ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

  • 1247 Respostas
  • 309035 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23133
  • Recebeu: 4090 vez(es)
  • Enviou: 2864 vez(es)
  • +2675/-4478
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #405 em: Dezembro 28, 2011, 01:50:04 pm »
Venda dos Estaleiros de Viana mantém dois interessados

Elisabete Felismino e Elisabete Soares  
28/12/11 00:05

   
Duas propostas para salvar a empresa estão em cima da mesa. Decisão pode sair em 2012.

A privatização de parte do capital dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) é um dossier que o Governo mantém em aberto. O Diário Económico sabe que, neste momento, duas das empresas que apresentaram propostas continuam a negociar a compra de 35% a 65% da posição do Estado nos estaleiros.

A negociação com os dois interessados na privatização - que poderá prolongar-se durante as primeiras semanas do próximo ano - pode ser um sinal positivo no futuro da ENVC. Mas, caso as conversações entre o Governo e os potenciais interessados para a venda de parte do capital não chegue a bom termo, a empresa naval de Viana do Castelo enfrenta risco de encerramento.

No início de Setembro, o presidente dos estaleiros, Jorge Camões, apresentou aos trabalhadores as propostas que o Governo tinha para viabilizar a empresa. Na altura, o gestor confirmou que estavam várias propostas em discussão. Foi conhecido o interesse de um grupo nacional, de outro espanhol e ainda de um terceiro, asiático. Para além destes três grupos, haveria ainda quatro propostas de parceria que estavam em apreciação.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #406 em: Dezembro 28, 2011, 04:04:53 pm »
Citar


(ENVC) precisam de um aumento de capital de €37 milhões e de mais €20 milhões para tesouraria.



Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) precisam, já no início deste ano, de 57 milhões de euros.

O valor foi avançado ao Económico por Vicente Ferreira, presidente do conselho de administração da ‘holding' que agrega as empresas do Estado na área da Defesa. O gestor disse que a empresa necessita de um aumento de capital de, no mínimo, 37 milhões de euros e de uma injecção de tesouraria de mais 20 milhões de euros.

A actual administração, em funções desde Agosto, apresentou ao Governo "no início de Novembro" estudos para os ENVC que apontam para quatro soluções possíveis: a viabilização optimizada (dependente de uma carteira de encomendas e de viabilização financeira), uma viabilização mediana, a manutenção da situação actual, "que é inviável" e a "hipótese de encerramento da empresa se não se conseguir uma carteira de clientes ou interessados" na compra de uma participação.

Em cima da mesa está a possibilidade de viabilização da empresa com a entrada de um parceiro. "Estivemos em conversações com oito grupos económicos na área da construção naval e da indústria metalomecânica", sendo que actualmente existem duas propostas em cima da mesa, disse, confirmando o que o Diário Económico noticiou na edição de hoje.

"A entrada no capital pode ser feita no modelo da OGMA, com a venda de uma participação maioritária e o Estado ficar com uma parte do capital com direito de voto em questões de interesse nacional", fez saber Vicente Ferreira.

"O Governo já conhece as propostas mas é preciso que sejam consideradas atractivas e que seja aprovado em conselho de ministros o processo de reprivatização", lembra, referindo que é fundamental que isso aconteça o mais rapidamente possível. "Estamos no momento de decisão", frisou, deixando a ideia de que, se tal não acontecer, os ENVC podem fechar.

Passivo atinge os 263 milhões de euros no final deste ano

Os ENVC fecharam 2010 com prejuízos de 41 milhões de euros e encomendas no valor de apenas 20 milhões de euros, cerca de metade do valor registado em 2010. Para 2011, a previsão é de que as perdas atinjam os 8 milhões de Euros e os capitais próprios negativos os 96 milhões de euros. Os encargos fixos mensais de funcionamento atingem os 2,5 milhões de euros.

O passivo da empresa deverá atingir os 263 milhões de euros no final deste ano. Em 2010, este valor foi de 240 milhões de euros. O endividamento bancário, por seu turno, atingiu os 160 milhões de euros, com o serviço de dívida estimado em oito milhões de euros em 2011.

O défice do fundo de pensões atinge os 10 milhões de euros, com custos de gestão acima dos 500 mil euros, acrescentou o presidente do conselho de administração da empresa.

Vicente Ferreira lembrou ainda a questão do ferry Atlântida, que foi recusado pelo armador e que, devido às características específicas para os Açores, não foi possível concretizar a venda a outros potenciais interessados. Os ENVC tiveram de entregar os pagamentos já feitos ao armador, tendo sido necessário um financiamento junto da Caixa Geral de Depósitos no valor de 37 milhões de euros. Os custos de construção do navio atingiram os 57 milhões de euros, sendo que o preço de venda definido com o armador era de 44 milhões de

http://economico.sapo.pt/noticias/estaleiros-de-viana-do-castelo-precisam-de-57-milhoes_134692.html

Pode-se acrescentar que os grupos económicos que desistiram do investimento nos ENVC  queriam a empresa fechasse, o actual acionista ESTADO assumisse as suas responsabilidades em relação ao passivo e para com os trabalhadores,  para depois começar do zero com uma empresa nova e livre de encargos.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5587
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 870 vez(es)
  • +720/-2701
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #407 em: Dezembro 30, 2011, 07:18:07 pm »
Citar
Segundo o presidente da Empordef, Vicente Ferreira, a “total dependência dos ENVC” relativamente a encomendas militares vai prejudicar a empresa em 2012, dado que tanto o Orçamento do Estado para 2012 como a Lei de Programação Militar (LPM), que irá ser revista, não prevêem verbas para os programas de equipamento da Armada.

 A carteira de encomendas dos Estaleiros vai ficar reduzida a menos de 30%, segundo o administrador, resumindo-se aos dois asfalteiros encomendados pela Petrolífera da Venezuela, que representam 128 milhões de euros.

 A Marinha Portuguesa recebeu há cerca de um ano o primeiro de dois navios de patrulha oceânicos - o N.R.P Viana do Castelo -, estando o segundo em fase de finalização.

 Já as cinco lanchas de fiscalização costeira e o navio polivalente logístico, encomendas do ramo no valor de quase 400 milhões de euros, estavam com “atrasos enormes” e agora ficaram congelados devido às restrições orçamentais previstas.

 Vicente Ferreira adiantou que a administração da Empordef está “em busca de parcerias nacionais e internacionais” e referiu que actualmente “há muita procura em termos de navios de apoio a plataformas petrolíferas e para construção de componentes das próprias plataformas”, algo que os ENVC “podem fabricar”.

 Segundo o presidente da Empordef, os ENVC possuem também “grandes stocks de aço”, mas grande parte já está “obsoleto” devido ao aparecimento de “novos materiais” e à ausência de novos projectos de construção. Os estaleiros têm um índice de produtividade “inferior em 50% à média europeia do sector. Com Lusa

http://www.ionline.pt/dinheiro/crise-marinha-da-golpe-misericordia-aos-estaleiros-viana
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3162
  • Recebeu: 430 vez(es)
  • Enviou: 225 vez(es)
  • +719/-9316
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #408 em: Janeiro 02, 2012, 05:55:22 pm »
Estaleiros: gestão incapaz de pagar salários de Dezembro


Citar
A administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) ainda não pagou os salários do mês de Dezembro e admite desconhecer quando fará as transferências, tendo em conta a «total incapacidade para obter fundos».

A situação foi reconhecida esta segunda-feira por fonte oficial dos ENVC à Lusa, admitindo tratar-se da «primeira vez» que o pagamento dos salários não foi feito até ao dia 26 de Dezembro.

«Face à situação da empresa há obrigações que estão a ser difíceis de cumprir. O pagamento aos trabalhadores será sempre a prioridade, estão à frente de outros credores», disse ainda a mesma fonte.

A empresa tem actualmente nos seus quadros pouco mais de 650 trabalhadores e paga todos os meses cerca de um milhão de euros em vencimentos.

«Estamos a aguardar pela disponibilização de uma linha de financiamento para liquidar esses e outros compromissos, mas nesta altura não temos qualquer previsão. Queremos acreditar que está iminente», acrescentou a fonte.

A administração dos ENVC confirmou ainda estar a negociar um plano para regularizar uma dívida à Segurança Social, devido a um atraso de três meses no pagamento das contribuições dos trabalhadores.

Na semana passada, o presidente da Empordef, Vicente Ferreira, tinha já admitido que os ENVC precisavam, no início de 2012, de 57 milhões de euros.

Esta operação poderia ser concretizada com um aumento de capital de 37 milhões de euros e de mais 20 milhões para tesouraria.
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #409 em: Janeiro 03, 2012, 11:20:19 am »
Nao tenho dúvidas nenhumas;

Isto vai fechar!

Amanha os trabalhadores vao deslocar-se a Lisboa

Vamos exigir ao ministro da defesa que tome uma decisão Ja!  ou fecha a empresa vez,  ou faz alguma coisa!  As coisas assim  nao podem continuar
cada dia que passa a situaçao é pior e o Ministério anda de adiamento em adiamento sem fazer nada!

Está nas mãos do ministro da Defesa, que tem sido exímio nestes últimos seis meses a fazer adiamentos consecutivos mas, de concreto, ainda não fez nada. É momento de tomar uma decisão de uma vez por todas. Ou sim ou não

Se o Governo quiser fechar os ENVC que o anuncie e já,
Além dos salários de dezembro por pagar aos 650 trabalhadores, a empresa enfrenta outras dificuldades devido à falta de liquidez, o que está a impedir a realização de algumas «compras básicas, mas também o fornecimento de material necessário às construções em curso.
 


*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23133
  • Recebeu: 4090 vez(es)
  • Enviou: 2864 vez(es)
  • +2675/-4478
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #411 em: Janeiro 04, 2012, 02:35:19 pm »
Uma vergonha... :evil:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #412 em: Janeiro 04, 2012, 06:25:01 pm »
Ministro garante salarios nas proximas horas.

Seguem as negociações. com investidor.

A construção dos navios asfalteiros para a Venezuela ja leva um atraso de 4 meses, se os ENVC entram em incomprimento  com este cliente vão enfiar-se  definitivamente num buraco sem fundo.

Enquanto o Ministro negoceia,  a gente pode continuar a jogar a sueca!
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21366
  • Recebeu: 6897 vez(es)
  • Enviou: 7921 vez(es)
  • +8070/-12630
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #413 em: Janeiro 04, 2012, 07:45:16 pm »
Estaleiros de Viana
Ministério da Defesa já tem "solução" para pagar salários de dezembro
04 | 01 | 2012   18.32H

O Ministério da Defesa anunciou hoje que a administração da EMPORDEF já encontrou "uma solução para a regularização dos salários de dezembro" dos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

"A administração da EMPORDEF deu conhecimento ao Ministério da Defesa que foi encontrada uma solução para a regularização dos salários referentes ao mês de dezembro", refere um comunicado divulgado pela tutela.

Já o presidente da comissão de trabalhadores dos ENVC, António Barbosa, afirmou aos jornalistas que o pagamento destes ordenados em atraso "está por horas". O responsável falava no Ministério da Defesa, após um encontro com o ministro José Pedro Aguiar Branco.
Destak/Lusa
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +43/-254
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #414 em: Janeiro 04, 2012, 10:00:05 pm »
P44, o chaimites é mais rápido que a lusa.  :D

O que é muito triste nesta notícia é que o problema de raíz nao é resolvido. A única coisa que o estado está a fazer neste momento é desvalorizar a empresa através da injeçao de dinheiro dos contribuintes, que é apenas utilizado para pagar a trabalhadores que nao estao a fazer nenhum. E nao estao a fazer nada porque o estado os deixa trabalhar, pois agora tem trabalho porque os asfalteiros sao pa fazer. No final vai-se ter de pagar horas extraordinárias aos funcionários (rebentando com a margem de lucro) para cumprir os prazos de modo a evitar e a Venezuela cancele o contracto e peça indemenizaçao.
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #415 em: Janeiro 05, 2012, 06:21:30 am »
O Aço está pedido, mas o fornecedor nao entrega sem dinheiro "á vista" Os ENVC não tem crédito,  se esta situação não se desbloquear  rapidamente é o fim!  

Vamos todos realizar  o sonho  do Coelho,  Imigrar!
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #416 em: Janeiro 05, 2012, 10:39:53 am »


 
 A pior tortura que se pode fazer a um condenado à morte é dar-lhe esperança de vida.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21366
  • Recebeu: 6897 vez(es)
  • Enviou: 7921 vez(es)
  • +8070/-12630
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #417 em: Janeiro 05, 2012, 11:47:58 am »
Muito triste :(
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #418 em: Janeiro 05, 2012, 02:48:37 pm »
Caros amigos

Esta é a minha última participação no forumdefesa  sob o pseudónimo de  chaimites.
O chaimites está cansado e vai retirar-se.  

Abraço a todos.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5587
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 870 vez(es)
  • +720/-2701
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #419 em: Janeiro 05, 2012, 03:26:10 pm »
Citação de: "chaimites"
Caros amigos

Esta é a minha última participação no forumdefesa  sob o pseudónimo de  chaimites.
O chaimites está cansado e vai retirar-se.  

Abraço a todos.

Boa sorte para o futuro!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva