PereiraMarques, Migbar2 e Lightning, obrigado pelas vossas respostas.
A versão M4 nos F16 MLU? Excelente!
No que se refere ao número final de MLU com que a FAP operará, a duvida é de facto grande porque se a tese da venda coexistir com a tese da canibalização de alguns aprelhos para peças, então a FAP poderá ficar com apenas 24 a 26 aviões, versão que também já vi mencionada nalguns forums. Assim:
Aquiridos 45
Perdidos em Acidente 2
Para Venda 12
Exposição 1
Para Peças 4 a 6
Operacionais 24 a 26
Talvez a próxima revisão da LPM traga algum bom senso a este assunto e se arrume de vez com a incrivel venda dos 12 F16.
Isso de 42 ou 43 F-16 MLU nunca acontecerá, a menos que se compre mais kits MLU, Portugal adquiriu 40 kits para modernizar 40 aviões, um MLU já se perdeu, no máximo podemos ficar com 39 F-16 MLU, agora se vão ficar todos ao serviço da FAP ou se vamos vender alguns desses já não sei.
PS: Ou talvez já seja só 38 F-16 MLU porque um dos OCUs da Esquadra 201 também já se perdeu e desconheço se está prevista a sua substituição por um dos 5 F-16 que eram originalmente para peças.
A FAP nesta altura tem 43 F16, tendo já em conta os 12 encaixotados e descontando já os 2 perdidos em acidentes.
De facto o mais provável é que nem todos sejam actualizados para o padrão MLU, mas a razão não pode ser porque neste momento a FAP só tem 39 Kits.
Se fosse por isso então que se adquiram mais 4, que se comprem mais motores e que se formem mais pilotos. Não custa nenhuma fortuna e é perfeitamente exequível mesmo para o nosso orçamento de defesa que, em todo o caso, tem de crescer.
O que penso sobre este assunto é que todos os F16 que estejam em
condições técnicas de ser transformados para o padrão MLU o devem ser e permanecer na FAP.
Nesta matéria não devemos aceitar ou esgrimir com argumentos financeiros, porque não é nada que não esteja ao nosso alcance.
Não podemos é aceitar como válido o argumento de que não há aviões porque não há peças ou motores, não vale a pena adquirir peças e motores porque não há pilotos, não há pilotos porque de qualquer modo também não há aviões e finalmente não há nada disto porque não há dinheiro.
Até porque, repito, os recursos financeiros para furar este bloqueio não são nada que não esteja ao alcance do nosso orçamento de defesa.
Cumprimentos.