Depois da noticia dos dois "Oilers" e vistas as suas características, é tempo de pensar um pouco.
Pensem com o saabGripen.
1) Não são "Oilers".
São mais navios de combate. Podem servir de Navios Almirante (?).
Sistemas de Comando e Controlo
Combat Management System
2 CIWS não me parece ser engano nos documentos (e neste video)
Decoy launching Stations
Sistema de Comunicações que permite Reconhecimento por drones
Link 16 e 22
ECM Anti-drone Systems + EW-ESM
2) SEWACO
Lembro aos colegas que (tanto quanto sabemos) ainda falta escolher um vencedor para o concurso de SEWACO na NSPA.
Lembro aos colegas que uma das empresas que concorreu foi a STM.
A minha pesquiza diz-me que a STM esteve envolvida na modernização das MECO Turcas
Por isso, tem experiência.
A STM não produz CMS e, portanto, o cliente escolhe-o (será?).
A minha conclusão é que poderia ser muito interessante escolher a STM para o projeto SEWACO (VdG e NPO), escolhendo sistemas de comunicação portugueses e CMS da Thales Edisoft (outro concorrente no concurso).
Se a Marinha quer o mesmo CMS nas VdG e nos 6 NPO, então não faz sentido ter um CMS diferente nos dois reabastecedores "combatentes".
Parece-me que uma relação entre as FFAA portuguesas, a Indústria de Defesa portuguesa e a Indústria de Defesa turca seria muito interessante para Portugal, sendo que a Turquia passa neste momento por dificuldades económicas.
Ao mesmo tempo, a Turquia acaba por estar nas mesmas condições que o Brasil. Precisa de uma porta de entrada para o mercado de defesa NATO/EU.
E, se olharem para o mapa, Portugal até tem - a modos que - a forma de uma porta.
3) Marlins, Marlinitas e 30mm Turrets para os PANDUR
Tudo Turco.
4) Os nossos Futuros F-35?
F-35 - BLOCK KAAN
NOTA:
Portugal colocou-se numa boa posição.
A imprensa Turca refere esta venda a Portugal como um Marco Histórico para eles, visto serem os primeiros navios de guerra que vendem a um país NATO+CE.
É aproveitar.