KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4215 em: Maio 08, 2025, 06:23:15 am »
Não deixa de ser um simulador caro.
Não deixa de ser absurda a compra "tão à pressa" do segundo simulador (num país que não há meio de comprar simuladores VR para MANPADS).
Não deixa de ser verdade que poderá demorar décadas para que a formação de pilotos estrangeiros acabe por pagar os 2 simuladores, algo que vai depender de quanto será cobrado, e quantos pilotos cada país quererá formar.
Não deixa de ser verdade que a criação de escola internacional graças a simuladores podia aplicar-se a diversos outros meios, com o exemplo mais notório a ser o F-35, onde o volume de pilotos a formar é muito maior que o de C--390.
já falamos disso aqui mas vou deixar alguns dados:

escola italiana de f 35
22 M-346
2 full mission simulators
3 flight training devices
40 instructors

além disso fica na Sardenha local com espaço aéreo livre, na Europa vai  ser na Itália onde vai formar os pilotos de f35
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4216 em: Maio 08, 2025, 08:55:43 am »
OT:

Contra fatos não há argumentos. Ninguém respondem aos fatos que eu escrevi, porem uma provocação já dá uma elevada nos ânimos.  Vocês ofendendo os Brasileiros por inúmeras páginas não conta, verdade? Que bom que existe a colonização reversa.

Quais factos que escreveste, a dos neerlandeses virem fazer a formação a Portugal quando também eles adquiriram 2 simuladores? Esse facto?

Pessoalmente, estaria mais preocupado se o meu Presidente da República estivesse neste momento em Moscovo em visita oficial, e fosse até convidado de honra para as comemorações do 9 de Maio na Praça Vermelha, tal como o Presidente chinês Xi Jinping entre outros. É que a mensagem que passa, e implicações de tal visita, são tantas que nem sei por onde começar.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4217 em: Maio 08, 2025, 09:30:16 am »
Contra fatos não há argumentos. Ninguém respondem aos fatos que eu escrevi, porem uma provocação já dá uma elevada nos ânimos.  Vocês ofendendo os Brasileiros por inúmeras páginas não conta, verdade? Que bom que existe a colonização reversa.

Claro que a vinda futura do Mrtt ou do A400, para v.exma nada diz. Assim como o C295 para a FAB. Pormenores ou o o fim da colonização reversa.  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Com a linha de ST a fechar nos EUA, vamos ver a abertura de uma nova linha para ST N por cá. Nunca se sabe se a Pilatus ou a Leonardo oferecem mais.  Aí a colonização, como é "reversa". :mrgreen:

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4218 em: Maio 08, 2025, 10:12:57 am »
Acreditando no que se diz aqui;
- ‎ A Airbus precisa de manter a linha de produção do A400 a funcionar
-  A FAP vai adquirir 3

Será que a FAP, por sua exclusiva iniciativa, estava a pensar inscrever verbas para 3 A400 na próxima LPM?
As verbas não fazem falta para comprar F-35 e mais 18 AIM9X?

Ou será que 3 A400 estão a ser "inseridos" na FAP sem ela querer?

E os foristas aceitam sem criticar?
Porque o A400 não é brasileiro e é cool?
Para quê é que a FAP quer 3 A400?
Já pensaram que, para a FAP ir buscar 6 UH-60 ao Alabama, ao mesmo tempo e dentro de um A400, tem que esperar que os 6 estejam prontos?

É que quando isto acontece com produtos brasileiros é mau.
Com produtos europeus já é bom.
E há foristas que pedem para experimentar com produto suíço.

Deixem a FAP em paz.
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4219 em: Maio 08, 2025, 02:03:10 pm »
já falamos disso aqui mas vou deixar alguns dados:

escola italiana de f 35
22 M-346
2 full mission simulators
3 flight training devices
40 instructors

além disso fica na Sardenha local com espaço aéreo livre, na Europa vai  ser na Itália onde vai formar os pilotos de f35

Quando falamos em formar pilotos de F-35 em Portugal, falamos em ter em Portugal simuladores, e os F-35 dos vários países europeus operam e que hoje deixam nos EUA para formação de pilotos.

A escola italiana não tem nada disso, e neste momento não forma pilotos para todos esses países, havendo a dúvida se haveria sequer vaga para tanta gente.

É claro que isto é apenas teórico, estando dependente da nossa aquisição da aeronave, e do interesse dos aliados/aceitação americana desta ideia.
Um argumento a favor, é que os americanos, quanto mais F-35 operam, mais pilotos vão ter que formar, sendo possivelmente benéfico deslocalizar a formação dos pilotos europeus.

Havia países europeus interessados na altura em que se falava numa escola internacional em Portugal (concorrente da italiana), no entanto estava tudo pendente de aquisição de meios da nossa parte em primeiro lugar.
 

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Bubas

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4220 em: Maio 08, 2025, 04:12:38 pm »
OT:

Contra fatos não há argumentos. Ninguém respondem aos fatos que eu escrevi, porem uma provocação já dá uma elevada nos ânimos.  Vocês ofendendo os Brasileiros por inúmeras páginas não conta, verdade? Que bom que existe a colonização reversa.

Quais factos que escreveste, a dos neerlandeses virem fazer a formação a Portugal quando também eles adquiriram 2 simuladores? Esse facto?

Pessoalmente, estaria mais preocupado se o meu Presidente da República estivesse neste momento em Moscovo em visita oficial, e fosse até convidado de honra para as comemorações do 9 de Maio na Praça Vermelha, tal como o Presidente chinês Xi Jinping entre outros. É que a mensagem que passa, e implicações de tal visita, são tantas que nem sei por onde começar.

O sítio onde está o presidente é relevante para a discussão sobre uma escola de treino de pilotos?

Foi proposto que fizéssemos uma escola para pilotos de F35, foi mostrado que a Italia não só tem a escola como tem muita capacidade que nós não temos.
Vai rebater isso ou prefere falar de política e sobre a posição do presidente do pais de origem dos f35 sobre a relação que os EUA devem ter com os seus aliados e de como devem ser vendidos os aviões aos aliados (mais fracos)?

 

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Bubas

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4221 em: Maio 08, 2025, 04:14:29 pm »
Que raio de conversa é essas de colonização????
O objetivo é discutir política ou defesa?

Contra fatos não há argumentos. Ninguém respondem aos fatos que eu escrevi, porem uma provocação já dá uma elevada nos ânimos.  Vocês ofendendo os Brasileiros por inúmeras páginas não conta, verdade? Que bom que existe a colonização reversa.

Claro que a vinda futura do Mrtt ou do A400, para v.exma nada diz. Assim como o C295 para a FAB. Pormenores ou o o fim da colonização reversa.  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Com a linha de ST a fechar nos EUA, vamos ver a abertura de uma nova linha para ST N por cá. Nunca se sabe se a Pilatus ou a Leonardo oferecem mais.  Aí a colonização, como é "reversa". :mrgreen:


 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4222 em: Maio 08, 2025, 04:17:26 pm »
Como podem ver por ai, discordo por diversas vezes do dc. Mas isto é uma resposta com argumentos e factos, e principalmente sem insultos. Obrigado.

p.s.- e nem sequer estou a referir se concordo ou não. Sou demasiado leigo para poder rebater nesta discussão.

já falamos disso aqui mas vou deixar alguns dados:

escola italiana de f 35
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além disso fica na Sardenha local com espaço aéreo livre, na Europa vai  ser na Itália onde vai formar os pilotos de f35

Quando falamos em formar pilotos de F-35 em Portugal, falamos em ter em Portugal simuladores, e os F-35 dos vários países europeus operam e que hoje deixam nos EUA para formação de pilotos.

A escola italiana não tem nada disso, e neste momento não forma pilotos para todos esses países, havendo a dúvida se haveria sequer vaga para tanta gente.

É claro que isto é apenas teórico, estando dependente da nossa aquisição da aeronave, e do interesse dos aliados/aceitação americana desta ideia.
Um argumento a favor, é que os americanos, quanto mais F-35 operam, mais pilotos vão ter que formar, sendo possivelmente benéfico deslocalizar a formação dos pilotos europeus.

Havia países europeus interessados na altura em que se falava numa escola internacional em Portugal (concorrente da italiana), no entanto estava tudo pendente de aquisição de meios da nossa parte em primeiro lugar.
« Última modificação: Maio 08, 2025, 04:18:49 pm por Bubas »
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4223 em: Maio 08, 2025, 05:33:18 pm »
Foi proposto que fizéssemos uma escola para pilotos de F35, foi mostrado que a Italia não só tem a escola como tem muita capacidade que nós não temos.
Vai rebater isso ou prefere falar de política e sobre a posição do presidente do pais de origem dos f35 sobre a relação que os EUA devem ter com os seus aliados e de como devem ser vendidos os aviões aos aliados (mais fracos)?

A Itália não possui uma escola de F-35, possui uma escola genérica de formação de pilotos, a qual começa a ficar sem vagas e não possui os F-35 originários de cada país.

A "escola" dos F-35 é nos EUA, e pelo menos até há bem pouco tempo, até os italianos faziam a conversão operacional lá.

https://theaviationist.com/2024/07/03/italian-air-forces-156th-squadron-reactivated-at-luke-afb/

A ideia que eu propus, era os vários utilizadores europeus juntarem-se para criar a dita escola cá. É claro que a viabilidade disto dependeria de vários factores, nomeadamente do interesse dos restantes países.

Como podem ver por ai, discordo por diversas vezes do dc. Mas isto é uma resposta com argumentos e factos, e principalmente sem insultos. Obrigado.

Eu sou das pessoas que menos insulta aqui.  :mrgreen:
O que não falta é malta que insulta a inteligência dos outros, com determinadas intervenções.

No fim de contas, eu vou escalar a minha resposta, consoante o "opositor" no debate.
 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4224 em: Maio 08, 2025, 05:38:53 pm »
O sítio onde está o presidente é relevante para a discussão sobre uma escola de treino de pilotos?

Foi proposto que fizéssemos uma escola para pilotos de F35, foi mostrado que a Italia não só tem a escola como tem muita capacidade que nós não temos.
Vai rebater isso ou prefere falar de política e sobre a posição do presidente do pais de origem dos f35 sobre a relação que os EUA devem ter com os seus aliados e de como devem ser vendidos os aviões aos aliados (mais fracos)?

Se calhar, antes de se querer armar em polígrafo do FD (muito fraquinho, diga-se de passagem), devia reportar-se às intervenções anteriores de modo a entender o que está a ser mencionado. Parece ter alguma dificuldade com isso.

O meu post anterior está relacionado com a questão dos simuladores do KC-390 e inverdades (ou melhor, areia para os nossos olhos) escritas a esse respeito pelo membro "Tikuna", e não sobre qualquer escola internacional de pilotos. Estamos, afinal, no tópico do KC-390 na FAP.

Relativamente à minha observação acerca do Presidente Lula e da sua visita e estadia na Rússia, o mesmo post está assinalado como "OT" (Off-Topic), logo aí está explicada a minha intervenção. Por isso não compreendi ainda muito bem se misturou os assuntos por azelhice ou simplesmente má-fé.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4225 em: Maio 09, 2025, 07:22:35 pm »


Citar
OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, SAOGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, SA

✈ Yesterday, hashtag#OGMA hosted a very important day dedicated by Embraer to the KC-390 and the entire supply chain of this important project that is changing the defence aviation vision .

OGMA is proud to be contributing with an important part to the supply chain of KC-390 Millennium, an unbeatable combination of innovation, with a cutting-edge technology and extraordinary performance. This new generation multi-mission aircraft that is redefining the limits of aviation. With a unique combination of unrivalled speed and increased responsiveness, the KC-390 redefines the concept of operational efficiency

We now share some of the best shots from this memorable day 👉

hashtag#OGMAEvents

https://www.linkedin.com/posts/ogma-ind%C3%BAstria-aeron%C3%A1utica-de-portugal-sa_ogma-ogmaevents-activity-7326178349200945152-Eepd?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAAAV543EBo_4vw0VQHuYvoHo_gIYlhdsOlgM

O P600 AEW&C estará ali por acaso?  :o
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4226 em: Maio 09, 2025, 07:39:07 pm »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4227 em: Maio 12, 2025, 04:19:50 pm »
Tiamate responder trolice com trolice nunca levou a nada.

Respondeu um meme com racismo, mas deixa isso pra lá por que não nos afeta em nada. Estamos acostumados por aqui. Se existe incomodo não é do lado Brasileiro.  Sempre que há memes bestas desses como o que postei, é respondido dessa forma  ;D ;D ;D

Fiquem bem, tentem levar uma vida mais leve.
 

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oi661114

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4228 em: Maio 12, 2025, 04:43:48 pm »
O P600 AEW&C estará ali por acaso?  :o

https://defense.embraer.com/pt/air/p600-aewec/

Ficávamos bem servidos  e com sistemas da IAI como temos cá no burgo.

Depois até umas 2 a 3 unidades para os VIP...
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4229 em: Maio 12, 2025, 05:19:46 pm »
Seria bem melhor opção do que comprar Super Tucanos ou aumentar a frota KC.

E sim, faria sentido que o modelo base do AEW fosse igual ao substituto dos Falcon.