De facto há coisas que são intorneaveis, nomeadamente a questão do tamanho da aeronave. Por ter dimensões mais reduzidas que o Typhoon e o Rafale, o F16 provavelmente nunca poderá ter um radar tão potente quanto o destas aeronaves. A dimensão condiciona também a capacidade de transportar combustível.
No que se refere à questão da manobralidade e de supercruise, de acordo, acho que o F16 "nunca chegará lá".
Já no que respeita a:
- Forward Looking Infra Red para ar/ar.
- Melhor conjugação dos vários sensores
- Troca de dados entre grupos de aviões, incluindo a capacidade de coordenar os radares para aumentar a capacidade de detecção
- Link com mísseis ar/ar como o Meteor ou AIM-120D
- Passagem de controlo dos mísseis referidos acima entre aviões
Do alto da minha ignorância atrevo-me a dizer que não vejo razão para que não façam parte de um futuro MLU padrão M?.
O programa MLU trouxe aos F16 A/B capacidades que ainda há poucos anos eram autenticas miragens. Agora o padrão M5 trará a possibilidade de utilizar misseis stand-off, como o AGM-154. Trará igualmente o sistema ESTER que permitirá aos lançadores triplos TER-9 lançar as chamadas "bombas inteligentes". Em 2010 o F16 poderá contar com um radar AESA.
Ou seja do ponto de vista técnico creio que seria (será?) possível ver o F16 adquirir senão todas pelo menos algumas das capacidades acima listadas. A questão está em que o programa MLU não é eterno, creio até que não terá muitos mais anos à sua frente.
De facto dos 5 países que fazem parte do programa MLU, Portugal, Belgica, Dinamarca, Holanda e Noruega, três deles prevêm que a substituição dos F16 se inicie o mais tardar em meados da próxima decada, são os casos da Noruega, Holanda e Dinamarca. Quanto à Belgica desconheço o que pretende fazer e de Portugal, todos sabemos que depois do programa MLU "no pasa nada" até pelo menos 2020 ou até 2025, de acordo com recentes declarações do CEMFA.
Assim sendo enquanto houver MLU tudo bem, mas a década de 2015-2025 arrisca-se a ser bem penosa para a FAP.
Que solução para isto?