Os 28 F16A/B MLU da FAP

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abatista

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« Responder #330 em: Setembro 06, 2008, 03:25:36 pm »
Ya, vai haver uma demonstração feita pelas FA, hoje e amanhã, em parceria com a Air Race. Esses f16, provavelmente, fazem parte disso. Amanhã, se calhar, passo lá em baixo. :P
 

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Nuno

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« Responder #331 em: Setembro 07, 2008, 04:17:19 am »
Tambem aqui na Guarda (hoje pelas 15 / 16 h) passaram pelo menos 4 F16,
não é normal passarem ao fim de semana.
 Não sei porquê mas tem se tornado habitual a passagem de aviões por aqui.
 Será devido á proximidade do "Campo de Tiro de Penamacor"?
 

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tgcastilho

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« Responder #332 em: Setembro 07, 2008, 02:19:09 pm »
Mais umas a sair da fornalha.






 

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jmg

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« Responder #333 em: Setembro 07, 2008, 02:48:13 pm »
Boa.
 :G-Ok:
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

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tgcastilho

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« Responder #334 em: Setembro 07, 2008, 05:06:29 pm »
Tenho aqui mais umas acabadinhas de sair da fornalha desta vez dos Asas









 

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triton

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« Responder #335 em: Setembro 07, 2008, 09:45:19 pm »
eu vi foi passarem três F16 em S. pedro de moel, perto da marinha grande.
os F16 passavam todos os dias e ficavam a voar uns bons minutos, adorei vê-los.
até filmei com o telemovel, mas só se houve o barulho dos caças e o céu, os caças estavam a voar a grande altitude
se quiserem coloco aqui os videos
 

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nelson38899

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« Responder #336 em: Setembro 11, 2008, 09:18:08 am »
Um pouco offtopic

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Jordan Buys 20 F-16 MLU from Holland, Belgium

In April 2006, our Benelux subscriber David Vandenberghe lets us know that the Gazet van Antwerpen is reporting that Jordan is acquiring surplus F-16 A/B fighters which underwent the MLU (mid-life upgrade). DID noted in November 2005 that Jordan had already acquired 3 two-seater F-16Bs from the Netherlands for training purposes. To date, Jordan has received a total of 35 F-16s from the US and Dutch governments (16+17+3).

The Netherlands MvD and Belgian Ministries of Defence later confirmed the sale, signing a declaration of intent (in Amman) to sell 20 surplus F-16 MLU aircraft: 5 single seat F-16AM and 3 dual seat F-16BM’s from the Dutch inventory (108 aircraft remaining operational), and 12 Belgian Air Force F-16 MLUs (specific types not designated).

http://www.defenseindustrydaily.com/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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PereiraMarques

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« Responder #337 em: Setembro 13, 2008, 05:18:59 pm »
Citar
F-16 Fighting Falcon - Matrículas FAP

----------------------------------------------
Matrícula FAP, Tipo/Modelo, Estado
----------------------------------------------
15100, F-16A *
15101, F-16A OCU (em processo de MLU, OGMA)
15102, F-16A OCU (activo, Esq. 201)
15103, F-16A OCU (activo, Esq. 201)
15104, F-16A OCU (em processo de MLU, BA5)
15105, F-16A OCU (activo, Esq. 201)
15106, F-16A OCU (activo, Esq. 201)
15107, F-16A OCU (activo, Esq. 201)
15108, F-16A OCU (activo, Esq. 201)
15109, F-16A OCU (activo, Esq. 201)
15110, F-16A OCU (em processo de MLU, OGMA)
15111, F-16A OCU (destruído em acidente BA5, 08/03/2002)
15112, F-16A OCU (activo, Esq. 201)
15113, F-16A OCU (activo, Esq. 201)
15114, F-16A OCU (activo, Esq. 201)
15115, F-16A OCU (em processo de MLU, BA5)
15116, F-16A OCU (activo, Esq. 201)
15117, F-16A OCU (activo, Esq. 201)
15118, F-16B OCU (activo, Esq. 201)
15119, F-16B OCU (activo, Esq. 201)
15120, F-16B OCU (activo, Esq. 201)
15121, F-16A MLU (activo, Esq. 301)
15122, F-16A MLU (activo, Esq. 301)
15123, F-16A MLU (activo, Esq. 301)
15124, F-16A MLU (activo, Esq. 301)
15125, F-16A (em conversão MLU)
15126, F-16A MLU (brevemente activo) [1]
15127, F-16A (em conversão MLU)
15128, F-16A (em conversão MLU)
15129, F-16A
15130, F-16A
15131, F-16A
15132, F-16A
15133, F-16A MLU (activo, Esq. 301)
15134, F-16A MLU (activo, Esq. 301)
15135, F-16A
15136, F-16A
15137, F-16B MLU (activo, Esq. 301)
15138, F-16B MLU (activo, Esq. 301)
15139, F-16B MLU (activo, Esq. 301)
15140, F-16B MLU (destruído em acidente BA5, 28/01/2008)
15141, F-16A

* célula marcada como "15100"; apenas para exposição estática.


 :arrow: http://callsignafp.blogspot.com/2008_01_01_archive.html

[1] Fontes no 9 G's indicam que "15126" já terá feito dois vôos.
 

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P44

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« Responder #338 em: Setembro 16, 2008, 05:57:08 pm »
Citação de: "nelson38899"
Um pouco offtopic

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Jordan Buys 20 F-16 MLU from Holland, Belgium

In April 2006, our Benelux subscriber David Vandenberghe lets us know that the Gazet van Antwerpen is reporting that Jordan is acquiring surplus F-16 A/B fighters which underwent the MLU (mid-life upgrade). DID noted in November 2005 that Jordan had already acquired 3 two-seater F-16Bs from the Netherlands for training purposes. To date, Jordan has received a total of 35 F-16s from the US and Dutch governments (16+17+3).

The Netherlands MvD and Belgian Ministries of Defence later confirmed the sale, signing a declaration of intent (in Amman) to sell 20 surplus F-16 MLU aircraft: 5 single seat F-16AM and 3 dual seat F-16BM’s from the Dutch inventory (108 aircraft remaining operational), and 12 Belgian Air Force F-16 MLUs (specific types not designated).

http://www.defenseindustrydaily.com/

complementando...

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Transfer of First F-16s to Jordan
 
 
(Source: Belgian Armed Forces; issued Sept. 11, 2008)
 
   
 

A surplus Belgian air force F-16 taking off on its ferry flight to Jordan, which has bought 20 upgraded F-16s from Belgium and the Netherlands. (Photo © Eric Coeckelberghs)

At the end of August 2007 the Belgian authorities finalised the sale of 14 F-16 (12 F-16AM and 2 F-16BM) fighters to Jordan for the total price of 70 million Euros. This sale is part of an agreement Jordan signed with Belgium and the Netherlands for the sale of 20 F-16 MLU fighters (6 of which are former Dutch Air Force aircraft and 14 ex-Belgian Air Force).

After the necessary modifications Jordanian pilots are receiving their training in Belgium (OCU Squadron at Kleine Brogel air base) before returning with their mounts to their country.

The Royel Jordanian Air Force already operates 33 surplus USAF F-16A/B air defense fighters, part of which is to be upgraded to MLU standards, and 3 former Koninklijke Nederlandse Luchtmacht (Dutch air force) F-16BMs.

The Belgian aircraft involved are:

--F-16AM: serial numbers FA-58, -60, -61, -65, -66, -73, -74, -75, -76, -78, -88, and -90.
--F-16BM: serial numbers FB-04 (replaces FB-01 previously announced) and FB-08.

On Tuesday September 9th 2008 five of these aircraft had their Belgian nationality markings removed and replaced by the Royal Jordanian Air Force markings and serials.

Four of these aircraft are to fly to Jordan via Aviano airbase in Italy and are therefore equipped with three drop tanks giving the needed range to the aircraft. It was initially said that the aircraft were to be refuelled in the air by tankers but apparently in a last minute change this was abandoned.

The aircraft which are involved in the flight on 10 September are former FA-58 ("140"), FA-61 ("142"), FA-73 ("145"), FB-04("138") and FB-08 ("139"). FA-73 was the spare aircraft in case of technical problems with one of the other aircraft but it remained at Kleine Brogel as everything went very smoothly.

The flight was via Aviano (Italy) and Souda (Crete).

-ends-

 
http://www.defense-aerospace.com/cgi-bi ... e=release#
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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PedroM

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« Responder #339 em: Setembro 26, 2008, 12:02:40 pm »
Peço a vossa ajuda para a seguinte questão:

No caso de parte significativa dos F16 MLU serem actualizados para o padrão M5 ou outros que venham a ser posteriormente desenvolvidos, e equipados com radares AESA, em princípio disponíveis a partir de 2010, até que ponto ou até quando, isso os manterá como um equipamento eficaz, considerando as "novidades" que aí vêm:
- Novos Typhoon
- Rafale padrão F3
- Grippen NG

Dito de outro modo, o que torna um F16 M5 e quipado com um radar AESA, definitivamente inferior àquelas "novidades"?

Agradeço a vossa ajuda, porque eu não percebo nada disto e já me esforcei bastante para fazer uma pergunta que faça sentido (acho eu).  :)
 

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nelson38899

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« Responder #340 em: Setembro 26, 2008, 12:38:24 pm »
Na minha humilde opinião, o F16 mantêm-se uma aeronave capaz, enquanto puder usar os mesmas armas que esses aviões mencionados e ter um radar com uma capacidade semelhante a esses aviões.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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PedroM

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« Responder #341 em: Setembro 26, 2008, 02:42:53 pm »
Essa é também a minha maneira de ver as coisas. Espero é estar a vê-las bem...
 

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AC

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« Responder #342 em: Setembro 26, 2008, 10:18:53 pm »
Coisas que esses aviões têm ou provavelmente irão ter e dificilmente iremos ver num F-16
- Maior manobrabilidade
- Forward Looking Infra Red para ar/ar.
- Melhor conjugação dos vários sensores
- Troca de dados entre grupos de aviões, incluindo a capacidade de coordenar os radares para aumentar a capacidade de detecção
- Link com mísseis ar/ar como o Meteor ou AIM-120D
- Passagem de controlo dos mísseis referidos acima entre aviões
- Capacidade de viajar a velocidades supersónicas sem ter de recorrer ao afterburner e portanto, sem incorrer no enorme consumo de combustível que caracteriza o afterburner
- ...

Depois há coisas que não têm a ver só com tecnologia.
Um Typhoon é um bocadinho maior que um F-16 pode levar mais armamento e/ou combustível e pode receber um radar maior e mais potente do o que cabe num F-16.

Já para um Grippen NG isto pode não ser verdade.
 

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PedroM

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« Responder #343 em: Setembro 27, 2008, 12:40:18 am »
De facto há coisas que são intorneaveis, nomeadamente a questão do tamanho da aeronave. Por ter dimensões mais reduzidas que o Typhoon e o Rafale, o F16 provavelmente nunca poderá ter um radar tão potente quanto o destas aeronaves. A dimensão condiciona também a capacidade de transportar combustível.
No que se refere à questão da manobralidade e de supercruise, de acordo, acho que o F16 "nunca chegará lá".

Já no que respeita a:

- Forward Looking Infra Red para ar/ar.
- Melhor conjugação dos vários sensores
- Troca de dados entre grupos de aviões, incluindo a capacidade de coordenar os radares para aumentar a capacidade de detecção
- Link com mísseis ar/ar como o Meteor ou AIM-120D
- Passagem de controlo dos mísseis referidos acima entre aviões

Do alto da minha ignorância atrevo-me a dizer que não vejo razão para que não façam parte de um futuro MLU padrão M?.
O programa MLU trouxe aos F16 A/B capacidades que ainda há poucos anos eram autenticas miragens. Agora o padrão M5 trará a possibilidade de utilizar misseis stand-off, como o AGM-154. Trará igualmente o sistema ESTER que permitirá aos lançadores triplos TER-9 lançar as chamadas "bombas inteligentes". Em 2010 o F16 poderá contar com um radar AESA.
Ou seja do ponto de vista técnico creio que seria (será?) possível ver o F16 adquirir senão todas pelo menos algumas das capacidades acima listadas. A questão está em que o programa MLU não é eterno, creio até que não terá muitos mais anos à sua frente.
De facto dos 5 países que fazem parte do programa MLU, Portugal, Belgica, Dinamarca, Holanda e Noruega, três deles prevêm que a substituição dos F16 se inicie o mais tardar em meados da próxima decada, são os casos da Noruega, Holanda e Dinamarca. Quanto à Belgica desconheço o que pretende fazer e de Portugal, todos sabemos que depois do programa MLU "no pasa nada" até pelo menos 2020 ou até 2025, de acordo com recentes declarações do CEMFA.

Assim sendo enquanto houver MLU tudo bem, mas a década de 2015-2025 arrisca-se a ser bem penosa para a FAP.

Que solução para isto?
 

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AC

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« Responder #344 em: Setembro 27, 2008, 01:26:53 am »
Citação de: "PedroM"
Do alto da minha ignorância atrevo-me a dizer que não vejo razão para que não façam parte de um futuro MLU padrão M?.


Tecnicamente, também me parece possível integrar tudo isso num F-16.

Mas integrar tudo isso requer desenvolvimentos à plataforma, particularmente do sistema de armamento.
E embora haja uns 4000 F-16 por esse mundo fora, muitos já contam com muitas horas de voo e não estão a ficar mais novos.
Fazendo um pouco de futurologia, duvido que se venham a reunir as condições económico-políticas para isso se realizar.

Honestamente, não vejo soluções a não ser adquirir aeronaves novas atempadamente ou, como de costuma, aguentar até ter mesmo de ser.