviso de que, o aumento de gastos com a Defesa podia vir a acontecer, através de mais negociatas com a Embraer, ficando as reais necessidades das FA à espera de orçamento.

5- o custo desta aquisição da 6ª aeronave, será tranquilamente de 100M de euros, pelo menos. Não estamos a falar de tostões.

6- "10M de retorno" não podem servir de justificação para tudo.

Mas que enorme lucro? Compram a 100 e vendem a 200 milhões?



Saudações

P.S. Isto abre perspetiva para o A29N. Se depois de Portugal vierem mais encomendas, compramos mais 12 para irmos vender ao dobro do preço. O fundo de investimento da defesa no seu melhor. Isso se ninguém compra não é problema dos políticos. O dinheiro não é deles.  :mrgreen:

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c721ld096rvo



O enorme lucro vem de uma matemática alternativa. Portugal estourava então 1000-1200 milhões em 10 aeronaves, e depois fica à espera para vender a aliados. Se não vender nenhum, prejuízo, se só vender metade, prejuízo.

Se a ideia for aumentar o preço unitário para obter "lucro", correm o risco de ter um preço equivalente ao A-400M, e a partir daí, ninguém vai comprar os KCs.

É burrice atrás de burrice. No mesmo país que comprou 18 AIM-9X, e que disse que a capacidade AA e anti-drone é prioritária, e comprou apenas 3 sistemas e 1 radar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1470
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • Enviou: 442 vez(es)
  • +232/-50
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4309 em: Junho 16, 2025, 01:22:25 pm »
Olá a todos,

Vejo aqui muitas criticas quando ainda se sabe muito pouco sobre os contornos do negócio. Também são muito poucos são aqueles que dão o beneficio da dúvida ao MdD.
Eu tenho uma interpretação diferente  da maioria, mas ta minha intrepretação tal como qualquer outra neste momento vale o que vale.

Ao colocar esta opção de compra de 10 KC390 Portugal está a possibilitar outros paises da NATO nomeadamente os Europeus a conseguir comprar estes aviões usado o programa ReArm Europe que prevê que as verbas gastas com a defesa não sejam consideradas para o calculo do defice e ao mesmo os paises possam beneficiar de empréstimos vantajosos para quem compre Europeu.
Ora este mecanismo garantidamente é apelativo para os pequenos paises mas deixa de fora o KC390. Numa altura em rearmar a Europa é essencial e dado que não existem alternativas Europeias para o KC390 (não conto aqui o  A400 que pertence a outra classe), haver uma forma de poder incluir a compra deste avião  atrvés do ReArm Europe  parece-me algo bastante relevante especialmente para as pequenas nações.

Alguns aqui dirão que Portugal agora é um concessionário da Embraer, mas no entanto Portugal também lucra com a venda de cada avião portanto é do seu interesse que se vendam o mais possivel. Para além do valor imediato que possa trazer trás valor acrescentado com os muitos empregos associados ao fabrico das estruturas que são feitas em Portugal. E como sabemos quando um pais escolhe o avião isto é um compromisso de longa duração o que trás beneficios para Portugal pois a probabilidade de comprar mais aparelhos do mesmo tipo aumenta uma vez que criar as cadeias logisticas e know how têm um custo pesado.

Alguns dirão que Portugal não precisava de tantos (6 neste momento) dado que ainda têm os Hercules. No entanto não me custa acreditar que por exemplo o KC390 numero 04 possa ser imediatamente vendido a terceiros e Portugal imediatamente aciona a clasula para compra de mais um aparelho e assim sucessivamente. Desta forma Portugal não têm que pagar de avanço qualquer avião e pode ainda atrasar a recepção da sua própria frota que eventualmente trará benecifios quanto tiver que fazer os MLUs mais fazeados. Se ainda por cima comprar ao preço de 2019 e vender ao preço actual melhor ainda. Se a instalação de todos os componentes para padrão NATO forem feitos em Portugal como parte do negócio melhor ainda.

Não vou discutir aqui se isto deveria ser parte das funções do MdD (porque simplesmente estou a especular) mas garantidamente facilitaria a compra destes aviões a alguns paises aliados e no momento em que estamos toda  a ajuda é bem vinda.
Olá! Muito bom post, parabéns. Estou plenamente de acordo… os franceses e italianos fazem isso com as fragatas e ninguém se queixa. Acho que não passa pela cabeça de ninguém, a não de alguns anti-Embraer patológicos por aqui, que a FAP vá acabar com 16 aviões de carga, mas cada um faz a interpretação que quer. E não me surpreenderia que já existissem pré-acordos com alguns países, porque o número de aeronaves de certeza que não caiu do céu…

E se se resolver desenvolver de facto uma versão MPA e dos 10, 6 (ou coisa parecida) acabarem por ficar em Portugal e substituir o P-3 em meados da década de 30, eu acharia excelente.

Infelizmente, hoje tenho um dia atarefado e não me posso alongar muito, mas vou passar por aqui ao longo do dia e rir-me com o carpir das mágoas que já anda por aí… quando os holandeses fizeram uma coisa muito parecida, não faltou quem se queixasse aqui que tínhamos sido “comidos”, agora que fazemos o mesmo, somos parvos. Ainda me vou rir muito com esta história toda.
« Última modificação: Junho 16, 2025, 01:39:13 pm por JohnM »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, Patrao

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1739
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 432 vez(es)
  • +424/-7604
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4310 em: Junho 16, 2025, 01:31:02 pm »
Olá a todos,

Vejo aqui muitas criticas quando ainda se sabe muito pouco sobre os contornos do negócio. Também são muito poucos são aqueles que dão o beneficio da dúvida ao MdD.
Eu tenho uma interpretação diferente  da maioria, mas ta minha intrepretação tal como qualquer outra neste momento vale o que vale.

Ao colocar esta opção de compra de 10 KC390 Portugal está a possibilitar outros paises da NATO nomeadamente os Europeus a conseguir comprar estes aviões usado o programa ReArm Europe que prevê que as verbas gastas com a defesa não sejam consideradas para o calculo do defice e ao mesmo os paises possam beneficiar de empréstimos vantajosos para quem compre Europeu.
Ora este mecanismo garantidamente é apelativo para os pequenos paises mas deixa de fora o KC390. Numa altura em rearmar a Europa é essencial e dado que não existem alternativas Europeias para o KC390 (não conto aqui o  A400 que pertence a outra classe), haver uma forma de poder incluir a compra deste avião  atrvés do ReArm Europe  parece-me algo bastante relevante especialmente para as pequenas nações.

Alguns aqui dirão que Portugal agora é um concessionário da Embraer, mas no entanto Portugal também lucra com a venda de cada avião portanto é do seu interesse que se vendam o mais possivel. Para além do valor imediato que possa trazer trás valor acrescentado com os muitos empregos associados ao fabrico das estruturas que são feitas em Portugal. E como sabemos quando um pais escolhe o avião isto é um compromisso de longa duração o que trás beneficios para Portugal pois a probabilidade de comprar mais aparelhos do mesmo tipo aumenta uma vez que criar as cadeias logisticas e know how têm um custo pesado.

Alguns dirão que Portugal não precisava de tantos (6 neste momento) dado que ainda têm os Hercules. No entanto não me custa acreditar que por exemplo o KC390 numero 04 possa ser imediatamente vendido a terceiros e Portugal imediatamente aciona a clasula para compra de mais um aparelho e assim sucessivamente. Desta forma Portugal não têm que pagar de avanço qualquer avião e pode ainda atrasar a recepção da sua própria frota que eventualmente trará benecifios quanto tiver que fazer os MLUs mais fazeados. Se ainda por cima comprar ao preço de 2019 e vender ao preço actual melhor ainda. Se a instalação de todos os componentes para padrão NATO forem feitos em Portugal como parte do negócio melhor ainda.

Não vou discutir aqui se isto deveria ser parte das funções do MdD (porque simplesmente estou a especular) mas garantidamente facilitaria a compra destes aviões a alguns paises aliados e no momento em que estamos toda  a ajuda é bem vinda.

É sempre com muito gosto que leio comentários inteligentes.
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9909
  • Recebeu: 5071 vez(es)
  • Enviou: 847 vez(es)
  • +5368/-1128
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4311 em: Junho 16, 2025, 01:33:59 pm »
Olá a todos,

Vejo aqui muitas criticas quando ainda se sabe muito pouco sobre os contornos do negócio. Também são muito poucos são aqueles que dão o beneficio da dúvida ao MdD.
Eu tenho uma interpretação diferente  da maioria, mas ta minha intrepretação tal como qualquer outra neste momento vale o que vale.

Ao colocar esta opção de compra de 10 KC390 Portugal está a possibilitar outros paises da NATO nomeadamente os Europeus a conseguir comprar estes aviões usado o programa ReArm Europe que prevê que as verbas gastas com a defesa não sejam consideradas para o calculo do defice e ao mesmo os paises possam beneficiar de empréstimos vantajosos para quem compre Europeu.
Ora este mecanismo garantidamente é apelativo para os pequenos paises mas deixa de fora o KC390. Numa altura em rearmar a Europa é essencial e dado que não existem alternativas Europeias para o KC390 (não conto aqui o  A400 que pertence a outra classe), haver uma forma de poder incluir a compra deste avião  atrvés do ReArm Europe  parece-me algo bastante relevante especialmente para as pequenas nações.

Alguns aqui dirão que Portugal agora é um concessionário da Embraer, mas no entanto Portugal também lucra com a venda de cada avião portanto é do seu interesse que se vendam o mais possivel. Para além do valor imediato que possa trazer trás valor acrescentado com os muitos empregos associados ao fabrico das estruturas que são feitas em Portugal. E como sabemos quando um pais escolhe o avião isto é um compromisso de longa duração o que trás beneficios para Portugal pois a probabilidade de comprar mais aparelhos do mesmo tipo aumenta uma vez que criar as cadeias logisticas e know how têm um custo pesado.

Alguns dirão que Portugal não precisava de tantos (6 neste momento) dado que ainda têm os Hercules. No entanto não me custa acreditar que por exemplo o KC390 numero 04 possa ser imediatamente vendido a terceiros e Portugal imediatamente aciona a clasula para compra de mais um aparelho e assim sucessivamente. Desta forma Portugal não têm que pagar de avanço qualquer avião e pode ainda atrasar a recepção da sua própria frota que eventualmente trará benecifios quanto tiver que fazer os MLUs mais fazeados. Se ainda por cima comprar ao preço de 2019 e vender ao preço actual melhor ainda. Se a instalação de todos os componentes para padrão NATO forem feitos em Portugal como parte do negócio melhor ainda.

Não vou discutir aqui se isto deveria ser parte das funções do MdD (porque simplesmente estou a especular) mas garantidamente facilitaria a compra destes aviões a alguns paises aliados e no momento em que estamos toda  a ajuda é bem vinda.

Mas existem clientes assegurados para as 10 aeronaves sequer? É que se não existem, Portugal está a correr um risco enorme, mais caro que os 2 submarinos, com base numa mera hipótese.

10 aeronaves é muito para isto ser para 1 ou 2 clientes, teriam que arranjar pelo menos 3.
Estes 10 dificilmente serão ao preço de 2019, pois estão fora do contrato original, o que deverá colocar o custo de cada aeronave em 130M como noticiado, que representaria um investimento de 1300M (sem contar com a sustentação desta frota "surplu"). Portugal não podia revender por mais dinheiro que isto, porque o preço ficaria demasiado próximo ao do A-400, e neste comparativo o KC perde, havendo inclusive unidades "surplus".

Depois, vai facilitar os países pequenos em quê? Os países pequenos não têm dinheiro para este avião, e têm dado prioridade às capacidades bélicas e outras prioridades na Defesa.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9944
  • Recebeu: 3925 vez(es)
  • Enviou: 1215 vez(es)
  • +4133/-7025
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4312 em: Junho 16, 2025, 01:39:38 pm »
Portugal também produz peças para os Legacy e Phenon 100, além dos E jets. Será que os vai considerar para substituir os Falcon e os P3?  :mrgreen:


Citar
Estabilizador traseiro de um E-Jet, na linha de materiais metálicos em Évora (Thiago Vinholes)

Para compartilhar esse texto utilize o link https://www.airway.com.br/portugal-tambem-tem-fabricas-da-embraer-ora-pois/ ou as ferramentas oferecidas no artigo.
Prestigie o trabalho original do autor

Saudações   :mrgreen:

P.S. Não temos a saúde financeira, de França, Alemanha e Holanda. Nem as suas carências militares. E isto é algo que é preciso ter em conta, sobretudo quando o Estado tem feito muitos negócios ruinosos para o Pais, e inclusive para a defesa. Mas isto é só um pequeno desabafo. 
« Última modificação: Junho 16, 2025, 01:49:04 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Ghidra

  • Membro
  • *
  • 252
  • Recebeu: 101 vez(es)
  • Enviou: 76 vez(es)
  • +202/-110
  • 🙈🙉🙊
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4313 em: Junho 16, 2025, 01:40:00 pm »
1- mais uma negociata, mais verba que devia ir para programas prioritários, e que vai acabar por ser gasto em meios supérfluos.

2- a minha primeira interpretação, era que os "10 adicionais" fossem vendidos a clientes NATO. Se não for isto, e for Portugal a comprar para revender ou alguma coisa parecida, é talvez o negócio mais estúpido de sempre das FA.

3- flying boom? Essa versão nem sequer existe, e não se sabe nada acerca do seu desenvolvimento desde que foi anunciado fim da parceria com a L3Harris.
Versão MPA também não existe, está em desenvolvimento uma versão ISR, que é na prática um MPA improvisado, com menores capacidades que o P-3 e muito menos que um P-8.

4- já tinha deixado o aviso de que, o aumento de gastos com a Defesa podia vir a acontecer, através de mais negociatas com a Embraer, ficando as reais necessidades das FA à espera de orçamento.

5- o custo desta aquisição da 6ª aeronave, será tranquilamente de 100M de euros, pelo menos. Não estamos a falar de tostões.

6- "10M de retorno" não podem servir de justificação para tudo.

Mas que enorme lucro? Compram a 100 e vendem a 200 milhões?



Saudações

P.S. Isto abre perspetiva para o A29N. Se depois de Portugal vierem mais encomendas, compramos mais 12 para irmos vender ao dobro do preço. O fundo de investimento da defesa no seu melhor. Isso se ninguém compra não é problema dos políticos. O dinheiro não é deles.  :mrgreen:

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c721ld096rvo



O enorme lucro vem de uma matemática alternativa. Portugal estourava então 1000-1200 milhões em 10 aeronaves, e depois fica à espera para vender a aliados. Se não vender nenhum, prejuízo, se só vender metade, prejuízo.

Se a ideia for aumentar o preço unitário para obter "lucro", correm o risco de ter um preço equivalente ao A-400M, e a partir daí, ninguém vai comprar os KCs.

É burrice atrás de burrice. No mesmo país que comprou 18 AIM-9X, e que disse que a capacidade AA e anti-drone é prioritária, e comprou apenas 3 sistemas e 1 radar.
A Embraer apresentou a versão flying boom nos EUA é porque o seu desenvolvimento continua...
https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/5204145/embraer-apresenta-kc-390-millennium-equipado-com-flying-boom-no-air-space-forces-association-warfare-symposium

A versão patrulha marítima é vital para nós... Portugal nunca vai conseguir comprar p8 ou airbus suficientes. Se tivermos 3 Airbus A321 MPA e 3 kits para o kc390, um avião já temos era muito bom.
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1470
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • Enviou: 442 vez(es)
  • +232/-50
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4314 em: Junho 16, 2025, 01:46:24 pm »
Portugal também produz peças para os Legacy e Phenon 100, além dos E jets. Será que os vai considerar para substituir os Falcon e os P3?  :mrgreen:


Citar
Estabilizador traseiro de um E-Jet, na linha de materiais metálicos em Évora (Thiago Vinholes)

Para compartilhar esse texto utilize o link https://www.airway.com.br/portugal-tambem-tem-fabricas-da-embraer-ora-pois/ ou as ferramentas oferecidas no artigo.
Prestigie o trabalho original do autor

Saudações   :mrgreen:

P.S. Não temos a saúde financeira, de França, Alemanha e Holanda. Nem as suas carências militares.  ::)
Então somos uns coitadinhos que não podem fazer este tipo de negócio? O que este negócio quer dizer, pura e simplesmente, é que vão existir 10 KC-390 que para todos os efeitos vão ser considerados produtos europeus e, por isso, passíveis de financiamento através do Rearm para os países que o necessitem de fazer (felizmente não é o nosso caso porque a nossa dívida pública tem vindo a baixar e a nossas taxas de juro também são baixas).  Qual é o problema de fazer isto e ganhar dinheiro? Sinceramente não percebo, acho que é uma jogada excelente…
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9909
  • Recebeu: 5071 vez(es)
  • Enviou: 847 vez(es)
  • +5368/-1128
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4315 em: Junho 16, 2025, 01:57:25 pm »
A Embraer apresentou a versão flying boom nos EUA é porque o seu desenvolvimento continua...
https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/5204145/embraer-apresenta-kc-390-millennium-equipado-com-flying-boom-no-air-space-forces-association-warfare-symposium

A versão patrulha marítima é vital para nós... Portugal nunca vai conseguir comprar p8 ou airbus suficientes. Se tivermos 3 Airbus A321 MPA e 3 kits para o kc390, um avião já temos era muito bom.

A Embraer apresentou a versão com Flying Boom nos EUA, à procura de parcerias e financiamento, para viabilizar o seu desenvolvimento. O desenvolvimento da aeronave deverá estar em stand-by, e poderá demorar uns 10 anos até voar o primeiro, se não houver forte investimento estrangeiro, não tendo a FAB esse requisito, e quando um KC-390 pouco mais barato é que um MRTT.

A versão de patrulha marítima é vital para nós, certo. Mas uma coisa é comprar os kits para alguns dos KC actuais, outra é comprar mais aeronaves de propósito para essa função, cujos custos unitários pouco mudam face a um P-8.

O modelo da Airbus será previsivelmente mais caro, porque seria desenvolvimento do zero, e teria que se pagar custos de desenvolvimento. No entanto com apoio UE, o modelo da Airbus ficará mais barato que os outros 2.

Não há razão para adquirir 3 A321 Neo MPA + 3 C-390 ISR/MPA, quando 6 A321 custariam virtualmente o mesmo, mas com capacidades superiores.

Olá! Muito bom post, parabéns. Estou plenamente de acordo… os franceses e italianos fazem isso com as fragatas e ninguém se queixa. Acho que não passa pela cabeça de ninguém, a não de alguns anti-Embraer patológicos por aqui, que a FAP vá acabar com 16 aviões de carga, mas cada um faz a interpretação que quer. E não me surpreenderia que já existissem pré-acordos com alguns países, porque o número de aeronaves de certeza que não caiu do céu…

E se se resolver desenvolver de facto uma versão MPA e dos 10, 6 (ou coisa parecida) acabarem por ficar em Portugal e substituir o P-3 em meados da década de 30, eu acharia excelente.

Infelizmente, hoje tenho um dia atarefado e não me posso alongar muito, mas vou passar por aqui ao longo do dia e rir-me com o carpir das mágoas que já anda por aí…

Foste oficialmente comprado pela Embraer.  :mrgreen:
Já nem disfarças.

Até agora não foi apresentada qualquer prova de que os 10 aviões já têm clientes. Se já tivessem clientes, teria sido mencionado, para evitar confusões.

Para um país como Portugal, gastar mais de 1000M em aeronaves com base numa hipótese (sem garantias) de os revender, não faz qualquer sentido. A Itália e a França não têm nem de perto nem de longe o mesmo nível de lacunas nas suas FA como nós temos, logo o que eles fazem ou deixam de fazer, não nos é relevante.

Quanto à suposta versão MPA, estamos a falar de um modelo improvisado com kits, não um MPA puro, e que portanto terá grandes limitações. É passar de cavalo para burro.
O que é de facto irónico, vindo de alguém que passa a vida a falar que a prioridade em Portugal é ASW, e está perfeitamente confortável com a aquisição de um meio inferior e mais limitado para esta função.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 20850
  • Recebeu: 7019 vez(es)
  • Enviou: 8026 vez(es)
  • +8126/-13003
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4316 em: Junho 16, 2025, 01:58:08 pm »


Somos intermediários da Embraer é isso?

Sempre de pernas abertas
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9944
  • Recebeu: 3925 vez(es)
  • Enviou: 1215 vez(es)
  • +4133/-7025
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4317 em: Junho 16, 2025, 01:58:44 pm »
Portugal também produz peças para os Legacy e Phenon 100, além dos E jets. Será que os vai considerar para substituir os Falcon e os P3?  :mrgreen:


Citar
Estabilizador traseiro de um E-Jet, na linha de materiais metálicos em Évora (Thiago Vinholes)

Para compartilhar esse texto utilize o link https://www.airway.com.br/portugal-tambem-tem-fabricas-da-embraer-ora-pois/ ou as ferramentas oferecidas no artigo.
Prestigie o trabalho original do autor

Saudações   :mrgreen:

P.S. Não temos a saúde financeira, de França, Alemanha e Holanda. Nem as suas carências militares.  ::)
Então somos uns coitadinhos que não podem fazer este tipo de negócio? O que este negócio quer dizer, pura e simplesmente, é que vão existir 10 KC-390 que para todos os efeitos vão ser considerados produtos europeus e, por isso, passíveis de financiamento através do Rearm para os países que o necessitem de fazer (felizmente não é o nosso caso porque a nossa dívida pública tem vindo a baixar e a nossas taxas de juro também são baixas).  Qual é o problema de fazer isto e ganhar dinheiro? Sinceramente não percebo, acho que é uma jogada excelente…

Se ganharmos dinheiro, nenhum. E se perdermos? Ficamos com 16 KC?  A Europa já comprou um número razoável, existe mercado para mais 10?. Aliás, se Portugal vai ser a porta de lançamento do A29N, com uma linha de montagem de 12 aparelhos, provavelmente está no horizonte a venda de mais e da mesma forma. E novamente, existe mercado? Portanto, não se trata de ser contra ou a favor, mas sim de fazer as perguntas certas. ;)

Saudações

P.S. Portugal precisa de substituir o Falcon e não existe parceria com a Embraer para desenvolver para Portugal, porque?. Não deixa de ser uma pergunta pertinente. Da mesma forma que o E190 poderia ser uma substituição do P3, mas foram comprar usados à Alemanha. São aparelhos produzidos em Portugal, as mesmas contas podem ser equacionadas. Além de ser aeronaves que fazem falta ao país, o qual já tem 2 KC de 5 encomendados e mais um de opção.  ;)
« Última modificação: Junho 16, 2025, 02:11:21 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10736
  • Recebeu: 6282 vez(es)
  • Enviou: 4871 vez(es)
  • +8578/-2063
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4318 em: Junho 16, 2025, 02:04:53 pm »
Não será o flying boom? A Embraer têm andado apostar nisso

A EMB anda a tentar introduzir o C390 nos Estados Unidos, ultimamente, já contactou a Grumman Aircraft engineering,  para que tal introdução nos meios militares Norte Americanos, seja possível, mais fácil e se possível viável, ate porque mais ano menos ano a frota J terá que começar a ter substituto.

Para essa versão de AAR, este contacto será crucial, para a produção dessa versao KC e não só.

Abraço
« Última modificação: Junho 16, 2025, 02:10:52 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9909
  • Recebeu: 5071 vez(es)
  • Enviou: 847 vez(es)
  • +5368/-1128
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4319 em: Junho 16, 2025, 02:05:11 pm »
Então somos uns coitadinhos que não podem fazer este tipo de negócio? O que este negócio quer dizer, pura e simplesmente, é que vão existir 10 KC-390 que para todos os efeitos vão ser considerados produtos europeus e, por isso, passíveis de financiamento através do Rearm para os países que o necessitem de fazer (felizmente não é o nosso caso porque a nossa dívida pública tem vindo a baixar e a nossas taxas de juro também são baixas).  Qual é o problema de fazer isto e ganhar dinheiro? Sinceramente não percebo, acho que é uma jogada excelente…

Pois, o teu problema é mesmo esse, não perceberes.

Rapaz, Portugal comprou 18 AIM-9X. 18!!!!!! A defesa do país inteiro assenta em 18 AIM-9X e uma vintena de AMRAAMs!

Achas que um país assim, se pode dar ao luxo de investir tanto dinheiro em compras para fins de revenda, principalmente se não houver clientes? E que tal resolver primeiro as necessidades nacionais?

Estamos a falar de uns 1300M. Sabes que este dinheiro dava para investir na indústria de Defesa, certo? Sabes que isto permitia renovar o Alfeite, criar a tal fábrica de munições, ou outras iniciativas semelhantes, certo? E ter lucro a sério, certo?

Ainda se fosse um caso em que um país europeu queria comprar 2 ou 3, e Portugal facilitasse a venda servindo de intermediário, era uma coisa, agora Portugal comprar 10 "na esperança de os revender", é diabolicamente estúpido.
« Última modificação: Junho 16, 2025, 02:19:37 pm por dc »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, PTWolf