Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

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Cabeça de Martelo

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2070 em: Dezembro 20, 2024, 11:19:48 am »
Depois da noticia dos dois "Oilers" e vistas as suas características, é tempo de pensar um pouco.

Pensem com o saabGripen.

1) Não são "Oilers".

São mais navios de combate. Podem servir de Navios Almirante (?).

    Sistemas de Comando e Controlo
    Combat Management System
    2 CIWS não me parece ser engano nos documentos (e neste video)
    Decoy launching Stations
    Sistema de Comunicações que permite Reconhecimento por drones
    Link 16 e 22
    ECM Anti-drone Systems + EW-ESM

Eu não acredito, até porque o que temos é para ser usado para reforçar as Meko e será colocado quando fizerem a modernização. Tudo o resto será bastante interessante, até porque que eu saiba a Marinha não tem qualquer "ECM Anti-drone Systems" instalado nos seus navios. A questão se pode ser ou não usado como navio almirante também é relevante.

Citar
Thanks to their modular, original, and versatile design, the vessels will also be equipped to undertake humanitarian aid, search and rescue, and medical missions during crises. Fitted with an Integrated Communication System, the ships will have command and control capabilities that will enable efficient fleet coordination.


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2) SEWACO

Lembro aos colegas que (tanto quanto sabemos) ainda falta escolher um vencedor para o concurso de SEWACO na NSPA.
Lembro aos colegas que uma das empresas que concorreu foi a STM.
A minha pesquiza diz-me que a STM esteve envolvida na modernização das MECO Turcas
Por isso, tem experiência.
A STM não produz CMS e, portanto, o cliente escolhe-o (será?).

A minha conclusão é que poderia ser muito interessante escolher a STM para o projeto SEWACO (VdG e NPO), escolhendo sistemas de comunicação portugueses e CMS da Thales Edisoft (outro concorrente no concurso).
Se a Marinha quer o mesmo CMS nas VdG e nos 6 NPO, então não faz sentido ter um CMS diferente nos dois reabastecedores "combatentes".

Seja quem ganhar ficará a ser o CMS principal da Marinha já que estará presente em 2 Fragatas, 6 NPO e possivelmente nos NPC.

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3) Marlins, Marlinitas e 30mm Turrets para os PANDUR

Tudo Turco.

Tenho sérias dúvidas disso, já que o Exército já tem empresa para o serviço, faltando apenas a escolha final de qual a torre vai equipar as viaturas e que armamento será utilizado pelas mesmas.


Citar
4) Os nossos Futuros F-35?

F-35 - BLOCK KAAN


NOTA:
Portugal colocou-se numa boa posição.

Mais uma vez tenho sérias dúvidas, já que nem sequer vai haver concurso. O escolhido já do conhecimento geral (F-35).



Tenho sérias dúvidas disso, já que o Exército já tem empresa para o serviço, faltando apenas a escolha final de qual a torre vai equipar as viaturas e que armamento será utilizado pelas mesmas.

Não sabia CM - podes dizer qual e/ou explicar isso de se saber qual é a empresa mas não estar escolhido o material?


Mais uma vez tenho sérias dúvidas, já que nem sequer vai haver concurso. O escolhido já do conhecimento geral (F-35).

Eu não estaria assim tão convencido.
Uma coisa é o António Costa e o Lula tirarem uma foto á frente de um ST e transmitirem logo que era um projecto para avançar...
... outra coisa bem diferente é o CEMFA dizer que é o que quer. Isto ainda mais quando temos um MDN que, ele próprio, adoraria "negociar" uma compra de envergadura.
Portanto, quanto a caça eu considero tudo em aberto.

 :arrow: https://x.com/Defence360/status/1861502613260316889
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2071 em: Dezembro 20, 2024, 11:32:48 am »
O primeiro NPC em 2025? Vai demorar tão pouco tempo para ser construído?

::)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2072 em: Dezembro 20, 2024, 11:58:16 am »
O primeiro NPC em 2025? Vai demorar tão pouco tempo para ser construído?

::)

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É expectável que seja lançado o concurso para a construção do NPC durante o primeiro trimestre de 2024 e que a construção do primeiro navio tenha início no segundo/terceiro trimestre de 2024. O final da sua construção, e inerente aumento ao efetivo dos navios da Armada, ocorrerá no quarto trimestre de 2025.

 :arrow: https://www.marinha.pt/conteudos_externos/Revista_Armada/PDF/2024/RA_593.pdf
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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sivispacem

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2073 em: Dezembro 20, 2024, 12:24:48 pm »
O primeiro NPC em 2025? Vai demorar tão pouco tempo para ser construído?

::)

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É expectável que seja lançado o concurso para a construção do NPC durante o primeiro trimestre de 2024 e que a construção do primeiro navio tenha início no segundo/terceiro trimestre de 2024. O final da sua construção, e inerente aumento ao efetivo dos navios da Armada, ocorrerá no quarto trimestre de 2025.

 :arrow: https://www.marinha.pt/conteudos_externos/Revista_Armada/PDF/2024/RA_593.pdf

E agora qie o 4T de 2024 já chegou ao fim pode-se saber se a construção do NPC já começou e onde? Cá por coisas.....  :mrgreen:
Cumprimentos,
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2074 em: Dezembro 20, 2024, 01:16:24 pm »
Continuo a tentar perceber porque é que o meu post muito similar ao do Ghidra desapareceu.

Agradecia uma explicação dos moderadores.

Obrigado.
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2075 em: Dezembro 20, 2024, 03:05:54 pm »
O primeiro NPC em 2025? Vai demorar tão pouco tempo para ser construído?

::)

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É expectável que seja lançado o concurso para a construção do NPC durante o primeiro trimestre de 2024 e que a construção do primeiro navio tenha início no segundo/terceiro trimestre de 2024. O final da sua construção, e inerente aumento ao efetivo dos navios da Armada, ocorrerá no quarto trimestre de 2025.

 :arrow: https://www.marinha.pt/conteudos_externos/Revista_Armada/PDF/2024/RA_593.pdf

Então e esse concurso do 1T de 2024?😁😁😁😎😎
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saabGripen

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2076 em: Dezembro 20, 2024, 07:08:08 pm »
Depois da noticia dos dois "Oilers" e vistas as suas características, é tempo de pensar um pouco.

Pensem com o saabGripen.

1) Não são "Oilers".

São mais navios de combate. Podem servir de Navios Almirante (?).

    Sistemas de Comando e Controlo
    Combat Management System
    2 CIWS não me parece ser engano nos documentos (e neste video)
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Eu não acredito, até porque o que temos é para ser usado para reforçar as Meko e será colocado quando fizerem a modernização. Tudo o resto será bastante interessante, até porque que eu saiba a Marinha não tem qualquer "ECM Anti-drone Systems" instalado nos seus navios. A questão se pode ser ou não usado como navio almirante também é relevante.

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Thanks to their modular, original, and versatile design, the vessels will also be equipped to undertake humanitarian aid, search and rescue, and medical missions during crises. Fitted with an Integrated Communication System, the ships will have command and control capabilities that will enable efficient fleet coordination.


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2) SEWACO

Lembro aos colegas que (tanto quanto sabemos) ainda falta escolher um vencedor para o concurso de SEWACO na NSPA.
Lembro aos colegas que uma das empresas que concorreu foi a STM.
A minha pesquiza diz-me que a STM esteve envolvida na modernização das MECO Turcas
Por isso, tem experiência.
A STM não produz CMS e, portanto, o cliente escolhe-o (será?).

A minha conclusão é que poderia ser muito interessante escolher a STM para o projeto SEWACO (VdG e NPO), escolhendo sistemas de comunicação portugueses e CMS da Thales Edisoft (outro concorrente no concurso).
Se a Marinha quer o mesmo CMS nas VdG e nos 6 NPO, então não faz sentido ter um CMS diferente nos dois reabastecedores "combatentes".

Seja quem ganhar ficará a ser o CMS principal da Marinha já que estará presente em 2 Fragatas, 6 NPO e possivelmente nos NPC.

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3) Marlins, Marlinitas e 30mm Turrets para os PANDUR

Tudo Turco.

Tenho sérias dúvidas disso, já que o Exército já tem empresa para o serviço, faltando apenas a escolha final de qual a torre vai equipar as viaturas e que armamento será utilizado pelas mesmas.


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4) Os nossos Futuros F-35?

F-35 - BLOCK KAAN


NOTA:
Portugal colocou-se numa boa posição.

Mais uma vez tenho sérias dúvidas, já que nem sequer vai haver concurso. O escolhido já do conhecimento geral (F-35).



Tenho sérias dúvidas disso, já que o Exército já tem empresa para o serviço, faltando apenas a escolha final de qual a torre vai equipar as viaturas e que armamento será utilizado pelas mesmas.

Não sabia CM - podes dizer qual e/ou explicar isso de se saber qual é a empresa mas não estar escolhido o material?


Mais uma vez tenho sérias dúvidas, já que nem sequer vai haver concurso. O escolhido já do conhecimento geral (F-35).

Eu não estaria assim tão convencido.
Uma coisa é o António Costa e o Lula tirarem uma foto á frente de um ST e transmitirem logo que era um projecto para avançar...
... outra coisa bem diferente é o CEMFA dizer que é o que quer. Isto ainda mais quando temos um MDN que, ele próprio, adoraria "negociar" uma compra de envergadura.
Portanto, quanto a caça eu considero tudo em aberto.

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OK.
Mas pode muito bem ser que a modernização é a modernização...
e o equipar com canhões e Spike é o equipar com canhões e Spike.
 

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LM

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2077 em: Dezembro 21, 2024, 03:28:16 pm »
No base.gov já está o contrato publicado; procedimento por negociação sem publicação prévia de anúncio de concurso e com no montante global de 100 milhões de euros, a que acresce IVA, para o fornecimento de dois Navios Reabastecedores de Esquadra e Logísticos (NRE+/AOR).  A Construção descrita no Contrato será concluída 44 meses após a DEVC, mas nunca depois de 31 de dezembro de 2028. A conclusão da construção, aprestamento e Entrega Provisória do primeiro navio será realizada 36 meses após a DEVC (ie visto do Tribunal de Contas).
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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saabGripen

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2078 em: Dezembro 21, 2024, 05:10:22 pm »
No base.gov já está o contrato publicado; procedimento por negociação sem publicação prévia de anúncio de concurso e com no montante global de 100 milhões de euros, a que acresce IVA, para o fornecimento de dois Navios Reabastecedores de Esquadra e Logísticos (NRE+/AOR).  A Construção descrita no Contrato será concluída 44 meses após a DEVC, mas nunca depois de 31 de dezembro de 2028. A conclusão da construção, aprestamento e Entrega Provisória do primeiro navio será realizada 36 meses após a DEVC (ie visto do Tribunal de Contas).


Uma coisa que seria interessante saber é;

O que é que a Marinha considera "aprestamento de bordo"?

Será todo o equipamento do navio?

Alguém sabe?



Na minha opinião, vai haver muito MFE/GFE.


CLÁUSULA 20
Fornecimentos do Estado (Primeiro Outorgante)
1. O MFE/GFE, a IFE/GFI e os SFE/GFS estão definidos e indicados no ANEXO M e serão
fornecidos nas condições e termos nele expressos.
2. A entrega do MFE/GFE pelo Primeiro Outorgante será feita no prazo máximo de 25
meses a contar da DEVC para o equipamento que será instalado no território do Segundo
Outorgante, para fins de garantir a navegação IMO. Os restantes MFE/GFE definidos no
ANEXO M, serão objeto de instalação e integração em Portugal, sob a supervisão do
Segundo Outorgante, em instalações a definir pelo Primeiro Outorgante. O prazo para a
instalação e integração dos mesmos deverá ocorrer até ao final do período de garantia
do segundo Navio.
3. A IFE/GFI relativa a todo o MFE/GFE será fornecida pelo Primeiro Outorgante até ao
final do Projeto Detalhado (DEVC + 6 meses), ou mais tarde, se acordado entre as Partes.
A IFE/GFI será fornecida de acordo com o Documento de Controlo de Integração
« Última modificação: Dezembro 21, 2024, 05:18:42 pm por saabGripen »
 

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Duarte

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2079 em: Dezembro 21, 2024, 06:33:45 pm »
Continuo a tentar perceber porque é que o meu post muito similar ao do Ghidra desapareceu.

Agradecia uma explicação dos moderadores.

Obrigado.


Também eu gostava de saber porque  certos posts são inexplicavemente apagados, enquanto outros que contêm propaganda russa amplamente desmentida e outros que violam as regras do fórum mantêm-se.
« Última modificação: Dezembro 22, 2024, 12:12:22 am por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.
 

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Duarte

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2080 em: Dezembro 21, 2024, 07:00:28 pm »

Uma coisa que seria interessante saber é;

O que é que a Marinha considera "aprestamento de bordo"?

Será todo o equipamento do navio?

Alguém sabe?



Na minha opinião, vai haver muito MFE/GFE.


CLÁUSULA 20
Fornecimentos do Estado (Primeiro Outorgante)
1. O MFE/GFE, a IFE/GFI e os SFE/GFS estão definidos e indicados no ANEXO M e serão
fornecidos nas condições e termos nele expressos.
2. A entrega do MFE/GFE pelo Primeiro Outorgante será feita no prazo máximo de 25
meses a contar da DEVC para o equipamento que será instalado no território do Segundo
Outorgante, para fins de garantir a navegação IMO. Os restantes MFE/GFE definidos no
ANEXO M, serão objeto de instalação e integração em Portugal, sob a supervisão do
Segundo Outorgante, em instalações a definir pelo Primeiro Outorgante. O prazo para a
instalação e integração dos mesmos deverá ocorrer até ao final do período de garantia
do segundo Navio.
3. A IFE/GFI relativa a todo o MFE/GFE será fornecida pelo Primeiro Outorgante até ao
final do Projeto Detalhado (DEVC + 6 meses), ou mais tarde, se acordado entre as Partes.
A IFE/GFI será fornecida de acordo com o Documento de Controlo de Integração

O relativo baixo custo destes dois navios já levantou muitas dúvidas aqui. Como já sabemos as RWS 12,7mm estão incluídas noutro processo de aquisição e sabemos que outros sistemas ( SEWACO, etc. ) são concursos separados e é muito provável que o real custo total de cada navio será maior e que alguns sistemas serão incuídos noutros concursos.
« Última modificação: Dezembro 21, 2024, 07:08:57 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2081 em: Dezembro 24, 2024, 04:42:56 pm »
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Já eu aconselharia a compra de dois rebocadores para acompanhar os dois reabastecedores…..
Se vocês imaginassem o número de vezes que esse sistema de propulsão da “raia….”
1 motor… uma caixa redutora….um veio….
Então diz-nos lá esse número sff?
Porque na realidade mais de 90% dos navios mercantes com dimensões semelhantes têm apenas 1 motor, 1 caixa, 1 veio... e não os vejo a navegar acompanhados por rebocadores.
Sejamos sérios, senão é complicado.
Vejo há dezenas de anos os navios que atracam num porto à porta de minha casa. Alguns deles repetindo viagens de 15 em 15 dias há 30 anos. Avarias de MP? Quase zero.
Navios com 2 MP e uma linha de veios? Cada vez menos.
Navios com 2 MP e 2 linhas de veios? Raros e normalmente de maior dimensão.
Neste tipo de navio traz grandes vantagens? Não. Redundância é relativa porque a potência é transmitida apenas a 1 linha de veio,  portanto, só é útil se a avaria for na MP. E neste caso os navios até vão ter a possibilidade de navegar a velocidade reduzida utilizando os geradores. No caso da avaria ser no hélice ou linha de veio estamos na mesma...fdds.
Navios como os NPO terem 2 MP com 2 Linhas de veio, mais do que fiabilidade,  dá-lhes outra capacidade de manobra e velocidade,  que neste caso pouco interessa.
O mesmo se passando com os verdadeiros navios  combatentes.
É impressionante como qualquer coisa serve para desmerecer o pouco que se faz. Típica mentalidade tuga. Não gostam da cor, do nome, do desenho... dassseeee.

Típica mentalidade tuga é a sua.
Mentalidade de quem vê os navios da janela do quarto e já se acha um entendido.
Mentalidade de quem come propaganda à pazada e acredita piamente no que o dono lhe diz.

A configuração dos reabastecedores tá boa para os padrões das  traineiras que abastecem as ilhas. 
Parabéns!
Vamos todos bater palmas!!

Diga o que você disser: como navios militares reabastecedores de frota
são uma 💩! Ponto.
 

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PTWolf

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2082 em: Dezembro 24, 2024, 05:16:49 pm »
como navios militares reabastecedores de frota
são uma 💩! Ponto.

Por ignorancia minha e sem querer aqui fazer de advogado do diabo, porque são uma  💩?
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2083 em: Dezembro 24, 2024, 06:57:10 pm »
Fiz a comparação a olhometro e apesar do NRP Berrio ser um pouco maior, estes navios levarão mais liquidos e sólidos. Ainda são navios roll on roll off que dão uma capacidade de transporte que o Berrio não tinha.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Duarte

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #2084 em: Dezembro 25, 2024, 06:18:49 am »

Sabe-se já os nomes desta nova classe? Vou apostar: São Gabriel e São Brás.  c56x1
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