Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

  • 2210 Respostas
  • 557130 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9816
  • Recebeu: 5022 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5358/-1063
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2040 em: Dezembro 18, 2024, 11:03:54 pm »
Se for por 100M então será um bom negócio tendo em conta que era um meio que necessitavamos há bastante tempo.

Mas isto de negócios com os turcos tem muitos "ses" e "senãos", enquanto o navio não estiver cá e tendo em conta o contexto geopolitico do momento.....

Edit: A STM tem também submarinos pequeninos como o Almirante gosta: https://www.stm.com.tr/en/our-solutions/naval-engineering/submarine-stm-500

Se forem compras ocasionais não deverá haver grande problema. Pior é se começar a ser tudo comprado aos gajos, e ficarmos com tanta dependência tecnológica de um país... complicado.

Sim, produzem os "mini-submarinos", tal como OPVs, corvetas e fragatas. Em termos dos submarinos, eu antes preferia dar mais dinheiro, e encomendar 2 U-214 fabricados pelo mesmo estaleiro, se tal fosse possível. Mas mesmo assim, é um programa que teria que haver concurso, dado o nível de investimento.

Depois da noticia dos dois "Oilers" e vistas as suas características, é tempo de pensar um pouco.

Pensem com o saabGripen.

1) Não são "Oilers".

São mais navios de combate. Podem servir de Navios Almirante (?).

    Sistemas de Comando e Controlo
    Combat Management System
    2 CIWS não me parece ser engano nos documentos (e neste video)
    Decoy launching Stations
    Sistema de Comunicações que permite Reconhecimento por drones
    Link 16 e 22
    ECM Anti-drone Systems + EW-ESM


2) SEWACO

Lembro aos colegas que (tanto quanto sabemos) ainda falta escolher um vencedor para o concurso de SEWACO na NSPA.
Lembro aos colegas que uma das empresas que concorreu foi a STM.
A minha pesquiza diz-me que a STM esteve envolvida na modernização das MECO Turcas
Por isso, tem experiência.
A STM não produz CMS e, portanto, o cliente escolhe-o (será?).

A minha conclusão é que poderia ser muito interessante escolher a STM para o projeto SEWACO (VdG e NPO), escolhendo sistemas de comunicação portugueses e CMS da Thales Edisoft (outro concorrente no concurso).
Se a Marinha quer o mesmo CMS nas VdG e nos 6 NPO, então não faz sentido ter um CMS diferente nos dois reabastecedores "combatentes".


Parece-me que uma relação entre as FFAA portuguesas, a Indústria de Defesa portuguesa e a Indústria de Defesa turca seria muito interessante para Portugal, sendo que a Turquia passa neste momento por dificuldades económicas.
Ao mesmo tempo, a Turquia acaba por estar nas mesmas condições que o Brasil. Precisa de uma porta de entrada para o mercado de defesa NATO/EU.
E, se olharem para o mapa, Portugal até tem - a modos que -  a forma de uma porta.


3) Marlins, Marlinitas e 30mm Turrets para os PANDUR

Tudo Turco.


4) Os nossos Futuros F-35?

F-35 - BLOCK KAAN


NOTA:
Portugal colocou-se numa boa posição.

A imprensa Turca refere esta venda a Portugal como um Marco Histórico para eles, visto serem os primeiros navios de guerra que vendem a um país NATO+CE.

É aproveitar.

Depois choras que as pessoas te chamem atrasado?

Então agora os AORs são navios de combate? Só falta dizerem que têm complexidade de fragata.

Depois falas nos CMS, e ignoras que a Marinha tem mais navios, entre eles as BD. Se o CMS dos AOR for diferente do das BD, como fica o das VdG (programa que devia ser prontamente cancelado, para adquirir navios novos) e dos NPOs?

De resto, aqui percebemos que os interesses do sG, é dar o cu a quem sair na rifa. Porta de entrada para o Brasil na NATO/UE, porta de entrada da Turquia para o mesmo efeito. Se fosse a China ou a Rússia também marchava, importa é baixar as calças, cagar em critérios técnicos, e fingir que os programas têm retorno para o país, mesmo quando não têm.

Essas ideias têm aquele odor notório a... corrupção. Imagine-se, fazer concursos em que ganha a melhor proposta? Para quê, se podemos abrir as pernas perante ofertas de países específicos?

Será que o mesmo raciocínio se aplicaria à Lockheed Martin depois de uma aquisição de F-35? Claro que não, é só quando dá para ser do contra e para vir aqui inventar.  ::)
 

*

Ghidra

  • Membro
  • *
  • 203
  • Recebeu: 71 vez(es)
  • Enviou: 59 vez(es)
  • +194/-82
  • 🙈🙉🙊
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2041 em: Dezembro 18, 2024, 11:24:02 pm »
Se for por 100M então será um bom negócio tendo em conta que era um meio que necessitavamos há bastante tempo.

Mas isto de negócios com os turcos tem muitos "ses" e "senãos", enquanto o navio não estiver cá e tendo em conta o contexto geopolitico do momento.....

Edit: A STM tem também submarinos pequeninos como o Almirante gosta: https://www.stm.com.tr/en/our-solutions/naval-engineering/submarine-stm-500

Se forem compras ocasionais não deverá haver grande problema. Pior é se começar a ser tudo comprado aos gajos, e ficarmos com tanta dependência tecnológica de um país... complicado.

Sim, produzem os "mini-submarinos", tal como OPVs, corvetas e fragatas. Em termos dos submarinos, eu antes preferia dar mais dinheiro, e encomendar 2 U-214 fabricados pelo mesmo estaleiro, se tal fosse possível. Mas mesmo assim, é um programa que teria que haver concurso, dado o nível de investimento.

Depois da noticia dos dois "Oilers" e vistas as suas características, é tempo de pensar um pouco.

Pensem com o saabGripen.

1) Não são "Oilers".

São mais navios de combate. Podem servir de Navios Almirante (?).

    Sistemas de Comando e Controlo
    Combat Management System
    2 CIWS não me parece ser engano nos documentos (e neste video)
    Decoy launching Stations
    Sistema de Comunicações que permite Reconhecimento por drones
    Link 16 e 22
    ECM Anti-drone Systems + EW-ESM


2) SEWACO

Lembro aos colegas que (tanto quanto sabemos) ainda falta escolher um vencedor para o concurso de SEWACO na NSPA.
Lembro aos colegas que uma das empresas que concorreu foi a STM.
A minha pesquiza diz-me que a STM esteve envolvida na modernização das MECO Turcas
Por isso, tem experiência.
A STM não produz CMS e, portanto, o cliente escolhe-o (será?).

A minha conclusão é que poderia ser muito interessante escolher a STM para o projeto SEWACO (VdG e NPO), escolhendo sistemas de comunicação portugueses e CMS da Thales Edisoft (outro concorrente no concurso).
Se a Marinha quer o mesmo CMS nas VdG e nos 6 NPO, então não faz sentido ter um CMS diferente nos dois reabastecedores "combatentes".


Parece-me que uma relação entre as FFAA portuguesas, a Indústria de Defesa portuguesa e a Indústria de Defesa turca seria muito interessante para Portugal, sendo que a Turquia passa neste momento por dificuldades económicas.
Ao mesmo tempo, a Turquia acaba por estar nas mesmas condições que o Brasil. Precisa de uma porta de entrada para o mercado de defesa NATO/EU.
E, se olharem para o mapa, Portugal até tem - a modos que -  a forma de uma porta.


3) Marlins, Marlinitas e 30mm Turrets para os PANDUR

Tudo Turco.


4) Os nossos Futuros F-35?

F-35 - BLOCK KAAN


NOTA:
Portugal colocou-se numa boa posição.

A imprensa Turca refere esta venda a Portugal como um Marco Histórico para eles, visto serem os primeiros navios de guerra que vendem a um país NATO+CE.

É aproveitar.

Depois choras que as pessoas te chamem atrasado?

Então agora os AORs são navios de combate? Só falta dizerem que têm complexidade de fragata.

Depois falas nos CMS, e ignoras que a Marinha tem mais navios, entre eles as BD. Se o CMS dos AOR for diferente do das BD, como fica o das VdG (programa que devia ser prontamente cancelado, para adquirir navios novos) e dos NPOs?

De resto, aqui percebemos que os interesses do sG, é dar o cu a quem sair na rifa. Porta de entrada para o Brasil na NATO/UE, porta de entrada da Turquia para o mesmo efeito. Se fosse a China ou a Rússia também marchava, importa é baixar as calças, cagar em critérios técnicos, e fingir que os programas têm retorno para o país, mesmo quando não têm.

Essas ideias têm aquele odor notório a... corrupção. Imagine-se, fazer concursos em que ganha a melhor proposta? Para quê, se podemos abrir as pernas perante ofertas de países específicos?

Será que o mesmo raciocínio se aplicaria à Lockheed Martin depois de uma aquisição de F-35? Claro que não, é só quando dá para ser do contra e para vir aqui inventar.  ::)
Não é só assim tão simples... Não defendo um mlu completo mas algum investimento vai se ter de fazer é impensável esperar por filas de espera, construção, testes e preparação da tripulação vai demorar uns bons 5/6 anos se o contrato for assinado em 2025. sendo bem otimista
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21391
  • Recebeu: 6903 vez(es)
  • Enviou: 7931 vez(es)
  • +8080/-12659
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2042 em: Dezembro 19, 2024, 07:15:22 am »
Eu sei, está a ficar chato vir só quando existe algo para celebrar. prometo voltar quando cortarem a chapa e colocarem a moedinha...
Compreendo o historial de falhas na nossa defesa, mas parece-me que algo está a mudar, se as celebrações se acumularem acho que é bom para todos.



PS: Em relação aos Fanboys, eu estou descansado. já critiquei o CEMA quando deu a desanda (merecida em privado) em publico à frente das televisões ao Marinheiros do Mondego e sou contra ele ir se candidatar a PR e ter ido para CEMA quando tinha ideias de se candidatar a PR, para além disso acho o CEMA demasiado fanfarrão e acredito que não tenha uma personalidade fácil de lidar. De resto acho que o homem está a fazer um bom trabalho, há muitos anos que não havia um CEMA a assinar tantos contratos de novos navios, e cada vez mais a marinha começa a aparecer nas noticias por boas coisas e não por escândalos.

Gritar fanboys, é a táctica fácil da falta de argumentos. Muito comum por aqui. O gritos que se deram por não termos reabastecedor, agora vamos ter "à que del rei"...
Só não dizem que nunca vão ver a luz do dia, porque já saiu furado com o D. João II e ainda está fresco.

Como toda a gente tem bons dias e maus dias. atualmente tem tido bons dias, mas como de costume, maledicência é desporto nacional.

Voltaste para as celebrações foi?

Eu já abri ontem o champanhe para o software novo

Hardware é que está de gesso

Mas pronto uma companhia de transportes marítimos dá sempre jeito
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

os_pero

  • Analista
  • ***
  • 691
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +1413/-96
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2043 em: Dezembro 19, 2024, 09:14:43 am »
Eu sei, está a ficar chato vir só quando existe algo para celebrar. prometo voltar quando cortarem a chapa e colocarem a moedinha...
Compreendo o historial de falhas na nossa defesa, mas parece-me que algo está a mudar, se as celebrações se acumularem acho que é bom para todos.



PS: Em relação aos Fanboys, eu estou descansado. já critiquei o CEMA quando deu a desanda (merecida em privado) em publico à frente das televisões ao Marinheiros do Mondego e sou contra ele ir se candidatar a PR e ter ido para CEMA quando tinha ideias de se candidatar a PR, para além disso acho o CEMA demasiado fanfarrão e acredito que não tenha uma personalidade fácil de lidar. De resto acho que o homem está a fazer um bom trabalho, há muitos anos que não havia um CEMA a assinar tantos contratos de novos navios, e cada vez mais a marinha começa a aparecer nas noticias por boas coisas e não por escândalos.

Gritar fanboys, é a táctica fácil da falta de argumentos. Muito comum por aqui. O gritos que se deram por não termos reabastecedor, agora vamos ter "à que del rei"...
Só não dizem que nunca vão ver a luz do dia, porque já saiu furado com o D. João II e ainda está fresco.

Como toda a gente tem bons dias e maus dias. atualmente tem tido bons dias, mas como de costume, maledicência é desporto nacional.

Voltaste para as celebrações foi?

Eu já abri ontem o champanhe para o software novo

Hardware é que está de gesso

Mas pronto uma companhia de transportes marítimos dá sempre jeito

Bem havia alguém que dizia que a logística era a parte mais importante num exercito/FA. Pelo menos já temos meio caminho feito.

Eu acho é que o problema era que a Marinha estava tão mal que basicamente precisa/va de tudo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6771
  • Recebeu: 7445 vez(es)
  • Enviou: 5060 vez(es)
  • +10184/-2923
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2044 em: Dezembro 19, 2024, 10:49:27 am »


Agora só falta arranjar guarnições para os navios, segundo se fala dentro da Marinha...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, tenente, sivispacem

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23176
  • Recebeu: 4111 vez(es)
  • Enviou: 2887 vez(es)
  • +2708/-4491
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2045 em: Dezembro 19, 2024, 11:13:51 am »
Depois da noticia dos dois "Oilers" e vistas as suas características, é tempo de pensar um pouco.

Pensem com o saabGripen.

1) Não são "Oilers".

São mais navios de combate. Podem servir de Navios Almirante (?).

    Sistemas de Comando e Controlo
    Combat Management System
    2 CIWS não me parece ser engano nos documentos (e neste video)
    Decoy launching Stations
    Sistema de Comunicações que permite Reconhecimento por drones
    Link 16 e 22
    ECM Anti-drone Systems + EW-ESM

Eu não acredito, até porque o que temos é para ser usado para reforçar as Meko e será colocado quando fizerem a modernização. Tudo o resto será bastante interessante, até porque que eu saiba a Marinha não tem qualquer "ECM Anti-drone Systems" instalado nos seus navios. A questão se pode ser ou não usado como navio almirante também é relevante.

Citar
Thanks to their modular, original, and versatile design, the vessels will also be equipped to undertake humanitarian aid, search and rescue, and medical missions during crises. Fitted with an Integrated Communication System, the ships will have command and control capabilities that will enable efficient fleet coordination.


Citar
2) SEWACO

Lembro aos colegas que (tanto quanto sabemos) ainda falta escolher um vencedor para o concurso de SEWACO na NSPA.
Lembro aos colegas que uma das empresas que concorreu foi a STM.
A minha pesquiza diz-me que a STM esteve envolvida na modernização das MECO Turcas
Por isso, tem experiência.
A STM não produz CMS e, portanto, o cliente escolhe-o (será?).

A minha conclusão é que poderia ser muito interessante escolher a STM para o projeto SEWACO (VdG e NPO), escolhendo sistemas de comunicação portugueses e CMS da Thales Edisoft (outro concorrente no concurso).
Se a Marinha quer o mesmo CMS nas VdG e nos 6 NPO, então não faz sentido ter um CMS diferente nos dois reabastecedores "combatentes".

Seja quem ganhar ficará a ser o CMS principal da Marinha já que estará presente em 2 Fragatas, 6 NPO e possivelmente nos NPC.

Citar
3) Marlins, Marlinitas e 30mm Turrets para os PANDUR

Tudo Turco.

Tenho sérias dúvidas disso, já que o Exército já tem empresa para o serviço, faltando apenas a escolha final de qual a torre vai equipar as viaturas e que armamento será utilizado pelas mesmas.


Citar
4) Os nossos Futuros F-35?

F-35 - BLOCK KAAN


NOTA:
Portugal colocou-se numa boa posição.

Mais uma vez tenho sérias dúvidas, já que nem sequer vai haver concurso. O escolhido já do conhecimento geral (F-35).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23176
  • Recebeu: 4111 vez(es)
  • Enviou: 2887 vez(es)
  • +2708/-4491
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2046 em: Dezembro 19, 2024, 11:21:18 am »


Agora só falta arranjar guarnições para os navios, segundo se fala dentro da Marinha...

Simples, vai buscar-se às Fragatas da Classe Vasco da Gama...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1120
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 512 vez(es)
  • +299/-1822
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2047 em: Dezembro 19, 2024, 11:22:02 am »


Agora só falta arranjar guarnições para os navios, segundo se fala dentro da Marinha...
Falo nisso há muito...
E é uma realidade transversal a todos os ramos.
12+5+9 novos meios na FAP a receber nos próximos anos... pessoal para isso?
Na Marinha serão 2 reabastecedores + 6 NPO's + D. João II
Já dou de barato que os NPC's são para substituir outros meios e por isso a coisa ficará ela por ela.
Ou bem se reformulam as carreiras e as tornam atractivas ou, para disfarçar,  volta o serviço militar obrigatório.
Caso contrário...
João Pereira
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9840
  • Recebeu: 3889 vez(es)
  • Enviou: 1185 vez(es)
  • +4128/-7020
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2048 em: Dezembro 19, 2024, 11:34:13 am »
Ali no título diz "colisão"...

Comparação tecnológica interessante. Um avião topo de gama com um navio re-abastecedor...






Então agora os Turcos já fazem bom material?  :mrgreen: Grande estalada com luva branca.  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Este agora já presta ou ainda não?  :mrgreen:



Lembras te daquele topo de gama da tecnologia que afundou? Seria interessante explicares porque...

https://www.naval.com.br/blog/2018/11/13/fragata-norueguesa-quase-totalmente-submersa-apos-colisao/



Saudações

O meu caro é bem mais entusiasta quando se fala do Almirante e da sua "nova Marinha".  :mrgreen: Ora e colisão tem a ver o que com a boa fabricação e sofisticação da mesma, ou isto de fazer um abastecedor ou um bote é a mesma coisa? Vá, pare lá de bater palmas, fazer vênias, e explique lá com o mesmo entusiasmo que fala do picas e da sua holística armada.  :mrgreen:

Saudações

P.S. Não existe guarnições para 2 abastecedores. Portugal sempre teve um e numa marinha que tinha mais gente e mais navios. Bastava um e já é bom, estendendo-se uma maior capacidade de reabastecimento da frota com o D.João II. Aliás, se o Siroco que era um LPD fazia...


 
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1428
  • Recebeu: 798 vez(es)
  • Enviou: 814 vez(es)
  • +438/-496
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2049 em: Dezembro 19, 2024, 11:53:50 am »
Mais gente??

Reabram o quadro de pilotos milicianos (não é necessa´rio andar 5 anos na AFA para pilotar um helicóptero, por exemplo) e apostem na valorização das carreira E condiçóes de vida dentro das unidades (já lá vai o tempo em que se podia albergar a malto do SMO em instalações decrépitas a escorrer humidade).
Depois há o impacto da profissionalização das praças, se tudo correr bem.
Implementar de novo o SMO não creio que seja necessário, se não se inciar nenhum conflito: uma grande maioria das funções militares tem hoje em dia uma tecnicidade que não se compagina com um SMO de meses ou um ano. É dinheiro deitado à rua (treino, fardamento, etc)
Depois, na Marinha há o efeito da redução das tripulações - quanta gente tinha o Bérrio Vs novos AOR?
Cumprimentos,
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6771
  • Recebeu: 7445 vez(es)
  • Enviou: 5060 vez(es)
  • +10184/-2923
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2050 em: Dezembro 19, 2024, 12:17:45 pm »
Simples, vai buscar-se às Fragatas da Classe Vasco da Gama...

CM, se fosse simples a questão do momento dentro da Marinha não seria onde se irão arranjar guarnições suficientes para estes e outros navios que venham brevemente a entrar ao serviço, não achas?

Há malta dentro do ramo a queixar-se que em 9 meses já passou por 3 navios de classes diferentes.
« Última modificação: Dezembro 19, 2024, 12:19:55 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23176
  • Recebeu: 4111 vez(es)
  • Enviou: 2887 vez(es)
  • +2708/-4491
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2051 em: Dezembro 19, 2024, 12:21:10 pm »
Simples, vai buscar-se às Fragatas da Classe Vasco da Gama...

CM, se fosse simples a questão do momento dentro da Marinha não seria onde se irão arranjar guarnições suficientes para estes e outros navios que venham brevemente a entrar ao serviço, não achas?

Há malta dentro do ramo a queixar-se que em 9 meses já passou por 3 navios de classes diferentes.

Eu estava a ironizar. Obviamente que isto é tudo menos "simples".
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1120
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 512 vez(es)
  • +299/-1822
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2052 em: Dezembro 19, 2024, 12:22:23 pm »
Além de que a especialização do pessoal em determinadas funções não se adquire de um dia para o outro.
A inoperacionalidade do Bérrio pode inclusive ter agravado a situação,  porque para manter determinadas capacidades é necessária formação e treino contínuo.
Mais uma vez vai ficar a nu o estado a que deixaram chegar as FA's, e quando insisto que não estamos preparados para determinados saltos tecnológicos refiro-me também a isso. Os tais "alicerces"...
« Última modificação: Dezembro 19, 2024, 12:23:02 pm por Lampuka »
João Pereira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23176
  • Recebeu: 4111 vez(es)
  • Enviou: 2887 vez(es)
  • +2708/-4491
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2053 em: Dezembro 19, 2024, 12:22:47 pm »
Mais gente??

Depois, na Marinha há o efeito da redução das tripulações - quanta gente tinha o Bérrio Vs novos AOR?

Penso que era 70 face aos 50 dos NRE+, o que perfaz 100 militares para os dois navios.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9840
  • Recebeu: 3889 vez(es)
  • Enviou: 1185 vez(es)
  • +4128/-7020
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2054 em: Dezembro 19, 2024, 12:24:42 pm »
Só 3? A sorte dos Gajos... :mrgreen:

Saudações

P.S. Mas quantas VdG temos operacionais? Uma? Bem, menos uma fragata dá para os dois reabastecedores. Falta o resto. Alguém resolve, ou não. :mrgreen:
« Última modificação: Dezembro 19, 2024, 12:26:52 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/