Venda dos Estaleiros de Viana mantém dois interessados
Elisabete Felismino e Elisabete Soares
28/12/11 00:05
Duas propostas para salvar a empresa estão em cima da mesa. Decisão pode sair em 2012.
A privatização de parte do capital dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) é um dossier que o Governo mantém em aberto. O Diário Económico sabe que, neste momento, duas das empresas que apresentaram propostas continuam a negociar a compra de 35% a 65% da posição do Estado nos estaleiros.
A negociação com os dois interessados na privatização - que poderá prolongar-se durante as primeiras semanas do próximo ano - pode ser um sinal positivo no futuro da ENVC. Mas, caso as conversações entre o Governo e os potenciais interessados para a venda de parte do capital não chegue a bom termo, a empresa naval de Viana do Castelo enfrenta risco de encerramento.
No início de Setembro, o presidente dos estaleiros, Jorge Camões, apresentou aos trabalhadores as propostas que o Governo tinha para viabilizar a empresa. Na altura, o gestor confirmou que estavam várias propostas em discussão. Foi conhecido o interesse de um grupo nacional, de outro espanhol e ainda de um terceiro, asiático. Para além destes três grupos, haveria ainda quatro propostas de parceria que estavam em apreciação.