Os 28 F16A/B MLU da FAP

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triton

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« Responder #315 em: Agosto 30, 2008, 11:32:33 pm »
porque não temos F16 block 60 :?:

F16block60


MLU
 

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paraquedista

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« Responder #316 em: Agosto 30, 2008, 11:57:20 pm »
Eu penso que a Forca Aerea quando se refere aos 33 F-16 com MLU, se esta a referir apenas aos Monolugares, pois se adicionarmos os 7 F-16B previstos ficariamos com exactamente 40...que sempre foi o numero previsto.

Em relacao as Aeronaves acidentadas, no caso da primeira a 15111 esta prevista a sua substituicao por uma das celulas extras (que sera designada de 15141)...ja no caso do outro acidente com o 15140, o caso ja nao pode ser o mesmo porque ja se tinha feito o MLU e por isso se usou 1 dos 40 Kit's comprados. Neste caso nao penso que existira a vontade de o substituir por ser necessario comprar 1 Kit extra e porque nao existem mais celulas do F16B.

O artigo quando refere 20 F-16 para venda, penso que se trata de uma Gafe como muitas outras que os Jornais costumam fazer...o numero previsto para venda sao 12...e penso que nao a vontade da Forca aerea em vender nenhum...o unico problema e justificar essa intensao, uma vez que nao dispoem de pilotos suficientes  para os 40 F16...ou 39  c34x
 

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JLRC

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« Responder #317 em: Agosto 31, 2008, 12:00:37 am »
Citação de: "paraquedista"
O artigo quando refere 20 F-16 para venda, penso que se trata de uma Gafe como muitas outras que os Jornais costumam fazer...o numero previsto para venda sao 12...e penso que nao a vontade da Forca aerea em vender nenhum...o unico problema e justificar essa intensao, uma vez que nao dispoem de pilotos suficientes  para os 40 F16...ou 39  c34x


Exactamente. A LPM só prevê a venda de 12 F-16 MLU.
 

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Lightning

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« Responder #318 em: Agosto 31, 2008, 09:12:51 pm »
Citação de: "triton"
porque não temos F16 block 60 :?:


Não.
 

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« Responder #319 em: Setembro 02, 2008, 12:12:39 am »
Caro Lighning

 Desculpe o desabafo! QUE SE COMPRE!....
A questão dos nossos F-16 parece-me mais uma novela, ou não se formam pilotos, ou não existem F-16 suficientes, ou não muito bem o quê ... o que é certo e preocupante é a passividade do nosso governo face ao crescendo de investimento, ora do outro lado da fronteira, ora do outro lado do mediterrânio, parece-me que nos contentamos e resignamo-nos com a nossa pequenês, eu penso que basta! Sejamos um pouco mais ousados, não digo que procuremos a superioridade, mas exige-se pelo menos a igualdade, e se entender que esta seja com o F-16, então que QUE SE FORMEM PILOTOS... e que se COMPRE!

Cumprimentos,
POR CRISTO, POR PORTUGAL
 

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nelson38899

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« Responder #320 em: Setembro 02, 2008, 09:23:28 am »
Citar
Defesa. Portugal integra programa internacional de testes

Um dos três pilotos que desenvolvem nova versão nos EUA é português

Um dos 10 F-16 modernizados da Força Aérea Portuguesa (FAP) está equipado com os sistemas tecnológicos e de armas da futura versão M5, a futura geração desses caças que ainda está em fase de testes, revelaram fontes do ramo.

"Os novos equipamentos destinam-se a aumentar a sobrevivência dos pilotos e a diminuir a probabilidade de danos colaterais" com o disparo das bombas e mísseis, "para adaptar o avião às novas realidades militares", explicou um piloto dos caças F-16 ouvido pelo DN. Essa modernização, designada M5, começou a ser trabalhada há mais de dois anos e entrou na fase de desenvolvimento e testes no final do primeiro trimestre deste ano, na Holanda.

Nos EUA, junto da Lockheed Martin (fabricante dos F-16), estão três pilotos a testar as soluções propostas para o M5, um dos quais é português. Integram o programa seis países: Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos, Holanda, Noruega e Portugal.

A futura geração dos F-16 vai ter armas capazes de disparar a maiores distâncias e com mais precisão, bem como equipamentos de identificação electrónica que permitam, a prazo e a título de exemplo, ter mísseis suficientemente pequenos para entrar pela janela de uma casa e destruir a mesa sem danificar a sala, referiu uma das fontes. No centro dessa evolução vão estar novos equipamentos de GPS a três dimensões, em torno dos quais serão desenvolvidos os capacetes inteligentes (em que as instruções surgem nos visores) já existentes, aumentado o alcance dos mísseis ar-ar, melhorados os radares de controlo de tiro e os sistemas de inércia, entre outros equipamentos.

Vai realizar-se no final do primeiro trimestre de 2009 um exercício final para validar a futura geração dos F-16. Até lá, os caças equipados com os novos sistemas só os usam em testes. Fora disso, actuam como se eles não existissem. A FAP tem 10 F-16 M4 e prevê ter os restantes equipados com essa versão até 2012. Se a geração M5 for aprovada em 2009, esses caças vão ser modernizados já com a nova versão - cujas verbas já constam da Lei de Programação Militar aprovada em 2006, disse fonte da FAP.

http://dn.sapo.pt/2008/09/02/nacional/f ... ao_m5.html
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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migbar2

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« Responder #321 em: Setembro 03, 2008, 11:28:47 pm »
Citação de: "MoisésPMagalhães"
Caro Lighning

 Desculpe o desabafo! QUE SE COMPRE!....
A questão dos nossos F-16 parece-me mais uma novela, ou não se formam pilotos, ou não existem F-16 suficientes, ou não muito bem o quê ... o que é certo e preocupante é a passividade do nosso governo face ao crescendo de investimento, ora do outro lado da fronteira, ora do outro lado do mediterrânio, parece-me que nos contentamos e resignamo-nos com a nossa pequenês, eu penso que basta! Sejamos um pouco mais ousados, não digo que procuremos a superioridade, mas exige-se pelo menos a igualdade, e se entender que esta seja com o F-16, então que QUE SE FORMEM PILOTOS... e que se COMPRE!

Cumprimentos,







Eu tambem defendo uma defesa aérea mais incisiva, mas a verdade é que já estivemos bem pior !
A malta viu Marrocos a comprar F-16 e ficou tudo muito chateado, mas a pensar bem , temos agora equipamento que nos permite defender dos F-16 marroquinos e dos Mirage eventualmente modernizados. "Á e tal porque os F-16 Marroquinos são mais modernos " !...isso é tudo questão de pormenor, ganhará o F-16 melhor tripolado e a força melhor preparada e treinada, a diferensa não é significativa. Agora se nos lembrarmos dos anos 80 em que a nossa FAP tinha Fiat´s e A-7P´s ao passo que Marrocos tinha F-5´s e Mirages F-1 !!! Já viu a diferença ? Por melhores que os nossos pilotos fossem, iam todos ao chão antes de poderem fazer o que quer que fosse !
Aos bocadinhos temos melhorado, é evidente que deviamos ter melhorado muito mais, mas a verdade é que já não tenho o desgosto que tinha nos anos 80, Graças a Deus e todos os Santos agora a nossa FAP pode ao menos tentar reagir a qualquer ataque aéreo, antes nem tentar podia !!!!
 

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PedroM

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« Responder #322 em: Setembro 04, 2008, 12:22:37 am »
O facto de já termos estado bem pior não quer dizer que agora estejamos bem. Quando muito dá-nos algum alento por aquilo que se melhorou e porque de facto a tendência de curto prazo é para continuar a melhorar, com o prosseguimento e conclusão do programa MLU.

Aliás quanto ao nº de F16 MLU parece que as contas são mais difíceis de fazer do que as de uma ida à Lua! Vejamos:

Segundo uns os actuais 43 F16 da FAP (2 perderam-se em acidentes), serão assim distribuidos:
33 MLU
9 para peças
1 exposição estática

Segundo outros será assim:
30 MLU
12 para venda
1 exposição estática

Afinal em que ficamos?
O que me parece é que "deviam ter juízo" (o MDN), actualizar os 43 F16 para o padrão MLU e, obviamente, colocarem-nos a todos ao serviço da FAP.
Uma questão para os membros do fórum:
Dos 10 F16 MLU já operacionais alguém sabe quais são os respectivos padrões, M2? M3? M4?

Cumprimentos.
 

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PereiraMarques

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« Responder #323 em: Setembro 04, 2008, 12:28:51 am »
Citação de: "PedroM"
O que me parece é que "deviam ter juízo" (o MDN), actualizar os 43 F16 para o padrão MLU e, obviamente, colocarem-nos a todos ao serviço da FAP.


Salvo erro, mas julgo que desde o início que se previa que as fuselagens do 2.º lote em piores condições (mais dificeis/caras de reparar/reconstruir) seriam reservadas para peças...ou no caso do "15100" para exposição estática...
 

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migbar2

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« Responder #324 em: Setembro 04, 2008, 12:33:29 am »
Citação de: "PedroM"
O facto de já termos estado bem pior não quer dizer que agora estejamos bem. Quando muito dá-nos algum alento por aquilo que se melhorou e porque de facto a tendência de curto prazo é para continuar a melhorar, com o prosseguimento e conclusão do programa MLU.

Aliás quanto ao nº de F16 MLU parece que as contas são mais difíceis de fazer do que as de uma ida à Lua! Vejamos:

Segundo uns os actuais 43 F16 da FAP (2 perderam-se em acidentes), serão assim distribuidos:
33 MLU
9 para peças
1 exposição estática

Segundo outros será assim:
30 MLU
12 para venda
1 exposição estática

Afinal em que ficamos?
O que me parece é que "deviam ter juízo" (o MDN), actualizar os 43 F16 para o padrão MLU e, obviamente, colocarem-nos a todos ao serviço da FAP.
Uma questão para os membros do fórum:
Dos 10 F16 MLU já operacionais alguém sabe quais são os respectivos padrões, M2? M3? M4?

Cumprimentos.









Segundo ultimas noticias são M4 e um M5 que participa num grupo de testes para implementar este padrão nos F-16 NATO a partir de 2009 (finais).
 

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Lightning

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« Responder #325 em: Setembro 04, 2008, 11:45:22 am »
Citação de: "PedroM"
Segundo outros será assim:
30 MLU
12 para venda
1 exposição estática

Afinal em que ficamos?
O que me parece é que "deviam ter juízo" (o MDN), actualizar os 43 F16 para o padrão MLU e, obviamente, colocarem-nos a todos ao serviço da FAP.


Isso de 42 ou 43 F-16 MLU nunca acontecerá, a menos que se compre mais kits MLU, Portugal adquiriu 40 kits para modernizar 40 aviões, um MLU já se perdeu, no máximo podemos ficar com 39 F-16 MLU, agora se vão ficar todos ao serviço da FAP ou se vamos vender alguns desses já não sei.

PS: Ou talvez já seja só 38 F-16 MLU porque um dos OCUs da Esquadra 201 também já se perdeu e desconheço se está prevista a sua substituição por um dos 5 F-16 que eram originalmente para peças.
 

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PedroM

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« Responder #326 em: Setembro 04, 2008, 02:26:53 pm »
PereiraMarques, Migbar2 e Lightning, obrigado pelas vossas respostas.

A versão M4 nos F16 MLU? Excelente!

No que se refere ao número final de MLU com que a FAP operará, a duvida é de facto grande porque se a tese da venda coexistir com a tese da canibalização de alguns aprelhos para peças, então a FAP poderá ficar com apenas 24 a 26 aviões, versão que também já vi mencionada nalguns forums. Assim:
Aquiridos 45
Perdidos em Acidente 2
Para Venda 12
Exposição 1
Para Peças 4 a 6
Operacionais 24 a 26

Talvez a próxima revisão da LPM traga algum bom senso a este assunto e se arrume de vez com a incrivel venda dos 12 F16.

Citação de: "Lightning"
Isso de 42 ou 43 F-16 MLU nunca acontecerá, a menos que se compre mais kits MLU, Portugal adquiriu 40 kits para modernizar 40 aviões, um MLU já se perdeu, no máximo podemos ficar com 39 F-16 MLU, agora se vão ficar todos ao serviço da FAP ou se vamos vender alguns desses já não sei.

PS: Ou talvez já seja só 38 F-16 MLU porque um dos OCUs da Esquadra 201 também já se perdeu e desconheço se está prevista a sua substituição por um dos 5 F-16 que eram originalmente para peças.


A FAP nesta altura tem 43 F16, tendo já em conta os 12 encaixotados e descontando já os 2 perdidos em acidentes.

De facto o mais provável é que nem todos sejam actualizados para o padrão MLU, mas a razão não pode ser porque neste momento a FAP só tem 39 Kits.
Se fosse por isso então que se adquiram mais 4, que se comprem mais motores e que se formem mais pilotos. Não custa nenhuma fortuna e é perfeitamente exequível mesmo para o nosso orçamento de defesa que, em todo o caso, tem de crescer.
O que penso sobre este assunto é que todos os F16 que estejam em condições técnicas de ser transformados para o padrão MLU o devem ser e permanecer na FAP. Nesta matéria não devemos aceitar ou esgrimir com argumentos financeiros, porque não é nada que não esteja ao nosso alcance.

Não podemos é aceitar como válido o argumento de que não há aviões porque não há peças ou motores, não vale a pena adquirir peças e motores porque não há pilotos, não há pilotos porque de qualquer modo também não há aviões e finalmente não há nada disto porque não há dinheiro.
Até porque, repito, os recursos financeiros para furar este bloqueio não são nada que não esteja ao alcance do nosso orçamento de defesa.

Cumprimentos.
 

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tgcastilho

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« Responder #327 em: Setembro 06, 2008, 01:41:34 pm »
Boa Tarde,hoje passaram 4 F-16 no Porto e em Gaia(algo muitíssimo raro).

E deixo aqui algumas fotos acabadinhas de sair da fornalha :lol:



 

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jmg

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« Responder #328 em: Setembro 06, 2008, 02:23:53 pm »
Grande destreza com a máquina.
parabens.
Algo a ver com o AIR RACE?
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

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tgcastilho

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« Responder #329 em: Setembro 06, 2008, 02:39:41 pm »
Citação de: "jmg"
Grande destreza com a máquina.
parabens.
Algo a ver com o AIR RACE?


Não sei,mas eles passaram muito baixo,e circundaram varias vezes a ribeira.

PS:A minha destreza na maquina é popularmente conhecida como "mijo"  :lol:

Cumprimentos