Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

  • 2210 Respostas
  • 556466 Visualizações
*

yuwanko

  • Membro
  • *
  • 115
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 51 vez(es)
  • +17/-17
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2010 em: Dezembro 18, 2024, 12:29:01 pm »
Em relação aos bonzinhos do costume que estão radiantes com o barrete que o capitão iglo enfiou ao país com os dois navios turcos.
 Então temos um navio reabastecedor só com um motor? Repito, com um só motor e baratucho? Mas isso é "disruptivo"/"holistico" e uma novidade na indústria naval nesta área. E se o motor avaria em alto mar, sem outro motor de redundância? Como qualquer navio desta categoria possui. Fica à deriva? Ou levam um rebocador na frota? Era importante saber.

 Por acaso, o "primo" paquistanês do rebastecedor do capitão iglo, o PNS Moawin, construido pela STM, tem dois motores.

Max. Speed with Diesel Propulsion : 18+ knots
Max. Speed with Electric Propulsion :  6+ knots

De nada.

Não percebeste? Ou estás em estado de negação?
Eu falo que o navio só tem um motor porque o almirante cortou no outro motor. E tu vens com a velocidade.

Não sou exatamente um especialista em propulsão naval, mas se o navio é "Diesel-CPP Propulsion System with Electrical Motor (PTI/PTO)", penso que isso quer dizer que o mesmo pode ser propulsado pelo motor elétrico (apoiado pelos três geradores a diesel), pelo motor a diesel ou por ambos.

 :arrow: https://www.brunvoll.no/products/hybrid-propulsion-cpp-configurations

Continua a ser apenas um motor, independentemente de poder ter mais do uma fonte de alimentação.

Se motor, a transmissão ou outro componente de output avariar, o navio fica à deriva, não há redundância.

São 2 motores (1 diesel outro elétrico suportado por + 3 geradores), 1 veio 1 "transmissão/caixa transferência"

O RPA Wave Ruler (navio Uk que se falou para substituir o Berrio) também só tem 1 veio.


O wave ruler tem 4 geradores, 2 motores  e um eixo.

Estes novos portugueses têm, se não estou errado, apenas um motor. Motor é a unidade que converte a energia potencial em energia mecânica.
« Última modificação: Dezembro 18, 2024, 12:43:25 pm por yuwanko »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9840
  • Recebeu: 3888 vez(es)
  • Enviou: 1185 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2011 em: Dezembro 18, 2024, 12:31:23 pm »
Comparação tecnológica interessante. Um avião topo de gama com um navio re-abastecedor...






Então agora os Turcos já fazem bom material?  :mrgreen: Grande estalada com luva branca.  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Este agora já presta ou ainda não?  :mrgreen:



Lembras te daquele topo de gama da tecnologia que afundou? Seria interessante explicares porque...

https://www.naval.com.br/blog/2018/11/13/fragata-norueguesa-quase-totalmente-submersa-apos-colisao/



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21390
  • Recebeu: 6902 vez(es)
  • Enviou: 7931 vez(es)
  • +8080/-12655
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2012 em: Dezembro 18, 2024, 12:33:06 pm »

PS: Em relação aos Fanboys, eu estou descansado. já critiquei o CEMA quando deu a desanda (merecida em privado) em publico à frente das televisões ao Marinheiros do Mondego e sou contra ele ir se candidatar a PR e ter ido para CEMA quando tinha ideias de se candidatar a PR, para além disso acho o CEMA demasiado fanfarrão e acredito que não tenha uma personalidade fácil de lidar. De resto acho que o homem está a fazer um bom trabalho, há muitos anos que não havia um CEMA a assinar tantos contratos de novos navios, e cada vez mais a marinha começa a aparecer nas noticias por boas coisas e não por escândalos.

Gritar fanboys, é a táctica fácil da falta de argumentos. Muito comum por aqui. O gritos que se deram por não termos reabastecedor, agora vamos ter "à que del rei"...
Só não dizem que nunca vão ver a luz do dia, porque já saiu furado com o D. João II e ainda está fresco.

Como toda a gente tem bons dias e maus dias. atualmente tem tido bons dias, mas como de costume, maledicência é desporto nacional.

Voltaste para as celebrações foi?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +45/-255
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2013 em: Dezembro 18, 2024, 01:24:36 pm »

O wave ruler tem 4 geradores, 2 motores  e um eixo.

Estes novos portugueses têm, se não estou errado, apenas um motor. Motor é a unidade que converte a energia potencial em energia mecânica.


Eu leio que o nosso também tem 2, mas um é electrico enquanto que os 2 do Wave Ruler e o AOR paquitanes sao a diesel
 

*

yuwanko

  • Membro
  • *
  • 115
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 51 vez(es)
  • +17/-17
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2014 em: Dezembro 18, 2024, 01:33:25 pm »

O wave ruler tem 4 geradores, 2 motores  e um eixo.

Estes novos portugueses têm, se não estou errado, apenas um motor. Motor é a unidade que converte a energia potencial em energia mecânica.


Eu leio que o nosso também tem 2, mas um é electrico enquanto que os 2 do Wave Ruler e o AOR paquitanes sao a diesel

A classe Wave Ruler também é diesel-electric. Tem 4 geradores wartsila 12V 32E/GECLM, que são as unidades de geração de energia e tem dois motores GEC Alstom, que são as unidades de conversão de energia potencial em energia mecânica.
 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 311
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 288 vez(es)
  • +64/-50
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2015 em: Dezembro 18, 2024, 01:34:38 pm »
Ali no título diz "colisão"...

Comparação tecnológica interessante. Um avião topo de gama com um navio re-abastecedor...






Então agora os Turcos já fazem bom material?  :mrgreen: Grande estalada com luva branca.  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Este agora já presta ou ainda não?  :mrgreen:



Lembras te daquele topo de gama da tecnologia que afundou? Seria interessante explicares porque...

https://www.naval.com.br/blog/2018/11/13/fragata-norueguesa-quase-totalmente-submersa-apos-colisao/



Saudações
 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 311
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 288 vez(es)
  • +64/-50
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2016 em: Dezembro 18, 2024, 01:37:19 pm »
Eu sei, está a ficar chato vir só quando existe algo para celebrar. prometo voltar quando cortarem a chapa e colocarem a moedinha...
Compreendo o historial de falhas na nossa defesa, mas parece-me que algo está a mudar, se as celebrações se acumularem acho que é bom para todos.



PS: Em relação aos Fanboys, eu estou descansado. já critiquei o CEMA quando deu a desanda (merecida em privado) em publico à frente das televisões ao Marinheiros do Mondego e sou contra ele ir se candidatar a PR e ter ido para CEMA quando tinha ideias de se candidatar a PR, para além disso acho o CEMA demasiado fanfarrão e acredito que não tenha uma personalidade fácil de lidar. De resto acho que o homem está a fazer um bom trabalho, há muitos anos que não havia um CEMA a assinar tantos contratos de novos navios, e cada vez mais a marinha começa a aparecer nas noticias por boas coisas e não por escândalos.

Gritar fanboys, é a táctica fácil da falta de argumentos. Muito comum por aqui. O gritos que se deram por não termos reabastecedor, agora vamos ter "à que del rei"...
Só não dizem que nunca vão ver a luz do dia, porque já saiu furado com o D. João II e ainda está fresco.

Como toda a gente tem bons dias e maus dias. atualmente tem tido bons dias, mas como de costume, maledicência é desporto nacional.

Voltaste para as celebrações foi?
 

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 954
  • Recebeu: 1185 vez(es)
  • Enviou: 712 vez(es)
  • +10783/-1517
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2017 em: Dezembro 18, 2024, 01:37:40 pm »
Em relação aos bonzinhos do costume que estão radiantes com o barrete que o capitão iglo enfiou ao país com os dois navios turcos.
 Então temos um navio reabastecedor só com um motor? Repito, com um só motor e baratucho? Mas isso é "disruptivo"/"holistico" e uma novidade na indústria naval nesta área. E se o motor avaria em alto mar, sem outro motor de redundância? Como qualquer navio desta categoria possui. Fica à deriva? Ou levam um rebocador na frota? Era importante saber.

 Por acaso, o "primo" paquistanês do rebastecedor do capitão iglo, o PNS Moawin, construido pela STM, tem dois motores.

Max. Speed with Diesel Propulsion : 18+ knots
Max. Speed with Electric Propulsion :  6+ knots

De nada.

Não percebeste? Ou estás em estado de negação?
Eu falo que o navio só tem um motor porque o almirante cortou no outro motor. E tu vens com a velocidade.

Não sou exatamente um especialista em propulsão naval, mas se o navio é "Diesel-CPP Propulsion System with Electrical Motor (PTI/PTO)", penso que isso quer dizer que o mesmo pode ser propulsado pelo motor elétrico (apoiado pelos três geradores a diesel), pelo motor a diesel ou por ambos.

 :arrow: https://www.brunvoll.no/products/hybrid-propulsion-cpp-configurations

 Senão não és especialista, não digas nada. É preferível isso do que estares a mandar bitaites ao calha só para tentares justificar algo que é injustificável.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23169
  • Recebeu: 4107 vez(es)
  • Enviou: 2883 vez(es)
  • +2705/-4489
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2018 em: Dezembro 18, 2024, 01:50:26 pm »
Bérrio vs NRE+

Comprimento – 140,6 m / 137,06 m
Boca – 19,2 m / 19,10 m
Calado – 7,3 m / 6,70 m
Deslocamento máximo – 11522 t. / 11000t.
Carga sólida – 505 m3 / 700m3
Carga liquida – 3100 m3 / 5000m3


Não estava à espera de uma diferença tão grande quando os dois navios têm tamanhos e pesos tão similares.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 311
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 288 vez(es)
  • +64/-50
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2019 em: Dezembro 18, 2024, 02:02:51 pm »
Pela arrogância que demostra já sabe a resposta sr. especialista. Pode partilhar?
Tem alguma coisa a ver com isto?
https://www.stm.com.tr/tr/cozumlerimiz/deniz-projeleri/portekiz-deniz-kuvvetleri-denizde-ikmal-ve-lojistik-destek-gemisi

É que é mesmo muito parecido com o link colocado pela pessoa que está a mandar calar.
Já agora os desenhadores dos Wave, também tomaram uma decisão injustificável?

Era tão mais simples uma discussão aberta sem arrogância e mania... Ficávamos todos a ganhar, pelo menos nós, a ralé inculta, aprendíamos coisas.

Em relação aos bonzinhos do costume que estão radiantes com o barrete que o capitão iglo enfiou ao país com os dois navios turcos.
 Então temos um navio reabastecedor só com um motor? Repito, com um só motor e baratucho? Mas isso é "disruptivo"/"holistico" e uma novidade na indústria naval nesta área. E se o motor avaria em alto mar, sem outro motor de redundância? Como qualquer navio desta categoria possui. Fica à deriva? Ou levam um rebocador na frota? Era importante saber.

 Por acaso, o "primo" paquistanês do rebastecedor do capitão iglo, o PNS Moawin, construido pela STM, tem dois motores.

Max. Speed with Diesel Propulsion : 18+ knots
Max. Speed with Electric Propulsion :  6+ knots

De nada.

Não percebeste? Ou estás em estado de negação?
Eu falo que o navio só tem um motor porque o almirante cortou no outro motor. E tu vens com a velocidade.

Não sou exatamente um especialista em propulsão naval, mas se o navio é "Diesel-CPP Propulsion System with Electrical Motor (PTI/PTO)", penso que isso quer dizer que o mesmo pode ser propulsado pelo motor elétrico (apoiado pelos três geradores a diesel), pelo motor a diesel ou por ambos.

 :arrow: https://www.brunvoll.no/products/hybrid-propulsion-cpp-configurations

 Senão não és especialista, não digas nada. É preferível isso do que estares a mandar bitaites ao calha só para tentares justificar algo que é injustificável.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9816
  • Recebeu: 5020 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5358/-1062
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2020 em: Dezembro 18, 2024, 02:04:57 pm »
Eu sei, está a ficar chato vir só quando existe algo para celebrar. prometo voltar quando cortarem a chapa e colocarem a moedinha...
Compreendo o historial de falhas na nossa defesa, mas parece-me que algo está a mudar, se as celebrações se acumularem acho que é bom para todos.

Então mas em que país do mundo, é que numa Marinha de Guerra que está uma lástima, se festeja a compra de AORs, OPVs e de um navio científico? Nos outros países, estas aquisições são tidas como normais, é o "pão de cada dia", e festejar festeja-se coisas a sério, como fragatas, porta-aviões, submarinos, etc. Aqui, festeja-se um bando de navios civis para a MGP?

Eu quero ver é a festa que vocês fazem, se apanharem com uma guerra no prazo de 10 anos ou menos, e de repente todos os navios adquiridos, são meros alvos para o adversário. A vossa retórica só funciona em tempos de paz. Basta um aumento de tensões, e a Marinha do CEMA passa de boa para boa m*rda num ápice.

Parece-te que algo está a mudar? O quê ao certo? O foco na aquisição de navios civis e meios de "duplo-uso", relegando a capacidade de combate lá para 3º plano?
Estás a viver um período de corrida ao armamento, tens um dos poucos países do mundo que não acompanha a corrida, mas vens aqui dizer que "algo está a mudar"?

Mudança, era se com este CEMA tivesse sido adicionado à LPM um programa de fragatas. Mas não, este CEMA veio, e na LPM pouco ou nada mudou face à LPM de 2019. Mas para vocês, cumprir os programas mais básicos que há na LPM, é "mudança".  ::)


Neste momento, preocupava-me mais em saber os contornos financeiros do negócio, nomeadamente o preço.
O facto de o orçamento de 100M por 2 navios não dar, e de repente já ser suficiente, é algo que cheira a esturro. Se o orçamento de repente chega, é porque houve cortes nos navios, ou que o orçamento aumentou.
-Se houve cortes, quero saber onde é que foram feitos;
-Se houve aumento da verba, quero saber de onde veio o dinheiro, e se não foi retirado de outro programa.

Com a assinatura do contrato para 2 AORs, a prioridade tem que ser riscar o NAVPOL da LPM de uma vez por todas. 3 navios logísticos chegam bem para as nossas necessidades, devendo focar-se a atenção nas escoltas, e não num LPD.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, sivispacem, PTWolf, Mentat

*

yuwanko

  • Membro
  • *
  • 115
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 51 vez(es)
  • +17/-17
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2021 em: Dezembro 18, 2024, 02:11:36 pm »
Pela arrogância que demostra já sabe a resposta sr. especialista. Pode partilhar?
Tem alguma coisa a ver com isto?
https://www.stm.com.tr/tr/cozumlerimiz/deniz-projeleri/portekiz-deniz-kuvvetleri-denizde-ikmal-ve-lojistik-destek-gemisi

É que é mesmo muito parecido com o link colocado pela pessoa que está a mandar calar.
Já agora os desenhadores dos Wave, também tomaram uma decisão injustificável?

Era tão mais simples uma discussão aberta sem arrogância e mania... Ficávamos todos a ganhar, pelo menos nós, a ralé inculta, aprendíamos coisas.

Em relação aos bonzinhos do costume que estão radiantes com o barrete que o capitão iglo enfiou ao país com os dois navios turcos.
 Então temos um navio reabastecedor só com um motor? Repito, com um só motor e baratucho? Mas isso é "disruptivo"/"holistico" e uma novidade na indústria naval nesta área. E se o motor avaria em alto mar, sem outro motor de redundância? Como qualquer navio desta categoria possui. Fica à deriva? Ou levam um rebocador na frota? Era importante saber.

 Por acaso, o "primo" paquistanês do rebastecedor do capitão iglo, o PNS Moawin, construido pela STM, tem dois motores.

Max. Speed with Diesel Propulsion : 18+ knots
Max. Speed with Electric Propulsion :  6+ knots

De nada.

Não percebeste? Ou estás em estado de negação?
Eu falo que o navio só tem um motor porque o almirante cortou no outro motor. E tu vens com a velocidade.

Não sou exatamente um especialista em propulsão naval, mas se o navio é "Diesel-CPP Propulsion System with Electrical Motor (PTI/PTO)", penso que isso quer dizer que o mesmo pode ser propulsado pelo motor elétrico (apoiado pelos três geradores a diesel), pelo motor a diesel ou por ambos.

 :arrow: https://www.brunvoll.no/products/hybrid-propulsion-cpp-configurations

 Senão não és especialista, não digas nada. É preferível isso do que estares a mandar bitaites ao calha só para tentares justificar algo que é injustificável.

Mas os dois sistemas são diesel-eléctrico.
A diferença é que o do wave ruler usa os geradores a diesel para produzir eletricidade, que alimenta motores elétricos ligados diretamente às hélices.

Estes turcos usam um sistema híbrido onde o motor diesel acciona diretamente a hélice através de uma hélice de passo controlável (CPP), complementado por motores elétricos que podem operar de forma independente ou como apoio.

Mas o wave ruler tem dois sistemas, estes novos têm um sistema.

Talvez não seja um problema, mas gostava de ter mais informação e ver o preço.

Ainda assim, o facto de só ter um sistema de propulsão e uma hélice é uma vulnerabilidade nos dois casos.
« Última modificação: Dezembro 18, 2024, 02:16:55 pm por yuwanko »
 

*

yuwanko

  • Membro
  • *
  • 115
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 51 vez(es)
  • +17/-17
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2022 em: Dezembro 18, 2024, 02:27:07 pm »
By the way, há fontes que dizem que o negócio com a STM é de 200 milhões de euros.
 

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 1122
  • Recebeu: 360 vez(es)
  • Enviou: 217 vez(es)
  • +77/-145
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2023 em: Dezembro 18, 2024, 02:30:11 pm »
Coisas interessantes no site da STM. Não digo que seja coisas espetaculares. Só coisas que foram aqui debatidas e que têm respostas no link. (link colocado pelo CdM e repetido aqui https://www.stm.com.tr/en/our-solutions/naval-engineering/portuguese-navy-auxiliary-oiler-replenisher-and-logistics-ship-nreaor)

Citar
Auxiliary Oiler Replenisher and Logistics Ship (AOR+), (Navio Reabastecedor de Esquadra e Logístico (NRE+)) is a multi-function joint support ship designed as a monohull displacement vessel with double-hull structure

Citar
Power Generation and Ship Electric System
3 x Diesel Generators
2 x Main Switchboards
Integrated Platform Monitoring System (IPMS)

Citar
ECM Anti-Drone System

Citar
Navigation Radars (X Band and S Band)

Alguém sabe para que serve isto: 2 x Hotchkiss Salute Guns
 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 311
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 288 vez(es)
  • +64/-50
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2024 em: Dezembro 18, 2024, 02:34:42 pm »
Eu sei, está a ficar chato vir só quando existe algo para celebrar. prometo voltar quando cortarem a chapa e colocarem a moedinha...
Compreendo o historial de falhas na nossa defesa, mas parece-me que algo está a mudar, se as celebrações se acumularem acho que é bom para todos.

Então mas em que país do mundo, é que numa Marinha de Guerra que está uma lástima, se festeja a compra de AORs, OPVs e de um navio científico? Nos outros países, estas aquisições são tidas como normais, é o "pão de cada dia", e festejar festeja-se coisas a sério, como fragatas, porta-aviões, submarinos, etc. Aqui, festeja-se um bando de navios civis para a MGP?

Eu festejo duas coisas. A primeira os enganos colossais que aqui se garantem como certezas... "A Bimby nunca vai cortar a chapa", "os re-abastecedores já foram", coisas desse género. Sim fico contente quando os velhos do restelo erram, e algo aparece a ser feito. É importante que se faça o que se diz que se vai fazer.

Todos esses navios são necessários, mas não o estavam a ser, à muito, e em grande parte porque o povo não queria ouvir falar em gastos com a defesa, e como tal os políticos não queriam falar no assunt. Algo está a mudar. A sociedade em vez de mandar larachas sobre submarinos, já não rejeita estas aquisições.

Eu quero ver é a festa que vocês fazem, se apanharem com uma guerra no prazo de 10 anos ou menos, e de repente todos os navios adquiridos, são meros alvos para o adversário. A vossa retórica só funciona em tempos de paz. Basta um aumento de tensões, e a Marinha do CEMA passa de boa para boa m*rda num ápice.

A festa será nula, pois tenho interesse que os equipamentos sejam do melhor possivel, a vida de quem lá vai é-me muito relevante, e pode querer que sou 100% a favor dos navios combatentes, nomeadamente as fragatas (3tier1 e 2 tier2, já aqui falei várias vezes, Meko, Mogami as novas italianas...). Já aqui disse que que não entendo a posição do atual CEMA, apesar de ter já percebido algo atravez da leitura de uma tese onde a ideia é explicada. Mas continuo sético dentro da minha ignorância pois os navios de guerra são para mim interesse e não trabalho.

Parece-te que algo está a mudar? O quê ao certo? O foco na aquisição de navios civis e meios de "duplo-uso", relegando a capacidade de combate lá para 3º plano?
Estás a viver um período de corrida ao armamento, tens um dos poucos países do mundo que não acompanha a corrida, mas vens aqui dizer que "algo está a mudar"?

O pensamento da sociedade portuguesa que permite aos políticos maior atenção à defesa. Não esquecer que os politicos não podem fazer o que querem e lhes apetece. a vantagem da democracia é que de 4 em 4 anos prestam contas. neste momento os portugueses estão a começar a perceber que existe necessidade em termos uma melhor Defesa. Dava jeito os partidos de governo e oposição se entenderem em aspetos base. Parece que o estão a fazer.
Não sou fã de pensamentos unícos, e aceito facilmente a sua opinião, mas tb tenho a minha.


Mudança, era se com este CEMA tivesse sido adicionado à LPM um programa de fragatas. Mas não, este CEMA veio, e na LPM pouco ou nada mudou face à LPM de 2019. Mas para vocês, cumprir os programas mais básicos que há na LPM, é "mudança".  ::)

Ele programou mudanças para tempos de paz, tb já afirmou por diversas vezes que estas mudanças teriam de ser revistas para os tempos de guerra que se avisinham. Mas a pessoa em sí pouco me importa. Espero que quem vier a seguir, aproveite a onda, e consiga passar para essa nova fase.

Neste momento, preocupava-me mais em saber os contornos financeiros do negócio, nomeadamente o preço.
O facto de o orçamento de 100M por 2 navios não dar, e de repente já ser suficiente, é algo que cheira a esturro. Se o orçamento de repente chega, é porque houve cortes nos navios, ou que o orçamento aumentou.
-Se houve cortes, quero saber onde é que foram feitos;
-Se houve aumento da verba, quero saber de onde veio o dinheiro, e se não foi retirado de outro programa.
Acho que a negociação já estava feita entre estados antes do concurso, mas fizeram o concurso para verificar interesses.
Não é algo pouco comum.

Com a assinatura do contrato para 2 AORs, a prioridade tem que ser riscar o NAVPOL da LPM de uma vez por todas. 3 navios logísticos chegam bem para as nossas necessidades, devendo focar-se a atenção nas escoltas, e não num LPD.

Concordo 100% com a sua opinião sobre o NAVPOL.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte