Eu sei, está a ficar chato vir só quando existe algo para celebrar. prometo voltar quando cortarem a chapa e colocarem a moedinha...
Compreendo o historial de falhas na nossa defesa, mas parece-me que algo está a mudar, se as celebrações se acumularem acho que é bom para todos.
Então mas em que país do mundo, é que numa Marinha
de Guerra que está uma lástima, se festeja a compra de AORs, OPVs e de um navio científico? Nos outros países, estas aquisições são tidas como normais, é o "pão de cada dia", e festejar festeja-se coisas a sério, como fragatas, porta-aviões, submarinos, etc. Aqui, festeja-se um bando de navios civis para a MGP?
Eu quero ver é a festa que vocês fazem, se apanharem com uma guerra no prazo de 10 anos ou menos, e de repente todos os navios adquiridos, são meros alvos para o adversário. A vossa retórica só funciona em tempos de paz. Basta um aumento de tensões, e a Marinha do CEMA passa de boa para boa m*rda num ápice.
Parece-te que algo está a mudar? O quê ao certo? O foco na aquisição de navios civis e meios de "duplo-uso", relegando a capacidade de combate lá para 3º plano?
Estás a viver um período de corrida ao armamento, tens um dos poucos países do mundo que não acompanha a corrida, mas vens aqui dizer que "algo está a mudar"?
Mudança, era se com este CEMA tivesse sido adicionado à LPM um programa de fragatas. Mas não, este CEMA veio, e na LPM pouco ou nada mudou face à LPM de 2019. Mas para vocês, cumprir os programas mais básicos que há na LPM, é "mudança".

Neste momento, preocupava-me mais em saber os contornos financeiros do negócio, nomeadamente o preço.
O facto de o orçamento de 100M por 2 navios não dar, e de repente já ser suficiente, é algo que cheira a esturro. Se o orçamento de repente chega, é porque houve cortes nos navios, ou que o orçamento aumentou.
-Se houve cortes, quero saber onde é que foram feitos;
-Se houve aumento da verba, quero saber de onde veio o dinheiro, e se não foi retirado de outro programa.
Com a assinatura do contrato para 2 AORs, a prioridade tem que ser riscar o NAVPOL da LPM de uma vez por todas. 3 navios logísticos chegam bem para as nossas necessidades, devendo focar-se a atenção nas escoltas, e não num LPD.